Buscar

homeopatia 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA
	1a Questão (Ref.: 201102423380)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação as formas farmacêuticas derivadas, utilizando o método Hahnemanniano para drogas insolúveis: I- Ponto de partida. Drogas insolúveis, quando sua solubilidade for inferior a 10% (DH) ou 1% (CH) em água ou em etanol em diferentes graduações; II- Insumo inerte. Lactose nas três primeiras triturações para a escala centesimal e nas seis primeiras para a escala decimal, salvo especificação de solubilidade contida na respectiva monografia. A partir da 4 CH ou 7 DH, utilizar como insumo inerte etanol em diferentes graduações; III- Processo. Trituração para a fase sólida, diluição e sucussão para a fase líquida.
		
	
	Somente a alternativa I está correta;
	 
	Somente as alternativas I e II estão corretas;
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	Somente a alternativa II está correta;
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102418246)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo a Farmacopéia Homeopática Brasileira 2° edição, quanto a origem dos medicamentos homeopáticos, assinale Verdadeiro ou Falso nas alternativas abaixo
		
	 
	Medicamentos homeopáticos podem, também, se originar a partir dos reinos monera, protista e fungi
	 
	Os vegetais utilizados para o medicamento homeopático podem ser colhidos em qualquer período do seu desenvolvimento e maturação.
	 
	Apis mellifica é um medicamento homeopático de origem animal obtido de exemplar identificados e classificado zoologicamente por especialistas com controle de qualidade, isento de doenças.
	 
	Allium cepa, Ipecacuanha, Calendula officinalis são medicamentos de origem vegetal onde são utilizados em partes, uma vez que é possível utilizar medicamentos de origem vegetal em partes e até mesmo em sua totalidade, produtos extrativos e patológicos, dependendo da monografia do vegetal.
	 
	Sulphur, Phosphorus, Causticum são os medicamentos de origem vegetal mais utilizados na clínica homeopática.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102423378)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação a preparação de tintura-mãe de origem animal, assinale a opção INCORRETA:
		
	 
	Líquido extrator: etanol (70% a 80% (v/v)), mistura de etanol, água e glicerina (1:1:1), mistura de água e glicerina (1:1), mistura de etanol e glicerina (1:1) ou outro qualquer especificado na respectiva monografia.
	 
	Droga: animal vivo, recém sacrificado ou dessecado;
	 
	Processo: maceração.
	 
	Parte empregada: animal inteiro, parte ou secreção;
	 
	Relação droga/líquido extrator: 1:20 (p/v) (5%).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102423382)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação as formas farmacêuticas derivadas, utilizando o método Hahnemanniano para drogas solúveis, podemos afirmar: I- Ponto de partida. Tintura-mãe, droga solúvel em água ou etanol de diferentes graduações com solubilidade igual ou superior a 10% (DH) ou 1% (CH); II- Insumo inerte. Água purificada ou etanol em diferentes graduações. Nas três primeiras dinamizações, para a escala centesimal e nas seis primeiras para a escala decimal, será empregado o etanol com o mesmo teor da tintura-mãe ou, no caso de mineral solúvel, utilizar água purificada ou solução alcoólica que o solubilize. Para estocar e preparar as demais formas derivadas utilizar etanol a 77% (v/v) ou superior. Para a dispensação, quer na escala centesimal, quer na decimal, utilizar etanol a 30% (v/v). No caso de medicamentos nas potências até 4 CH e 7 DH inclusive, dispensar no mesmo teor alcoólico do ponto de partida, colocando observação que ¿deverá ser administrado diluído em água na hora do uso¿. III- Processo. Diluição e sucussão, manual ou mecânica.
		
	
	Somente a afirmativa III está correta;
	 
	Somente a afirmativa II está correta;
	 
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas;
	
	Somente a afirmativa I está correta;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102399132)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo as Leis da Cura e filosofia Homeopática analise as afirmativas e marque a correta.
		
	 
	Simillimum é o medicamento que abrange apenas um sintoma, o mais marcante de um homem doente.
	 
	Patogenesia é o conjunto de sinais e sintomas objetivos (físicos) e subjetivos (emocionais e mentais), que um organismo sadio apresenta ao experimentar determinada substância medicinal.
	
	A homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que tem como objetivo ministrar aos doentes doses mínimas do medicamento de modo a causar uma intoxicação no organismo e dessa forma estimular a reação orgânica do mesmo.
	
	O princípio da similitude diz que: ¿Qualquer substância que for capaz de estimular em um homem doente e insensível, sintomas, é capaz de curar, desde que em doses adequadas, um homem que apresente um quadro mórbido semelhante, com exceção das lesões irreversíveis.¿
	
	Nenhuma das anteriores

Outros materiais