Buscar

GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL avaliando aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201407098554)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Odontoprev, maior operadora de planos odontológicos do país, vem fazendo aquisições de concorrentes menores ao longo dos últimos três anos e promove um evento chamado Embarque com a gente como uma forma de gerar a percepção de incluir os colaboradores da adquirida no barco da Odontoprev. Nesse evento, fazemos uma apresentação geral da empresa, falamos do negócio, de algumas políticas gerais de recursos humanos, da filosofia de gestão. Enfim, é um boas-vindas, esclarece Rose Gabay, diretora de RH da operadora.  (Fonte: Revista Melhor, 2009).
A importância do evento Embarque com a gente  na gestão da cultura organizacional da Odontoprev  está em:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Ser um ritual que reforça normas e valores culturais, fortalecendo as relações no local de trabalho.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407090975)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os resultados da indústria têxtil dependem de determinado fator. Esse tipo de indústria é chamada de capital intensivo e, podemos afirmar que seus resultados dependem:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Exclusivamente da sua tecnologia.
	
	
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407090926)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	¿O clima é dado por vários conjuntos de descrições, feitas pelas pessoas e correspondendo à interpretação que elas fazem do contexto da empresa, baseadas em suas percepções sobre esse contexto.¿ (Steven W.J.Kozlowski e Brian M.Hultz, professores da Michigan State University). Das definições conceituais abaixo propostas pelas alternativas, assinale aquela que mais se identifica com esta proposição da questão em pauta:
		
	
	
	 
	"Nada é menos tangível, nem mais importante, na vida organizacional e nas transações interpessoais do que o clima psicológico. Sua existência é tão real e tão sujeita a alterações quanto o é a do clima físico, embora os componentes que perfazem o clima psicológico, ainda que igualmente identificáveis, não sejam tão concretos" (Charles Ferguson,professor da Universidade da Califórnia).
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407305958)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1. Os principais objetivos de uma pesquisa de clima são: I. Identificar os pontos fortes e os pontos a melhorar em uma organização. II. Conhecer o nível de satisfação e insatisfação dos funcionários III. Elaborar programas de treinamento e desenvolvimento focados nas demandas específicas de cada departamento. IV. Elaborar estratégias de mercado com foco no cliente. V. Alinhar a cultura com as ações efetivas da área financeira de uma empresa.
		
	 
	II, III e IV estão corretas
	 
	III, IV e V estão corretas
	 
	I, II e IV estão corretas
	 
	I, II e V estão corretas
	 
	I, II e III estão corretas
		
	
	
	
	
	A empresa de construção Casa & Tal identificou através de um levantamento de opinião que havia um grande conflito envolvendo diversas pessoas de diferentes áreas e níveis hierárquicos. O RH realizou algumas entrevistas e concluiu que:
		
	 
	Esses conflitos eram decorrentes de divergências existentes e estavam impactando o clima organizacional.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201407649909)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo o enfoque comportamental ser vista como um subsistema social, formado por pessoas, sentimentos, interesses e motivações. Quando analisamos um sistema social, verifica-se que as pessoas nas organizações comportam-se como pessoas e não como peças, máquinas ou seres extremamente profissionais. Surgem assim, os componentes dos grupos informais, normas de conduta organizacional, cultura e clima organizacional, constituindo a organização informal. Relacione os componentes da organização informal aos seus respectivos significados: COMPONENTES: 1. Grupos Informais. 2. Norma de Conduta. 3. Cultura Organizacional. 4. Clima Organizacional. SIGNIFICADOS: ( ) A - Regras implícitas ou explícitas, criadas por grupos, que determinam o comportamento dos indivíduos. ( ) B - Crenças, valores, preconceitos, cerimônias, rituais e símbolos adotados ou valorizados pela organização. ( ) C - Sentimento positivo, negativo ou de indiferença, produzidos pela organização sobre seus integrantes. ( ) D - Grupos criados por iniciativa de seus próprios integrantes, defendendo seus interesses ou atendendo às necessidades de convivência social. Indique a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	1 - D; 2 - A; 3 - B; 4 - C
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407305959)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	2. Leia com atenção as afirmações abaixo sobre a cultura organizacional e sobre o clima, e identifique as afirmativas corretas: (MOTTA, K. A. M. B at. al. relações entre estilo gerencial e clima organizacional em contexto hospitalar In: PSICOLOGIA DA PUC GOIÁS NA CONTEMPORANEIDADE. 1 ed. GOIANIA : PUC GOIAS, 2013, v.1, p. 93-115). I. A influência dos fundadores de uma organização determina as características da cultura organizacional e as estratégias de negócio. II. A cultura e o clima organizacional afetam o desempenho dos empregados. III. A cultura organizacional exerce influência direta e negativa no atendimento aos clientes de uma organização IV. O clima favorável tende a favorecer o comprometimento e envolvimento dos funcionários. V. A cultura e o clima organizacional são fatores interdependentes e não interfere nos resultados de empresa. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	I, III e IV estão corretas
	 
	I, II e IV estão corretas
	 
	II, III e V estão corretas
	 
	III, IV e V estão corretas
	 
	I, II III estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407091230)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um aspecto fundamental que deve ser definido quando do planejamento da pesquisa de clima organizacional é com relação à coleta dos questionários. Podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	 
	Nunca deve ser feita pelas chefias.
	
	
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407091211)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os principais inimigos de um clima organizacional direcionado para a produtividade, podem ser interpretados como os problemas de relacionamentos entre áreas, colegas, gestores e subordinados, a falta de uma comunicação eficiente, as atitudes negativistas, a instabilidade emocional... Alguns dos sinais de que a Empresa está entrando neste contexto, podem ser percebidos pelo aumento do turnover, pela perda de talentos, pelo incremento de reclamações trabalhistas, pela regularidade do retrabalho, pela quantidade crescente no desperdício de material... Portanto, há ¿ neste contexto ¿ necessidade em ser aplicada uma Pesquisa de Clima para identificar e mensurar os fatores causadores desta insatisfação na ambiência de organização. Das alternativas a seguir, assinale aquela que reproduz corretamente a sequência das etapas que permitem o sucesso da implementação desta ferramenta estratégica no gerenciamento do Clima Organizacional:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção; Planejamento da Pesquisa; Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas; Montagem dos Cadernos de Pesquisa; Parametrização Para Tabulação das Opções de Respostas; Divulgação da pesquisa; Aplicação e Coleta da Pesquisa; Tabulação da Pesquisa; Divulgação dos Resultados da Pesquisa; Aplicação das Medidas Necessárias.
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407091237)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando a importância da obtenção da aprovação e apoio da Direção para a realização da Pesquisa de Clima, e ainda, a significativa e positiva assunção do compromisso em implementar as mudanças cujas necessidades venhama ser identificadas pelo instrumento de monitoramento e avaliação que será aplicado, como deve ser expresso esta concordância formalizando a transparência do trabalho que será realizado?
		
	 
	Esse compromisso deve ser manifestado, por exemplo, através de uma circular, um e-mail do principal executivo, a respeito do projeto.

Outros materiais