Buscar

Empreendedorismo - Prova Discursiva 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s):
Empreendedorismo
Gestão de Custos
Questão 1/5
As empresas, visando favorecer o crescimento profissional e pessoal de cada funcionário, criaram a função do empowerment. Explique o que é empowerment.
Nota: 20.0
O emporwerment é uma situação que se estabelece para criar condições para que os funcionários subalternos adquiram o poder de decisão, de modo que favoreça o crescimento profissional e pessoal de cada um (SERTEK, 2012, p.66).
Resposta:
É uma função onde os funcionários podem opinar, dar sua opinião e terem o direito de participar ativamente nas propostas do setor da empresa. Deste modo, as idéias motivam o crescimento profissional e pessoal de cada funcionário e também dos envolvidos neste âmbito.
Questão 2/5
Segundo (SCHIER, 2011) “Para que possamos registrar as operações contábeis adequadamente e para que seus resultados reflitam exatamente aquilo que desejamos e precisamos informar, devemos observar preceitos e normas que são aceitos pela comunidade, de forma geral, como norteadores teóricos dos registros, nos quais a interpretação deve ser padronizada em linguagem comum, ou seja, todos os usuários dos relatórios contábeis devem absorver de forma clara a informação.”
Quais são os métodos de Escrituração?
Nota: 16.0
- Método das Partidas Simples;
- Método das Partidas Dobradas
SCHIER, Carlos Ubiratan da Costa; Gestão de Custos, Ed. IBPEX; 2ª edição;2011, p.68
Resposta:
Método das partidas dobradas, onde não existe débito sem crédito. todo o preceito envolve análise de custos, despesas, gastos e lucros. desta forma tanto na gestão de contábil quanto na gestão operacional gerencial deve-se ter o controle de toda administração de forma clara para que se tenha o efeito confiável as informação onde a contabilidade externa e interna estejam lincadas para satisfazer objetivos.
Questão 3/5
Alguns elementos impulsionam mudanças nas organizações, elementos estes utilizados pela alta gerência para a tomada de decisão. Identifique quais são estes elementos.
Nota: 20.0
Os fatores propulsores de mudanças são: as ameaças externas- referem-se a fatores que afetam a sobrevivência da empresa; oportunidades externas- relacionam-se a oportunidades em novos segmentos; rapidez de resposta- são as reações da empresa às demandas do mercado. Essas são as três situações as quais a alta gerência deve levar em consideração ao tomar decisões (SERTEK, 2012, p.21).
Resposta:
Esses elementos tem a ver com as necessidades da organização em acompanhar a concorrência diante a globalização. provocam mudanças para se adaptar ao novo, ter resposta mais rápida para com o cliente e satisfazer a organização em termos de competitividade. os elementos que forçam essas mudanças podem ser a concorrência, as necessidades dos clientes em constantes mudanças, a percepção da atividade em foco buscando sempre a valorização do que se está no mercado, qualidade e melhoria contínua visando o lucro.
Questão 4/5
Os custos de produção, de forma geral, são apurados mensalmente. Os gastos imputados aos custos devem ser aqueles que efetivamente incorridos e registrados contabilmente.
Observe as informações abaixo:
Um produto da empresa METAL Ltda., apresentou os seguintes dados:
PREÇO DE VENDA: 300,00
CUSTO VARIÁVEL: 60,00
DESPESA VARIÁVEL: 30,00
Com base nos dados apresentados, demonstre o cálculo da Margem de Contribuição.
Nota: 6.0
MC = PV – (CV + DV)
MC = 300,00 – (60,00 + 30,00)
MC = 300,00 – 90,00
MC = 210,00
SCHIER, Carlos Ubiratan da Costa; Gestão de Custos, Ed. IBPEX; 2ª edição;2011, p.216
Resposta:
MC= PV-(CV+DV)
300 - 90 = 310
Questão 5/5
De cada 100 empresas criadas no Brasil, 24 fecham as portas antes de completar dois anos de atividade. Dos 3,5 milhões de microempreendedores individuais (MEI), 48,6% trabalham na própria residência (SEBRAE, 2013).
Estes dados vão ao encontro da importância de um bom planejamento de negócio, antes da abertura de uma empresa. Assim, identifique a estrutura básica de um Plano de Negócios.
Nota: 20.0
A estrutura básica de um plano de negócios deve conter: sumário executivo, descrição da empresa, planejamento estratégico, análise de mercado, plano de marketing (produto, preço, praça e promoção), plano operacional (plano de RH, PETI), planejamento financeiro (Slides Aula 04, Cap.10).
Resposta:
Mostrar quem a empresa é e seus objetivos 
onde a empresa está localizada
quem são suas ferramentas qualificadoras ( pessoal, colaboradores, parcerias, etc )
e o principal foco dessa estrutura de um plano de negócios para que ele seja tão bom e prenda atenção do investidor, é ser clara e transparente nas informações iniciais bem como tornar esse conteúdo em algo de crédito.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais