Buscar

FSS 02

Prévia do material em texto

FUNDAMENT0S SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
	a Questão (Ref.: 201102393503)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na perspectiva antropológica podemos definir cultura como:
		
	
	Resultado das heranças biológicas que marcam e imutabilizam o comportamento dos grupos humanos
	 
	Configurada e formatada pela perspectiva de aspectos não históricos que marcam a memória de um povo.
	
	Voltada para a preservação de conhecimentos formais que condicionam as expressões e engessam a dimensão da expressão simbólica
	 
	Expressão baseada em simbolismos e em interpretações várias da realidade.
	
	Fruto das interações entre humanos e meio ambiente e marcada pelo determinismo geográfico
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102951108)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o conceito de "coerção social", considere os itens I, II e III e assinale a alternativa correta. I) Estimula a completa reciprocidade nas ações individuais. II) Pode estar inserida de forma simbólica no espaço, manifestada na sua organização e estrutura. III) Manifesta-se por meio das leis e das normas sociais.
		
	 
	Apenas I e III estão corretos.
	
	Apenas II está correto.
	 
	Apenas II e III estão corretos.
	
	Apenas I e II estão corretos.
	
	I, II e III estão corretos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102956958)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A globalização atinge principalmente a indústria de alimentos, o setor agropecuário, a distribuição de alimentos em redes de mercados de grande superfície e em cadeias de lanchonetes e restaurantes. A difusão da ciência nos meios de comunicação e o uso do discurso científico na publicidade de alimentos também exercem seu papel no cenário das mudanças alimentares. Embora nos países mais pobres estas tendências de consumo estejam distribuídas diferentemente nos segmentos de classes sociais de acordo com as possibilidades de acesso aos bens de consumo, no plano simbólico os desejos de consumo por si só marcam uma inclinação a este perfil alimentar. Observando a influência da globalização: no hábito alimentar e na saúde da população brasileira diagnosticamos que:
		
	 
	A quebra dos hábitos alimentares deu-se mediante a uma evolução nas informações transmitidas para que as pessoas façam uma tomada de decisão baseadas na sua cultura alimentar sem a influencia dos fenômenos da globalização
	
	A globalização não possui seu reflexo condicionado ao hábito alimentar da população brasileira e é o que influenciou a mudança do perfil alimentar dos brasileiros ao longo dos anos.
	
	A cultura alimentar no Brasil é algo bem peculiar, sendo que nosso hábito alimentar é formado a partir de três povos distintos: herança alimentar dos índios, dos africanos e dos franceses.
	 
	O fenômeno da globalização e industrialização atua como fator determinante na modificação dos hábitos alimentares, gerando transformações no estilo de vida de, praticamente, toda a população mundial, a alimentação de hoje é profundamente diferente dos nossos antepassados, que viviam em contato com a natureza, alimentando-se de tudo que ela lhes oferecia: animais abatidos (carne), frutas, gramíneas,folhas e raízes.
	
	Na cultura alimentar brasileira, a alimentação é mais voltada para o valor nutritivo do que pelo prazer de comer e o valor monetário dos alimentos
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102951111)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o ¿etnocentrismo¿, analise os itens I, II e III e assinale a alternativa correta. I) Não se pode apontar o "certo" e o "errado", o "bonito" e o "feio", porque os parâmetros usados para o julgamento são as bases culturais que cada indivíduo carrega dentro de si. II) Afirma que todas as culturas são válidas, que todas têm suas diferenças e que variam de acordo com o contexto ao qual estão inseridas. III) Processo pelo qual o indivíduo aprende as regras básicas de seu universo social, assimilando o modo de vida de uma determinada sociedade.
		
	 
	Nenhum está correto.
	
	Todos estão corretos.
	
	Apenas III está correto.
	
	Apenas II está correto.
	
	Apenas I está correto.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102393436)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao analisar os temas cultura e sociedade, compreende-se como relativismo cultural:
		
	
	As diferenças existentes entre as culturas.
	 
	Que cada sistema cultural tem uma lógica própria que não pode ser aplicada a outros sistemas.
	
	Qualquer capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.
	
	A aplicação de ideias evolucionistas às sociedades.
	
	O fato de nosso grupo ser tomado como o centro do mundo.

Continue navegando