Buscar

Os Níveis de Anticorpos Não Informam o Grau de Imunidade

Prévia do material em texto

Os Níveis de Anticorpos Não Informam o Grau de Imunidade
Um erro que muitas pessoas cometem é pensar que baixos níveis de anticorpos demonstram uma imunidade não é tão ruim, ou que altos níveis de anticorpos significam que é muito ruim.
Isso pode ser verdade, mas o oposto pode ser verdade também. Uma pessoa com baixos níveis de anticorpos podem ter crises terríveis de Hashimoto, enquanto uma pessoa com níveis mais altos de anticorpos pode estar livre de sintomas e se sentir bem. Isto é porque os anticorpos não destroem o tecido, simplesmente marca os tecidos para serem destruidos. Cabe ao sistema imunológico então decidir se ele irá atacar o tecido com uma faca ou um maçarico. Claro que, o resultado mais desejável é não produzir anticorpos, o que indica que o Hashimoto está em remissão. Mas, enquanto isso, seus sintomas vão lhe dizer mais sobre a gravidade do Hashimoto do que seus anticorpos.
As únicas exceções são com os anticorpos cerebrais e neurais, quanto mais anticorpos, pior a destruição imune.
Evitar os Gatilhos de Hashimoto: Entendendo TH-1 e TH-2
É importante saber se você tem a tireoidite de Hashimoto de forma a evitar os gatilhos imunes que piorem a sua condição tireoidiana. Um gatilho bem documentado é o glúten, uma proteína encontrada no trigo. Pode ser necessário seguir uma dieta autoimune, como muitos pacientes com Hashimoto que são sensíveis a outros alimentos.
Outros gatilhos podem ser encontrados em suplementos alimentares comuns. A fim de saber quais suplementos seguros para você, é útil saber se a sua doença de Hashimoto é TH-1 dominante ou TH-2 dominante (TH são as células T auxiliadoras).
Isto envolve identificar quais os aspectos da resposta do sistema imune que são é hiperativa – o lado que envia células do sistema imune para atacar os agentes invasores ou o lado que implanta anticorpos para identificar os invasores para ser mais fácil encontra-lo da próxima vez.
Se você é TH-1 dominante, você está produzindo células exterminadoras naturais e células T citotóxicas em excesso. Estas atacam imediatamente o agente invasor.
Se você é TH-2 dominante, você está inundando seu sistema com células-B. Estes são os anticorpos que identificam o agente invasor para que ele possa ser rapidamente atacado na próxima vez.
Diferentes ervas e suplementos estimulam TH-1 ou TH-2. Quando este sistema está desequilibrado, estes suplementos podem piorar sua doença de Hashimoto ou fazer você se sentir melhor, dependendo do seu domínio TH.
Referencias
http://www.sbai.org.br/revistas/Vol244/imuno.htm

Continue navegando