Buscar

ANÁLISE DURKHEIMIANA DO FILME KYNODONTAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANÁLISE DURKHEIMIANA DO FILME KYNODONTAS (Dente Canino)
O filme Dente Canino, do diretor Yorgos Lanthimos, roteiro de Yorgos Lanthimos, Efthymis Filippou, é um filme grego de drama do ano de 2009. Na visão geral o filme conta a história de uma família que vive isolada em uma área do subúrbio, e somente o pai da família pode sair e apenas de carro. Em volta da casa há uma cerca muito alta para que os filhos não saiam de casa, pois os pais os criaram isolados, ou seja, eles não podiam sair pois estas eram as regras que diziam: “somente quando o dente canino direito ou esquerdo cair o filho está pronto para sair de casa e para sair de casa seguro deve-se usar o carro; o filho está pronto para dirigir quando o canino direito ou esquerdo voltar a crescer”. O único modo de sair da casa era de carro; então só o pai saía, pois ele era o único que sabia dirigir; os filhos e sua esposa ficavam em casa. Os filhos já atingindo a maioridade continuavam sendo criados como crianças e a única pessoa externa que tinha contato com a família era Christina, que havia sido levada para satisfazer os desejos sexuais do filho. 
Os problemas da família tiveram início quando Christina começou a fazer coisas a mais do que o combinado com o pai, que era satisfazer o filho; ela passa a dar presentes para a filha mais velha pedindo que esta satisfaça seus desejos até que então troca filmes e a filha mais velha assiste sem a permissão do pai. Quando o pai descobre o que aconteceu dá uma surra na filha e em Christina e proíbe a mesma de se aproximar da família dele. O pai não confiando em mais ninguém, faz com que o filho escolha uma das irmãs para substituir Christina, ocorrendo assim o incesto. 
O objeto de estudo de Durkheim era o Fato Social, que consistia em 3 características: exterior, geral e coercitiva. A exterior é quando não depende da vontade do indivíduo; isso aparece no filme quando os filhos obedecem às regras impostas pelos pais, pois como não precisa de sua adesão consciente os filhos cumprem as regras. Há também a coercitiva, a força que os fatos realizam sobre os indivíduos, levando-os a se conformarem com as regras da sociedade em que estão vivendo, e não dependam das vontades ou escolhas; caso não sejam cumpridas colocam-se em prática as sanções que podem ser legais, que ocorrem por meio de leis, ou espontâneas, que ocorrem em decorrência de um modo não adaptado àquela estrutura em que vive; no filme as sanções estão presentes quando os filhos não cumprem as regras, por exemplo, quando o filho começa a jogar pedras do outro lado do muro em seu “irmão”; seus pais dão-lhe uma punição para que o mesmo não fizesse isso novamente. Já a geral é aquela em que se repete em todos os indivíduos, ou então em sua maioria; no filme todos obedecem somente ao pai, pois ele detém todas as regras e eles se conformam com as estas regras.
Durkheim apresenta dois tipos de fatos sociais, o normal e o patológico. O normal é aquele que se encontra generalizado pela sociedade, todos ou a maioria fazem, e têm uma função importante na sociedade. Já o patológico refere-se aos fatos que se encontram fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente; como Durkheim vê a sociedade como um corpo vivo, fato social patológico é como se fosse uma doença do corpo; no filme é apresentado o fato social patológico, quando ocorre o incesto. 
A solidariedade social varia de acordo com a divisão social do trabalho no processo de construção de uma consciência que, para Durkheim, existem dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica. A solidariedade mecânica é aquela em que, quanto menor a divisão do trabalho, maior a consciência coletiva, tendo assim uma sociedade mais coesa e com uma menor consciência individual; a solidariedade mecânica é, portanto, uma sociedade simples e tradicional. A solidariedade orgânica tem uma menor consciência coletiva e a que predomina é a consciência individual por ser maior a divisão social no trabalho; temos então uma sociedade mais fragmentada, se tornando uma sociedade mais complexa. 
Diante de tudo o que foi exposto, observa-se que no filme predomina a solidariedade mecânica, pois não há tanta divisão social do trabalho, ou seja, eles pensam coletivamente, por não conhecerem o mundo exterior; portanto, não conseguem ter uma opinião própria e acabam não tendo uma consciência individual. No final do filme quando a filha mais velha começa a ter consciência de que há outras coisas que os pais não contam esta começa a ter consciência individual, atingindo o extremo que é quebrando o próprio canino para que pudesse sair de casa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais