Buscar

TRABALHO SEMI PRESENCIAL

Prévia do material em texto

ANGÉLICA MARTINS
 
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE E COMPRAS
Canoas
15.08.2015
ANGÉLICA MARTINS
 
AULA SEMIPRESEMSIAL
 	 Trabalho acadêmico para a disciplina de Administração de Estoque e Compras. Professor orientador Nestor Alberto Rancich. 
 
Canoas
 2015
INTRODUÇÃO
Este Trabalho vai tratar de uma pesquisa sobre importância da administração dos materiais nas organizações. Conceito, funções e objetivos dos estoques, Políticas de estoque, Tipos de estoques, Razões para ter e manter estoques.
1 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE MATERIAS PARA AS EMPRESAS
A gestão de materiais é uma das especializações que os administradores devem ter ciência, pois ela trata de uma associação de métodos, controles e práticas relacionados na produção de um produto ou serviço, e que é utilizado desde as pequenas até grandes empresas. Entende - se que dentro desse contexto se encaixa todas as coisas que constituem a empresa, ou seja, quaisquer produtos que não seja diretamente ligado a uma linha de produção, podendo ser até mesmo materiais de escritório, materiais de limpeza.
O seu principal objetivo é conciliar os interesses entre as necessidades de suprimentos e a otimização dos recursos financeiros e operacionais que a empresa dispõe. Existe hoje uma preocupação não só nesta cadeia logística de abastecimento que a gestão de materiais se propõe, pois ela se estende muito além das fronteiras internas da empresa, tendo como objetivo atender ás necessidades dos seus clientes, visando uma busca continua na excelência de seus processos conduzidos pelos seus colaboradores.
A gestão de materiais é um dos setores vitais da empresa, seu processo merece um lugar de destaque em sua organização, pois ele colabora na execução de elaboração de um produto ou na realização de um serviço que será ofertado para o consumidor final. Em sua estrutura, podemos dividir a gestão de materiais em vários departamentos para uma melhor gestão, como por exemplo, compra transporte, armazenagem, conservação, manipulação e logística. 
1.1 GESTÕES DE COMPRAS
Compras significam o abastecimento de material. Sendo de vital importância para um bom funcionamento da empresa. Para ser um bom comprador, o funcionário deve estar bem preparado e deverá usar os fundos disponíveis do modo que seja mais vantajoso para a empresa, seguindo cinco princípios.
As compras devem adaptar-se as necessidades da empresa.
As compras deverão ser baseadas na qualidade das mercadorias e nos serviços oferecidos pelos fornecedores. 
O comprador deve ter pleno conhecimento do que comprar e quando comprar.
A compra deve se realizada com o fornecedor que oferecer o menor preço, com a mesma qualidade, quantidade e data de entrega.
O comprador deve estar apto a prever a futura evolução do mercado. 
Figura 1
1.2 QUANDO É A HORA EXATA DE COMPRAR?
Quando houver necessidades da empresa, quando a empresa tiver verba para efetuar a compra e tem que verificar na ocasião da compra as condições do mercado.
	
2 GESTÃO DE ESTOQUE – ARMAZENAMENTO E MANIPULAÇÃO
Os estoques devem ser organizados em ordem, devem preservar a qualidade dor artigos estocados. Pois depositar estoques em armazém é o mesmo que depositar dinheiro num banco. 
Figura 2
Fonte: http://blog.jetecommerce.com.br/wp-content/uploads/2013/10/Gestao-de-estoques.jpg
2.1 TIPOS DE ESTOQUES
Os estoques consistem em matérias-primas, que são os diversos artigos que se adquirem para as próximas etapas de produção. 
Estoques em processo de elaboração: São os artigos em processo de elaboração ou armazenamento
Produtos acabados: São as mercadorias já elaboradas, e estão prontas para a venda.
Materiais (suprimentos) e ferramentas: São os artigos usados pela empresa, mas não fazem parte dos produtos de vendas.
Peças e submontagens: São componentes de um produto final, que se incorporam ao produto acabado num processo de montagem. 
Figura 3
Fonte: http://images.slideplayer.com.br/1/292833/slides/slide_2.jpg
Figura 4
Fonte: http://www.visagio.com/blog/wp-content/uploads/2012/07/16_Gestao-de-estoque-MRO-011.jpg
Figura 5
 Fonte: http://www.acomsistemas.com.br/wp-content/uploads/2014/04/o-estoque-coracao-empresa.png
3 RAZÕES PARA TER E MANTER ESTOQUES
A visão tradicional é que os produtos devem ser mantidos em estoques por diversas razões, mas essa visão acarreta para as empresas:
Custo mais alto de manutenção de estoques.
Falta de tempo na resposta do mercado
Risco de inventário torna-se obsoleto.
3.1 FINALIDADE DO ESTOQUE
Melhorar o nível do serviço.
Incentivar economias na produção
Permitem economia de escala nas compras e no transporte
Agem como proteção contra aumentos de preço
Protegem a empresa de incertezas na demanda e no tempo de ressuprimento.
Servem como segurança conta contingencias.
Figura 6
 Fonte: http://image.slidesharecdn.com/conceitos-1-141001132649-phpapp02/95/conceitos-1-9-638.jpg?cb=1412187313
Figura 7
Fonte: http://image.slidesharecdn.com/conceitos-1-141001132649-phpapp02/95/conceitos-1-14638.jpg?cb=1412187313
4 FUNÇÃO, OBJETIVOS E POLITICAS DE ESTOQUES.
As empresas querem maximizar os lucros em relação a seus ativos circulantes e fixos. Então os estoques significam transformar dinheiros em materiais. Mas há um conflito entre as disponibilidades de estoques e a vinculação de capital. O departamento de vendas deseja estoques elevados de produtos prontos para a venda. Já o departamento de compras deseja lotes maiores para negociar e barganhar melhores preços, o setor de produção deseja produzir lotes maiores para que se possa reduzir o custo unitário dos produtos produzidos. A área financeira tem como objetivo reduzir os estoques para diminuir o capital investido. Sendo assim a administração de estoques deverá conciliar da melhor forma os objetivos e interesses de todos, sem prejudicar a operação da empresa.
A politica de estoque considera definir diretrizes que orientam a administração de estoques e levam em consideração as metas da empresa em relação ao tempo de entrega dos produtos aos clientes, as definições dos materiais a seres estocados, definem a rotatividade dos estoques, estudar a viabilidade de fazer compras antecipadas com desconto ou adquirir mais que o necessário com preço menor e verificar até que níveis deverão flutuar os estoques para atender as flutuações de demanda.
OBRAS CONSULTADAS
ETTINGER, Karl E. Compras e estoques. São Paulo: Ed. Ibrasa.
FILHO, Nestor Alberto Rancich. Administração de estoque e compras: Ulbra 1 Ed. Canoas: Ed.Ibpex, 2009.
.http://www.administradores.com.br/producao-academica/a-importancia-da-gestao-de-materias-para-as-empresas/5627/
http://slideplayer.com.br/slide/1738431/
http://slideplayer.com.br/slide/65670/

Continue navegando