Logo Passei Direto
Buscar

Sacramentos da Iniciação Cristã

User badge image
Cida Antunes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia a citação a seguir: “As palavras com que quem baptiza expressa o significado da acção de lavar que simultaneamente realiza são: ‘[...] eu te baptizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLINÉ, E. Os Sete Sacramentos. Lisboa: Diel, 2001. p. 59.
A partir da leitura da citação dada e dos conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (pág. 30) acerca da contribuição de São Justino Mártir referente ao batismo, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas: I. (F) Batizamos em um lugar onde tem água, e ali são regenerados com o mesmo tipo de regeneração que nos regenerou. O batismo é realizado no nome do Espírito Santo. II. (V) Sobre aquele que escolheu renascer e que se arrepende dos seus pecados, dentro da água, se invoca o nome de Deus, Pai e soberano do universo. III.(V) Este banho (batismo) recebe o nome de iluminação, porque entende-se que se ilumina a inteligência daqueles que aprendem essas coisas. IV. (V) E o iluminado, que quer dizer, o batizado, se lava também em nome de Jesus Cristo e no nome do Espírito Santo, que, por meio dos profetas, anunciou previamente tudo o que se refere a Jesus. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A F – V – V – V
B V – F – F – V
C F – F – V – F
D V – V – V – F
E V – V – F – V

Considere a citação a seguir: “A imersão na água evoca os simbolismos da morte e da purificação, mas também da regeneração e da renovação”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLINÉ, E. Os sete sacramentos. Lisboa: Diel, 2001. p. 65.
Considerando a dada citação e conforme os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã concernentes ao batismo e à remissão de pecados, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas: I. (F) Todos somos batizados na morte de João Batista. II. (V) O adulto batizado fica liberto das penas temporais devidas aos pecados da sua vida antes da conversão. III. (V) Pelo batismo, somos sepultados com Cristo na morte para que, como Ele ressuscitou, nós também ressuscitemos. IV.(V) Para poder participar da vida trinitária, devemos ter todos os nossos pecados perdoados, e isso se dá pelo batismo: o pecado original e todos os pecados pessoais, bem como todas as penas devidas ao pecado. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A F – V – V – F
B V – F – V – F
C F – V – V – V
D V – F – F – F
E V – V – F – F

Considere o seguinte excerto de texto: “No Oriente, é normalmente o presbítero batizante que também ministra imediatamente a Confirmação em uma única e mesma celebração”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Catecismo da Igreja Católica. Rio de Janeiro: Vozes, 1993. p.315.
Considerando o dado excerto de texto e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (livro-base p. 71) concernente à ministração do sacramento da confirmação no Oriente, analise as assertivas que seguem, marque V para as verdadeiras e F para as falsas: I. (V) Qualquer sacerdote pode administrar o sacramento da confirmação e na sua grande maioria, isso é feito logo após o batismo. II. (V) Pode ser ministrado por qualquer sacerdote, no entanto, ele só pode administrá-lo com o óleo consagrado pelo bispo. No entanto, se um cristão estiver em perigo de morte, qualquer presbítero pode dar-lhe a confirmação. III.(F) O bispo é o ministro ordinário da confirmação. E embora possa delegar tal ofício aos sacerdotes – diz o Catecismo –, é conveniente que ele mesmo o administre recordando que foi por essa razão que houve a separação temporal desse sacramento do sacramento do batismo. IV. (F) Para Santo Hipólito, no batismo, a pessoa se transforma em morada espiritual, ao passo que na confirmação a pessoa é consagrada para se tornar templo do Espírito Santo. Portanto, esse ato de aperfeiçoamento deve ser reservado ao ministro mais perfeito, isto é, o bispo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V – V – F – F
B V – F – V – F
C V – V – V – F
D F – V – V – V
E F – F – V – V

Considere a seguinte citação: “O batismo, portanto, significa a atitude de metanóia para que os pecados sejam perdoados. Mateus diz expressamente que eram batizados no Jordão ‘os que confessavam seus pecados’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORÓBIO, D. (org.). A Celebração na Igreja II: sacramentos. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1993. p. 79.
Considerando a citação dada e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (livro-base p.19-22) referente aos cinco efeitos do sacramento do batismo, analise as afirmativas a seguir: I. Os cinco efeitos do sacramento do batismo são: a remissão dos pecados, a transformação em nova criatura, a incorporação na Igreja, o fundamento da comunhão entre todos os cristãos e uma marca espiritual indelével na alma de quem o recebe. II. Nós oramos e jejuamos com eles. Depois os levamos a um lugar onde tem água, e ali são regenerados com o mesmo tipo de regeneração que nos regenerou. Porque tomam banho na água em nome de Jesus Cristo nosso salvador. III. O batismo nos faz membros do corpo de Cristo e também participantes no sacerdócio comum dos fiéis. Estar em comunhão com Cristo é tomar parte do seu tríplice múnus: profeta, sacerdote e rei. IV. Constitui o vínculo sacramental da unidade vigente entre todos os que por ele foram regenerados. O caráter sacramental do batismo cria unidade dentro da Igreja e derruba qualquer discriminação. São corretas apenas as afirmativas:
A I, II e IV
B II e IV
C I e III
D II, III e IV
E I, III e IV

Considere o fragmento de texto a seguir: “Embora a Bíblia quase não menciona o batismo conforme o nosso uso atual, é provável que a sua origem esteja na prática das abluções com água. A vida dos hebreus era marcada por tais gestos. Na comunidade dos essênios em Qumrãn parece que era um elemento fundamental. São provas disso as várias cisternas que encontramos visitando as ruínas daquele 'mosteiro'”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, Luiz da. De onde João Batista teve a ideia de batizar as pessoas imergindo-as na água se no Antigo Testamento não havia essa prática? Seria dos ritos praticados pelos prosélitos?. . Acesso em: 05 fev. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (livro-base p 12-13) concernente à origem do batismo, assinale a alternativa correta:
A Algumas formas de purificações encontradas no Novo Testamento são interpretadas como complementações do batismo cristão.
B No Antigo Testamento existiam, essencialmente, quatro tipos de purificação, os quais eram destinados àquelas pessoas que queriam tornar-se judias.
C No período do Antigo Testamento, os não judeus eram considerados puros, portanto, não precisavam participar de ritual de purificação, apenas ser circuncidados, o que demonstra que o batismo não se originou de rituais estabelecidos nesse período.
D Os cristãos da igreja primitiva não consideraram os acontecimentos bíblicos do Antigo Testamento como figuras e anúncios do batismo.
E O batismo, no Novo Testamento, foi compreendido pelos cristãos como um rito de purificação também; e mais, como cumprimento das figuras bíblicas.

Considere o excerto de texto a seguir: “A celebração do batismo tem seu ponto culminante na ablução da água com a invocação da santíssima Trindade, e é preparada pela benção da água [...]. Trata-se, por conseguinte, de um elemento importante da liturgia batismal”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORÓBIO, D. (org.). A Celebração na Igreja II: sacramentos. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1993. p. 63.
Considerando o excerto de texto dado e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (pág 29) no que se refere ao modo como a água é usada no rito sacramental do batismo, chamado de matéria próxima, relacione corretamente os nomes dos métodos às suas respectivas características: 1. Infusão. 2. Aspersão. 3. Imersão. (3) Esse conceito está em sintonia com o proposto pelo apóstolo São Paulo de sepultar-se com Cristo. Imersão. (3) Imergir é o conteúdo e significado do vocábulo batismo. Prova disso é o ocorrido com Felipe, quando batizou o funcionário da rainha da Etiópia. Imersão. (1) É o método predominante atualmente, apesar de algumas novas comunidades preferirem a forma da imersão. Infusão. (1) Acredita-se que quando três mil pessoas foram batizadas e quando se administrou o batismo na prisão, o rito tenha sido realizado derramando água. Infusão. (2) Tertuliano, São Cipriano e Santo Agostinho mencionam esse método. Aspersão. Agora, selecione a sequência correta:
A 2 – 3 – 2 – 1 – 3
B 2 – 2 – 3 – 3 – 1
C 3 – 3 – 1 – 2 – 1
D 3 – 3 – 1 – 1 – 2
E 1 – 3 – 2 – 1 – 3

Considere o seguinte excerto de texto: “Como acontece com tantos outros temas sacramentais, a Tradição apostólica de Hipólito oferece também as primícias históricas de um ritual praticamente completo da iniciação cristã. [...] O ritual prevê, como momento prévio ao banho, a preparação do óleo de exorcismo e do óleo de ação de graças. Com o óleo de exorcismo unge-se aquele que vai passar ao banho batismal, uma vez feita a renúncia a Satanás. Faz-se o banho com uma tríplice imersão, uma depois de cada profissão de fé na Trindade. Aquele que batiza faz as perguntas com a mão imposta sobre a cabeça daquele que é batizado”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORÓBIO, D. (org.). A Celebração na Igreja II: sacramentos. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1993. p. 42-43.
Considerando o dado excerto de texto e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (livro-base p 17-18) concernente ao posicionamento de alguns padres do terceiro século sobre o sacramento do batismo, relacione corretamente os nomes às respectivas características: 1. Santo Hipólito 2. Tertuliano 3. São Cipriano (2) Escreveu a mais antiga monografia sobre esse sacramento. E na sua doutrina pressupôs tacitamente que Cristo o instituiu. Tertuliano (3) Bispo de Cartago, que padeceu o martírio sob Valeriano, descreveu o próprio batismo como uma imersão no banho salutar. São Cipriano (1) Segundo ele, o batismo deveria ser realizado em água corrente, na fonte ou caindo do alto, exceto em caso de necessidade; se a dificuldade persistisse ou em caso de urgência, deveria ser usada a água encontrada. Santo Hipólito (3) Em carta assinada por mais 66 bispos da África, enviada ao presbítero Fido, ele confirmou também a necessidade de batizar as crianças recém-nascidas, sem ter que se esperar até o oitavo dia, como Fido vinha fazendo. São Cipriano (1) Morto mártir, douto e diligente escritor, interessado especialmente nos problemas da vida prática cristã, deixou uma detalhada descrição do rito batismal, assim como era celebrado em Roma naqueles tempos. Santo Hipólito. Agora, selecione a sequência correta:
A 3 – 3 – 2 – 1 – 1
B 2 – 2 – 1 – 3 – 3
C 3 – 3 – 1 – 1 – 2
D 2 – 3 – 1 – 3 – 1
E 1 – 1 – 3 – 2 – 2

Leia a citação a seguir: “A unção com o santo crisma, óleo perfumado consagrado pelo Bispo, significa o dom do Espírito Santo ao novo batizado. Este tornou-se um cristão, isto é, ‘ungido’ do Espírito Santo, incorporado a Cristo, que é ungido sacerdote, profeta e rei”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CATECISMO da Igreja Católica. Parágrafo 1241. Rio de Janeiro: Vozes, 1993. p. 301.
A partir da leitura da citação dada e conforme os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã (pág.104) em relação à unção feita com o crisma como rito complementar na celebração do batismo, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas: I. (F) No Novo Testamento, diferentemente do Antigo Testamento, a unção simbolizava bem-estar, suavidade, alegria e também fortaleza. II. (F) A unção, a partir de Paulo VI, constituiu o rito essencial do batismo. III. (V) A unção está presente na liturgia batismal desde o século II. IV. (V) No Antigo Testamento, ser ungido do Senhor ou ter recebido seu Espírito eram duas fórmulas equivalentes. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A F – V – V – V
B F – F – V – F
C F – F – V – V
D F – V – V – F
E V – V – F – V

Leia o fragmento de texto a seguir: “É diferente, pelo contrário, o que acontece na Didaché ou doutrina dos doze apóstolos [...]. O documento trata de maneira bastante ampla do ritual do batismo numa primeira parte, em que está contido todo o ensinamento catequético sobre o ‘caminho da vida’. Nesta conexão entre ensinamento e batismo, percebe-se facilmente o paralelismo com a conclusão de Mateus 28,18-20: ‘Batizando [...] e ensinando a cumprir’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORÓBIO, D. A Celebração na Igreja II: Sacramentos. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1993. p. 41.
Considerando o dado fragmento de texto e tendo em vista os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã (livro-base p 29-30) sobre os registros da Didaqué referentes à instituição do batismo, analise as seguintes afirmativas: I. Nesse documento, consta que se deve batizar em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. II. Nesse documento, há a explicação de que, se você não tem água corrente, pode batizar em outra água; se não puder batizar em água fria, pode batizar em água quente. III. A Didaqué não aceita o rito de imersão em água corrente, afirmando que o batismo deve ser realizado exclusivamente com um triplo derramamento de água.

Considerando o dado excerto de texto e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã ((livro-base p 103-104)) concernente ao selo do dom do Espírito Santo, assinale a alternativa correta:
A Além do gesto da signação, diz-se a fórmula ‘accipe signaculum doni Spiritus Sancti’, que significa, ‘receba o selo da cura’.
B No Antigo Testamento, São Paulo estabelece uma relação entre o selo e a unção do Espírito.
C No livro do Gênesis, menciona-se que os servos de Deus serão “marcados na testa com o selo do Deus vivo”.
D Junto com o gesto da signação, diz-se a fórmula “accipe signaculum doni Spiritus Sancti”, ou seja, “Recebe o selo do dom do Espírito Santo”, em uma tradução literal.
E São João Crisóstomo e Teodoro de Mopsuestia relacionaram o selo às marcações que se faziam nas ovelhas e nos soldados romanos; daí que no futuro aquele que recebe a confirmação é considerado um atleta de Cristo.

Considerando o dado extrato de texto e conforme os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã (livro-base p. 34) sobre a relação do batismo com o pecado e com as suas consequências, analise as afirmativas a seguir:
São corretas apenas as afirmativas:
I. No batismo, são eliminadas todas as consequências temporais do pecado, no entanto, permanece a propensão natural humana para o erro.
II. O batismo produz uma mudança no mais profundo do ser daquele que o recebe. Contudo, após o batismo, permanecem certas consequências temporais do pecado, tais como os sofrimentos, a doença, a morte ou as fragilidades inerentes à vida, como as fraquezas de carácter.
III. Além das consequências do pecado, também permanece no batizando, se adulto, os hábitos adquiridos ao longo da vida.
IV. A Tradição chama essa propensão humana ao pecado de concupiscência ou, metaforicamente, o incentivo ao pecado.
A I, II e III
B I e III
C II e IV
D II, III e IV
E I e IV

Considerando o dado extrato de texto e tendo em vista os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã (livro-base p. 38,39) sobre o batismo e a comunhão entre todos os cristãos, analise as seguintes afirmativas:
São corretas apenas as afirmativas:
I. A oração de Cristo é que todos sejam um, como Ele é com o Pai. Podemos entender disso que o desejo do nosso Mestre é que todos, um dia, comunguemos da mesma fé e do mesmo pão da vida.
II. O caráter sacramental do batismo cria unidade dentro da Igreja e derruba qualquer discriminação, pois todos que são batizados se tornam um só perante Cristo.
III. Todos os que são batizados se revestem de Cristo e são aceitos por Ele sem distinções.
IV. O caráter sacramental do batismo cria unidade dentro da Igreja, entretanto, com distinções, visto que a Igreja não aceita todas as culturas, mesmo se elas se converterem à fé e à moral cristãs.
A II e IV
B I, II e III
C I, II e IV
D II e III
E I e III

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia a citação a seguir: “As palavras com que quem baptiza expressa o significado da acção de lavar que simultaneamente realiza são: ‘[...] eu te baptizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLINÉ, E. Os Sete Sacramentos. Lisboa: Diel, 2001. p. 59.
A partir da leitura da citação dada e dos conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (pág. 30) acerca da contribuição de São Justino Mártir referente ao batismo, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas: I. (F) Batizamos em um lugar onde tem água, e ali são regenerados com o mesmo tipo de regeneração que nos regenerou. O batismo é realizado no nome do Espírito Santo. II. (V) Sobre aquele que escolheu renascer e que se arrepende dos seus pecados, dentro da água, se invoca o nome de Deus, Pai e soberano do universo. III.(V) Este banho (batismo) recebe o nome de iluminação, porque entende-se que se ilumina a inteligência daqueles que aprendem essas coisas. IV. (V) E o iluminado, que quer dizer, o batizado, se lava também em nome de Jesus Cristo e no nome do Espírito Santo, que, por meio dos profetas, anunciou previamente tudo o que se refere a Jesus. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A F – V – V – V
B V – F – F – V
C F – F – V – F
D V – V – V – F
E V – V – F – V

Considere a citação a seguir: “A imersão na água evoca os simbolismos da morte e da purificação, mas também da regeneração e da renovação”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLINÉ, E. Os sete sacramentos. Lisboa: Diel, 2001. p. 65.
Considerando a dada citação e conforme os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã concernentes ao batismo e à remissão de pecados, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas: I. (F) Todos somos batizados na morte de João Batista. II. (V) O adulto batizado fica liberto das penas temporais devidas aos pecados da sua vida antes da conversão. III. (V) Pelo batismo, somos sepultados com Cristo na morte para que, como Ele ressuscitou, nós também ressuscitemos. IV.(V) Para poder participar da vida trinitária, devemos ter todos os nossos pecados perdoados, e isso se dá pelo batismo: o pecado original e todos os pecados pessoais, bem como todas as penas devidas ao pecado. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A F – V – V – F
B V – F – V – F
C F – V – V – V
D V – F – F – F
E V – V – F – F

Considere o seguinte excerto de texto: “No Oriente, é normalmente o presbítero batizante que também ministra imediatamente a Confirmação em uma única e mesma celebração”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Catecismo da Igreja Católica. Rio de Janeiro: Vozes, 1993. p.315.
Considerando o dado excerto de texto e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (livro-base p. 71) concernente à ministração do sacramento da confirmação no Oriente, analise as assertivas que seguem, marque V para as verdadeiras e F para as falsas: I. (V) Qualquer sacerdote pode administrar o sacramento da confirmação e na sua grande maioria, isso é feito logo após o batismo. II. (V) Pode ser ministrado por qualquer sacerdote, no entanto, ele só pode administrá-lo com o óleo consagrado pelo bispo. No entanto, se um cristão estiver em perigo de morte, qualquer presbítero pode dar-lhe a confirmação. III.(F) O bispo é o ministro ordinário da confirmação. E embora possa delegar tal ofício aos sacerdotes – diz o Catecismo –, é conveniente que ele mesmo o administre recordando que foi por essa razão que houve a separação temporal desse sacramento do sacramento do batismo. IV. (F) Para Santo Hipólito, no batismo, a pessoa se transforma em morada espiritual, ao passo que na confirmação a pessoa é consagrada para se tornar templo do Espírito Santo. Portanto, esse ato de aperfeiçoamento deve ser reservado ao ministro mais perfeito, isto é, o bispo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V – V – F – F
B V – F – V – F
C V – V – V – F
D F – V – V – V
E F – F – V – V

Considere a seguinte citação: “O batismo, portanto, significa a atitude de metanóia para que os pecados sejam perdoados. Mateus diz expressamente que eram batizados no Jordão ‘os que confessavam seus pecados’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORÓBIO, D. (org.). A Celebração na Igreja II: sacramentos. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1993. p. 79.
Considerando a citação dada e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (livro-base p.19-22) referente aos cinco efeitos do sacramento do batismo, analise as afirmativas a seguir: I. Os cinco efeitos do sacramento do batismo são: a remissão dos pecados, a transformação em nova criatura, a incorporação na Igreja, o fundamento da comunhão entre todos os cristãos e uma marca espiritual indelével na alma de quem o recebe. II. Nós oramos e jejuamos com eles. Depois os levamos a um lugar onde tem água, e ali são regenerados com o mesmo tipo de regeneração que nos regenerou. Porque tomam banho na água em nome de Jesus Cristo nosso salvador. III. O batismo nos faz membros do corpo de Cristo e também participantes no sacerdócio comum dos fiéis. Estar em comunhão com Cristo é tomar parte do seu tríplice múnus: profeta, sacerdote e rei. IV. Constitui o vínculo sacramental da unidade vigente entre todos os que por ele foram regenerados. O caráter sacramental do batismo cria unidade dentro da Igreja e derruba qualquer discriminação. São corretas apenas as afirmativas:
A I, II e IV
B II e IV
C I e III
D II, III e IV
E I, III e IV

Considere o fragmento de texto a seguir: “Embora a Bíblia quase não menciona o batismo conforme o nosso uso atual, é provável que a sua origem esteja na prática das abluções com água. A vida dos hebreus era marcada por tais gestos. Na comunidade dos essênios em Qumrãn parece que era um elemento fundamental. São provas disso as várias cisternas que encontramos visitando as ruínas daquele 'mosteiro'”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, Luiz da. De onde João Batista teve a ideia de batizar as pessoas imergindo-as na água se no Antigo Testamento não havia essa prática? Seria dos ritos praticados pelos prosélitos?. . Acesso em: 05 fev. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (livro-base p 12-13) concernente à origem do batismo, assinale a alternativa correta:
A Algumas formas de purificações encontradas no Novo Testamento são interpretadas como complementações do batismo cristão.
B No Antigo Testamento existiam, essencialmente, quatro tipos de purificação, os quais eram destinados àquelas pessoas que queriam tornar-se judias.
C No período do Antigo Testamento, os não judeus eram considerados puros, portanto, não precisavam participar de ritual de purificação, apenas ser circuncidados, o que demonstra que o batismo não se originou de rituais estabelecidos nesse período.
D Os cristãos da igreja primitiva não consideraram os acontecimentos bíblicos do Antigo Testamento como figuras e anúncios do batismo.
E O batismo, no Novo Testamento, foi compreendido pelos cristãos como um rito de purificação também; e mais, como cumprimento das figuras bíblicas.

Considere o excerto de texto a seguir: “A celebração do batismo tem seu ponto culminante na ablução da água com a invocação da santíssima Trindade, e é preparada pela benção da água [...]. Trata-se, por conseguinte, de um elemento importante da liturgia batismal”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORÓBIO, D. (org.). A Celebração na Igreja II: sacramentos. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1993. p. 63.
Considerando o excerto de texto dado e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (pág 29) no que se refere ao modo como a água é usada no rito sacramental do batismo, chamado de matéria próxima, relacione corretamente os nomes dos métodos às suas respectivas características: 1. Infusão. 2. Aspersão. 3. Imersão. (3) Esse conceito está em sintonia com o proposto pelo apóstolo São Paulo de sepultar-se com Cristo. Imersão. (3) Imergir é o conteúdo e significado do vocábulo batismo. Prova disso é o ocorrido com Felipe, quando batizou o funcionário da rainha da Etiópia. Imersão. (1) É o método predominante atualmente, apesar de algumas novas comunidades preferirem a forma da imersão. Infusão. (1) Acredita-se que quando três mil pessoas foram batizadas e quando se administrou o batismo na prisão, o rito tenha sido realizado derramando água. Infusão. (2) Tertuliano, São Cipriano e Santo Agostinho mencionam esse método. Aspersão. Agora, selecione a sequência correta:
A 2 – 3 – 2 – 1 – 3
B 2 – 2 – 3 – 3 – 1
C 3 – 3 – 1 – 2 – 1
D 3 – 3 – 1 – 1 – 2
E 1 – 3 – 2 – 1 – 3

Considere o seguinte excerto de texto: “Como acontece com tantos outros temas sacramentais, a Tradição apostólica de Hipólito oferece também as primícias históricas de um ritual praticamente completo da iniciação cristã. [...] O ritual prevê, como momento prévio ao banho, a preparação do óleo de exorcismo e do óleo de ação de graças. Com o óleo de exorcismo unge-se aquele que vai passar ao banho batismal, uma vez feita a renúncia a Satanás. Faz-se o banho com uma tríplice imersão, uma depois de cada profissão de fé na Trindade. Aquele que batiza faz as perguntas com a mão imposta sobre a cabeça daquele que é batizado”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORÓBIO, D. (org.). A Celebração na Igreja II: sacramentos. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1993. p. 42-43.
Considerando o dado excerto de texto e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (livro-base p 17-18) concernente ao posicionamento de alguns padres do terceiro século sobre o sacramento do batismo, relacione corretamente os nomes às respectivas características: 1. Santo Hipólito 2. Tertuliano 3. São Cipriano (2) Escreveu a mais antiga monografia sobre esse sacramento. E na sua doutrina pressupôs tacitamente que Cristo o instituiu. Tertuliano (3) Bispo de Cartago, que padeceu o martírio sob Valeriano, descreveu o próprio batismo como uma imersão no banho salutar. São Cipriano (1) Segundo ele, o batismo deveria ser realizado em água corrente, na fonte ou caindo do alto, exceto em caso de necessidade; se a dificuldade persistisse ou em caso de urgência, deveria ser usada a água encontrada. Santo Hipólito (3) Em carta assinada por mais 66 bispos da África, enviada ao presbítero Fido, ele confirmou também a necessidade de batizar as crianças recém-nascidas, sem ter que se esperar até o oitavo dia, como Fido vinha fazendo. São Cipriano (1) Morto mártir, douto e diligente escritor, interessado especialmente nos problemas da vida prática cristã, deixou uma detalhada descrição do rito batismal, assim como era celebrado em Roma naqueles tempos. Santo Hipólito. Agora, selecione a sequência correta:
A 3 – 3 – 2 – 1 – 1
B 2 – 2 – 1 – 3 – 3
C 3 – 3 – 1 – 1 – 2
D 2 – 3 – 1 – 3 – 1
E 1 – 1 – 3 – 2 – 2

Leia a citação a seguir: “A unção com o santo crisma, óleo perfumado consagrado pelo Bispo, significa o dom do Espírito Santo ao novo batizado. Este tornou-se um cristão, isto é, ‘ungido’ do Espírito Santo, incorporado a Cristo, que é ungido sacerdote, profeta e rei”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CATECISMO da Igreja Católica. Parágrafo 1241. Rio de Janeiro: Vozes, 1993. p. 301.
A partir da leitura da citação dada e conforme os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã (pág.104) em relação à unção feita com o crisma como rito complementar na celebração do batismo, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas: I. (F) No Novo Testamento, diferentemente do Antigo Testamento, a unção simbolizava bem-estar, suavidade, alegria e também fortaleza. II. (F) A unção, a partir de Paulo VI, constituiu o rito essencial do batismo. III. (V) A unção está presente na liturgia batismal desde o século II. IV. (V) No Antigo Testamento, ser ungido do Senhor ou ter recebido seu Espírito eram duas fórmulas equivalentes. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A F – V – V – V
B F – F – V – F
C F – F – V – V
D F – V – V – F
E V – V – F – V

Leia o fragmento de texto a seguir: “É diferente, pelo contrário, o que acontece na Didaché ou doutrina dos doze apóstolos [...]. O documento trata de maneira bastante ampla do ritual do batismo numa primeira parte, em que está contido todo o ensinamento catequético sobre o ‘caminho da vida’. Nesta conexão entre ensinamento e batismo, percebe-se facilmente o paralelismo com a conclusão de Mateus 28,18-20: ‘Batizando [...] e ensinando a cumprir’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORÓBIO, D. A Celebração na Igreja II: Sacramentos. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1993. p. 41.
Considerando o dado fragmento de texto e tendo em vista os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã (livro-base p 29-30) sobre os registros da Didaqué referentes à instituição do batismo, analise as seguintes afirmativas: I. Nesse documento, consta que se deve batizar em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. II. Nesse documento, há a explicação de que, se você não tem água corrente, pode batizar em outra água; se não puder batizar em água fria, pode batizar em água quente. III. A Didaqué não aceita o rito de imersão em água corrente, afirmando que o batismo deve ser realizado exclusivamente com um triplo derramamento de água.

Considerando o dado excerto de texto e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã ((livro-base p 103-104)) concernente ao selo do dom do Espírito Santo, assinale a alternativa correta:
A Além do gesto da signação, diz-se a fórmula ‘accipe signaculum doni Spiritus Sancti’, que significa, ‘receba o selo da cura’.
B No Antigo Testamento, São Paulo estabelece uma relação entre o selo e a unção do Espírito.
C No livro do Gênesis, menciona-se que os servos de Deus serão “marcados na testa com o selo do Deus vivo”.
D Junto com o gesto da signação, diz-se a fórmula “accipe signaculum doni Spiritus Sancti”, ou seja, “Recebe o selo do dom do Espírito Santo”, em uma tradução literal.
E São João Crisóstomo e Teodoro de Mopsuestia relacionaram o selo às marcações que se faziam nas ovelhas e nos soldados romanos; daí que no futuro aquele que recebe a confirmação é considerado um atleta de Cristo.

Considerando o dado extrato de texto e conforme os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã (livro-base p. 34) sobre a relação do batismo com o pecado e com as suas consequências, analise as afirmativas a seguir:
São corretas apenas as afirmativas:
I. No batismo, são eliminadas todas as consequências temporais do pecado, no entanto, permanece a propensão natural humana para o erro.
II. O batismo produz uma mudança no mais profundo do ser daquele que o recebe. Contudo, após o batismo, permanecem certas consequências temporais do pecado, tais como os sofrimentos, a doença, a morte ou as fragilidades inerentes à vida, como as fraquezas de carácter.
III. Além das consequências do pecado, também permanece no batizando, se adulto, os hábitos adquiridos ao longo da vida.
IV. A Tradição chama essa propensão humana ao pecado de concupiscência ou, metaforicamente, o incentivo ao pecado.
A I, II e III
B I e III
C II e IV
D II, III e IV
E I e IV

Considerando o dado extrato de texto e tendo em vista os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã (livro-base p. 38,39) sobre o batismo e a comunhão entre todos os cristãos, analise as seguintes afirmativas:
São corretas apenas as afirmativas:
I. A oração de Cristo é que todos sejam um, como Ele é com o Pai. Podemos entender disso que o desejo do nosso Mestre é que todos, um dia, comunguemos da mesma fé e do mesmo pão da vida.
II. O caráter sacramental do batismo cria unidade dentro da Igreja e derruba qualquer discriminação, pois todos que são batizados se tornam um só perante Cristo.
III. Todos os que são batizados se revestem de Cristo e são aceitos por Ele sem distinções.
IV. O caráter sacramental do batismo cria unidade dentro da Igreja, entretanto, com distinções, visto que a Igreja não aceita todas as culturas, mesmo se elas se converterem à fé e à moral cristãs.
A II e IV
B I, II e III
C I, II e IV
D II e III
E I e III

Prévia do material em texto

1ª APOL DE SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
Questão 1/10 - Sacramentos da Iniciação Cristã
Leia a citação a seguir:
“As palavras com que quem baptiza expressa o significado da acção de lavar que simultaneamente realiza são: ‘[...] eu te baptizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLINÉ, E. Os Sete Sacramentos. Lisboa: Diel, 2001. p. 59.
A partir da leitura da citação dada e dos conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (pág. 30) acerca da contribuição de São Justino Mártir referente ao batismo, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
I.  (F) Batizamos em um lugar onde tem água, e ali são regenerados com o mesmo tipo de regeneração que nos regenerou. O batismo é realizado no nome do Espírito Santo.
II. (V) Sobre aquele que escolheu renascer e que se arrepende dos seus pecados, dentro da água, se invoca o nome de Deus, Pai e soberano do universo.
III.(V) Este banho (batismo) recebe o nome de iluminação, porque entende-se que se ilumina a inteligência daqueles que aprendem essas coisas.
IV. (V) E o iluminado, que quer dizer, o batizado, se lava também em nome de Jesus Cristo e no nome do Espírito Santo, que, por meio dos profetas, anunciou previamente tudo o que se refere a Jesus.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	F – V – V – V
	B	V – F – F – V
	C	F – F – V – F
	D	V – V – V – F
	E	V – V – F – V
Questão 2/10 - Sacramentos da Iniciação Cristã
Considere a citação a seguir: 
“A imersão na água evoca os simbolismos da morte e da purificação, mas também da regeneração e da renovação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLINÉ, E. Os sete sacramentos. Lisboa: Diel, 2001. p. 65.
 Considerando a dada citação e conforme os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã concernentes ao batismo e à remissão de pecados, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
 I. (F) Todos somos batizados na morte de João Batista.
II. (V) O adulto batizado fica liberto das penas temporais devidas aos pecados da sua vida antes da conversão.
III. (V) Pelo batismo, somos sepultados com Cristo na morte para que, como Ele ressuscitou, nós também ressuscitemos.
IV.(V) Para poder participar da vida trinitária, devemos ter todos os nossos pecados perdoados, e isso se dá pelo batismo: o pecado original e todos os pecados pessoais, bem como todas as penas devidas ao pecado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A	F – V – V – F
B	V – F – V – F
C	F – V – V – V
D	V – F – F – F
E	V – V – F – F
Questão 3/10 - Sacramentos da Iniciação Cristã
Considere o seguinte excerto de texto:
“No Oriente, é normalmente o presbítero batizante que também ministra imediatamente a Confirmação em uma única e mesma celebração”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  Catecismo da Igreja Católica. Rio de Janeiro: Vozes, 1993. p.315.
Considerando o dado excerto de texto e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (livro-base p. 71) concernente à ministração do sacramento da confirmação no Oriente, analise as assertivas que seguem, marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  (V) Qualquer sacerdote pode administrar o sacramento da confirmação e na sua grande maioria, isso é feito logo após o batismo.
II. (V) Pode ser ministrado por qualquer sacerdote, no entanto, ele só pode administrá-lo com o óleo consagrado pelo bispo. No entanto, se um cristão estiver em perigo de morte, qualquer presbítero pode dar-lhe a confirmação.
III.(F) O bispo é o ministro ordinário da confirmação. E embora possa delegar tal ofício aos sacerdotes – diz o Catecismo –, é conveniente que ele mesmo o administre recordando que foi por essa razão que houve a separação temporal desse sacramento do sacramento do batismo.
IV. (F) Para Santo Hipólito, no batismo, a pessoa se transforma em morada espiritual, ao passo que na confirmação a pessoa é consagrada para se tornar templo do Espírito Santo. Portanto, esse ato de aperfeiçoamento deve ser reservado ao ministro mais perfeito, isto é, o bispo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A	V – V – F – F
B	V – F – V – F
C	V – V – V – F
D	F – V – V – V
E	F – F – V – V
Questão 4/10 - Sacramentos da Iniciação Cristã
Considere a seguinte citação:
“O batismo, portanto, significa a atitude de metanóia para que os pecados sejam perdoados. Mateus diz expressamente que eram batizados no Jordão ‘os que confessavam seus pecados’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORÓBIO, D. (org.).  A Celebração na Igreja II: sacramentos. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1993. p. 79.
Considerando a citação dada e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (livro-base p.19-22 )referente aos cinco efeitos do sacramento do batismo, analise as afirmativas a seguir:
I. Os cinco efeitos do sacramento do batismo são: a remissão dos pecados, a transformação em nova criatura, a incorporação na Igreja, o fundamento da comunhão entre todos os cristãos e uma marca espiritual indelével na alma de quem o recebe.
II. Nós oramos e jejuamos com eles. Depois os levamos a um lugar onde tem água, e ali são regenerados com o mesmo tipo de regeneração que nos regenerou. Porque tomam banho na água em nome de Jesus Cristo nosso salvador.
III. O batismo nos faz membros do corpo de Cristo e também participantes no sacerdócio comum dos fiéis. Estar em comunhão com Cristo é tomar parte do seu tríplice múnus: profeta, sacerdote e rei.
IV. Constitui o vínculo sacramental da unidade vigente entre todos os que por ele foram regenerados. O caráter sacramental do batismo cria unidade dentro da Igreja e derruba qualquer discriminação.
São corretas apenas as afirmativas:
A	I, II e IV
B	II e IV
C	I e III
D	II, III e IV
E	I, III e IV
Questão 5/10 - Sacramentos da Iniciação Cristã
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Embora a Bíblia quase não menciona o batismo conforme o nosso uso atual, é provável que a sua origem esteja na prática das abluções com água. A vida dos hebreus era marcada por tais gestos. Na comunidade dos essênios em Qumrãn parece que era um elemento fundamental. São provas disso as várias cisternas que encontramos visitando as ruínas daquele 'mosteiro'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, Luiz da. De onde João Batista teve a ideia de batizar as pessoas imergindo-as na água se no Antigo Testamento não havia essa prática? Seria dos ritos praticados pelos prosélitos?. . Acesso em: 05 fev. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (livro-base p 12-13) concernente à origem do batismo, assinale a alternativa correta:
	A	Algumas formas de purificações encontradas no Novo Testamento são interpretadas como complementações do batismo cristão.
	B	No Antigo Testamento existiam, essencialmente, quatro tipos de purificação, os quais eram destinados àquelas pessoas que queriam tornar-se judias.
	C	No período do Antigo Testamento, os não judeus eram considerados puros, portanto, não precisavam participar de ritual de purificação, apenas ser circuncidados, o que demonstra que o batismo não se originou de rituais estabelecidos nesse período.
	D	Os cristãos da igreja primitiva não consideraram os acontecimentos bíblicos do Antigo Testamento como figuras e anúncios do batismo.
	E	O batismo, no Novo Testamento, foi compreendido pelos cristãos como um rito de purificação também; e mais, como cumprimento das figuras bíblicas.
Questão 6/10 - Sacramentos da Iniciação Cristã
Considere o excerto de texto a seguir:
“A celebração do batismo tem seu ponto culminante na ablução da água com a invocação da santíssima Trindade, e é preparada pela bençãoda água [...]. Trata-se, por conseguinte, de um elemento importante da liturgia batismal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORÓBIO, D. (org.). A Celebração na Igreja II: sacramentos. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1993. p. 63.
Considerando o excerto de texto dado e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (pág 29) no que se refere ao modo como a água é usada no rito sacramental do batismo, chamado de matéria próxima, relacione corretamente os nomes dos métodos às suas respectivas características:
1. Infusão.
2. Aspersão.
3. Imersão. 
(3) Esse conceito está em sintonia com o proposto pelo apóstolo São Paulo de sepultar-se com Cristo. Imersão.
(3) Imergir é o conteúdo e significado do vocábulo batismo. Prova disso é o ocorrido com Felipe, quando batizou o funcionário da rainha da Etiópia. Imersão.
(1) É o método predominante atualmente, apesar de algumas novas comunidades preferirem a forma da imersão. Infusão.
(1) Acredita-se que quando três mil pessoas foram batizadas e quando se administrou o batismo na prisão, o rito tenha sido realizado derramando água. Infusão.
(2) Tertuliano, São Cipriano e Santo Agostinho mencionam esse método. Aspersão.
Agora, selecione a sequência correta:
 A	2 – 3 – 2 – 1 – 3
B	2 – 2 – 3 – 3 – 1
C	3 – 3 – 1 – 2 – 1
D	3 – 3 – 1 – 1 – 2
E	1 – 3 – 2 – 1 – 3
Questão 7/10 - Sacramentos da Iniciação Cristã
Considere o seguinte excerto de texto:
“Como acontece com tantos outros temas sacramentais, a Tradição apostólica de Hipólito oferece também as primícias históricas de um ritual praticamente completo da iniciação cristã. [...] O ritual prevê, como momento prévio ao banho, a preparação do óleo de exorcismo e do óleo de ação de graças. Com o óleo de exorcismo unge-se aquele que vai passar ao banho batismal, uma vez feita a renúncia a Satanás. Faz-se o banho com uma tríplice imersão, uma depois de cada profissão de fé na Trindade. Aquele que batiza faz as perguntas com a mão imposta sobre a cabeça daquele que é batizado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORÓBIO, D. (org.). A Celebração na Igreja II: sacramentos. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1993. p. 42-43.
Considerando o dado excerto de texto e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã (livro-base p 17-18) concernente ao posicionamento de alguns padres do terceiro século sobre o sacramento do batismo, relacione corretamente os nomes às respectivas características:
1. Santo Hipólito
2. Tertuliano
3. São Cipriano
(2) Escreveu a mais antiga monografia sobre esse sacramento. E na sua doutrina pressupôs tacitamente que Cristo o instituiu. Tertuliano
(3) Bispo de Cartago, que padeceu o martírio sob Valeriano, descreveu o próprio batismo como uma imersão no banho salutar. São Cipriano
(1) Segundo ele, o batismo deveria ser realizado em água corrente, na fonte ou caindo do alto, exceto em caso de necessidade; se a dificuldade persistisse ou em caso de urgência, deveria ser usada a água encontrada. Santo Hipólito
(3) Em carta assinada por mais 66 bispos da África, enviada ao presbítero Fido, ele confirmou também a necessidade de batizar as crianças recém-nascidas, sem ter que se esperar até o oitavo dia, como Fido vinha fazendo. São Cipriano
(1) Morto mártir, douto e diligente escritor, interessado especialmente nos problemas da vida prática cristã, deixou uma detalhada descrição do rito batismal, assim como era celebrado em Roma naqueles tempos. Santo Hipólito
Agora, selecione a sequência correta:
A	3 – 3 – 2 – 1 – 1
B	2 – 2 – 1 – 3 – 3
C	3 – 3 – 1 – 1 – 2
D	2 – 3 – 1 – 3 – 1
E	1 – 1 – 3 – 2 – 2
Questão 8/10 - Sacramentos da Iniciação Cristã
Leia a citação a seguir:
 “A unção com o santo crisma, óleo perfumado consagrado pelo Bispo, significa o dom do Espírito Santo ao novo batizado. Este tornou-se um cristão, isto é, ‘ungido’ do Espírito Santo, incorporado a Cristo, que é ungido sacerdote, profeta e rei”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CATECISMO da Igreja Católica. Parágrafo 1241. Rio de Janeiro: Vozes, 1993. p. 301.
 A partir da leitura da citação dada e conforme os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã (pág.104) em relação à unção feita com o crisma como rito complementar na celebração do batismo, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
 I. (F) No Novo Testamento, diferentemente do Antigo Testamento, a unção simbolizava bem-estar, suavidade, alegria e também fortaleza.
II. (F) A unção, a partir de Paulo VI, constituiu o rito essencial do batismo.
III. (V) A unção está presente na liturgia batismal desde o século II.
IV. (V) No Antigo Testamento, ser ungido do Senhor ou ter recebido seu Espírito eram duas fórmulas equivalentes.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A	F – V – V – V
B	F – F – V – F
C	F – F – V – V
D	F – V – V – F
E	V – V – F – V
Questão 9/10 - Sacramentos da Iniciação Cristã
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“É diferente, pelo contrário, o que acontece na Didaché ou doutrina dos doze apóstolos [...]. O documento trata de maneira bastante ampla do ritual do batismo numa primeira parte, em que está contido todo o ensinamento catequético sobre o ‘caminho da vida’. Nesta conexão entre ensinamento e batismo, percebe-se facilmente o paralelismo com a conclusão de Mateus 28,18-20: ‘Batizando [...] e ensinando a cumprir’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORÓBIO, D. A Celebração na Igreja II: Sacramentos. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1993. p. 41. 
Considerando o dado fragmento de texto e tendo em vista os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã (livro-base p 29-30) sobre os registros da Didaqué referentes à instituição do batismo, analise as seguintes afirmativas:
 I. Nesse documento, consta que se deve batizar em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
II. Nesse documento, há a explicação de que, se você não tem água corrente, pode batizar em outra água; se não puder batizar em água fria, pode batizar em água quente.
III. A Didaqué não aceita o rito de imersão em água corrente, afirmando que o batismo deve ser realizado exclusivamente com um triplo derramamento de água na cabeça do catecúmeno.
IV. Na falta de água corrente, a Didaqué contempla a possibilidade de que se faça o batismo derramando água três vezes sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 
São corretas apenas as afirmativas:
	A	I, III e IV
	B	I, II e IV
	C	II e IV
	D	I e IV
	E	I e III
Questão 10/10 - Sacramentos da Iniciação Cristã 
Considere o seguinte excerto de texto:
“Nos Actos dos Apóstolos há uma alusão muito directa à administração do sacramento da Confirmação: o diácono Filipe havia baptizado muita gente na Samaria; tendo ouvido dizer isto, os Apóstolos que estavam em Jerusalém enviaram lá Pedro e João, a fim de orarem por eles e receberem o Espírito Santo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLINÉ, E. Os Sete Sacramentos. Lisboa: Diel, 2001. p.73.
Considerando o dado excerto de texto e os conteúdos do livro-base Sacramentos da Iniciação Cristã ((livro-base p 103-104)) concernente ao selo do dom do Espírito Santo, assinale a alternativa correta:
	A	Além do gesto da signação, diz-se a fórmula ‘accipe signaculum doni Spiritus Sancti’, que significa, ‘receba o selo da cura’.
	B	No Antigo Testamento, São Paulo estabelece uma relação entre o selo e a unção do Espírito.
	C	No livro do Gênesis, menciona-se que os servos de Deus serão “marcados na testa com o selo do Deus vivo”.
	D	Junto com o gesto da signação, diz-se a fórmula “accipe signaculum doni Spiritus Sancti”, ou seja, “Recebe o selo do dom do Espírito Santo”, em uma tradução literal.
	E	São João Crisóstomo e Teodoro de Mopsuestia relacionaram o selo às marcações que se faziam nas ovelhas e nos soldados romanos;daí que no futuro aquele que recebe a confirmação é considerado um atleta de Cristo.
Questão 4/10 - Sacramentos da Iniciação Cristã
Considere o seguinte extrato de texto: 
“[...] o Baptismo não elimina as misérias da vida, que, como a dor, a doença ou a morte, são consequências do pecado original, pois o cristão tem que imitar a Cristo e sofrer com Ele para poder assim ser premiado também com Ele. Tampouco suprime a concupiscência ou tendência à desordem nos desejos, que Deus mantém para que sejam ocasião de luta e de maior virtude e glória”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLINÉ, E. Os sete sacramentos. Lisboa: Diel, 2001. p. 67,68.
 Considerando o dado extrato de texto e conforme os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã (livro-base p. 34) sobre a relação do batismo com o pecado e com as suas consequências, analise as afirmativas a seguir: 
I. No batismo, são eliminadas todas as consequências temporais do pecado, no entanto, permanece a propensão natural humana para o erro.
II. O batismo produz uma mudança no mais profundo do ser daquele que o recebe. Contudo, após o batismo, permanecem certas consequências temporais do pecado, tais como os sofrimentos, a doença, a morte ou as fragilidades inerentes à vida, como as fraquezas de carácter.
III. Além das consequências do pecado, também permanece no batizando, se adulto, os hábitos adquiridos ao longo da vida.
IV. A Tradição chama essa propensão humana ao pecado de concupiscência ou, metaforicamente, o incentivo ao pecado.
 São corretas apenas as afirmativas:
	A	I, II e III
	B	I e III
	C	II e IV
	D	II, III e IV
	E	I e IV
Questão 9/10 - Sacramentos da Iniciação Cristã
Leia o extrato de texto a seguir: 
“[...] todos nós, os cristãos, somos incorporados ao corpo de Cristo pelo batismo e todos ‘bebemos um Espírito’, embora este Espírito, manifestando-se diversamente, faça pensar nos diversos membros do corpo. A frase ‘assim também é Cristo’ [...] deve ser entendida, pois, pessoalmente, e não ‘eclesialmente’. Ou melhor, deve-se entender sacramentalmente: o corpo glorioso de Cristo é visibilizado pela comunidade dos crentes”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORÓBIO, D. A Celebração na Igreja: Sacramentos. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1993. p. 92.
 Considerando o dado extrato de texto e tendo em vista os conteúdos do livro-base Sacramentos da iniciação cristã (livro-base p. 38,39) sobre o batismo e a comunhão entre todos os cristãos, analise as seguintes afirmativas:
 
I. A oração de Cristo é que todos sejam um, como Ele é com o Pai. Podemos entender disso que o desejo do nosso Mestre é que todos, um dia, comunguemos da mesma fé e do mesmo pão da vida.
II. O caráter sacramental do batismo cria unidade dentro da Igreja e derruba qualquer discriminação, pois todos que são batizados se tornam um só perante Cristo.
III. Todos os que são batizados se revestem de Cristo e são aceitos por Ele sem distinções.
IV. O caráter sacramental do batismo cria unidade dentro da Igreja, entretanto, com distinções, visto que a Igreja não aceita todas as culturas, mesmo se elas se converterem à fé e à moral cristãs.
 
São corretas apenas as afirmativas:
 A	II e IV
B	I, II e III
C	I, II e IV
D	II e III
E	I e III

Mais conteúdos dessa disciplina