Buscar

APOLs ECONOMIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 1 - ECONOMIA
Disciplina(s): 
Fundamentos da Administração
Introdução ao Estudo da Economia
	Data de início: 
	19/07/2015 16:26 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	19/07/2015 16:55 
Questão 1/5
As unidades consumidoras (ou famílias) são detentoras de rendimento e têm como objetivo fundamental maximizar seu bem-estar por meio do consumo de bens e serviços. 
Assinale a alternativa que indica o tipo de bens descritos a baixo.   
"São matérias-primas e outros itens que necessitam de beneficiamento para se tornarem outros tipos de bens."
	
	A
	Bens de capital
	
	B
	Bens intermediários
De acordo com Tebchirani (2011, p.21) os bens intermediários são matérias-primas e outros itens que necessitam de beneficiamento para se tornarem bens de consumo ou de capital.
	
	C
	Serviços
	
	D
	Bens de consumo
Questão 2/5
Caravantes, Caravantes e Kloeckner (2008) demonstram as duas abordagens mentais que utilizamos para buscar o conhecimento científico, com a finalidade de compreender o fenômeno organizacional: indutiva e dedutiva.
Sobre a abordagem indutiva, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Inicia-se com rede de relações (network) interconectadas, buscando conclusões específicas sobre o fenômeno.
	
	B
	Inicia-se com a análise de observações genéricas. Depois, generaliza para contextos menos amplos.
	
	C
	Inicia-se com a análise de observações específicas. Depois, generaliza para contextos mais amplos.
Inicia-se com a análise de observações específicas. Depois, generaliza para contextos mais amplos. (Página 48 do livro base).
 
	
	D
	Inicia-se com informações espalhadas por vários meios de comunicações, buscando conclusões complexas sobre o fenômeno.
Questão 3/5
A análise puramente numérica dos fenômenos econômicos não deve isolar as complexas relações sociais sobre as quais repousa a teoria. Tampouco podem ser desconsiderados aspectos políticos, históricos, geográficos e culturais específicos. 
Embora o estudo da economia tenha múltiplos aspectos, algumas ideias centrais aparecem de forma recorrente, representadas pelos princípios econômicos. 
Assinale a alternativa que define corretamente o princípio "governos, em certas circunstâncias, podem melhorar os resultados do mercado".
	
	A
	Tomar decisões exige a comparação de custos e benefícios dos vários cursos de ação. Para avaliar corretamente a situação, precisamos estar cientes da exigência de custos implícitos (ocultos).
	
	B
	Quando, por exemplo, o preço da uva aumenta, as pessoas tendem a comer outras frutas em razão de seu alto custo. Ao mesmo tempo, produtores de uva decidem contratar mais pessoas e aumentar a área destinada à produção desse alimento, pois o benefício para a sua venda aumentou.
	
	C
	Predominam hoje, mundialmente, as economias cujas decisões são descentralizadas (característica das economias capitalistas de mercado), em que milhões de consumidores e de empresas interagem com base em interesses próprios, orientados pelos preços. As economias dos países comunistas, que operavam fundamentadas em decisões centralmente planificadas, entraram em colapso, representando uma importante mudança nas últimas décadas a nível mundial.
	
	D
	Existem situações em que a intervenção governamental na economia promove melhoria da eficiência (o melhor uso dos recursos) e da equidade (distribuição dos resultados). Conhecidas como falhas de mercado, essas situações envolvem externalidades e, também, o poder de mercado exercido por empresas no sentido de influir indevidamente nos preços. Outra forma de intervenção é a utilização de instrumentos, por meio da política econômica governamental, para estabilizar a economia (evitar oscilações excessivas na produção ou no nível de emprego, por exemplo).
Você acertou!
Tebchirani (2011, p.19) explica da seguinte maneira o princípio ‘governos, em certas circunstâncias, podem melhorar os resultados do mercado’: existem situações em que a intervenção governamental na economia promove melhoria da eficiência (o melhor uso dos recursos) e da equidade (distribuição dos resultados). Conhecidas como falhas de mercado, essas situações envolvem externalidades e, também, o poder de mercado exercido por empresas no sentido de influir indevidamente nos preços. Outra forma de intervenção é a utilização de instrumentos, por meio da política econômica governamental, para estabilizar a economia (evitar oscilações excessivas na produção ou no nível de emprego, por exemplo).
Questão 4/5
As unidades consumidoras (ou famílias) são detentoras de rendimento e têm como objetivo fundamental maximizar seu bem-estar por meio do consumo de bens e serviços.
Assinale a alternativa que indica o tipo de bens descritos a seguir.  
"São utilizados para produzir outros bens."
	
	A
	BENS DE CAPITAL
Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p.21) os bens de capital são utilizados para produzir outros bens.
	
	B
	BENS INTERMEDIÁRIOS
	
	C
	SERVIÇOS
	
	D
	BENS DE CONSUMO
Questão 5/5
O paradoxo que enfrentamos é oriundo da transição que vivemos entre os dois paradigmas econômicos (A Velha Economia e a Nova Economia).  Novas tecnologias aceleraram o processo de acumulação de capital e as alterações produtivas de distribuição de riqueza, de concorrência e de formas de organização.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa referente aos paradigmas da Nova Economia:
	
	A
	Fronteiras nacionais limitam a competição.
	
	B
	A tecnologia reforça hierarquias rígidas e limita o acesso às informações.
	
	C
	As oportunidades de mercado se destinam a trabalhadores industriais.
	
	D
	A população é caracterizada pela diversidade cultural.
Resposta correta é “A população é caracterizada pela diversidade cultural”. Página 31 do livro base.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando