Buscar

Histologia Sistema Digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Histologia – Sistema Digestório 
O sistema digestivo consiste no trato digestivo (cavidade oral, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso) e em suas glândulas associadas (glândulas salivares, fígado e pâncreas). 
As funções do trato digestivo são: digestão, absorção de produtos finais da digestão, absorção dos fluidos ingeridos e reabsorção dos fluidos secretados. A primeira etapa da digestão ocorre na boca, onde o alimento é umedecido e triturado. A digestão de carboidratos também se inicia ali. A digestão continua no estômago e intestino delgado, onde o alimento após ser transformado em seus componentes básicos, é absorvido. A absorção de água ocorre no intestino grosso.
 Camadas mais internas do Tubo digestório
1-Camada mucosa: composta por epitélio de revestimento, lâmina própria (tecido conjuntivo frouxo rico em vasos sanguíneos, células musculares, fibras nervosas e células do sistema imune, como macrófagos e linfócitos), tecido linfoide, glândulas exócrinas e muscular da mucosa (separa a camada mucosa da submucosa, geralmente consiste em duas camadas de células musculares lisas, uma circular interna e outra longitudinal externa). 
A porção mais profunda da lâmina própria repousa sobre a muscular da mucosa.
2-Camada submucosa: composta por fibroblastos, colágenos e matriz extra-celular (tecido conjuntivo frouxo contendo vasos e nervos), plexo nervoso submucoso (plexo de Meissner) e, somente no Esôfago e no Duodeno apresentam glândulas nessa camada. No esôfago há as glândulas esofagianas(acinosas) e no duodeno(intestino delgado) há as glândulas da submucosa(também conhecida como Glândula de Brunner) ,que são acinomucosas.
3-Camada muscular: a musculatura lisa na parede intestinal está disposta em camadas distintas orientadas em diferentes regiões e são responsáveis pelo movimento peristalse. A camada mais externa é denominada de túnica longitudinal e a mais interna(próxima do lúmen) é denominada de túnica circular. Entre essas duas camadas observa-se o plexo nervoso mioentérico (plexo de Auerbach), além de tecido conjuntivo contendo vasos sanguíneos e linfáticos.
OBS: A maior parte é musculo liso, porém, nas partes proximal e médio do esôfago encontra-se musculo estriado esquelético.
4-a)Camada serosa: é a mais externa e é formada por uma camada delgada camada de tecido conjuntivo frouxo, revestida por epitélio pavimentoso simples denominado de mesotélio. Na cavidade abdominal, a serosa que reveste os órgãos é denominada peritônio visceral e contínua com o mesentério e com o peritônio parietal. No estômago e nos intestinos há a presença dessa camada.
b)Camada adventícia: Consiste em uma camada mais espessa de tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo contendo vasos e nervos, sem o mesotélio. Geralmente presente em locais em que o órgão digestivo está unido a outros órgãos ou estruturas, sendo assim não há a camada serosa. Exemplo : Esôfago.
	As principais funções do revestimento epitelial da mucosa do trato digestório são: prover uma barreira seletivamente permeável entre o conteúdo do lúmen e os tecidos do organismo; facilitar o transporte e a digestão do alimento; promover a absorção dos produtos desta digestão; produzir hormônios que regulam a atividade do sistema digestório. Algumas células presentes produzem muco para lubrificação e proteção. A camada muscular da mucosa promove o movimento da camada mucosa independentemente de outros movimentos do trato digestório, aumentando o contato da mucosa com o alimento. Essas contrações impulsionam e misturam o alimento ingerido.
Os esfíncteres são espessamentos especializados dos músculos na parede intestinal e atuam como válvulas: esfíncter pilórico (estômago-duodeno), esfíncter gastro-esofágico (esôfago inferior-estômago proximal), válvula íleo-cecal (entre o íleo terminal e o ceco) e enfíncter anal interno (involuntário). 
 
 Cavidade Oral: é revestida por um epitélio pavimentoso estratificado, queratinizado ou não, dependendo da região. A camada queratinizada protege a mucosa oral de agressões mecânicas durante a mastigação e pode ser observada na gengiva e no palato duro. O epitélio pavimentoso não queratinizado reveste o palato mole, lábios, bochechas e o assoalho da boca. A lâmina própria nestas regiões possui várias papilas. A língua é uma massa de músculo estriado esquelético revestida por uma camada mucosa. A superfície ventral da língua é lisa, enquanto a superfície dorsal é irregular, recoberta anteriormente por uma grande quantidade de papilas linguais. No ser humano há as Papilas filiformes que possuem um formato cônico alongado com a função mecânica de ficção e apresentam epitélio sem botões gustativos e com presença de queratina. Tem as Papilas fungiformes, que assemelham-se a cogumelos, tendo uma base estreita e uma porção superior mais superficial dilatada e lisa, seu epitélio possui poucos botões gustativos, não queratinizado. E as Papilas caliciformes (ou circunvaladas), cujas superfícies achatadas se estendem acima das outras papilas (no V lingual), essas, possuem numerosas glândulas serosas (também conhecidas como Glândulas de Von Ebner) que secretam seu conteúdo no interior de uma profunda depressão(valos) que circundam essas papilas, além disso elas possuem grande quantidade de botões gustativos.
 Esôfago: é um tubo muscular cuja função é transportar o alimento da boca para o estômago. De forma geral, o esôfago possui as mesmas camadas que o resto do trato digestivo. Epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado. As glândulas esofágicas da camada da mucosa e as glândulas esofágicas da submucosa(Exceção, os demais órgãos,além do duodeno, não possuem glândulas nessa camada) produzem muco, cuja secreção facilita o transporte de alimento e protege a mucosa. A parte proximal do esôfago possui musculatura estriada esquelética(MEE), já a camada média possui MEE e musculatura lisa(ML) e a parte distal apenas ML. A camada adventícia não possui mesotêlio. A contração da camada muscular da mucosa produz as pregas longitudinais da mucosa. Elas desaparecem temporariamente durante a passagem do bolo alimentar. 
 Estômago: é responsável pela digestão parcial dos alimentos e secreção de enzimas e hormônios. A sua função principal é transformar o bolo alimentar em uma massa viscosa (quimo) por meio de atividade muscular e química. Promove a digestão inicial de proteínas – PEPSINA e produz LIPASE gástrica, que digere triglicerídeos, junto com a lipase lingual.
A mucosa gástrica é revestida por um Epitélio Simples Cilíndrico que sofre invaginações em direção à lâmina própria, formando as fossetas gástricas (ou criptas gástricas). Nestas fossetas desemboca a secreção de glândulas tubulares ramificadas características de cada região do estômago. Essas células secretam muco e bicarbonato. O muco fica firmemente aderido à célula como uma maneira de proteção da mesma.
Existem três regiões na parede do estômago (Cárdica, fúndica e pilórica)que contribui para a complexa ação de misturar o alimento com as secreções das mucosas gástricas. Cada região possui características diferente, a região cárdica possui criptas gástricas médias com glândulas enoveladas; a fúndica possui criptas curtas com glândulas longas e profundas; já a região pilórica possui criptas profundas e longas apresentando glândulas curtas e enoveladas.
O estômago está adequado a seu papel como reservatório, pela sua distensibilidade, pela presença do esfíncter pilórico e pelos mecanismos que impedem o refluxo em sua extremidade superior. 
O epitélio gástrico secreta, ácido clorídrico, enzimas digestivas e muco, além de conter uma população de células secretoras de hormônios. Exemplos de secreção: solução diluída de ácido clorídrico, enzimas proteolíticas principalmente pepsina (lípase gástrica) e mucinas, principalmente mucinas neutras.
A área superficial do estômago é aumentada por invaginações, que formam glândulas. 
No estômago são identificadas quatro regiões: cárdia, fundo, corpo e piloro.
Na mucosa dacárdia há presença de glândulas denominadas glândulas da cárdia (glândulas tubulares simples ou ramificadas). As porções terminais dessa glândula são frequentemente enovelada e suas criptas são médias.
A lâmina própria nas regiões do fundo e corpo(Fúndica) é preenchida por glândulas tubulares longas e profundas cujas criptas são curtas. Essas glândulas possuem 3 regiões distintas: istmo, colo e base (fosseta, colo e corpo). O istmo possui células mucosas em diferenciação que substituirão as células da fosseta e as superficiais, células-tronco e células parietais (oxínticas). O colo contém células tronco, mucosas do colo e parietais. A base das glândulas contém principalmente células parietais e zimogênicas (principais). As células enteroendócrinas estão distribuídas pelo colo e base das glândulas. 
 Características das células das glândulas da região fúndica do estômago
 Células-tronco: São colunares baixas com núcleos oval próximo às bases das células. Repõem as células da mucosa a cada 4-7 dias a fim de renová-las. São geralmente encontradas em pequena quantidade na região do istmo e colo. Células-filhas podem se diferenciar em células mucosas do colo ou parietais, principais ou enteroendócrinas.
 Células mucosas: Podem ser superficiais ou células mucosas do colo. As superficiais são caracterizadas por serem colunares altas com núcleos basais, citoplasma de coloração clara, distendido por pequenos vacúolos de mucina (glicoproteína), apresentam escassos microvilos e abundantes mitocôndrias. As células mucosas do colo se caracterizam por serem menores e irregulares, com núcleo basal e os grânulos de secreção próximos da superfície apical. O tipo de mucina secretada é diferente das da células superficiais e tem propriedades antibióticas.
 Células Parietais (oxíntica): são células arredondadas ou piramidais (que estão presentes na parte superior das glândulas) grandes com núcleos esféricos centrais e citoplasma eosinofílico claro (devido às mitocôndrias), vacuolizado ao redor do núcleo. O lado voltado para a membrana basal é largo, mas o pólo luminal é estreito. Apesar disto, apresentam vasta superfície luminal, em conseqüência das profundas invaginações cobertas por microvilos que formam os chamados canalículos. Na célula em repouso, muitas estruturas tubulovesiculares podem ser observadas na região apical logo abaixo da membrana plasmática. Nessa fase, a célula possui poucos microvilos. Quando estimulada a produzir H+ e Cl-, as estruturas tubulovesiculares se fundem com a membrana celular para formar o canalículo e mais microvilos, provendo assim um aumento generoso na superfície da membrana celular. São ricas em anidrase carbônica que catalisa a formação de ácido carbônico. Este se dissocia em H+ e HCO3. O último retorna ao sangue, enquanto o H+ é bombeado para a luz de um canalículo. A célula ativa também secreta KCl no canalículo, que se dissocia em K+ e Cl- e o K+ é trocado pelo H+ pela bomba H+/K+. Os íons cloreto são transportados ativamente a partir dos capilares da lâmina própria, através da célula, também para os canalículos, gerando ácido clorídrico. A presença de mitocôndria nas células parietais indica que seus processos metabólicos, particularmente, o bombeamento de H+/K+, consomem muita energia. Além disso, a atividade secretora dessas células é estimulada por uma série de mecanismos como o estímulo parassimpático (terminações nervosas colinérgicas), histamina e gastrina. Os dois últimos são potentes estimulantes da produção de HCl, sendo ambos secretados pela mucosa gástrica. 
 Células Principais(zimogênicas): secretam pepsina, são células menores, possuem núcleos basais, contém grânulos citoplasmáticos basófilos (RER bem desenvolvido), lembrando células exócrinas pancreáticas. Os grânulos contém uma proenzima, o pepsinogênio, que é lançado na luz gástrica onde é convertido pelo ácido gástrico na enzima proteolítica ativa, pepsina. Pepsina fragmenta grandes moléculas protéicas em peptídeos pequenos. Ex: partículas sólidas de alimento em quimo fluido. As células zimogênicas também produzem lípase gástrica.
 Células enteroendócrinas: são pequenas, arredondadas e estão situadas na membrana basal do epitélio. Pela coloração HE apresentam núcleo central e anel de citoplasma claro circundante. 
Células endócrinas que armazenam e secretam serotonina, somatostatina e substância semelhante ao polipetídeo vasointestinal, estão nas regiões cárdia e corpo.
Células que secretam gastrina (estimula a secreção de suco gástrico no estômago) estão concentradas na mucosa pilórica.
A região Pilórica: Possui fossetas gástricas profundas na quais as glândulas pilóricas(tubular simples) se abrem. Comparada à região da cárdia, a região pilórica possui fossetas mais longas e glândulas mais curtas. Estas glândulas secretam muco e quantidades de lisozima. Possui células G que ficam intercaladas com as células mucosas e ao serem estimuladas liberam gastrina, que por sua vez ativa a produção de ácidos pelas células parietais. A camada submucosa, composta por tec.conj.moderadamente denso que contém vasos sanguíneos e linfáticos. As camadas musculares são compostas por fibras musculares lisas dispostas em três direções: a interna é oblíqua, a média é circular e a externa é longitudinal. A camada média é mais espessa para formar o esfíncter pilórico e controlar sua abertura e fechamento.
 Transição gastrointestinal: A maior diferença são as vilosidades (projeção) e a presença de criptas (invaginação do epitélio). As microvilosidades só existem no intestino delgado no qual as vilosidades largas estão presentes no duodeno e finas no jejuno e íleo. No intestino grosso não há vilosidades. No geral, as camadas são as mesmas. 
 Intestino Delgado: principal local para absorção de aminoácidos, açúcares, gorduras e algumas moléculas maiores produzidas pela digestão de alimentos. É o sítio terminal de absorção dos alimentos. Eles são absorvidos pelas células epiteliais de revestimento. Também secretam enzimas para completar os processos digestivos. Inicia no piloro e termina na válvula íleo cecal. 
O intestino delgado é relativamente longo e consiste em 3 segmentos: duodeno, jejuno e íleo. 
 Mucosa: É um epitélio cilíndrico simples com células caliciformes e planura estriada. Diferenciam-se mais pela camada mucosa. A própria cripta é uma glândula da mucosa (Chamada de Glândula de Lieberkuhn).
Os vilos são projeções alongadas formadas pelo epitélio e lâmina própria contendo células absortivas (enterócitos) e células caliciformes. Esse epitélio se continua com o epitélio das criptas, que por sua vez contêm algumas células absortivas, células caliciformes, células enteroendócrinas, células de Paneth e células-tronco, constituindo as células mais importantes do intestino.
 Células do Intestino
 Enterócitos (células absortivas): são células colunares altas, com núcleo oval basal. No ápice das células possui a borda em escova, que são microvilosidades. A função mais importante é a de absorção de nutrientes. Enzimas como a dissacaridase e peptidase são produzidas por essas células e fazem parte do glicocálice que envolve as microvilosidades. Células mucosas ou caliciformes: são encontradas principalmente nos dois terços superiores das criptas, entre os enterócitos das vilosidades. Aumentam em número no jejuno e íleo sendo mais frequentes no íleo terminal. Estas células produzem a glicoproteína mucina que da origem ao muco, que tem função de lubrificação e proteção do intestino. Elas não possuem microvilosidades e secretam seu conteúdo no lúmen. 
 Células de Paneth: localizadas na porção basal das criptas intestinais, são células exócrinas com grandes grânulos de secreção eosinofílicos em seu citoplasma apical. Estes grânulos contêm lisozima e defensina, enzimas que podem digerir a parede de bactérias, sendo assim, ela controla a flora(microbiota) intestinal. 
 Células enteroendócrinas: estão localizadas principalmente no terço inferior das criptas.Assemelham-se às do estômago, sendo de forma aproximadamente triangular com base larga e o ápice estreito chegando à luz. Tem características do sistema neuroendócrino difuso. Secretam diversos hormônios e peptídeos como secretina (célula S), colecistoquina(célula I) e GIP(célula K).
 Células-tronco: encontradas no terço basal das criptas, entre as células de Paneth.
 Lâmina própria intestinal: Tecido conjuntivo frouxo, com vasos sanguíneos e linfáticos, fibras musculares e fibras nervosas, preenche o centro das vilosidades intestinais e fibras musculares lisas dispostas verticalmente controlam os movimentos rítmicos. A muscular da mucosa não apresenta qualquer peculiaridade neste órgão. A submucosa contém, na porção inicial do duodeno, grupos de glândulas tubulares enoveladas ramificadas que se abrem nas glândulas intestinais. Essas são as glândulas duodenais(glândula submucosa ou Glândula de Brunner) cujas céluas secretam muco alcalino que protege a mucosa duodenal contra os efeitos do suco gástrico além de neutralizar o pH do quimo, aproximando-o do pH ótimo para ação das enzimas pancreáticas. Na lâmina própria e a submucosa contém agregados de nódulos linfáticos(GALT), que são mais numerosos no íleo,e neste órgão são conhecidos como Placas de Peyer. A camada muscular é bem desenvolvida nos intestinos,compostas por uma túnica circular interna e outra túnica longitudinal externa.
 Intestino Grosso: É constituído por ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendentes, cólon sigmóide, reto e ânus. A camada mucosa não tem pregas,exceto em sua porção distal(reto),nem vilosidades. As criptas são longas e apresentam abundante células caliciformes e absortivas(são colunares e contém microvilosidades curtas e irregulares) e um pequeno número de células enteroendócrinas. A lâmina própria é rica em células linfoides e em nódulos (GALT) que frequentemente se estendem até a submucosa. A camada muscular é constituída pelas camadas circular e longitudinal no qual as fibras da camada longitudinal externa se unem pra formar três bandas longitudinais espessas,as Tênias do Cólon. Possui camada serosa com pequenas protuberâncias pedunculadas formadas por tecido adiposo (apêndices epiploicos). O epitélio do intestino grosso é especializado na secreção de muco e absorção de água e sais, sendo assim, adaptado para realizar absorção de água, fermentação, formação de massa fecal e produção de muco.
 Tipos celulares
 Células absortivas: são colunares, mais numerosas, possuem borda estriada com microvilosidades curtas e irregulares. Tem interdigitações laterais e espaços intercelulares dilatados com Na+/K+ ATPases, que facilitam a entrada da água por osmose.
 Células mucosas: possuem grande número de grânulos de mucina (células caliciformes).
 Célula-tronco: precursoras dos outros tipos celulares e estão localizadas na base das invaginações celulares.
 Células endócrinas: são comparativamente menos numerosas no intestino grosso e estão dispersas entre outras células; contém cromogranina, somatostatina, glucagon.
A lâmina própria do intestino grosso consiste em colágeno, reticulina e fibroblastos envoltos em matriz glicosaminoglicana. Células contendo grânulos PAS positivos conhecidos como mucífagos são comuns, principalmente no reto.

Outros materiais