Buscar

exercicio de micro resumido

Prévia do material em texto

Exercícios de Micro
Assinale a única alternativa que completa corretamente o seguinte conceito:
Dentre os cinco reinos dos organismos vivos, encontramos o Reino MONERA , aquele no qual estão classificadas as BACTÉRIAS, como sendo o grupo de organismos com a seguinte constituição celular: Organismos unicelulares, células procarióticas.
Assinale a única alternativa que define corretamente o processo bioquímico anaeróbico no qual substâncias são quebradas com produção de compostos reduzidos e liberação de energia, processo esse no qual não há participação do oxigênio (Burton et al., 1996): Fermentação.
Entre os séculos XVII e XVIII uma pessoa com grande curiosidade e paciência extrema, se dedicava a polir lentes de aumento e a observar diversos materiais, entre eles, material depositado sobre a superfície dos dentes (placa dentária). Esse pesquisador ¿viu¿ pela primeira vez os microrganismos, fez desenhos relativos a eles e enviou inúmeras cartas comunicando o fato à Sociedade Real de Londres. Esse cientista, que foi o primeiro a observar os microrganismos, foi: Antony Van Leeuwenhoek
Os retrovírus são vírus que apresentam genoma  __________. Sintetizam um ácido nucleico do tipo ______ a partir de um _______, sob a ação da enzima _______________ reversa,. Isto forma uma sequência de fita dupla, que se unirá ao genoma da célula hospedeira.
 RNA, DNA, RNA, transcriptase
Os vírus que sintetizam uma molécula de DNA, a partir de uma molécula de RNA, no seu ciclo de replicação viral são os: retrovírus
Na infecção das células-alvo do HIV (linfócitos TCD4, macrófagos) a célula infectada pode permanecer viva, liberando continuamente partículas virais, que estão aptas a infectar novas células. A ausência de morte da célula-alvo é devido à seguinte característica do ciclo viral do vírus HIV: Liberação das partículas virais por brotamento, uma vez que HIV é um vírus envelopado.
Lesões vesiculares e muito dolorosas que aparecem em regiões definidas do corpo (dorso, abdômen, face) conhecidas como HERPES ZOSTER representam a reativação de um vírus que ficou latente em terminações nervosas, geralmente por muitos anos. A doença primária (infecção viral na sua primeira manifestação) relacionada ao herpes Zoster é:catapora ou varicela
Em relação às infecções virais:   I - O período de incubação varia, dependendo do tipo de vírus.
  II - A intensidade da manifestação clínica viral é comum a todos os indivíduos.
  III - A carga viral é sempre igual numa infecção viral, independente do indivíduo.
 IV - A febre, mal estar e dor no corpo fazem parte das manifestações clínicas comuns às infecções virais. Somente I e Iv
Sêcco & Robazzi (2007), analisaram durante seis anos 392 notificações de acidentes de trabalho no hospital de ensino da região norte do Paraná (HE). Os mais acometidos foram os Técnicos / Auxiliares de Enfermagem, com 93,9% dos casos. Os acidentes envolvendo a exposição a materiais biológicos foram os mais presentes, com 64,2% das ocorrências, atingiram principalmente as mãos devido ao manuseio de perfurocortantes. Devido aos resultados obtidos, as pesquisadoras constataram a necessidade de implementação de ações preventivas. Indique uma das ações preventiva. Manutenção das atividades de educação permanente e especial atenção na prevenção de doenças ocupacionais graves como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), Hepatite B e Hepatite C.
	
Numere a Segunda coluna de acordo com a primeira e depois assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
coluna I
(1) bacilos
(2) estreptococos
(3) estafilococos
(4) tétrades
(5) espirilos
coluna II
( 3) cocos em grupos densos
(2 ) cocos em fileira
( 5) filamentos helicoidais
(1 ) bastonete reto em geral de 1 a 15 micra
(4 ) cocos em grupo de quatro
		
Muitas bactérias sintetizam grande quantidade de polímeros extracelulares quando crescem em seus ambientes naturais. Este polímero (polissacarídeo) forma uma camada condensada e bem definida que circunda estreitamente a célula. Esta estrutura contribui para a capacidade de invasão das bactérias patogênicas e as protege contra a fagocitose, a não ser que sejam cobertas com anticorpos (Jawetz et al., 2000). Essa estrutura bacteriana é denominada: cápsula
Streptococcus pneumoniae é uma espécie bacteriana frequentemente associada com casos de pneumonia (bacteriana), otites e sinusites. Esse tipo bacteriano apresenta-se como diplococo Gram positivo e apresenta uma estrutura externa à parede celular, denominada CÁPSULA . A presença de cápsula em um determinado microrganismo é capaz de conferir a ele: proteção contra a fagocitose, pois oculta os antígenos de superfície da bactéria.
Alguns medicamentos que são utilizados na forma de pomadas ou cremes contém a enzima COLAGENASE, obtida a partir de culturas do Clostridium histolyticum. Esses medicamentos têm sido utilizados para se obter desbridamento em lesões superficiais, promovendo a limpeza enzimática das áreas lesadas e retirando ou dissolvendo necroses e crostas. (observação: o desbridamento consiste na remoção de tecidos necrosados aderidos ou de corpos/partículas estranhos no leito da ferida). ela proporciona à espécie bacteriana que a produz, capacidade de aprofundamento nos tecidos, por destruir as fibras de colágeno.
Em relação à microbiota normal, podemos somente afirmar que: Pode eventualmente provocar doenças endógenas devido ao deslocamento anatômico, por exemplo, a endocardite e infecção cirúrgica.
A microbiota cutânea se distribui por toda a extensão da pele, sendo mais concentrada, entretanto, nas áreas mais úmidas e quentes como axilas e períneo. A maioria das bactérias da pele reside na superfície do estrato córneo e na parte superior dos folículos pilosos. Algumas, entretanto, residem mais profundamente. Estas têm a função de recolonizar a pele quando as bactérias mais superficiais são removidas, por exemplo, após uma lavagem cuidadosa. Esta conduta pode diminuir em cerca de 90% o número total de microrganismos existentes na pele. Contudo, dentro de oito horas, o número destes é normalizado (Trabulsi et al., 1999).Assinale a alternativa que designa o microrganismo que aproveita do estado de debilidade das defesas do organismo cansando-lhe danos: oportunista
	Pelo fato de observar muitas parturientes morrerem de febre puerperal, um médico instituiu um procedimento obrigatório antes da realização de cirurgias e partos. Esse procedimento fez cair drásticamente os índices de infecção pós-parto desde então. Nessa época ainda não se conheciam os microrganismos. Assinale a alternativa que contém o nome do médico e o procedimento obrigatório que este instituiu: Ignaz Philipp Semmelweis , lavagem de mãos com água clorada.
		
	Leia atentamente a frase: "Todo ser vivo origina-se de outro preexistente". Se considerarmos o conceito estabelecido por esta frase, podemos dizer que ele se refere à seguinte teoria: Teoria da Biogênese.
		
O cientista que derrubou a Teoria da Geração Espontânea, comprovando que um ser vivo sempre se originava de outro ser vivo, além de iniciar o processo de uso de calor e resfriamento para matar microrganismos é: Louis Pasteur
Os vírus foram e são responsáveis por grandes epidemias, algumas foram devastadoras na história da humanidade como, por exemplo, a epidemia da gripe espanhola que matou milhões de pessoas na Europa. A palavra vírus é de origem no latim que significa: Os vírus foram e são responsáveis por grandes epidemias, algumas foram devastadoras na história da humanidade como, por exemplo, a epidemia da gripe espanhola que matou milhões de pessoas na Europa. A palavra vírus é de origem no latim que significa: veneno
A ocorrência de lesões vesiculares (lesões em que há aparecimento de vesículas com líquido no interior) , que depois evoluem para úlceras (feridas abertas) nos casos de herpes labial deve-se à seguinte ação dos vírus herpes simples (HSV 1): infecção lítica nas células epiteliais,promovendo lise nessas células e a formação das úlceras.
O vírus da gripe (Influenza Vírus) é um vírus cujo material genético é o RNA . Segundo Levinson e Jawetz (2002), o vírus influenza A apresenta um genoma de RNA de fita simples segmentado (oito segmentos), de polaridade negativa; um nucleocapsídeo helicoidal e um envelope externo lipoprotéico. LEVINSON, W.; JAWETZ, E. Vírus com genoma de RNA e com envelope. In:____. Microbiologia Médica e Imunologia, São Paulo. Artmed, 7 ed., 2002, p.244-248. 
De acordo com a composição viral citada para o Influenza Vírus, pode-se concluir que a montagem das partículas virais no interior das células hospedeiras ocorre: no citoplasma 
A infecção pelo Herpes simples é recorrente, ela vai e volta espontaneamente. Em geral, o quadro é de múltiplas vesículas (pequenas bolhas) agrupadas, com áreas de inflamação na base e ao redor. As lesões são muito dolorosas e podem vir acompanhadas de mal estar, linfonodos (gânglios) aumentados e febre. A infecção acontece com maior frequência na área de vermelhão do lábio e na pele adjacente dos lábios. Pode-se citar como fatores desencadeantes das recorrências: estresse, febre, trauma físico, luz ultravioleta, menstruação e imunossupressão. http://www.fepecs.edu.br/revista/Vol18_4art05.pdf ► Lesões de herpes labial são recidivantes (= recorrentes) porque: os vírus ficam latentes em gânglios nervosos.
Apesar do vírus da hepatite B poder ser encontrado no leite materno, o aleitamento em crianças filhas de mães portadoras do vírus B (HBV) , está indicado logo após a aplicação da primeira dose do esquema vacinal e da imunoglobulina humana hiperimune. São consideradas formas importantes de contágio do vírus HBV:
sexual, parenteral, vertical.
Em relação às hepatites virais A, B e C, marque a única alternativa correta:
A hepatite A não se torna crônica, já as hepatites B e C, frequentemente tornam-se crônicas.
A estrutura denominada de DNA extracromossômico e que possuem a capacidade de se replicar, independentemente do cromossomo bacteriano, são: plasmídeo
Antibióticos são medicamentos que agem sobre células bacterianas, mais especificamente em alguma estrutura ou mecanismo que possa ser ou funcionar de forma diferente das células do hospedeiro. No entanto, grupos de bactérias têm desenvolvido mecanismos que permitem que elas desviem do bloqueio promovido pelo fármaco. A maior parte desses mecanismos, que chamamos de mecanismos de resistência, são genéticos e algumas vezes podem ser transferidos de uma espécie bacteriana para outra. A ESTRUTURA na qual podem ser encontrados os genes de resistência aos antimicrobianos é:plasmídeo
Bactérias que apresentam parede celular com espessa camada de peptideoglicano são classificadas pelo método de coloração de Gram como: Gram positivas e se coram de roxo pelo método de coloração de Gram.
Um microrganismo é considerado VIRULENTO quando: tem capacidade de produzir lesão de células e tecidos do hospedeiro
Denominamos MICROBIOTA o conjunto de microrganismos que habita regularmente determinados sítios anatômicos sem causar doença. Dessa forma, marque a alternativa correta: A microbiota residente é formada por microrganismos encontrados com regularidade em determinada área da superfície e, se for perturbada, recompõe-se com facilidade.
Definimos Microbiota como sendo o conjunto de microrganismos que convivem em determinadas áreas do corpo humano sem causar doença. Assinale a alternativa que contenha somente sítios anatômicos (locais) do corpo humano que contém Microbiota: pele, intestino, mucosa nasal, cavidade oral, porção inicial da uretra,vagina.

Continue navegando