Buscar

AULA 01 A 3 GE OLOGIA

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Em relação aos métodos de datação das rochas, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I - Na datação relativa os eventos são organizados em ordem sequencial, baseando-se no decaimento radioativo dos minerais constituintes das rochas; II - A datação absoluta fornece datas específicas para unidades rochosas ou eventos, expressa em anos anteriores à data atual; III - A taxa de decaimento radioativo do núcleo de isótopos instáveis é constante e, conhecendo-se o número de átomos pai e filho podemos datar as rochas. IV - Os princípios básicos da datação relativa consistem no princípio da horizontalidade original e princípio da superposição. Estes conceitos aplicam-se na datação de depósitos de rochas sedimentares.
		
	
	
	
	
	c) as alternativas I e IV estão corretas.
	
	 
	d) as alternativas II, III e IV estão corretas.
	
	
	a) as alternativas II e IV estão corretas.
	
	
	b) as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	
	e) todas as alternativas estão corretas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Estudando o registro geológico, podemos afirmar que nem sempre nosso planeta foi igual ao que conhecemos hoje. Ao longo dos bilhões de anos de sua existência, a geografia e a paisagem da Terra mudaram bastante. Baseado na afirmativa marque a alternativa correta.
		
	
	
	
	
	As mudanças sofridas na Terra foram amplamente sentidas somente pelos s organismos terrestres que nela habitam
	
	 
	Dentre os seres vivos s bactérias desenvolvem um papel de menor relevância
	
	
	Os seres vivos, sejam eles plantas, animais ou bactérias, vivem isolados
	
	
	Os seres vivos, não dependem uns dos outros para se alimentarem
	
	 
	As mudanças sofridas na Terra foram amplamente sentidas pelos organismos que nela habitam
	
	
	
		3.
		Com base nas diferentes faunas e floras fósseis, o tempo geológico é subdivido. Segundo a tabela de tempo geológico, qual a sequência de classificação do tempo?
		
	
	
	
	 
	Éon, era, período, época e andar
	
	 
	Era, éon, ´época, período e andar
	
	
	Era éon, andar e período
	
	
	Período,, época andar e ´éon
	
	
	Éon, período, era e andar
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Em relação à Ciência Geológica e a formação da terra é correto afirmar?
		
	
	
	
	
	A Terra se formou há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, e o entendimento de todo o processo de formação e evolução do nosso planeta pelo homem, no entanto, surgiu há cerca de ¿apenas¿ cem mil anos
	
	
	Os continentes sempre estiveram onde estão hoje, os mares formaram e secaram; assim como diversas formas de vida surgiram e desapareceram ao longo da história
	
	 
	Ao longo da história geológica, existem registros que ficaram guardados nas rochas. É através desses registros que conseguimos entender essas transformações
	
	
	Os registros de todos os processos evolutivos ficam registrados somente nas rochas, para desvendar o quebra-cabeça das transformações do planeta Terra ao longo da história geológica
	
	
	A Terra se formou há aproximadamente 3,9 bilhões de anos, e o entendimento de todo o processo de formação e evolução do nosso planeta pelo homem, no entanto, surgiu há cerca de ¿apenas¿ dez mil anos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Assinale a alternativa incorreta quanto aos tipos de datação:
		
	
	
	
	
	A datação absoluta é aquela observada através do átomo mais antigo do mineral presente nas rochas.
	
	
	A datação relativa diz respeito a idade das rochas conforme a presença da vida fossilizada nelas.
	
	
	A datação radioativa é aquela referente a meia-vida de um elemento químico radioativo.
	
	 
	Os tipos de datação dos compostos geológicos da Terra estão relacionados somente a quantidade de segundos somados desde a formação do composto.
	
	
	A datação das rochas pode ser estudada pelas ciências: geocronologia, cronoestratigrafia e bioestratigrafia.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Usualmente, quando se fala em Tempo Geológico, fala-se em um período de tempo de milhões ou bilhões de anos. Os geólogos organizam os eventos em uma linha do tempo dividida em diversos éons, eras, períodos e épocas, embora não exista grande precisão na identificação da idade das rochas ou do exato momento em que grandes eventos - como a formação do Himalaia - ocorreram. Com relação aos métodos usados para identificar a idade das rochas, é possível afirmar que:
		
	
	
	
	
	Infelizmente o processo de datação relativa destrói o material sendo pesquisado, impossibilitando sua aplicação simultânea ao processo de datação absoluta.
	
	 
	O processo de datação absoluta permite identificar a idade de alguns tipos de rocha. Embora a precisão, em geral, não seja muito grande, torna possível identificar um valor numérico para essa idade.
	
	
	Ainda que seja possível aplicar ambos os processos de datação - relativa e absoluta - em uma mesma região, isso seria inútil, já que a datação absoluta substitui a relativa.
	
	
	Como as rochas não andam, é evidente que todas elas possuem a mesma idade, isto é, cerca de 4,5 bilhões de anos. Por isso é muito difícil identificar a idade dos eventos por meio dos fósseis.
	
	
	O processo de datação relativa tem esse nome porque permite identificar uma idade relativa com alta precisão. Por exemplo: por esse método é possível identificar que uma rocha tem exatamente 105.537 anos a mais do que outra.
	O homem sempre teve uma grande curiosidade sobre o mundo em que vive. Tal qual o céu, o centro da Terra sempre foi palco de muitas lendas e teorias. Entretanto, diferentemente do que ocorre com o espaço sideral, muito pouco se pode observar diretamente sobre o interior da Terra e o conhecimento sobre o planeta que está bem abaixo de nossos pés ainda é bastante vago. A teoria mais aceita é que, simplificadamente, o nosso planeta é composto por três camadas principais. Considerando o que foi estudado em sala sobre o tema acima, pode-se afirmar que:
		
	
	Embora seja uma divisão simplificada, as três camadas do interior do planeta Terra são: atmosfera,litosfera e núcleo.
	 
	Embora o modelo simplificado indique apenas três camadas, é possível descrever a Terra com pr um modelo mais completo, com 5 camadas: crosta, manto superior, manto inferior, núcleo externo e núcleo interno.
	
	O núcleo - de 2.900km de profundidade até o ponto central da Terra - é totalmente líquido e é considerado o responsável pelo campo magnético da Terra.
	
	O manto superior, por estar em uma região mais quente que o núcleo externo, é muito mais líquido que o núcleo externo.
	
	O texto apresentado está incorreto. Tudo que se conhece sobre o interior da Terra foi obtido através da observação direta em um túnel de cerca de 6000 km de profundidade, feito pela Rússia na região de Vladvostok.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504758819)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (2)
	
	Os métodos indiretos para observação do interior da Terra são baseados, principalmente, no estudo da propagação das ondas sísmicas (sismologia), na variação da gravidade local (gravimetria) e na variação do campo magnético da Terra (geomagnetismo ou paleomagnetismo). Estes métodos permitem:
		
	
	Garantir que existe vida nas regiões mais profundas do manto inferior, embora não sejapossível identificar sua aparência ou saber detalhes de sua alimentação.
	 
	Desenvolver modelos que, em conjunto com outras teorias e observações, permitem explicar a estrutura e a dinâmica interna da Terra.
	
	Mostrar, como uma fotografia, o interior da Terra, permitindo que os geólogos saibam exatamente como é o interior da Terra.
	
	Identificar, com alta precisão, a composição de cada centímetro cúbico do interior da Terra, razão pela qual se conhece com perfeição o interior da Terra.
	
	Identificar, com grande precisão, a idade do planeta Terra.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504894094)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (2)
	
	Através da análise de _______________________ , é possível deduzir várias características das partes internas da Terra, fundamentado em alguns aspectos de propagação e sua resposta quando atravessa o meio. Qual alternativa completa a frase?
		
	
	gravidade
	
	magnestismo
	 
	ondas sísmicas
	
	condutividade
	
	força de aceleração dos corpos
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504894083)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (2)
	
	Como podemos dizer que é a forma da Terra?
		
	
	Forma redonda com estrutura não linear
	
	Não é homogênea em estrutura e não possui forma definida
	 
	esfera ligeiramente achatada e não é homogênea.
	
	Não pode ser dita em forma, pois é peculiar
	
	elipse triangular e homogênea
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504832352)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 2)       Saiba  (2 de 2)
	
	Durante muito tempo, a estrutura interna da Terra era desconhecida devido às grandes dificuldades em estudá-la. Foi preciso muito tempo até se chegar a um modelo de estruturação, baseado em evidências indiretas, principalmente nos dados sísmicos, já que, devido a limitações tecnológicas, ainda não é possível ter acesso às camadas mais internas do planeta, pelas suas condições de altas pressões e altas temperaturas, que aumentam com a profundidade. Assim pelo modelo geoquímico a ciência estabeleceu que da parte externa para interna as camadas que compõem a Terra são (na ordem)
		
	 
	Endosfera, astenosfera, litosfetra e mesosfera
	 
	Crosta, manto superior, manto inferior, núcleo externo e núcleo interno
	
	Litosfera, manto superior, manto inferior e endosfera.
	
	Litosfera, astenosfera, mesosfera e endosfera
	
	Manto, Crosta, múcleo externo e núcleo internp
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504832356)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (2)
	
	Embora o planeta tenha se esfriado desde o seu início ardente, até hoje continua como um planeta inquieto, mudando continuamente por meio de atividades geológicas. Marque a alternativa correta em relação às atividades geológicas.
		
	 
	Terremotos, vulcões e glaciações.
	
	Furacões, ciclones e tornados
	
	Tornados, vulcões e maremotos
	
	Terremotos, chuvas e ciclones
	
	Tsunamis, ciclones e furacões
	Por ser tão ampla a geologia necessita da interdisciplinaridade, envolvendo também outros campos do conhecimento como a Biologia, a Geografia, a Meteorologia, a Oceanografia, a Física, a Química e a Economia, promovendo um melhor entendimento e aproveitamento desta ciência. Esta ciência é subdividida, de acordo com Wincander e Monroe (2009), em duas grandes áreas: São elas:
		
	
	Geocronologia e geologia histórica
	
	Geomorfologia e geologia histórica
	
	Geologia econômica e geologia física
	
	Geologia física e petrologia
	 
	Geologia física e geologia histórica
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504831986)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Em relação ao conceito de Geologia, pode-se afirmar: A Geologia é definida como a ciência que:
		
	
	Mapeia a Terra
	
	Descreve a Terra
	 
	Estuda a Terra
	
	Estuda as Rochas
	
	Estuda os Fósseis
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505279859)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A Terra se formou há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. O entendimento de todo o processo de formação e evolução do nosso planeta pelo homem, no entanto, surgiu há cerca de ¿apenas¿ dez mil anos. Por conta de todas as mudanças que o planeta sofreu ao longo da história geológica, existem registros que ficaram guardados. Onde o profissional da geologia encontra estes registros?
		
	
	Nos mares
	
	No movimento das placas
	 
	Nas rochas
	
	Nos lagos
	
	Nas falhas geológicas
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505230468)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	A ciência geológica apresenta dentro de seu escopo de estudo várias áreas. O que estuda a sedimentologia?
		
	
	As rochas calcárias
	
	Os solos transportados
	
	A tectônica de Placas
	
	As rochas sedimentares
	 
	Os sedimentos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504894055)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Em geologia dizemos que os _________________________________ alteram periodicamente as condições de vida e o balanço entre as espécies.
		
	
	a flora
	
	o intemperismo
	
	o homem
	 
	Fenômenos climáticos
	
	os minerais
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504832447)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Além de útil, estudar as características particulares de cada rocha pode ser muito interessante: elas nos revelam a história da ¿vida¿ de cada rocha. Descrever rochas em detalhes é tão importante que existe até um tipo de geólogo especializado em fazê-lo. Qual o ramo da geologia que estuda as rochas?
		
	
	Geotermia
	
	Metalurgia
	
	Sedimentologia
	 
	Petrologia
	
	Mineralogia

Continue navegando