Buscar

Quantos-Olhos-a-Aranha-Tem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Quantos Olhos a Aranha Tem?
	*As aranhas não são insetos, elas são animais invertebrados e pertencem classe dos aracnídeos.
*São o maior grupo de aracnídeos, que também compreende os ácaros, carrapatos e escorpiões. Existem aproximadamente 35000 espécies de aranhas no mundo.
*Elas são muito importantes no ecossistema, pois são predadoras capazes de regular a população de outros artrópodes, principalmente insetos.
*Muitas espécies de aranhas são inofensivas ao homem porém, acidentes graves podem ocorrer devido a picada de algumas espécies, tais como: aranha marrom (Loxosceles), aranha de jardim ou tarântula (Lycosa), a viúva negra (Latrodectus) e a aranha armadeira (Phoneutria).
2
Aracnídeos
Qual é mais perigosa?
Aranha Marrom
(Loxosceles)
Morfologia
A aranha-marrom, também conhecida como aranha-violino ou reclusa marrom, é uma criatura venenosa cuja mordida pode causar doenças em crianças e adultos. A aranha-marrom é incomum pelo fato de possuir seis olhos (a maioria possui oito) e uma marca semelhante à forma de um violino em seu dorso.
Características principais: Coloração
*Uma aranha-marrom possui um corpo de coloração arenosa ou amarronzada com uma marca levemente escurecida em seu centro. Suas patas são de coloração marrom-clara e completamente uniforme, sem marcas adicionais.
*Se a aranha possui faixas ou outros pigmentos nas pernas, não é uma aranha-marrom.
*Se a aranha possui mais de dois pigmentos em seu corpo, não é uma aranha-marrom.
*Se a aranha possui pernas mais escuras que o corpo, não é uma aranha-marrom.
Corpo em forma de violino
*Ela tem uma cor marrom levemente mais escura do que a presente no resto do corpo, ou cefalotórax. A forma de violino não é claramente definida, e poderá não se parecer exatamente ao instrumento musical. Muitas aranhas possuem formas similares em seus corpos, então isso não é o suficiente para identificar uma aranha como a reclusa marrom.
*Novamente, observe atentamente a cor da forma de violino. Se ela possuir pontos de pigmentos diversos, você não está olhando para uma aranha-marrom.
Aranha-Marrom
Viúva-Marrom
10
Conte os olhos
* A aranha-marrom, diferentemente a outras aranhas, possui apenas seis olhos. Eles são arranjados em pares: um deles está no centro, com um par a cada lado. Pelo fato de os olhos serem tão pequenos, pode ser difícil vê-los sem a ajuda de uma lente. Se você contar oito olhos, você não está olhando para uma aranha-marrom.
Observe os finos pelos
*A reclusa marrom possui muitos pelos finos em seu corpo. Diferentemente a outras espécies, ela não possui espinhos no corpo ou pernas. Se você estiver observando uma aranha com espinhos, definitivamente não se trata de uma aranha-marrom.
Tamanho
Confira a largura do corpo. 
*O corpo da aranha-marrom não cresce até ter mais de 12 mm de largura. Se se trata de uma espécie maior, é um tipo diferente de aranha.
Habitat
Regiões: 
*Há 30 espécies da família Loxosceles distribuídas ao redor do mundo.
No Brasil, elas podem ser encontradas nas regiões norte (L. similis), nordeste (L. laeta) sudeste (L. similis, L. gaucho, L. intermedia, L. adelaida e L. hirsuta), centro-oeste (L. intermedia) e sul (L. gaucho, L. laeta, L. hirsuta).
*Muito comuns em Curitiba (PR) e regiões metropolitanas. 
*Vivem em quase todos os lugares sobre o solo, sob pedras, pilhas de tijolos, dentro de frestas, equipamentos, no meio da grama, em ramos e cascas soltas de árvores.
*As aranhas entram dentro de residências acidentalmente, pois são levadas em caixas e objetos vindos da área externa, e lá se escondem em locais escuros e secos, como atrás de armários e quadros, no meio de livros e caixas de papelão, nas roupas ou calçados, em forros, porões, sotãos.
Onde gostam de viver
Verdadeiras ao nome que receberam, as reclusas marrons constroem as teias em lugares que não costumam estar à vista. As aranhas-marrons normalmente produzem suas teias em locais secos e que não tenham sido incomodados por algum tempo. Aqui estão alguns lugares em que elas podem ser vistas:
*Cascas apodrecidas
*Sótãos
*Porões
*Armários
*Barracas
*Celeiros
*Pilhas de madeira
*Calçados
*Cômodas
*Banheiros
*Caixas de papelão
*Atrás de quadros e fotografias
*Em camas não usadas
Onde constroem suas teias
Procure por teias da aranha-marrom. 
*As teias dessa espécie são mais frouxas, grudentas e menos brancas ou mais cinzentas. 
*Você não verá a teia de uma aranha-marrom entre árvores ou paredes, esse tipo de teia é construído por espécies da família Araneidae.
Curiosidades 
*Uma característica que influencia diretamente a chance de ocorrência de acidentes é sua intensa locomoção. Como se locomove mais, principalmente em dias mais quentes e sob baixa intensidade luminosa, a Loxosceles intermedia tem muito mais chances de contato com o ser humano. E também podem reinfestar facilmente casas onde foi realizado o controle, bem como colonizar construções  novas. 
Alimentação
*As aranhas  caçam para comer.
*Não tem aparentemente predadores especializados em caça-las.
*São grandes predadores como leões ou tubarões, guardadas as proporções de tamanho é claro.
*Constroem teias irregulares com aparência de algodão esfiapado e se alimentam de pequenos animais como o tatuzinho e principalmente insetos, como formigas, pulgas, traças, preferencialmente cupins.
* Podem permanecer longos períodos sem  alimento, e podem até mesmo ingerir outros insetos ou aranhas mortos, ocasionalmente. 
Curiosidades
* Apresentam a menor taxa de perda de água registrada entre as aranhas. A maioria das aranhas podem passar meses sem alimento, mas são bem menos resistentes a falta de água.  
Algumas espécies de Loxosceles podem ficar mais de um ano sem água e sem alimento.
Reprodução 
*Se reproduzem rapidamente.
*As fêmeas chegam à maturidade sexual em 1 ano e os machos em 1 ano e 3 meses.  
* Tempo de incubação do ovos: 50 dias
*Número médio de ovos por ooteca: 53 (até 110 foram encontrados)
*Fertilidade dos ovos: 70%
*Tempo desde a oviposição até a maturidade: 269 a 504 dias
*Machos e fêmeas amadurecem aproximadamente no mesmo tempo
* Machos: de 6 a 8 mudas até maturidade sexual
* Fêmeas: de 5 a 8 mudas até maturidade sexual.
*A razão sexual é de aproximadamente 1:1, ou seja, 50% de machos e 50% de fêmeas
Machos X Fêmeas
*Em geral os machos tem pernas mais longas e peso menor, comparados às  fêmeas.
*O desenvolvimento das aranha depende do tipo de presas ingeridas (dieta), da quantidade de presas ingeridas e da temperatura ambiental.
* A longevidade média das fêmeas é de 1.176 dias (mais de 3 anos), mas existem registros de fêmeas que viveram mais de 6 anos em laboratório.
*A longevidade média dos machos é de 557 dias (próximo de um ano e meio), mas existem registros de machos que viveram mais de 2 anos em laboratório.
Temperatura Corporal
*A Loxosceles intemedia não tolera temperaturas muito altas (mortalidade inicia a 40 °C para aumento de temperatura gradual)
*A Loxosceles intermedia resiste a baixas temperaturas (até -5 °C)
Curiosidades 
*Estão entre as aranhas mais longevas da subordem Araneomorphae (Galiano 1967).  
*Aranhas de tamanho corporal próximo ao das aranhas-marrons vivem em geral apenas um ano, mas as Loxosceles podem passar de 5 anos!
*As aranhas em geral têm o sexo geneticamente determinado, mas antes da maturidade sexual é difícil distinguir entre machos e fêmeas.
Picada aranha-Marrom
*As aranhas marrons costumam ser tímidas e gostam de se esconder em abrigos escuros, quentes e secos.
*Na verdade, os seres humanos não fazem parte de seu “cardápio”, já que as aranhas marrons têm predileção por pequenos insetos, como cupins, traças e formigas. No entanto, nas casas elas também podem se esconder em locais como sapatos, toalhas, roupas, lençóis e cobertores, e é aí que os acidentes com pessoas acontecem.
Apenas a população de determinadas localidades sofre com os ataques das aranhas marrons como
é o caso de 
várias cidades do estado do Paraná, incluindo a capital, Curitiba, especialmente por conta da falta de seu principal predador natural, a lagartixa. 
 Sintomas
Apesar de não serem agressivas, as picadas são venenosas, e todo mundo que tiver um encontro desafortunado com uma aranha marrom deve procurar ajuda médica. O problema é que, como as picadas não são dolorosas, muitas vezes elas passam despercebidas. O desconforto costuma aparecer algumas horas depois do ataque, acompanhado de sintomas como vermelhidão, inchaço, queimação, coceira, surgimento de uma mancha roxa e bolhas.
Outros sintomas: Calafrios, sensações gerais de mal estar, febre, náuseas e sudoração.
29
Tratamento
*O perigo na mordida dessa aranha consiste em severos danos aos tecidos e, em casos raros, pode levar ao coma. Busque tratamento médico assim que você perceber que foi mordido por uma aranha-marrom. Busque atenção médica imediata se uma criança ou idoso for a vítima; a mordida da aranha-marrom é muito mais perigosa a essas pessoas, podendo causar sintomas graves. Enquanto aguarda pelo tratamento médico, você pode tomar os seguintes passos de primeiros socorros: 
-Lave a área da mordida com água e sabão.
-Aplique gelo diretamente à área da mordida por dez minutos, em seguida removendo-o por dez minutos.
-Repita até chegar ao centro médico.
dicas
*Pontos comuns de entrada de aranhas-marrons são tubos de ventilação, espaços abaixo das portas e vãos de rodapés. Sele esses orifícios para evitar a entrada e aspire insetos mortos com regularidade para remover um provável e atrativo lanche.
*Balance os itens estacionais que estejam guardados, como calçados ou roupas mantidas em uma área escura, antes de vistoriá-las ou vesti-las.
*É raro ver a aranha-marrom durante o dia.
Avisos
*Se você vive em uma área dominada pela aranha-marrom, é sábio balançar as roupas de cama antes de dormir. Você deve ainda conferir os calçados e chinelos antes de usá-los; essa aranha pode ter se arrastado até eles durante a noite.
*A aranha-marrom não costuma ser um aracnídeo particularmente agressivo; essa aranha costuma atacar apenas se estiver aprisionada contra a sua pele — algo com maior probabilidade de acontecer se você rolar na cama ou colocar uma roupa.
*Essa aranha não pode morder através de roupas, então assegure-se de usar luvas pesadas e mangas longas se estiver mexendo em sacolas plásticas, caixas ou outros materiais.
Alunas
Ana Carolina Porto
Camila Ariana
Diulia Carolina
Fernanda Bárbaro
Stephany Caroline
Thais Córsi

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando