Buscar

Teste - Ed Bio 1 - Lista 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teste - Ed Bio 1 - Lista 5
 Período: 30/10/2015 00:00 à 07/12/2015 23:59
1) (UFPR) Para facilitação de seu estudo, muitas vezes o corpo humano é dividido em sistemas. Entretanto, as funções fisiológicas desempenhadas pelo corpo não estão dissociadas e ocorrem através da integração desses diferentes sistemas. Sobre os sistemas circulatório, respiratório e imunológico, considere as seguintes afirmativas:
1. O oxigênio (O2), assimilado pelo corpo através das trocas gasosas realizadas pelo sistema respiratório, é distribuído pelas hemácias presentes no sangue, ligado a moléculas de hemoglobinas, desempenhando papel importante no processo de produção de energia da maioria das células do corpo.
2. As artérias são vasos que transportam o sangue proveniente do coração, podendo inclusive transportar sangue venoso, como no caso das artérias pulmonares.
3. O timo, o baço e os linfonodos fazem parte do sistema linfático, que, entre outras funções, desempenha papel importante no sistema de defesa do corpo humano.
4. O sistema circulatório é composto pelos sistemas sanguíneo, que transporta o oxigênio, e pelo linfático, responsável pelo transporte de CO2.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
2) (Enem) Matéria publicada em jornal diário discute o uso de anabolizantes (apelidados de "bombas") por praticantes de musculação. Segundo o jornal, os anabolizantes são hormônios que dão uma força extra aos músculos. Quem toma consegue ganhar massa muscular mais rápido que normalmente. Isso porque uma pessoa pode crescer até certo ponto, segundo sua herança genética e independentemente do quanto ela se exercite. Um professor de musculação diz: "Comecei a tomar bomba por conta própria. Ficava nervoso e tremia. Fiquei impotente durante uns seis meses. Mas como sou lutador de vale-tudo, tenho que tomar". A respeito desta matéria, dois amigos fizeram os seguintes comentários:
I. O maior perigo da automedicação é seu fator anabolizante, que leva à impotência sexual.
II. O crescimento corporal depende tanto dos fatores hereditários quanto do tipo de alimentação da pessoa, se pratica ou não esportes, se dorme as oito horas diárias.
III. Os anabolizantes devem ter mexido com o sistema circulatório do professor de musculação, pois ele até ficou impotente.
IV. Os anabolizantes são mais perigosos para os homens, pois as mulheres, além de não correrem o risco da impotência, são protegidas pelos hormônios femininos.
Tomando como referência as informações da matéria do jornal e o que se conhece da fisiologia humana, pode-se considerar que estão corretos os comentários:
Alternativas:
a) II e III, apenas 
b) I, II, III e IV 
c) I, II e IV, apenas 
d) III e IV, apenas 
e) I, II e III, apenas 
3) (ENEM) As serpentes que habitam regiões de seca podem ficar em jejum por um longo período de tempo devido à escassez de alimento. Assim, a sobrevivência desses predadores está relacionada ao aproveitamento máximo dos nutrientes obtidos com a presa capturada. De acordo com essa situação, essas serpentes apresentam alterações morfológicas e fisiológicas, como o aumento das vilosidades intestinais e a intensificação da irrigação sanguínea na porção interna dessas estruturas.
Alternativas:
a) comprimento do trato gastrointestinal para caber mais alimento. 
b) liberação de calor via irrigação sanguínea para controle térmico do sistema digestório. 
c) secreção de enzimas digestivas para aumentar a degradação proteica no estômago. 
d) área de contato com o conteúdo intestinal para absorção dos nutrientes. 
e) processo de digestão para diminuir o tempo de permanência do alimento no intestino. 
4) (Fuvest-SP) Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?
Alternativas:
a) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório. 
b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver. 
c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório. 
d) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água. 
e) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal. 
5) (ENEM) Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36 ºC e 37 ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada. Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema
Alternativas:
a) digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos. 
b) imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor. 
c) reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa. 
d) nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água. 
e) endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos. 
6) (ENEM) O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural dos organismos não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.
Disponível em:< http://g1.globo.com >. Acesso em: 12 jun. 2011.
O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da:
Alternativas:
a) alta concentração de macrófagos. 
b) elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes. 
c) Aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV. 
d) presença de células de memória que atuam na resposta secundária. 
e) rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores. 
7) (UEL) Considere as listas a seguir referentes às estruturas e funções do sistema excretor humano.
I. Néfron          a) Condução de urina para o meio externo.
II. Bexiga          b) Produção de urina.
III. Uretra         c) Armazenamento de urina.
IV. Ureter         d) Condução de urina até o órgão armazenador.
Assinale a alternativa que associa corretamente cada estrutura à sua função.
Alternativas:
a) Ib, IIc, IIIa, IVd 
b) Ia, IIb, IIIc, IVd 
c) Ib, IId, IIIc, IVa 
d) Ic, IIa, IIId, IVb 
e) Id, IIc, IIIb, IVa 
8) (UFes) A visão em ambientes de pouca luminosidade é feita no homem: 
Alternativas:
a) Por todas as células fotorreceptoras. 
b) Somente pelos cones, o que dá maior acuidade visual. 
c) Pelos bastonetes. 
d) Por bastonetes e principalmente pelos cones, pois ambos recebem estímulos luminosos. 
e) Por todas as células existentes no cristalino. 
9) (UEL) Em um experimento para se determinar a importância dos hormônios hipofisários na reprodução de mamíferos, procedeu-se à remoção da hipófise (hipofisectomia) de um grupo de ratas adultas.
Após a hipofisectomia, os animais receberam doses fisiológicas de hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH). Como resultado deste procedimento experimental espera-se que:
Alternativas:
a) Ocorra atrofia uterina. 
b) Desapareçam as características sexuais secundárias. 
c) Não ocorra mais ovulação. 
d) Os ovários permaneçam inativos. 
e) Ocorra liberação de estrógenos e ovulação.
 
10) (PUC) A respiração é a troca de gases do organismo com o ambiente. Nela o ar entra e sai dos pulmões graças à contração do diafragma. Considere as seguintes etapas do processo respiratório no homem:
I - Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce aumentando o volume da caixa torácica. 
II - Quando a pressão interna na caixa torácica diminui e se torna menor que a pressão do ar atmosférico, o ar penetra nos pulmões. 
III - Durante a expiração, o volume torácico aumenta, e a pressão interna se torna menor que a pressão do ar atmosférico. 
IV - Quando o diafragma relaxa, ele reduz o volume torácico e empurra o ar usado para fora dos pulmões. 
Alternativas:
a) I e II 
b) I, II e III 
c) Todas 
d) II, III e IV 
e) I, II e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando