Buscar

TRABALHO DE EMPREGADA DOMESTICA

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ciências contÁbeis
andréa alves dos santos 
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL:
 Unidos á contabilidade na busca da vantagem competitiva negocial
 
Miguel Calmon Bahia
2014
andréa alves dos santos
	
Gestão financeira e orçamento empresarial,noções de atuária e direito empresarial – unidos á contabilidade na busca vantagem competitiva negocial 
Trabalho apresentado ao Curso (Ciências Contábeis) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Gestão financeira e orçamento empresarial, noções de atuária e direito empresarial Coempresarial].
Prof. Alcides j.c. Filho, Joenice L.Diniz, Josssan Batistute.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem objetivo de informar a respeito de vários assuntos, como Gestão financeira e Orcamento empresarial, como também de revelar a verdadeira importância de um contador em uma empresa. 
A Gestão financeira é fundamental para que as empresas sejam bem sucedidas. É um instrumento de apoio para á tomada de decisões com amplo conhecimento e objetivo, suas funções na áreas de atuação é de suma importância, sabendo que gestão financeira é a técnica de adquirir recursos financeiros que possibilitam a empresa atingir e manter o seu nivel de atividade desejada.
Neste trabalho serão explorados alguns conceito relacionado a esse tema, mostrando de forma simples e objetiva a importância da gestão para ter um controle eficiente. 
Gestão financeira e orçamento empresarial
 A Gestão financeira se materializa, no cotidiano da empresa, por um processo contínuo de tomada de decisão. Desta forma, a função financeira se uni à todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros, de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da coordenação e, por outro, a rentabilidade dos recursos nela aplicados. É visivel perceber que a gestão financeira, para ser eficaz precisa estar sustentada e orientada por um planejamento de suas disponibilidades. 
O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que constitui metas para um determinado período, acarretando a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e concorrência dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações do orçamento. Orçamento empresarial é como um elemento fundamental no processo de gestão, atualmente é considerado um dos pilares da gestão e uma das ferramentas fundamentais para que a prestação de contas dos gestores seja obetida. Os gestores têm o compromisso específico e definido no plano estratégico, que são firmados no momento do orçamento. Percebe-se que a gestão financeira, para ser eficaz precisa estar sustentada e orientada por um planejamento. 
 
1.1 Conceito de Gestão financeira
De acordo com pesquisa realizada Gestão financeira é um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, organização, direção e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos ou financeiros gerados pelas operações empresariais. 
A gestão financeira é uma das tradicionais áreas acionadas da gestão, encontrada em qualquer organização na qual cabem as análises, decisões de atauações relacionados com os meios financeiros necessários à atividade da administração. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, e controle de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e retanbilidade. Entre essas funções da atividade, estão à integração das ações de obtenção, operação e controle dos recursos financeiros. 
O objetivo da Gestão financeira é apurar os resultados apresentado pela empresa, como também, aumentar o valor do patrimônio por meio de geração do lucro líquido. O administrador financeiro deve ser capaz de compreender como funciona o ambiente financeiro da organização, a fim de conseguir recursos e gerar receitas com eficiência, mas, nem sempre essa adequada Gestão financeira ocorre na empresa, uma vez que a gestão correta permite que se considere a atual situação da empresa analisando e contribuindo com o planejamento para aperfeiçoar seus resultados. Valer-se ressaltar que o administrador financeiro deve sempre prezar a questão da ética, principalmente pelo fato de estar envolvendo dinheiro.
Gestão financeira e fluxo de caixa
A demonstração de fluxo de caixa tem como objetivo atender as necessidades de seus usuários auxiliando na gestão financeira e influiênciando diretamente no pagamento e nos resultados das empresas. O Fluxo de Caixa pode ser aproveitado por empresas de qualquer porte, é uma ferramenta de gestão que pode dar suporte para decisões futuras, devendo ser considerado como uma estrutura flexivel no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as obrigações da empresa. Com o fluxo de caixa o empresário pode fazer projeções futuras por um determinado periodo. 
A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização é a qual compete análises, decisões e atuações pautadas com os meios financeiros necessários à atividade organizacionais. Seu objetivo é constatar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do exercício atual da empresa. Na maioria dos casos, se for bem-sucedido nesse esforço, também estará alcançando os próprios objetivos financeiros.
O planejamento de caixa é a espinha dorsal da empresa, sem ele não se saberá quando haverá caixa suficiente para sustentar as operações ou quando se necessitará de financiamento bancários, (GITMAN; LAWRENCE, 2002, p. 586). 
A demonstração do fluxo de caixa (DFC) veio como um excelente padrão para atender as necessidades de seus usuários, auxiliando na gestão financeira visto, que, tem por finalidades demonstrar as transações ocorridas em determinado período e que geraram modificações nas disponibilidades da empresa. O fluxo de caixa não é necessariamente coincidente com o fluxo econômico, sendo normalmente diferente, sendo que ela é dinâmica e deve ser incluída no balanço patrimonial. 
2.3 Principais decisões de Investimento 
As decisões de investimentos diz importância às obrigações de recursos necessários para a organização obter algum tipo de retorno em um tempo futuro. Sejam em ativos circulantes ou permanentes, sejam em ativos financeiros ou em outras empresas, é fundamental decidir que projetos receberão recursos em quantidade e quais são os retornos esperados, tendo em vista os objetivos traçados pela empresa e os meios necessários para atingi-los. Considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos
Segundo Lemes, Rigo e Cherobin (2005, p.6) “Entende-se por investimento toda a aplicação de capital em algum ativo; tangível ou não, para obter determinado retorno no futuro”. Tanto que o que é investimento pode ser a criação de uma nova empresa ou pode ser um projeto de revitalização de uma empresa já existente.
Risco e Retorno
Risco, em geral, pode ser definido como a probabilidade de ocorrência de alguns acontecimento desfavoráveis. Atualmente, o conceito de risco é utilizado diariamente na maioria das operações financeiras. o risco de investimento está relacionado com a probabilidade da obtenção de um retorno menor que o retorno esperado. O investidor deverá ser capaz de avaliar os diferentes tipos de risco associados a cada tipo de investimento. Numa expectativa de construção de umacaderneta de investimentos, deverá começar por investir em ativos com menor risco, tipicamente fundos de investimento, depósitos a prazo e obrigações. À medida que a sua identidade vai ganhando dimensão, poderá expor-se a níveis de risco superiores buscando assim uma performance de rentabilidade superior: ações, derivados e futuros. O investidor somente deve aplicar o seu dinheiro num investimento quando conseguir entender o nivel de risco que está assumindo. Não existe de fato investimento sem risco.
Principais tipos de orçamento
A finalidade do controle orçamentário é coordenar, controlar e aferir as operações da empresa, para sua verificação informações básicos como previsão, orçamento e controle são fundamentais, sendo que o orçamento é o pilar dessa estrutura. 
Orçamento é a expressão formal das politicas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões.(WELSCH,1973,p.27).
Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa atravês da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.
Orçamento de vendas é considerado o pilar de sustentação de todo planejamento operacional e financeiro, pois é através deste que se pode projetar a dimensão de toda estrutura organizacional da empresa.
Orçamento de produção ele consiste basicamente em um plano de produção para o periodo considerando, visando atender ás vendas orçados e os estoques preestabelecidos. A respeito da capacidade de produção, o orçamento deve considerar: 
 Espaço de armazamento.
Disponibilidade de mão de obra.
Prazo de entrega de matérias .
Capacidade dos equipamentos.
Politicas de estoque.
 Orçamento de matéria-prima é um plano que especifica as quantidades de matéria-prima, inclusive tipo do material a ser adquirido, períodos, preços e unidades de coisas a serem atendidas.
 Esse orçamento permite a projeção dos valores a pagar aos fornecedores, transferindo os saldos para o balanço patrimonial projetado. Toda empresa, para conseguir atender seus clientes de forma eficaz, deve manter uma margem de segurança de estoque fazendo com que uma empresa seja bem administrada .para que a empresa não tenha custos execessivos necessita de um estoque minimo. o estoque final de um perido sempre é igual ao estoque inicial do periodo seguinte.
Pontos positivos do orçamento para a gestão 
O papel do orçamento financeiro é apurar as entradas e saídas de recursos financeiros e materiais para o desenvolvimento empresarial. Ele serve para apurar os gastos calculando as necessidades de recursos para o desenvolvimento empresarial. É neste ponto que o orçamento financeiro se faz necessário, se tornando uma ferramenta contábil para controle e planejamento das necessidades dos clientes e de outros fatores que causem o sucesso.
Várias empresas utilizam o orçamento como ferramenta de gestão para planejar atividades futuras, designar recursos concorrentes e julgar-se o desempenho da equipe. Desde todo modo, pode-se dizer que um dos pontos mais importantes do orçamento é a previsão de vendas que deve ser começada pela análise dos aspectos internos e externos da organização.
 
Noções de atuária
A atuária como é conhecida hoje tem sua origem a partir do surgimento da probabilidade, em meados do século XIX, principalmente na Inglaterra, onde suas técnicas já visavam estudos relacionados á mortalidade da população e destinavam-se ao levantamento de risco das empresas de seguro por morte(O QUE É...,2010).
 O Atuário é um técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimento e amortizações e, em seguros privados e sociais, calculando probabilidades e eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações e benefícios e reservas matemáticas. 
 A atuárial está se tornando mais aceitada no mercado á médida que crescem o número de empresas atuantes no mercado de seguros e fundos de pensão. 
Os profissionais vem percebendo a importância na atuária e nais ações das áreas estratégicas das empresas principalmente aqueles que negociam suas ações em bolsas de valores.
O tempo é tão importante para as disciplinas financeiras, que as taxas de juros, devem sempre vir seguidas por uma unidade de tempo, afinal o tempo  indicará a periodicidade do encontro da taxa, logo, definirá até quando transformará o capital. A dinâmica financeira ao longo do tempo, pode ser representada graficamente pelo diagrama de fluxo de caixa, conforme figura demonstrada ao lado. As necessidades do mercado de capitais exigiram do profissional atuário conhecimento sobre economia e finanças, transformando-o em especialistas em cálculos de riscos também nessas áreas.
Previdência no Brasil.
 É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão. Fazendo com que pessoas possam ter direitos aquilo que é direito os planos de previdência servem justamente como formas de proporcionar uma aposentadoria mais tranquila para os individuos, desde que haja um planejamento prévio, bem como o cuidado com a segurança da entidade que está por trás da gestão do fundo.
A atuação do profissional atuário em previdência de toda ordem é fundamental, mas atraem realmente a atenção às ações brasileiras revolvidas para a regulação e tratamento da aposentadoria do serviço público.
Essa área é importante e merece atenção do profissional atuário, uma vez que envolve milhares de trabalhadores e a movimentação de despezas e recursos financeiros.
Atualmente, o sistema previdenciário brasileiro conta com três categorias.
Regime Geral de previdência Social​​-(RGPS)  inclui todos os indivíduos que contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): 
 Regime Próprios de Previdência Social (RPPS) - organizadas pelos estados e municípios para servidores públicos ocupantes de cargos efetivos (que exigem concurso público). 
. Previdência Complementar - é um benefício opcional, que proporciona ao trabalhador um seguro previdenciário adicional, conforme sua vontade, com a finalidade de proporcionar uma renda adicional ao trabalhador, que complemente a sua previdência oficial.
Direito empresarial 
Sociedades empresariais e Sociedades Simples
É um ramo de direito reservado que pode ser entendido como um conjunto de norma disciplinadora da atividade negocial do empresário, e de qualquer pessoa fisica ou juridica.
Sociedade Empresária: Distinguir-se pela união de empresários que ao adversário da sociedade simples tem como objetivo exercer uma atividade econômica organizada, constituindo ambiente de empresa. Temos como exemplos de sociedade empresária as formas de como devem se constituir, sociedades anônimas e sociedades limitadas, entre outras.
Sociedade Simples: É caracterizada pela concepção de uma pessoa jurídica apenas para o empenho de profissionais desempenharem melhor suas funções, temos como exemplo consultórios médicos, dentários, escritórios de advocacia, entre outros. um empresário individual pode exercer uma atividade empresarial a partir de sua pessoa física, e que no caso de uma constituição de uma pessoa jurídica passa a ser uma sociedade empresária. Porem uma sociedade empresária tem a necessidade de um objetivo de uma atividade própria de um empresário, ouseja, que exerce atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços, além das sociedades acionárias.
importante lembrar que socios de sociedade empresários não são empresários, sendo considerados empreendedores ou investidores.
Obrigações dos empresários e Sociedades empresariais
As obrigações dos sócios tem entrada no momento do contrato social. A principal obrigação do sócio é a integralização do capital social. No momento da constituição da sociedade, os futuros sócios se comprometem a constituir com determinada quantia em dinheiro ou bens para a formação do capital socia. Os empresários individuais e a sociedades empresarias têm, basicamente três obrigações fundamentais para que suas atividades sejam legalmente amparadas:
Dever de arquivamento de seus atos constitutivos na Junta Comercial,(DNRC). Departamento Nacional de Registro do Comércio.
Estes são subordinados a toda estrutura administrativa, oferecida pelos Estados, com exceção do Distrito Federal, que é subordinada ao DNRC; é competências das Juntas todo tipo de arquivamento e autenticação dos instrumentos de escrituração que possuem a empresa.
Dever de escrituração dos livros empresariais obrigatórios. A escrituração é instrumento essencial para o bom desenvolvimento da atividade empresária. “O empresário e a sociedade anônima empresária, são forçados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
Dever de levantar, periodicamente, o balanço patrimonial e de resultado econômico da empresa.
São as relações jurídicas ativas (credor) e passivas (devedor).
Conclusão
Pode-se pronunciar que o orçamento como ferramenta de gestão, faz com que as organizações possam elaborar estratégias de vendas, projetar metas de resultado, fazer orçamento de compras, controlar periodicamente suas despesas, controlar seu fluxo de caixa e traçar metas futuras, e ter o controle das operações, visto que este é de grande importância dentro da organização.
A participação do gestor na elaboração e validação dos relatórios gerenciais e determinantes para o sucesso dos relatórios, os quais constituem parte integrante do processo decisório da empresa. No Fluxo de Caixa considera-se como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa.
O risco pode ser definido como a impossibilidade de prejuízos financeiros. E o risco de um investimento está ligado à perspectiva de se ganhar menos que o esperado. 
A comparacão entre diversas visões em torno do tema em questão faz com que percebemos a importância. Gestão financeira atuando em uma empresa trazendo beneficios . Gestão financeira de uma empresa precisa envolver um conjunto de ações e procedimento administrativos que visam maximizar os resultados economicos financeiros através da eficiência operacional e de controle das atividades financeira.
Ver se colocar no 1.2.
A estrutura da Demonstração do Fluxo de caixa (DFC) compõe-se 
Atividade operacionais – São as principais atividades causadoras da receita normalmente têm ligação com o capital circulante liquido da empresa.
	
Atividade de investimento – São os gasto efetuados no realizável a longo prazo. Investimento, no mobilizado ou no intangivel.
Atividade de financiamento- São os recursos obtidos do passivo não circulante e do patrimonio liquido.
������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������
1
2
3
5
7
8

Continue navegando