Buscar

Resiliência: A Capacidade de Superar Adversidades

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
RESILIÊNCIA
*
O movimento intitulado Psicologia Positiva (2001) é definido como uma "tentativa de levar os psicólogos contemporâneos a adotarem uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais, das motivações e das capacidades humanas" (Sheldon & King, 2001, p. 216).
Trata-se, portanto, de uma psicologia que almeja antes de tudo romper com o viés "negativo" e reducionista de algumas tradições epistemológicas.
 
Postula uma ciência que focalize potencialidades e qualidades humanas
RESILIÊNCIA 
*
RESILIÊNCIA 
*
Resiliência é frequentemente referida por processos que explicam a "superação" de crises e adversidades em indivíduos, grupos e organizações.
RESILIÊNCIA 
*
A resiliência está associada a fatores de risco. Na condição de fatores de risco emergem os fatores de proteção.
Muitos podem ser os fatores de risco: pobreza extrema, consumo de drogas e outras substâncias, eventos de vida estressantes, ausência de apoio de rede social, baixo nível socioeconômico.
Sobreviver a eventos traumáticos não necessariamente significa ser resiliente. 
Resiliência não significa invulnerabilidade, não significa ser auto-suficiente, não significa tampouco não sofrer com a dor e as adversidades.
As pessoas são sim vulneráveis, mas as que são altamente resilientes têm uma maior capacidade de se reerguer depois das adversidades, de se recompor e viver uma vida plena.
RESILIÊNCIA 
*
Walsh é uma das grandes autoras nessa área e estuda não só a resiliência individual, mas também a resiliência do grupo familiar.
Resiliência depende, por exemplo: da forma como a pessoa consegue extrair significado da adversidade, do quanto consegue ter uma perspectiva positiva sobre a vida e da sua transcendência e espiritualidade. 
Nossos sistemas de crenças são fundamentais para a resiliência em maior ou em menor grau.
Nossos sistemas de crenças envolvem nossos valores, convicções, nossa forma de entender a vida e estão na base que explica nossas reações emocionais, decisões e nossas ações e posicionamento diante da vida. 
RESILIÊNCIA 
*
As pessoas mais resilientes tendem a ter uma perspectiva positiva sobre a vida. Isso significa que elas mostram perseverança, coragem, ilusões positivas, confiança compartilhada na superação de dificuldades, entre outros aspectos.
O otimismo aprendido é um conceito proposto por Seligman e significa o reconhecimento de que os esforços e ações não são em vão. 
A nível individual, pessoas resilientes tendem a ver o “ fracasso” como tendo algo a aprender com ele, não exatamente como derrota.
Para finalizar deve-se destacar que a resiliência não é  uma característica imutável. Isto significa dizer que as pessoas podem mostrar níveis diferenciados de resiliência ao longo da vida, em diferentes momentos ou situações de vida.
RESILIÊNCIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando