Buscar

Potuguês Jurídico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Textualidade: Textualidade é um conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases.
Intertextualidade: O texto se engata num contexto, um é a repercussão do outro. Há de se considerar o cruzamento de textos, ou seja, o texto de um autor pode ser retomado pelo texto de outro autor.  As referências são muitas vezes facilmente perceptíveis, identificadas pelo leitor. Por exemplo, no anúncio publicitário sobre meias "Os fins justificam as meias", o leitor percebe de imediato a recriação da máxima "Os fins justificam os meios". Há, por outro lado, referências, alusões muito sutis, compartilhadas ou identificadas apenas por alguns leitores, que têm um universo cultural, um conhecimento de mundo muito amplo. 
A intertextualidade é dividida em quatro processos: Paráfrase, Estilização, Paródia e Citação.
Paráfrase: É a reformulação do conteúdo de um texto-fonte, criando-se um texto-derivado. 
Estilização: O desvio aqui se alarga, há uma reformulação no texto, há um remake no texto mais gerais, no campo das ideias, mas a forma de expressão dessas ideias é tão particularizada que dizemos que ela há um “estilo” próprio. Na estilização temos, o emprego dos procedimentos e estilo. Assim, podem-se reutilizar instrumentos retóricos em variação sobre o mesmo tema. É o que tem ocorrido com “A missa do Galo”, de Machado de Assis, tomado por matriz em muitas recriações, em especial, por meio de sua estrutura discursiva: reticências, ambiguidades, categorias verbais de tempo inter-relacionadas com espaço. 
Paródia: O desvio se faz total e chega-se à perversão do texto em sua estrutura ou sentido de tal forma que o texto sofre ruptura total e se deforma. Imitação de uma composição literária (ex: filmes e música) pode ter caráter crítico, irônico, humorístico.
Citação: Pode confirmar ou alterar o sentido do texto citado, como também pode ser feita em outra linguagem. A citação funciona como um processo de confirmação ou alteração de algo já dito por outro texto e autor, amparando um a voz do outro.
Recriação Polêmica: É a construção de um segundo texto que questiona o posicionamento do primeiro defendendo um ponto de vista diverso deste primeiro. O autor polemiza o texto-matriz, retomando-lhe o ponto de referência para questionar diversos temas ou para defender seu ponto de vista sobre algum assunto. Podendo ela ser uma resposta direta ou indireta. Contestações são exemplos de recriação polêmica onde se trata da modalidade processual de resposta mais comum.
Coesão e Coerência
A coesão é manifestada no nível microtextual, isto é, as palavras que ouvimos ou vemos, estão ligados entre si dentro de uma sequência.
A coerência, por sua vez, é manifestada em grande parte macrotextualmente, isto é, os conceitos e as relações sub jacentes ao texto de superfície, se unem numa configuração, de maneira reciprocamente acessível e relevante. Assim a coerência é o resultado de processos cognitivos operantes entre os usuários e não mero traço dos textos.
(-Coesão - É a conexão, harmonia entre os elementos de um parágrafo. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. -Coerência - É a relação psicológica entre as ideias, pois essas devem se complementar; é o resultado da não contradição entre as partes do texto, fazendo referência a termos e expressões anteriormente empregados. Resumindo, a coesão é o sentido de cada uma das frases e a coerência o entrelaçamento desses sentidos.)
Análise da coesão: A coesão textual, isto é, as concatenações frásicas lineares dependem de cinco categorias de procedimento: referência, substituição, elipse, conjunção e léxico. Referência – função pela qual um signo linguístico se relaciona a um objeto extralinguístico. Ela pode ser situacional ou exofórica, textual ou endoforica.
 A textual endofórica pode ser:
-       Anafórica: quando o item de referência retorna um signo já expresso no texto.
-       Catafórica: quando o item de referência antecipa um signo ainda não expresso no texto. Há três tipos de referência: pessoal, demonstrativa e comparativa.
Coesão Referencial: Pode ser caracterizada pela alta repetição do texto falado e é perceptível com facilidade isso acontece para facilitar o sentido da fala. A coesão referencial pode ser obtida por substituição e por reiteração.
Substituição: A substituição se dá quando um componente é retomado ou precedido por uma pro-forma (elemento gramatical representante de uma categoria como, por exemplo, o nome; caracteriza-se por baixa densidade sêmica: traz as marcas do que substitui). No caso de retomada, tem-se uma anáfora e, no caso de sucessão, uma catáfora. Reiteração: é a repetição de expressões no texto (os elementos repetidos têm a mesma referência). Dá-se por: 1. Repetição do mesmo item lexical; 2. Sinônimos; 3. Hiperônimos e hipônimos; 4. Expressões nominais definidas; 5. Nomes genéricos.
Coesão Recorrencial: Ocorre quando há retomada de estruturas, itens ou sentenças, fazendo progredir o fluxo informacional. Constituem casos de coesão recorrencial: recorrência de termos; paralelismo (recorrência de estruturas); paráfrase(recorrência semântica); recursos fonológicos segmentais e supra- segmentais.
Recorrência de termos, tem dentre outras, as funções de ênfase, intensificação e fluência do texto. Paralelismo: Realiza-se por meio da reutilização das palavras, mas com diferentes conteúdos. Cito como exemplos a recorrência de termos e uso de termos do mesmo campo lexical. Paráfrase: Reformulação de um texto criando outro. Contribui para a coesão de texto, já que atua como articuladora entre informações antigas e novas. Recursos fonológicos, segmentais e supra-segmentais: Para prever a forma fonética do texto, é preciso levar em consideração: Pragmática, estilística e psicolinguística. 1. R.itmo: A duração relativa das sílabas está ligada á pausas, acentos e entoação. A mudança do tempo pode constituir por si só uma função delimitadora ou um realce. 2. Recursos de motivação sonora: Destaco a expressividade das vogais e das consoantes, aliterações, ecos, assonâncias.
Coesão Sequencial: São os que têm por função, da mesma forma que os de recorrência, fazer progredir o texto, fazer caminhar o fluxo informacional. Podem ocorrer de três formas:  Sequenciação tempora, Sequenciação por conexão, Sequenciação Temporal.
Parágrafo: Unidade de composição formada por uma ideia núcleo em torno da qual circulam ideias secundárias.
Tópico frasal: É a ideia-central, deve ser mais genérico do que o desenvolvimento, e não pode conter ideias conclusivas. (Declaração inicial, citação, alusão histórica, etc.)
Desenvolvimento: desenvolver nada mais é do que a explanação da ideia principal; o agregamento de ideias secundárias para melhor enunciar o objetivo redacional. É o corpo do texto que dá a conhecer o assunto e o tema ao receptor. 
Encadeamento sintático: A articulação das ideias, reafirme-se, é a condição indispensável para obtenção de um texto harmonioso. Elaboração do parágrafo (requisitos e qualidades): O redator deve escolher o assunto a ser enfocado...
Tipos de Parágrafos: Narrativo, descritivo e dissertativo.
Análise de texto: A verdadeira leitura pressupõe compreensão. Não basta passar os olhos sobre as palavras, mas é preciso entender o significado delas - ou, pelo menos, aproximar-se do que o autor pretende transmitir. E, depois, para realmente analisar o objeto da nossa leitura, devemos proceder à identificação das características, dos atributos, das propriedades do texto.
Fundamentos para análise do texto: Focar nos aspectos globais, no texto como um todo; Elementos que definem o sentido e o propósito. Geralmente só se analisa as particularidades, ligada quase sempre a morfossintaxe, obscurecendo, assim, a visão do que é dito e porque é dito.
O universo da referência: Entidades, relações, propriedades de um mundo real ou fictício. O título na maioria das vezes revela o universoem que a seleção dos sentidos deve ser empreendida. Identificar o campo social-discursivo em que ele se insere. Exemplos de campos: científico, didático, religioso, político, etc. Um bom texto deve se adequar a seu contexto de produção e circulação.
Unidade Semântica: Conhecendo a ideia central, podemos fazer resumos ou sínteses. Entender títulos e subtítulos. Compreender a localização dos subtópicos. A semântica é a parte mais importantes de um texto, já que ela cria uma cronologia de fatos, de informações, de ideias, de argumentos, etc. Reconhecer qual é o ponto de vista do texto diante do tema em questão.
A relevância informativa: A relevância informativa do texto tem a ver com sua maior ou menor novidade, seja ela expressa pela forma, pelo conteúdo. Quanto mais apresentar-se novidades, mais foge a obviedades, mais é relevante.
A progressão do tema: Onde vai se acrescentando conteúdo ao tema; Encadeamento de ideias; A progressão perfeita se encontra na articulação entre os segmentos( parágrafo com o outro) e o tema central.

Outros materiais