Buscar

Estudo de texto - fundamento filosóficos da educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
Sarah Cristina Bittencourt – RU: 1263170/ Turma: (2015/06)
PORTFÓLIO DA UTA – FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
MÓDULO B – FASE II
Navegantes – SC
Agosto/2015
ESTUDO DE TEXTO: 
CONTEÚDOS NAS PESQUISAS E NO ENSINO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. (Cleide Rita Silvério de Almeida, José J. Queiroz e Marcos Antônio Lorieri).
 Durante anos o ensino e pesquisas da filosofia da educação no Brasil podem ser analisados por três grandes pensadores, sendo eles Antônio Joaquim Severino, Dermeval Saviani e Moacir Gadotti que exerceram e ainda exercem grande influência dessa área em nosso país.
 Para Antônio Joaquim Severino a uma necessidade de formação filosófica dos professores e que a filosofia da educação é encarregada desta tarefa, onde é necessário explorar o significado da condição humana no mundo. Segundo Severino a filosofia da educação deve ser entendida como uma reflexão sobre valores, sendo que a educação vai além de uma prática de valores, servindo para explicar principalmente os valores éticos e políticos que possam orientar a prática educacional. Deve-se criar a imagem do homem como sujeito fundamental envolvido na educação.
 Segundo as ideias de Dermeval Saviani a filosofia é uma reflexão dos problemas que a realidade apresenta, e a filosofia da educação é uma reflexão dos problemas que a realidade educacional apresenta. Aponta direções para as pesquisas, ao citar alguns desses problemas educacionais; como quando se refere que a educação tem em vista o ser humano. Para Saviani a filosofia só fará sentido quando nos permitimos tornar clara a natureza dos problemas educacionais. Se ela ocultar esses problemas não estará contribuindo para desempenhar sua própria função e sendo assim estará traindo a filosofia.
Moacir Gadotti indaga questões sobre a educação, isto quer dizer que a preocupação do filósofo e do educador como filósofo é saber se a educação tem raízes, fundamentos. Gadotti indica tarefas para a filosofia da educação com a intenção de informar-se sobre a situação da educação e desenvolver uma reflexão crítica problematizando aspectos dessa situação.
 Os três pensadores mostram rumos para as investigações da filosofia da educação. Para Severino e Saviani a primeira tarefa é indagar sobre o ser humano e sobre o sentido da educação, já para Gadotti inicia-se pela questão sobre o destino da educação e porque o homem se educa. Dão importância que o estudo do homem consiste na sua realidade histórica e social. Os autores cada um ao seu modo de pensar e falar, afirmam que cabe a reflexão filosófica colocar-se a escuta da educação, ou que é de responsabilidade da filosofia da educação estar atenta a realidade da prática educativa e a partir dai então se pode pensar filosoficamente a educação. Essas afirmações podem ser questionadas, conforme Sílvio Gallo que expos ideias de Deleuze e Guattari sobre a filosofia como criação de conceitos. Para Gallo não devemos reduzir a filosofia da educação apenas como reflexão sobre a educação, devemos ser criadores de conceitos. Para os autores a filosofia se faz do existir, indicam que a realidade da educação deve ter em vista o pensamento filosófico. Há problemas que ainda não foram vistos e nem delimitados e cabe a filosofia da educação tomar e retomar a natureza dos problemas que aí estão.
REFERÊNCIAS: 
 
ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; QUEIROZ, José J; LORIERI, Marcos Antônio. Conteúdos nas pesquisas e no ensino da Filosofia da Educação no Brasil. In: EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 9, n.2, p. 285-306, jul./dez. 2007.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais