Buscar

Desafio Profissional 2Bimenstre ° 2ºAno - DL. - Proc.ADM - TEcn.Gest.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO SÃO JOÃO DA BOA VISTA/SP
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
MATÉRIAS: DIREITO E LESGILAÇÃO; PROCESSOS ADMINISTRATIVOS; TECNOLOGIA DE GESTÃO.
Fabio Augusto Zulian - RA: 8978203819
Tutor a Distância: Prof. Ma. Renata M.G. Dalpiaz
São João da Boa Vista
Maio 2015
RESUMO
Através de uma pesquisa teórica o presente trabalho aborda algumas questões do entendimento da inovação na gestão tecnológica que hoje se tornou fundamental nas organizações empresariais, abordando conceitos da “Tecnologia de Gestão” e suas ferramentas, com o intuito de buscar o conhecimento através do entendimento dessa evolução e inovação tecnológicas nas gestões atuais.
Palavras chaves: Inovação, Gestão Tecnológica, Comportamento, Análise SWOT.
SUMÁRIO
1. Introdução..............................................................................................................1
2. Ferramenta SWOT..................................................................................................2
3. Definições da ferramenta SOWT.........................................................................3
4. Tecnologias de Gestão..........................................................................................4
5. Projeto Empowerment...........................................................................................5 
6. Conclusão...............................................................................................................6
7. Referências bibliográficas.....................................................................................7
INTRODUÇÃO.
Em cenários cada vez mais competitivos na busca pela sobrevivência, várias tecnologias e ferramentas auxiliam as empresas na sua gestão.
Uma grande vantagem sustentável nesse mercado competitivo é a aprendizagem organizacional, pois promove a melhoria, desenvolvimento e evolução nos stakeholders, a importância da gestão do conhecimento é destacada na preservação do capital intelectual capacitado para um desempenho cada vez mais diferenciado, robusto e eficaz.
Com uma visão de que as competências em novas tecnologias proporciona um melhor desempenho no mercado para os profissionais que busca esse conhecimento, José Antônio da Silva um administrador dedicado em aprimorar seus conhecimentos, foi contratado para atuar em uma grande rede de hotéis para ser gerente em um hotel dessa rede na sua cidade natal, em um pequeno município no litoral nordestino.
Mesmo tendo uma excelente e moderna estrutura para negócios, esportes e lazer, o hotel não tem sucesso, o numero de hospede é muito abaixo da e vem reduzindo rapidamente, são raras as convenções realizadas, e para piorar, uma pesquisa realiza e divulgada na mídia, em que o hotel foi avaliado de forma negativa na qualidade dos serviços prestados, isso comprometeu a imagem do hotel.
Sua missão é entender o cenário em que o hotel se encontra e propor melhorias através da adoção de novas tecnologias de gestão e suas ferramentas.
1
FERRAMENTA SOWT.
Diagnóstico dos ambientes internos e externos utilizando a ferramenta SWOT, fazendo um estudo das potenciais das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do Hotel “Boa Vida”.
	FORÇAS INTERNAS (Ambiente Interno - Ajuda)
	
	FRAQUEZAS INTERNAS (Ambiente Interno - Atrapalha)
	
	
	
	
Excelente localização
	
	Colaboradores desmotivados
	
Capacidade de hospedagem
	
	Baixo numero de clientes
	
Complexo Aquático
	
	
Avaliação negativa divulgada na mídia, quanto aos serviços. 
	
Área de lazer e esporte para todas as idades
	
	
Relação entre equipe/líder sem consonância.
	Centro de convenções amplo e moderno
	
	Desvalorização profissional
	
	
	
	
	
	Imagem comprometida.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	FORÇAS EXTERNAS (Ambiente Externo-Ajuda)
	
	FRAQUEZAS EXTERNAS (Ambiente Externo- Atrapalha)
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Parceria com empresas e universidades locais e de da região
	
	
	
	
	
	
	
	Aumento na procura de mão de obra qualificada.
Aumento no número de hotéis concorrentes.
	Alvo no público infantil
	
	
	
	
	
	Visibilidade nos meios de comunicação
	
	
	
	
	
	
	
	Variedade dos serviços concorrentes.
	Publico com maior poder de consumo.
Parceria com secretaria de esportes do município e região.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
2
DEFINIÇÕES FERRAMENTA SOWT.
FORÇAS
“Relação entre você e o concorrente, são suas maiores e melhores aptidões.” (MATOS, MATOS, ALMEIDA, 2007, pag. 151).
FRAQUEZAS
“São características que interferem ou prejudicam de algum modo, e inibem a capacidade de desempenho da organização” (MATOS,MATOS, ALMEIDA, 2007).
OPRTUNIDADES
“São forças externas que influenciam positivamente, não existe controle sobre ela, podem ser realizadas através de estudos embasados no planejamento e estudos dos fatos estratégicos”. (CALLAES, BÔAS, GONZALES, 2006).
AMEAÇAS
“São forças externas que influenciam negativamente, devem ser tratadas com devida atenção, pois afetam diretamente o planejamento e o resultado”(CALLAES, BÕAS, GONZALES, 2006).
3
TECNOLOGIAS DE GESTÂO.
	Tecnologia de Gestão - Sistemas e Métodos
	Tecnologia de Gestão
	Beneficios
	Benchmarking
	Interação e aprendizagem contínua, promove a interface entre os departamentos, adquirindo novos conhecimentos e a troca deles.
	Custo da Não-Qualidade
	Estudos em gráficos com curvas uniformes do desempenho e qualidade dos serviços: quanto maior o tempo na fila para fazer o check-in e/ou em uma atividade de lazer, maior a insatisfação do cliente (hospede).
	 Ciclo - PDCA
	
Ferramenta que defini onde quero chegar e como faço para chegar:
 P= Localizar e estabelecer metas e planos de ação.
 D= Condução e execução dos planos.
 C= Verificar o andamento e as metas alcançadas.
 A= Corrigir as falhas e padronizar os acertos.
	5W2H
	 Matriz que define o planejamento dando diretrizes diretas para os padrões de qualidade a serem seguidos.
	Método CPM(Diagrama de interdependência).
	Defini e prioriza as atividades de forma lógica entre elas, cada tarefa representada é dada em unidades de tempo, qual tarefa depende de qual: Evita atropelos nas atividades e alocação de esforços em tarefas desnecessárias ou não prioritárias.
	Popper(Objetivos)
	Defini função, posição hierárquica, responsabilidades, relações e a autoridade dos cargos.
 - Aproveita as especializações.
 - Maximiza os recursos.
 - Controla, coordena e descentraliza.
 - Integra e coordena a organização.
 - Reduz conflitos.
	SWOT
	Identifica as influências internas e externas, as forças (pontos fortes) e fraquezas (pontos fracos) da organização, em cima delas tomar as ações e planejamentos.
4
PROJETO EMPOWERMNET.
Com base nos resultados obtidos pelo gerente João Antônio, indicou que o hotel Boa Vida apesar de possuir pontos fortes consideráveis, mostrou de forma significante, através da pesquisa do clima organizacional, pontos fracos que estão afetando diretamente o desempenho e resultado da empresa, o capital intelectual está desvalorizado de forma a ter influência direta na condição o se encontra o hotel.
Para reverter esse quadro é necessário um projeto de melhoria para melhorar e usar de forma mais robusta o capital intelectual, “PROJETO EMPOWERMENT”.
O projeto empowerment constitui em um modelo de administração de pessoas tendo como princípio a certeza de que a motivação genuína é capaz de levar a resultados excepcionais e a necessidade de responsabilidade individual pelo próprio trabalho.
A principal ação do
projeto além das tecnologias de gestão supracitadas (com o fim de identificar as não conformidades, definir as suas causas e as ações para corrigi-las) é usar a ferramenta que dá nome ao projeto: EMPOWERMENT, ela envolve diretamente os colaboradores de forma à serem as peças fundamentais do projeto e base para essa estruturação.
Porque usar essa ferramenta?
As pessoas são ricas fonte de criatividade e soluções inovadoras
Uso do discernimento: 
Melhor forma de realizar
Melhor informação
O que a organização espera das pessoas.
Implantação do Projeto.
A implantação do PROJETO EMPOWERMENT é feito em 06 passos:
Passo 1 – Tolerância a erros.
Passo 2 – Desenvolver a confiança
Passo 3 – Visão.
Passo 4 – Fixação de metas.
Passo 5 – Avaliação.
Passo 6 – Motivação 
5
CONCLUSÂO.
Baseado nas pesquisas organizacionais realizadas no hotel, conclui-se que:
Há fraquezas significantes de motivação, liderança e insatisfação dos clientes com os serviços prestados, e para corrigi-las foi usado algumas ferramentas de tecnologia de gestão e processos administrativos, com o fim de ter uma melhora substancial na qualidade dos serviços uma vez que sua imagem ficou arranhada, e também um trabalho muito forte internamente com os colaboradores e lideres de forma a motiva-los, com objetivo de delegar poderes e ter trabalhadores mais motivados e envolvidos nas decisões da empresa, trabalhar junto a liderança de forma menos burocrática e lenta, compartilhando de forma extensiva das informações, diminuindo e estreitando os padrões hierárquicos na relação líder/equipe.
Dessa forma a autoconfiança, proatividade e cooperação são estimuladas, o entusiasmo do colaborador para inovar aumenta já que a liderança é vista aberta a sugestões, não deixando suas responsabilidades pois continua a desempenhar o papel de líder.
Aplicando as ferramentas e trabalhando de forma continua e progressiva o “HOTEL BOA VIDA” boas chances de ser o que se espera de um hotel do seu porte.
6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.
CALAES, Gilberto Dias, Villas Bõas, Roberto C; Gonzales. Planejamento Estratégico, Competitividade e Sustentabilidade na Industria Mineral 1º Ed. Rio de Janeiro 2006.
MARTINS S, Leandor. Marketing: Como se tornar um profissional de sucesso. 1º Ed São Paulo 2007.
MATOS, José Gilvomar R. Matos, Rosa Maria B. Almeira. Analise do Ambiente Corporativo: Do caos organizado ao planejamento. 1º Ed. Rio de Janeiro 2007
REZENDE, Denis Alcides. Planejamento Estratégico para Organizações Publicas e Privadas. 1º Ed. Rio de Janeiro 2008.
ARAUJO, Luis César G. Organização Sistemas e Métodos e as Tecnologia de Gestão Organizacional, 5° Ed. São Paulo 2011.
 
7

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais