Buscar

inorgexp

Prévia do material em texto

Questão 1) Quais os ensaios que devem ser realizados para diferenciar, uma solução que resultou do borbulhamento de Cl2 em solução alcalina, daquela que resultou do borbulhamento do gás de dióxido de enxofre em outra solução também alcalina.
Resposta: 
 Ao borbulhar gás Cloro (Cl2) em uma solução alcalina com Hidróxido de Sódio (NaOH), há a formação de Hipoclorito de Sódio(NaClO), também conhecido como Água Sanitária.
Cl2(g) + 2 NaOH(aq) NaCl(aq) + NaClO(aq) + H2O(l)
 A identificação do cloro na água sanitária consiste na dissociação iônica do íon Hipoclorito em meio ácido, formando Cloro (Cl2):
2 ClO- (aq) + 4 H+ (aq) Cl2(aq) + 2 H2O (l)
 O cloro livre é facilmente identificado ao se adicionar Iodeto de Potássio (KI), onde o potássio reage com o cloro, liberando o iodo e mudando sua coloração para vermelho castanho, sendo a coloração característica do iodo. 
Cl2(aq) + 2 KI (aq) 2 KCl(aq) +I2(aq)
 Já ao borbulhar Dióxido de enxofre em solução alcalina, houve a formação do Sulfito de Sódio (Na2SO3).
SO2(g) + 2NaOH(aq) Na2SO3(aq) + H2O(l)
 Para identificar a solução que houve o borbulhando e Dióxido de enxofre utiliza-se o Permanganato de Potássio(KMnO4) em meio Ácido com o Ácido Sulfúrico(H2SO4), onde o Permanganato, que possui coloração violeta, passa para incolor, devido à sua redução ocasionada pelo Enxofre.
2 KMnO4 + 3 H2SO4 +5 Na2SO3 K2SO4 +2 MnSO4 +5 Na2SO4 +3 H2O
Questão 2) Ao borbulhar Dióxido de Carbono em Água de Barita(Hidróxido de Bário), foi observada formação de precipitado branco. Continuando o borbulhamento, ocorreu dissolução do precipitado. Discutir e concluir.
Resposta:
O BaCO3(carbonato de Bário) é um composto muito pouco solúvel em água, ocorrendo assim, a precipitação do mesmo. Porém, ao continuar borbulhando Dióxido de Carbono(CO2), e aumentando sua concentração no meio, o Carbonato(BaCO3) passa para Bicarbonato de Bário(Ba(HCO3)2), sendo mais solúvel em água, e assim ocorre a dissolução do composto na solução aquosa.
CO2(g) + Ba(OH)2(Aq) BaCO3(s) + H2O(l) (Carbonato de Bário)
BaCO3(s) + CO2(g) + H2O(l) Ba(HCO3)2 (aq) (Bicarbonato de Bário)
Questão 3) Após tratamentos preliminares (decapagem e desengraxamento), uma peça de ferro foi colocada em solução de Ácido Sulfúrico. A solução formada (Verde Pálido), foi distribuída em duas partes; onde uma delas foi alcalinizada com agitação, formando um precipitado escuro, que por acidificação formou uma solução amarelada. Aos dois tubos, contendo as soluções, foi adicionado solução de Tiocianato e a solução passou para vermelha. Com base nas informações, discutir e concluir.
Resposta: 
Ao se adicionar o Ferro(s) no Ácido Sulfúrico(H2SO4), verificou-se que a solução ficou esverdeada, indicando o Ferro(II) que possui essa cor característica.
H2SO4(aq) + Fe(II)(s) FeSO4(aq) + H2(g)
 Ao ser alcalinizado, o FeSO4(Sulfato Ferroso) reage com a base, passando para o Fe(OH)2 (Hidróxido Ferroso), que precipita um sólido de coloração vermelho escuro.
FeSO4(aq) + 2 NaOH(aq) Fe(OH)2(s) + Na2SO4(aq)
 Após ser acidificada com Ácido Sulfúrico, a solução que continha o Fe(OH)2(Hidróxido Ferroso), solubilizou o precipitado e oxidou o Ferro, passando para Fe2(SO4)3 (Sulfato Férrico) que é o gerador da coloração amarelada.
2 Fe(OH)2(s) + 3 H2SO4(aq) Fe2(SO4)3(aq) + 5 H2O(l)
 Ao adicionar uma solução de tiocianato(SCN-), a solução no tubo que continha a solução amarelada, reagindo o Tiocianato(SCN-) com Sulfato Férrico, formando um complexo de Ferro(III) de coloração vermelho forte.
Fe2(SO4)3(aq) + 12 SCN-(aq) 3 K3Fe(SCN)6(aq) + 6 K2SO4(aq)
 Enquanto o tubo com a solução com Sulfato Ferroso não houve mudança de coloração, pois a reação não ocorre.
Questão 4) Uma amostra contendo óxidos normais de sódio, de alumínio e de bismuto(III), foi fortemente aquecida. O sólido formado foi colocado em água, formando solução e precipitado. Em uma das partes (contendo solução e precipitado) foi borbulhado dióxido de carbono e, na outra parte (contendo também solução e precipitado) o borbulhado trióxido de enxofre. Através das equações, mostrar e comentar os compostos formados em cada etapa.
Resposta:
Ao reagir o Dióxido de Carbono(CO2) com os precipitados em solução aquosa, há a formação dos carbonatos dos óxidos utilizados na solução. Também pode ser verificado que, após o borbulhamento, somente o Carbonato de Sódio(NaHCO3) foi diluído, pois só ele é solúvel em água. Assim, o precipitado, que estava em solução antes, reduziu de massa, pois houve dilução de uma de suas partes.
Na2O(s) + H2O(l) + CO2(g) NaHCO3(aq)
Al2O3(s) + H2O(l) + CO2(g) Al(HCO3)3(s)
Bi2O3(s) + H2O(l) + CO2(g) Bi(HCO3)3(s)
Enquanto, ao reagir o trióxido de enxofre (SO3) com os precipitados, também na mesma solução, há a formação dos sulfatos dos óxidos. Também pôde ser verificado que todo o precipitado sumiu, pois foi diluído em água. Os sulfatos produzidos, são solúveis em água, sendo somente solução, neste caso, sem precipitado.
Na2O(s) + H2O(l) + SO3(g) Na2SO4 (aq)
Al2O3(s) + H2O(l) + SO3(g) Al2SO4 (aq)
Bi2O3(s) + H2O(l) + SO3(g) Bi2SO4 (aq)
Questão 5) Comentar os ensaios que possibilitam observar a formação e s propriedades do ácido bórico.
Resposta:
O Ácido Bórico(H3BO3) possui coloração branca. Porém, ao inflama-lo, ele apresenta coloração verde, sendo essa, uma das maneiras de verificar. Além de pode inflamar, pode-se também utilizar o Papel de Cárcuma, que possui coloração amarela, que ao ser embebecido com o Ácido clorídrico (HCl), quando entra em contato com o Ácido Bórico, muda sua coloração de amarelo para rosa, indicando a presença do Ácido Bórico.
Questão 6) Quanto aos haletos de cloreto de sódio e cloreto cuproso, pode-se afirmar: o primeiro é solúvel em água, mas tende à insolubilidade com o aumento da concentração de ácido clorídrico; enquanto que o segundo comporta-se de forma inversa. Comente. 
Resposta:
 O Cloreto de Sódio(NaCl) é um sal solúvel em água . Porém, o mesmo não de dissocia com o acréscimo da concentração de Ácido Clorídrico(HCl), devido ao impedimento do íon comum, neste caso o Cl-, onde segue o Princípio de Le Chatelier. Ou seja, o deslocamento ocorrerá para o lado da formação do sal, evitando que o mesmo seja solubilizado. 
NaCl + H2O NaOH + HCl
 Já com o Cloreto Cuproso(CuCl2) ocorre o oposto, pois ao reagir com a água, há a formação de óxido cuproso(CuO) que não é solúvel. Mas, se aumentar a concentração de HCl, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio para a esquerda, aumentando a formação do Cloreto Cuproso, que é mais solúvel.
CuCl2 + H2O CuO +HCl
Bibliografia: VOGEL A. I. Química Analítica Quantitativa. 5 ed. São Paulo: mestre jou.1981
Concise Encyclopedia Chemistry - Walter de Gruyter, 1994
http://www.ebah.com.br
http://pt.slideshare.net/
http://www.sciencemadness.org/talk/
http://www.trabalhosfeitos.com/

Continue navegando