Buscar

Aula Cadiovascular parte I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 SISTEMA CARDIOVASCULAR
PARTE I
ANATOMIA SISTÊMICA
Profa.Msc. Layra Dantas
*
INTRODUÇÃO
CONCEITO:
 		É o responsável por conduzir o sangue pelo organismo, sendo constituído por vasos sanguíneos (artérias e veias) e pelo coração, que funciona como a bomba propulsora para o movimento do sangue
*
 FUNÇÃO:
Transporte:
 de gases respiratórios (O2 e CO2)
 de nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos;
Transporte de excretas 
Transporte de produtos do metabolismo celular (água e ions);
*
FUNÇÕES
 Regulação da temperatura corporal e transporte de substâncias reguladoras que o sangue transporta desde seu local de origem até os tecidos distantes nos quais esses elementos devem atuar
Proteção contra substâncias tóxicas e organismos nocivos (leucócitos)
*
 CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR:
O sistema cardiovascular é constituído pelos seguintes elementos: 
Sangue, Coração e Vasos Sanguíneos. 
Para que o sangue possa atingir as células corporais e trocar materiais com elas, ele deve ser constantemente, propelido ao longo dos vasos sanguíneos. 
O coração é a bomba que promove a circulação de sangue por cerca de 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos
*
SISTEMA CARDIOVASCULAR 
*
 COMPONENTES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Sangue 
Glóbulos Vermelhos, Glóbulos Brancos e Plaquetas. São os elementos Figurados do sangue:
Os glóbulos vermelhos são as hemácias, células sem núcleo contendo hemoglobina, um pigmento vermelho do sangue responsável pelo transporte de oxigênio e de gás carbônico. 
Os glóbulos brancos são os leucócitos, verdadeiras células nucleadas, incumbidas da defesa do organismo. São eles: neutrófilos, basófilos, eosinófilos, monócitos e linfócitos. 
Plaquetas: são fragmentos citoplasmáticos de células da medula óssea, implicadas diretamente no processo de coagulação sangüínea. São em número de 100 a 400 mil por milímetros cúbicos. 
 
*
GLÓBULOS VERMELHOS E BRANCOS
*
GLÓBULOS BRANCOS
GLÓBULOS VERMELHOS E PLAQUETAS
*
CIRCULAÇÃO DO SANGUE:
O sangue está contido num sistema fechado de canais (vasos sangüíneos), impulsionados pelo coração. 
 Coração Artérias Arteríolas 
 
 Veias Vênulas Capilares (vasos de troca)
 
 Ao nível dos capilares o plasma é acompanhado de alguns linfócitos e raramente hemácias, pode extravasar para o espaço intersticial, constituindo a linfa, que posteriormente é reabsorvida pelos capilares linfáticos passando aos vasos linfáticos e então as veias, sendo reintegrada à circulação. 
*
CIRCULAÇÃO DO SANGUE:
O coração é o ponto central da circulação. Partindo dele temos dois circuitos fechados distintos: 
Circulação pulmonar ou direita ou pequena circulação: vai do coração aos pulmões e retorna ao coração. Destina-se à hematose.
Circulação sistêmica ou esquerda ou grande circulação: vai do coração para todo o organismo e retorna ao coração. Destina-se à nutrição sistêmica de todas as células. 
*
SISTEMA CARDIOVASCULAR 
Coração- Pulmões – Coração
Coração – Corpo - Coração
*
CORAÇÃO:
Características do coração:
Tem o formato de um cone e é relativamente pequeno,
aproximadamente do tamanho do punho fechado, cerca
de 12 cm de comprimento, 9 cm de largura em sua parte
mais ampla e 6 cm de espessura. Sua massa é, em média,
de 250g, nas mulheres adultas, e 300g, nos homens
adultos. 
*
 LOCALIZAÇÃO:
O coração fica apoiado sobre o diafragma, perto da linha média da cavidade torácica, no mediastino, a massa de tecido que se estende do esterno à coluna vertebral; e entre os revestimentos (pleuras) dos pulmões. Cerca de 2/3 de massa cardíaca ficam a esquerda da linha média do corpo. 
*
 
O CORAÇÃO FICA APOIADO SOBRE O DIAFRAGMA, PERTO DA LINHA MÉDIA DA CAVIDADE TORÁCICA, NO MEDIASTINO, A MASSA DE TECIDO QUE SE ESTENDE DO ESTERNO À COLUNA VERTEBRAL; E ENTRE OS REVESTIMENTOS (PLEURAS) DOS PULMÕES. CERCA DE 2/3 DE MASSA CARDÍACA FICAM A ESQUERDA DA LINHA MÉDIA DO CORPO. 
*
A EXTREMIDADE PONTUDA DO CORAÇÃO É O ÁPICE, DIRIGIDA PARA FRENTE, PARA BAIXO E PARA A ESQUERDA.
A porção mais larga do coração, oposta ao ápice, é a base, dirigida para trás, para cima e para a direita.
*
LIMITES DO CORAÇÃO: A SUPERFÍCIE ANTERIOR FICA LOGO ABAIXO DO ESTERNO E DAS COSTELAS. A SUPERFÍCIE INFERIOR É A PARTE DO CORAÇÃO QUE, EM SUA MAIOR PARTE REPOUSA SOBRE O DIAFRAGMA, CORRESPONDENDO A REGIÃO ENTRE O ÁPICE E A BORDA DIREITA. 
 A BORDA DIREITA ESTÁ VOLTADA PARA O PULMÃO DIREITO E SE ESTENDE DA SUPERFÍCIE INFERIOR À BASE; A BORDA ESQUERDA, TAMBÉM CHAMADA BORDA PULMONAR, FICA VOLTADA PARA O PULMÃO ESQUERDO, ESTENDENDO-SE DA BASE AO ÁPICE. 
*
Como limite superior encontra-se os grandes vasos do coração e posteriormente a traquéia, o esôfago e a artéria aorta descendente.
 
*
CAMADAS DA PAREDE CARDÍACA: 
Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso. 
*
O PERICÁRDIO FIBROSO SUPERFICIAL É UM TECIDO CONJUNTIVO IRREGULAR, DENSO, RESISTENTE E INELÁSTICO. ASSEMELHA-SE A UM SACO, QUE REPOUSA SOBRE O DIAFRAGMA E SE PRENDE A ELE. 
O pericárdio seroso, mais profundo, é uma membrana mais fina e mais delicada que forma uma dupla camada, circundando o coração. A camada parietal, mais externa, do pericárdio seroso está fundida ao pericárdio fibroso. 
*
A camada visceral, mais interna, do pericárdio seroso, também chamada epicárdio, adere fortemente à superfície do coração. 
*
CAMADAS DO CORAÇÃO:
 Epicárdio: a camada externa do coração é uma delgada lâmina de tecido seroso. O epicárdio é contínuo, a partir da base do coração, com o revestimento interno do pericárdio, denominado camada visceral do pericárdio seroso. 
Miocárdio: é a camada média e a mais espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco. É esse tipo de músculo que permite que o coração se contraia e, portanto, impulsione sangue, ou o force para o interior dos vasos sangüíneos. 
Endocárdio: é a camada mais interna do coração. É uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfície lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela. O endocárdio também reveste as valvas e é contínuo com o revestimento dos vasos sangüíneos que entram e saem do coração. 
*
CAMADAS DO CORAÇÃO:
Transporte: O sangue circulante transporta o material nutritivo absorvido pela digestão dos alimentos para todas as células do organismo. De forma semelhante, quando o sangue circula pelos pulmões, o oxigênio é incorporado às hemácias, e conduzido até as células do organismo. O gás carbônico produzido pela respiração celular é levado pelo sangue aos pulmões para eliminação através do ar exalado. Além disso, o sangue circulante também transporta os produtos do metabolismo celular, água e íons em excesso, desde os locais onde foram produzidos até os órgãos encarregados de eliminá-los
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais