Buscar

APOL Etica e Fund Filosoficos da Educação 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL: ÉTICA EMPRESARIAL, FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
[...] aprendem comportamentos e modos de sentir dos membros dos grupos dos quais participam. Por isso a educação "cria no homem um ser novo", insere-o em uma sociedade, leva-o a compartilhar com outros de uma certa escala de valores, sentimentos, comportamentos. Mais do que isso, nasce daí um ser superior àquele puramente natural. E se as maneiras de agir e sentir próprias de uma sociedade precisam ser transmitidas por meio da aprendizagem é porque são externas ao indivíduo.
QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. (p. 70)
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro-base da disciplina, analise as proposições a seguir, a respeito de Émile Durkheim:
I – Durkheim atribui extrema importância ao “individual”, em detrimento ao social. O indivíduo, nesse caso, está acima do grupo social. FALSO
II – Segundo as proposições de Durkheim, todas as convicções que temos não são inatas, mas sim, aprendidas na interação com o meio. VERDADEIRO
III – Conforme Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados da mesma forma como as coisas em geral. VERDADEIRO
IV – As proposições de Durkheim podem ser classificadas como funcionalistas, ou seja, como um dos ramos do positivismo. VERDADEIRO
Agora assinale alternativa correta:
	A	Estão corretas as proposições I, II e III apenas.
	B	Estão corretas as proposições II, III e IV apenas.
	C	Estão corretas as proposições I, II e IV apenas.
	D	 Estão corretas as proposições III e IV apenas.
	E	Estão corretas as proposições II e III apenas.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz. [...]
Fonte: MAGEE, Bryan. História da filosofia. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2001. (p. 83)
De acordo com o texto e com o conteúdo da disciplina, analise as assertivas a seguir, marcando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
I. ( ) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas. VERDADEIRO PAG 35
II. ( ) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens. ERRADO (PARA DESCARTES AS IDÉIAS JÁ NASCEM COM O SER HUMANO, AS IDÉIAS SÃO INATAS PAG 35)
III. ( ) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína. VERDADEIRO ( PAG 34)
IV. ( ) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento.FALSO/VERDADEIRO (PAG 36)?
Assinale a sequência correta:
	A	F – V – F – V.
	B	V – F – V – F.
	C	V – V – F – F.
	D	F – F – V – V. 
	E	F – V – V – F.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
[...] O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.
Fonte: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009. (p. 38)
Conforme o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os pensadores às suas proposições:
Voltaire
 Rousseau
(2) Sua obra faz alusão ao índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
(1) A crítica à educação da nobreza da época, é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
(2) Contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo, afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
(2) Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostas que perpassam sua obra.
Agora marque a sequência correta:
	A	2 – 1 – 2 – 1.
	B	2 – 1 – 2 – 2.
	C	1 – 1 – 2 – 1.
	D	2 – 2 – 1 – 1.
	E	2 – 2 – 2 – 1.
Questão 4/10
“[...] o problema da relação entre moral e política se põe do seguinte modo: é constatação comum, feita por quem quer que saiba um pouco de história, que nas esferas políticas são realizadas continuamente ações que a moral considera ilícitas ou, ao contrário, são permitidas ações que a moral considera imperiosas. Dessas constatação chegou-se à convicção de que a política obedece a um código de regras diferente da moral.”
BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 88.
Bobbio, nesse trecho, cita política como sinônimo de direito. Com base no trecho lido e no livro da disciplina, que relações podemos estabelecer entre direito, moral e ética?
Assinale a alternativa correta:
	A	O direito tem um caráter mais global do que a ética e a moral.
	B	A moral e o direito são sinônimos, o que os diferencia é a ética.
	C	A ética é a reflexão teórica e crítica sobre a moral e o direito.
	D	A diferença entre moral e direito está na origem divina do direito.
	E	Moral e política obedecem ao mesmo código de regras.
Questão 5/10
“Toda moral é uma longa e audaciosa falsificação, graças à qual se torna possível uma alegria perante o espetáculo da alma”.
NIETZSCHE, F. Para Além do Bem e do Mal. São Paulo: Martin Claret, 2003. p. 206
A citação acima retoma a ideia de Aristóteles de que o bem agir e o desenvolvimento de atributos e qualidades é que levam o ser humano a ser feliz. Com base no livro da disciplina, podemos dizer que a esses atributos e qualidades ele deu o nome de...
	A	Valores
	B	Virtudes
	C	Normas morais
	D	Boas ações
	E	Teleologia
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A educação é ela própria uma tarefa impossível. Ela é, segundo Rousseau, uma arte – não uma ciência! – cujo êxito é improvável porque jamais seremos capazes de controlar o concurso de todos os mestres. Mas isso não a torna menos relevante. O ser humano nasce fraco, carente de tudo, e só a educação faz com que ele desenvolva meios para a sobrevivência. “Tudo o que não temos ao nascer e de que precisamos quando grandes nos é dado pela educação” [...].
STRECK, Danilo R. Rousseau & a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (p.30)
Tendo por base o conteúdo das aulas e o livro da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
(V ) A criança, por viver um mundo de espontaneidade, desconhece o significado do conceito de disciplina, então o castigo e a punição física lhe são um problema. VERDADEIRO PAG 56
(F ) A sua obra intitulada “O Cândido” retoma os ideais burgueses, propondo uma discussão sobre o currículo da educação das crianças. FALSO – CANDIDO É OBRA DE VOLTAIRE
(V ) A sua proposta de educação prevê que a criança passe a maior parte do tempo possível afastada da civilização em contato com a natureza. VERDADEIRO PAG 55
Agora marque a sequência correta:
	A	F – V – V.
	B	V – V – F.
	C	V – F – V.
	D	F – F – V.
	E	F – V – F.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
[...] Certeza se opõe a indecisão. A certeza indica, afirma Comte, a eliminação das dúvidas, dos problemas insolúveis da antiga metafísica: não existem problemas que não possam ser resolvidos com os resultados da ciência - nem o homem deve pôr-se outros problemas,
estes seriam, na linguagem moderna, pseudoproblemas. [...]
ROVINGHI, Sofia Vanni. Filosofia contemporânea: do século XIX à neoescolástica. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2004.(p. 120)
De acordo com o texto e com o conteúdo e livro-base da disciplina, qual motivo faz com que a metafísica seja, pouco a pouco, substituída pelo método positivo, da ciência?
	A	Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, não chega a explicar, de fato, coisa alguma. PÁGINA 71
	B	Segundo Comte, a metafísica explica apenas mistérios da natureza, baseados em elementos sobrenaturais.
	C	Segundo Comte, a metafísica busca apenas uma reinterpretação das ideias de Marx e Engels.
	D	Segundo Comte, a metafísica inspirava o fortalecimento do clero e a valorização dos ideais burgueses.
	E	Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, postula um retorno à verdadeira essência humana.
Questão 8/10
Leia o trecho a seguir:
“Para realizar estas aspirações, devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com a comunidade terrestre como um todo, bem como com nossas comunidades locais. [...]. Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos”.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Carta da Terra. 2000. p. 2. Disponível: http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf
Com base no texto e no livro da disciplina, podemos dizer que a expressão “ser-no-mundo” significa...
	A	que nós humanos só conseguimos realizar nossa existência na convivência com os outros.
	B	uma forma de nos posicionarmos individualmente no mundo, fora do contexto social.
	C	nosso modo de viver onde as responsabilidades não tem impacto sobre a vida dos outros.
	D	nossa tendência de vivermos de maneira egoísta e individualista.
	E	que por vivermos em sociedade não precisamos de regras que organizem a vivência coletiva.
Questão 9/10
Leia o texto a seguir.
“[...] ele [Piaget] traça um paralelo entre o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento da afetividade e mostra que a emergência dos sentimentos morais faz parte de um processo mais amplo: o desenvolvimento da afetividade. Já em O julgamento moral na criança nós encontramos a ideia de que as relações afetivas que se estabelecem entre os seres humanos estão na origem da ação moral: a condição primeira da vida moral é a necessidade de afeição recíproca. Assim como ele explicou por qual caminho o organismo humano constrói as estruturas mentais na interação incessante que estabelece com o meio físico e social, ele buscou explicar também o percurso que conduz o ser humano da anomia à autonomia moral.”FREITAS, L. Piaget e a Consciência Moral: Um Kantismo Evolutivo? In: Psicologia: Reflexão e Crítica, 2002, 15(2), pp. 303-308.Piaget, observando crianças, estabeleceu quatro etapas da formação da consciência moral dos indivíduos.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, relacione corretamente as etapas da formação da consciência moral às suas características.
1-Anomia
2-Heteronomia
3-Socionomia
4-Autonomia
(2) Etapa em que se obedece as normas para receber recompensa ou evitar o castigo.
(4) A criança já interiorizou as normas morais e passa agir conforme elas.
(3) As normas morais vão se firmando por meio da relação com outras crianças.
(1) Etapa do comportamento puramente instintivo, de fuga da dor e busca pelo prazer.
	A	4, 1, 3, 2
	B	1, 2, 3, 4
	C	2, 3, 1, 4
	D	3, 4, 2, 1
	E	2, 4, 3, 1
Questão 10/10
“Alguns se vangloriam dos seus vícios; e tu pensas que busca remédio quem enumera os seus vícios como se fosse virtudes?”
SENECA. Aprendendo a Viver. Cartas Lucílio. Porto Alegre: L&PM, 2008. p. 31
Sêneca faz uma contraposição entre vícios e virtudes e a ação humana. Com base no livro da disciplina, podemos definir o homem virtuoso como...
	A	aquele que age puramente por instinto, sem reflexão.
	B	alguém movido pelo excesso em suas ações.
	C	alguém capaz de refletir e escolher o que é mais adequado.
	D	aquele que está longe de um equilíbrio entre excesso e deficiência.
	E	alguém que é movido por uma sabedoria passiva, sem reflexo na prática.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais