Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL - 2º SEMESTRE

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA
UNIDADE RIBEIRÃO PRETO
SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE RECURSOS HUMANOS
2ª SÉRIE
DISCIPLINAS NORTEADAS
Processos Gerenciais
Matemática
AUTORES
Prof.º 
Prof.º 
Nome: Eduardo de Oliveira e Souza – RA n.º 1776861627
Nome: 
Nome: 
Ribeirão Preto – São Paulo
2015
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO								3
2.ESTRUTURA ORGANIZACIONAL						4
3.PLANO DE CAPACITAÇÃO – DIRETORES E GERENTES		5
3.1 Apresentação do plano						5
3.2 ojetivo									5
3.3 programa								5
3.4 modulo i – gestão de qualidade				5
3.5 modulo ii – gestão de custos					6
3.6 modulo iii – estratégias de expansão			7
4.PLANO DE CAPACITAÇÃO – operacional				8
4.1 Apresentação do plano						8
4.2 ojetivo									8
4.3 modulo i – satisfação pessoal					8
4.4 modulo ii – conhecimento técnico				9
4.5 modulo iii – plano de carreira					9
5. conclusão								10
6. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA						10
Introdução
Este desafio profissional tem como objetivo esmiuçar a estrutura geral da empresa Hoterdan Hipermercados e buscar soluções de capacitação profissional aos colaboradores e gestores, a fim de identificar a crescente queda de lucros e receitas no ultimo ano.
Hoterdan Hipermercados é uma empresa do setor varejista de alimentos, com objetivo de médio e longo prazo tornar-se uma rede com abrangência estadual, tendo como sede localizada na cidade de Sumaré, interior de São Paulo.
Esta rede de Supermercados é uma empresa regional que cresceu durante décadas e detém 70% do mercado varejista; alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, na cidade onde atual, transformando-se em “Hipermercado”.
Mesmo com as vendas em alta, o ultimo ano do balanço da empresa apresentou quedas nos lucros, sendo necessária a contratação de uma empresa de consultoria especializada a fim de identificar as falhas operacionais e profissionais, buscando maximizar o potencial da empresa e consequentemente expandir ao mercado estadual.
Desenvolver competências nada mais é que fazer as pessoas adquirirem conhecimentos habilidades e atitudes para o bom desempenho de seus cargos, funções e papéis. É importante para a empresa e para o colaborador, pois proporciona:
Excelência do trabalho;
Produtividade;
Qualidade; 
Utilização adequada dos equipamentos;
Satisfação pessoal de contribuir com a empresa e de se tornar especialista no que faz.
O relatório apresentado pela consultoria mostra que há uma deficiência na estrutura organizacional da empresa; lacunas entre os departamentos e sua hierarquia, sendo necessária uma descentralização de alguns setores e uma nova política de gestão de compra e vendas.
Aliado a tudo isso, faz-se necessária à implantação de um programa motivacional a todos os colaboradores. 
Profissionalização é primordial.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL – HOTERDAN HIPERMERCADOS
A estrutura organizacional acima descreve o modelo adotado pela Hoterdan, onde apresenta os seguintes níveis hierárquicos:
gestão – Presidência, Diretoria Financeira, Diretoria Comercial e Diretoria Administrativa.
Assumem o papel de gestor de ampliação e gerenciamento de riscos. Principais decisões são tomadas em conjunto dentre os setores.
Tático – Gerencia setorial; 
Desempenha a função de transmitir a política estratégica ao departamento operacional. Desempenham função gerenciamento de pessoas e produtos.
OPERACIONAL
Setor onde todas as decisões e medidas são colocadas em práticas.
PLANOS DE CAPACITAÇÃO - DIRETORES e GERENTES SETORIAIS
Apresentação do Plano
O programa de capacitação voltado a gerencia e diretoria setorial visa esclarecer pontos cruciais de um novo projeto de gestão empresarial.
Objetivo
Capacitar às lideranças e assegurar a implantação e o desenvolvimento de um programa de gestão empresarial com foco na expansão de mercado. O programa consiste em 3 módulos de estudo:
Gestão de Qualidade
Gestão de Custos
Estratégias de expansão.
Programa
O programa de capacitação de liderança baseia-se no esclarecimento aos lideres e gestores a importância de uma reestruturação da empresa, visando identificar falhas operacionais, falhas de comunicação entre seus colaboradores colocando em pratica novas políticas de gestão de armazenagem e logística e redirecionamento de custos.
Gestão de qualidade
Objetivo
Para entender sobre a qualidade, é necessário conhecer o significado do termo. A palavra qualidade vem do latim 'qualitate'. Os principais autores sobre o tema como Deming, Crosby, Juran e Feigenbaun procuraram defini-la de acordo com uma série de princípios dos quais seria adequado para a implantação da qualidade nas organizações.
A qualidade de um produto ou serviço seria quando estes atendem as necessidades dos seus clientes de forma agradável. O conceito de Gestão da Qualidade foi evoluindo com o passar do tempo, à medida que as pessoas se tornavam mais exigentes em suas avaliações.
O profissional responsável pela área participará de todos os processos a fim de trazer maior qualidade e produtividade para os serviços e produtos oferecidos. 
Público-Alvo
Diretores e Gerentes Setoriais
Duração
30 horas
Conteúdo Programático
Planejamento e Controle da Produção – (6 horas)
Gestão da Qualidade: Abordagem Geral e Gerencial – (6 horas)
Gestão da Qualidade: Produção e Operações – (6 horas)
Logística Empresarial – (6 horas)
Gestão das Habilidades Pessoais Voltadas à Produção e Qualidade - (6 horas)
Gestão de Custos
Objetivo
Conhecer estratégias de redução de custos e despesas, sem comprometimento de qualidade dos produtos e serviços, para aplicação imediata no seu negócio.
Entender o conceito da margem de contribuição: como ela pode te ajudar na gestão do seu negócio e na formação de preço do seu produto.
Aprender a construir um sistema de controle gerencial, utilizando a correta teoria, para ter uma ferramenta eficaz que auxilie na tomada de decisão.
Público-Alvo
Diretores e Gerentes Setoriais
Duração
20 horas
Conteúdo Programático
Gasto, investimento, ganho e perda – (4 horas).
Conceito de departamentalização – (4 horas)
O poder da margem de contribuição – (4 horas)
Análise de custo e identificação de pontos de melhorias – (4 horas)
Estratégias para redução de custo - (4 horas)
Estratégias de Expansão
A palavra estratégia significa literalmente, a arte do general, derivando se da palavra grega strategos, que significa estritamente general. Estratégia, na Grécia Antiga, significava aquilo que o general fez. Antes de Napoleão, estratégia significava a arte e ciência de conduzir forças militares para derrotar o inimigo ou abrandar os resultados da derrota. (OLIVEIRA, 2007)
Estratégia é a busca deliberada de um plano de ação para desenvolver e ajustar a vantagem competitiva de uma empresa. (PRAHALAD et al. 2004) 
Segundo Kotler (2006 apud ANGELIS et al.2007, p.95) “enquanto os objetivos são a expressão de onde a empresa pretende ir, a estratégia é um planejamento complexo para se chegar lá”.
Objetivo
A finalidade do curso é estabelecer quais serão os caminhos, os programas de ação que devem ser seguidos para serem alcançados os objetivos e desafios estabelecidos. O conceito básico de estratégia está relacionado à ligação da empresa e seu ambiente. E nesta situação, a empresa procura definir e operacionalizar estratégias que maximizam os resultados da interação estabelecida.
Público-Alvo
Diretores e Gerentes Setoriais
Duração
20 horas
Conteúdo Programático
Qual melhor estratégia para expansão – (5 horas)
Como desenvolver um plano de expansão – (5 horas)
Como fazer uma analise de potencial de mercado – (5 horas)
Como saber quanto de investimento é necessário para ações de marketing – (5 horas)
PLANOS DE CAPACITAÇÃO – OPERACIONAL
Apresentação do Plano
O programa de capacitação voltado aos colaboradores elaborado pela Diretoria de RH visa capacita-los para uma nova fase de expansão da empresa, formando novos parceiros dentro da instituição valorizando potenciais e aperfeiçoando-os.
Objetivo
O treinamento buscaevidenciar as vantagens da capacitação dos colaboradores para o desempenho global da empresa visando:
Satisfação Pessoal
Conhecimento Técnico
Plano de Carreiras
Satisfação Pessoal
Objetivo
Todos os indivíduos possuem, em seu projeto de vida, a intenção de melhorar e crescer progressivamente. Ao receberem da empresa a oportunidade de aprimoramento reconhece na atitude, uma confirmação de sua importância dentro do contexto organizacional e fortalecem suas expectativas quanto a recompensas futuras.
Público-Alvo
Colaboradores em geral
Duração
10 horas
Conteúdo Programático
Integração a todos os setores da empresa – (4 horas)
Treinamento sobre os valores e projetos da empresa – (2 horas)
Apresentação da política de valorização – (4 horas)
Conhecimento técnico
Objetivo
Ao desenvolver programas de capacitação profissional, a empresa estará beneficiando seus colaboradores e qualificando-os para enfrentar os desafios do mercado.
Público-Alvo
Colaboradores em geral
Duração
30 horas
Conteúdo Programático
Tele-aulas de capacitação setorial – SENAI/SENAC – (20 horas)
Apresentação da parceria Empresa/Escola para profissionalização SENAI – (2 horas)
Palestras técnicas ministradas pelos Gerentes Setoriais – (8 horas)
Plano de Carreiras
Objetivo
É a partir destas práticas que uma empresa se torna habilitado a desenvolver um programa de reconhecimento de mérito e promoções funcionais, programa este que influenciará fortemente na capacitação continuada dos profissionais e favorecerá a retenção de talentos na empresa.
Público-Alvo
Colaboradores em geral
Duração
6 horas
Conteúdo Programático
Projeto funcionário do Mês – (2 horas)
Apresentação do Plano de Carreira e especialização em liderança – (2 horas)
Apresentação programa de Convenio Faculdades – (2 horas)
CONCLUSÃO
Colocando-se em prática as ações propostas pela empresa de consultoria a fim de sanar os problemas relativos às quedas nos lucros do ano anterior conclui-se que a valorização da mão de obra de todos os colaboradores permite que a empresa identifique as falhas operacionais, capacite seus colaboradores e permita que determinadas decisões favoreçam a novo projeto de expansão estadual.
Muito se faz necessária um auxilio de consultoria, pois evidencia os pontos fortes da empresa e corrige as fraquezas gerenciais, maximizando o potencial do grupo no mercado atual.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
OLIVEIRA, D. de P. R. de – Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas 23 ed. São Paulo. Atlas, 2007. Disponível em: Acesso em: 20 de setembro de 2009.
PRAHALAD, C. K. et al. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 18. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
ANGELIS, A. R. et al. Estratégias de marketing. Spaipa S/A - Bauru – SP, 2007. Monografia (Graduação em Administração). Unisalesiano – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins.
SEBRAE - instrumento de apoio gerencial. http://201.2.114.147/bds/bds.nsf/E0D3E0AD01CDA6AA03256FBA0042897D/$File/NT000A4C56.pdf
Instituto SM – Curso de gestão de MBA http://www.institutosm.com.br/cursos/mba/conteudo-programatico-curso-mba-gestao-da-qualidade.pdf
Instituto Integração = Gestão de despesas e custos e, unidade de negócios - http://www.integracao.com.br/curso_gestao_de_custos_e_despesas_em_unidades_de_negocio.aspx

Continue navegando