Buscar

PROVA_DISCURSIVA_Empreendedorismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EMPREENDEDORISMO
PROVA DISCURSIVA
1) Leia com atenção o parágrafo a seguir e responda:
O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização, é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente.
De acordo com a afirmação acima, responda o que é potencial empreendedor?
O potencial empreendedor refere-se à capacidade da pessoa em desenvolver competências que enriqueçam o seu repertório de ações, para aproveitar oportunidades, a fim de satisfazer as necessidades dos clientes. A utilidade de um determinado serviço ou produto para o cliente é o que revela o seu potencial de mercado e, portanto, de proposição de um novo negócio. Como as necessidades são variáveis, exige-se do empreendedor a capacidade de definir bem quais são as que pretende atender, avaliar o potencial de mercado, definir o negócio e os objetivos nas áreas-chave.
2) Leia atentamente a afirmação a seguir e depois responda, conforme solicitado:
O processo de benchmarking é desenvolvido em uma sequência lógica que envolve quatro estágios básicos: planejamento, análise, integração e ação para chegar à maturidade. É um processo contínuo de medição de serviços ou produtos, comparando-o com os principais competidores ou com companhias reconhecidamente líderes.
Porém este processo, não pode ser empregado de maneira isolada. Descreva qual é o ponto crítico do benchmarking.
Uma crítica que se faz ao benchmarking é a de que ele afunila a perspectiva competitiva dos empreendedores, pois estes ficam condicionados aos modos de concorrência frontal dentro do mesmo setor de mercado. A excessiva comparação com os concorrentes leva a uma corrida que pode se traduzir em oferecer mais atributos nos produtos e serviços para os consumidores, sempre impactando nos custos. Como consequência, o poder de barganha dos consumidores aumenta, pois também condiciona a oferta de mais por menos preço ou pelo mesmo preço. Vale a pena pensar não apenas no mesmo setor ou mesma indústria, ou mesmo produto e serviço, mas através da diferenciação de atributos é necessário saber desenvolver mercados novos, procurando o não consumo.
3) Considere o parágrafo abaixo como base e responda a seguir:
Os estudiosos no campo do empreendedorismo defendem que, em um mundo competitivo e que muda muito rápido, nenhuma organização ou pessoa pode permanecer insensível às mudanças. As empresas devem estar sintonizadas e abertas às transformações para que possam reagir com agilidade às mudanças do mercado e, assim, manter (ou ganhar) suas vantagens competitivas.
Neste contexto, o que vem a ser vantagem competitiva?
O empreendedor, no projeto do negócio, poderá encontrar vantagens competitivas por meio de características como: consistência, velocidade de atendimento, atmosfera de atendimento, flexibilidade, segurança, acessibilidade, existência de provas tangíveis de qualidade e busto baixo.
4) Leia atentamente a afirmação abaixo e responda, conforme solicitado:
Paulo Sortek (2011) afirma que as principais razões que dificultam a atuação de uma organização estão pautadas nas “Cinco Forças de Michael Porter”. Para conhecer bem o mercado, os gestores de uma empresa devem saber quem são e como atuam seus concorrentes, sejam estes diretos ou indiretos. Além dos concorrentes, existem outras forças que devem tomar a atenção dos gestores.
Desta forma, cite quais são as outras quatro forças de Porter a serem observadas pela organização, para que esta tenha atuação satisfatória no mercado.
Além dos concorrentes existentes em determinado ramo, devemos dirigir nossa atenção a outras quatro frentes: os novos entrantes, as novas tecnologias que geram serviços substitutos, as novas exigências dos clientes e as pressões devidas aos fornecedores dos componentes ou serviços terceirizados da nossa atividade.
5) Leia com atenção as colocações sobre transformações no modelo de gestão e depois responda, conforme solicitado:
Conforme Sertek (2011) existe uma pressão para a mudança, transformação dos estilos de gestão, porque as circunstâncias como um todo sofreram modificações no final do século XX e início do século XXI. Há, portanto, a necessidade de se adquirir constantemente novas tecnologias, de inovar produtos e serviços, aos quais se aliou outro fator importante: a necessidade de agregar valor às atividades da empresa por meio de um novo produto – o conhecimento.
Nesse sentido, explique o que é empowerment.
Significa empoderamento ou capacitação. Na prática, consiste em delegar funções e poderes aos colaboradores para que haja maior rapidez no processo decisório.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando