Buscar

Desafio Profissiona 2 3º bimestre-Recursos Humanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO DE APOIO PRESENCIAL ULIANÓPOLIS/PA 
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
Breno Lima Brito - 8739108952
DESAFIO PROFISSIONAL DO 3º BIMESTRE 2015
Disciplinas: Saúde e Segurança do Trabalho, Técnicas de Recrutamento e Seleção, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.
TUTORA EAD: Sandra Ataíde
Ulianópolis-Pa
2015
SUMÁRIO
Considerações iniciais									 02
1. Passo I											 03
	1.1 Técnicas de Recrutamento e Seleção:						 03
	1.2 Benefícios para a empresa e empregado em relação ao cargo:			 04
2. Passo II										 	 06
	2.1 Mapeamento de Cargos e EPI`s utilizados				 	 06
	2.2 Cronograma de Troca de EPI’s							 07
3. Passo III										 08
	3.1 Qualidade de Vida no trabalho							 08
	3.2 A importância da Saúde e Segurança do Trabalho				 08
	3.3 A importância do uso de EPI`s e EPC`s.						 10
	3.4 A importância de um local de trabalho organizado				 11
4. Passo IV											 12
	4.1 Proposta de Melhorias x Acordos						 12
5. Passo V											 14
Conclusão											 17
Bibliografia											 18
.
Considerações Iniciais;
	O objetivo de estudo deste trabalho é diagnosticar e propor um plano de ação para Lopes & Lopes, uma empresa que atua no ramo da construção civil. Ganhadora da licitação para construção de um viaduto na cidade que vai beneficiar mais de 50 mil habitantes, inclusive com a geração de empregos na cidade. Há dois dias enfrenta uma greve dos colaboradores, deflagrada após o acidente de trabalho ocorrido com um colaborador, ficou evidenciado que os colaboradores estão insatisfeitos com salários, EPI’s (equipamentos de proteção individual), jornada de trabalho. Verificados os diversos fatores que estão afetando os colaboradores, a empresa precisa tomar algumas providências imediatas, pois há um prazo de 18 meses para a conclusão da obra e entregar junto aos órgãos competentes.
Passo I:
	Conforme levantamento junto à área de pessoal, relacionamos abaixo os cargos com maior rotatividade e as causas desses desligamentos. Os cargos com maior rotatividade na empresa são serventes (auxiliar de produção), que não requer prática e dessa forma é indiferente para o colaborador trabalhar na empresa A ou B, pois o piso da categoria é o mesmo; Pedreiro visto que algumas empresas do ramo contratam esse profissional para trabalhar por tarefa, aumentando substancialmente a remuneração, o que por consequência atrai os melhores profissionais que tem entre suas habilidades, melhor qualidade e maior produção no trabalho desenvolvido. No caso do mestre de obra foi constatado que os desligamentos ocorrerão por falta de objetividade por parte da gestão da obra, baixa qualidade de EPI’s, a divisão de tarefas (coordenação de muitas tarefas para 1 colaborador), carga horária de trabalho extenuante para cumprimento dos prazos da obra.
1.1 Técnicas de Recrutamento e Seleção:
	As vagas serão divulgadas através de técnicas de recrutamento externo, buscando o menor custo possível, tais como: a divulgação junto às agências governamentais (SINE), anúncios em terminais de ônibus e trens próximos da obra, e será acionado o sindicato da categoria (patronal e obreiro), informando o perfil de competências desejado pela empresa, visto que os mesmos possuem um “banco de vagas” com os profissionais da categoria, e o serviço não tem custo algum tanto para empregado como para o contratante.
Fonte: Chiavenato (2004, pg. 119).
	Cartazes ou anúncios em locais visíveis. É um sistema de baixo custo e com razoável rendimento e rapidez. Trata-se de um veículo estático e indicado para cargos simples, como operários e funcionários de escritório.
	A seleção de candidatos se dará através do modelo de classificação, pois a empresa tem várias vagas para vários candidatos em diversos cargos.
Fonte: Chiavenato (2004, pg. 134)
	Modelo de classificação. Existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato. Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo que se pretende preencher. Ocorrem duas alternativas para o candidato: ser aprovado ou rejeitado para aquele cargo. Se aprovado é admitido. Se rejeitado, passa a ser comparado com os requisitos exigidos por outros cargos que se pretende preencher, até se esgotarem os cargos vacantes e as alternativas restantes.
Fonte: Chiavenato (2004, pg. 113) Recrutamento interno e externo.
 1.2 Benefícios para a empresa e empregado em relação ao cargo:
	A empresa Lopes & Lopes construções tem enfrentado problemas relacionados ao grande fluxo de demissões ocorrentes ao cargo de Mestre de Obras, verificamos que um dos motivos que gerou este fluxo foi à insatisfação dos operários, em relação a salário, o descontrole na carga horária, acarretando mais horas de serviço do que o necessário, a falta de condições para realizarem suas atividades, com base nessas dificuldades que a empresa vem sofrendo, e visando principalmente o maior problema que se referencia ao cargo Mestre de Obras, estipulamos benefícios visando melhoras para ambas às partes, tanto a empresa quanto aos funcionários ocupantes do cargo. Há necessidade de acabar com este corte, principalmente com os pedidos de demissões. Os benefícios propostos serão a principio priorizar as necessidades dos funcionários e facilitar a execução de suas atividades. Sabemos que um profissional ocupante do cargo de Mestre de Obras, possui muitas responsabilidades, abaixo do engenheiro responsável pela obra, está o Mestre de Obras, todas as responsabilidades são delegadas a este profissional, ele responde por todo o andamento das frentes de Serviço, distribui funções, controla os materiais utilizados e principalmente monitora e se responsabiliza pela segurança dos funcionários, é de sua responsabilidade fiscalizar o uso dos EPI`s (Equipamentos de Proteção Individual). Na atual situação da empresa, este profissional tem enfrentado dificuldades para exercer suas funções, os equipamentos de proteção estão em péssimas condições. Como irá fiscalizar nesta condição. O benefício proposto será delegar aos Engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra, providenciar e controlar os EPI`s e EPC`s, é necessário manter uma boa relação de empregador x empregado, a empresa pode propor aos funcionários no caso de exceder as horas, gratificá-los com o pagamento de horas extras, auxiliá-los no pagamento das passagens beneficiando-os com VT (vale transporte), é possível obter um acordo amigável, sendo que falta apenas dois meses para o dissídio da categoria.
	Esta será uma maneira de beneficiar o funcionário e resolver de uma forma rápida a questão da falta de profissionais no canteiro de obras. Desta maneira a empresa resolverá seu problema, voltará a normalizar suas atividades no canteiro de obras, e continuará dando andamento as construções, sem problemas de paralisação e os funcionários ficarão satisfeitos por serem beneficiados, estarão motivados devido às mudanças e produzirão mais, por que estarão motivados para exercerem suas atividades.
Passo II:
	A empresa Lopes & Lopes tinha em seus arquivos a descrição de alguns cargos, mas de certa forma desatualizados e incompletos, ou até em alguns casos a falta de descrição. A área de recursos humanos fez a análise abaixo de cada cargo da obra.
Fonte: Chiavenato (2004, pg. 207)
	Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz como faz, sob quais condições faz e porque faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo.
2.1 Mapeamento de Cargos e EPI`s utilizados:
Mapeamento dos Cargos e EPI’s:
	Cargos
	Descrição da Função
	Equipamentos EPI´s EPC´s
	Propostas de Promoções
	ENCARREGADO DE OBRAS
	Auxiliar o mestre de obras nas funções operacionais das atividades do canteiro de obras.
	Capacete, sapatos
com bico de aço, protetor auricular.
	Possível promoção para mestre de obras de acordo com o desempenho.
	ENGENHEIRO CIVIL
	Responsável em colocar em ação o projeto da construção e por cuidar da segurança no trabalho.
	Capacete, sapatos com bico de aço, protetor auricular.
	A promoção será aplicada de acordo com o resultado a avaliação individual.
	ARMADOR
	Tem a responsabilidade de montar as estruturas de base da construção.
	Capacete, sapatos com bico de aço, protetor auricular, luvas de proteção, cinto de segurança.
	Possível promoção de acordo com o desempenho.
	SERVENTE DE OBRAS
	Executa atividades de fornecimento e preparo de massas em geral, transportar materiais para suprimento do canteiro de obras.
	Capacete, sapatos com bico de aço, protetor auricular, luvas de proteção.
	Possível promoção de acordo com o desempenho.
	ALMOXARIFE
	Acondicionar e controlar materiais, ferramentas e equipamentos.
	Capacete, sapatos com bico de aço, protetor auricular.
	Possível promoção de acordo com o desempenho.
	CARPINTEIRO
	Suprir toda a demanda existente referente a madeiramento na execução de atividades na obra.
	Capacete, sapatos com bico de aço, protetor auricular, luvas de proteção, cinto de segurança (se necessário)
	Possível promoção de acordo com o desempenho
	MESTRE DE OBRAS
	Fiscalização das atividades no canteiro de obras responsável por participar de auditorias e reuniões semanais na construtora, o profissional Desta área deve assumir uma postura de liderança junto aos operários mantendo um bom relacionamento com os seus subordinados.
	Capacete, sapatos com bico de aço, protetor auricular.
	A promoção será aplicada de acordo com o resultado a avaliação individual
	PEDREIRO DE CONSTRUÇÃO
	Executar projetos de construção.
	Capacete, sapatos com bico de aço, protetor auricular, luvas de proteção.
	Possível promoção de acordo com o desempenho.
	PINTOR DE MANUTENÇÃO
	Executar atividades de pinturas e acabamentos em geral.
	Capacete, sapatos com bico de aço, protetor auricular, luvas de proteção.
	Possível promoção de acordo com o desempenho.
	SOLDADOR
	Executar atividades de solda no decorrer das atividades de obra.
	Capacete, sapatos com bico de aço, protetor auricular, luvas de proteção, óculos de proteção UV.
	Possível promoção de acordo com o desempenho.
2.2 Cronograma de Troca de EPI’s:
Propomos a criação de uma planilha para o controle de todos os EPI`s.
Cronograma de Troca de Equipamentos Individuais:
	Descrição
	Data de Entrega
	Data prevista de Troca
	Protetor Auricular
	03/04/2015
	08/04/2015
	Óculos de Proteção
	03/04/2015
	13/04/2015
	Luvas de Proteção
	03/04/2015
	03/05/2015
	Mascara de proteção
	03/04/2015
	05/05/2015
	Capacete
	N/A
	N/A
	Sapato com Bico de Aço
	03/04/2015
	02/06/2015
	Botas emborrachadas
	03/04/2015
	02/06/2015
Obs.: N/A, n/a ou NA é uma abreviação em inglês que significa notapplicable ou notavailable (tradução literal: não aplicável ou não disponível). A abreviação é utilizada quando não se tem ou não sabe sobre a informação em questão.
	Propomos a cada 5 dias a troca dos protetores auriculares, 30 dias a reposição das luvas, e a cada dois dias a troca das máscaras, estes são equipamentos de proteção de pouca durabilidade, precisam ser trocados à curto prazo.	
Passo III:
3.1 Qualidade de Vida no trabalho:
	A qualidade de vida no trabalho é direto de todo trabalhador, é de inteira responsabilidade do empregador, garantir proteção a saúde de seus colaboradores, garantindo a eles condições favoráveis e seguras para exercerem suas atividades em um ambiente planejado, organizado apropriado para dispor da qualidade no ambiente do trabalho. Visando benefícios para a empresa e colaboradores apresentaram propostas de treinamentos abordando questões de saúde segurança no trabalho, a importância dos EPI`s e EPC`s e a importância da organização do ambiente de trabalho.
3.2 A importância da Saúde e Segurança do Trabalho:
	Segurança e Medicina do Trabalho é um direito complexo de bem estar físico e social. As organizações precisam garantir segurança e suporte aos funcionários, a preocupação com a saúde do trabalhador é essencial e obrigatória no ordenamento jurídico, em casos de acidentes no trabalho, ou aparecimento de doenças ocupacionais, o trabalhador precisa ter conhecimento de todos os direitos pertinentes ao dano sofrido. A organização precisa tomar todas as precauções necessárias. É de extrema importância não apenas proporcionar segurança, mas, preparar os colaboradores para estar ciente da importância de exercerem suas atividades com segurança, a empresa fará sua parte de disponibilizar condições e treinamentos de segurança, mas, cabe ao funcionário ter a responsabilidade de tomar as precauções necessárias de segurança no exercer de suas atividades. 
	Estudamos na disciplina de Saúde e segurança do Trabalho a importância de garantirmos condições seguras aos trabalhadores, com embasamento nesta disciplina, apresentamos a proposta de treinamento para melhorar a segurança no canteiro de obras.
Sabemos que existem programas de segurança que servem para auxiliar a empresa a tomar as devidas medidas de segurança. O SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho, é obrigatório em qualquer empresa, sejam privados, pública, de economia mista).
	É um programa composto por uma equipe completa de profissionais que tem por finalidade promover e preservar a integridade física e mental dos empregados é composto por:
> Engenheiro de Segurança do trabalho.
> Médico de Segurança do Trabalho.
> Técnico de Segurança do trabalho.
> Enfermeiro do Trabalho.
> Auxiliar de enfermagem do Trabalho.
	Para a empresa que atua no ramo da construção civil adotar este programa, auxiliará na garantia da segurança do trabalho. Propomos treinamentos a cada 3 meses. Serão treinamentos de medidas de seguranças, como utilizar corretamente os EPI`s e EPC`s.
	Os profissionais que atuam na construção civil estão sujeitos a uma série de doenças biológicas (bactérias e vírus). Diretamente relacionadas ao seu trabalho. Muitas delas podem incapacitar a pessoa temporariamente e, em casos mais graves, impedir para sempre o profissional de exercer suas funções. Para ficar longe dessas enfermidades, vale a pena prestar atenção às fontes de risco de doenças. Elas podem ser tanto físicas (ruído, calor, radiação, umidade, entre outros), quanto químicas (produtos tóxicos presentes em tintas, solventes e cimento, por exemplo), além disso, o uso adequado de equipamentos de proteção individual é fundamental para garantir a saúde do trabalhador. Isso vale tanto para as vestimentas (botas, luvas, óculos, máscaras etc.), quanto para os aparatos que protegem o trabalhador de agentes agressivos (protetor auricular, filtro solar etc.). Diagnosticar a doença cedo é uma medida necessária para evitar que o problema de saúde se agrave. Isso pode ser feito por exame físico ocupacional e exames complementares, solicitados pelo médico. O profissional deve procurar o médico periodicamente. O trabalhador deve sempre solicitar à empresa a antecipação do seu exame periódico caso note alguma alteração em seu estado de saúde.
As várias doenças ocasionadas na construção civil são:
Ouvidos Pair (Perda auditiva induzida por ruídos);
Conjuntivite por Radiação;
Costas (Lombalgia);
LER (lesões por esforços repetitivos);
Reumatismos (que afetam pernas e braços);
Pulmões (Pneumoconioses);
Intoxicação Química (afeta os órgão internos);
Doenças dos órgãos internos (causadas por vírus e bactérias);
Dermatite de Contato (afetam a pele);
Insolação e queimaduras solar.
	O treinamento servirá para deixar os funcionários preparados, para se prevenirem dessas doenças ocupacionais, serão instruídos a utilizar os EPC`s no canteiro de obra, garantindo a segurança não apenas de si próprio, mas, da equipe em geral.
A empresa deverá implantar um procedimento de várias vezes ao dia, o funcionário
realizar uma pausa em suas atividades para se alongar e relaxar os músculos evitando assim, o problema de LER.
	O funcionário precisa ter um momento de pausa para se recompor, e assim poder realizar suas atividades com melhor desempenho, sem desconforto. Para evitar problemas de audição a empresa poderá contribuir utilizando máquinas menos ruidosas ou fazer o isolamento de ruídos das máquinas que não podem ser substituídas. Atualmente existem tecnologias avançadas que proporcionam melhor segurança no ambiente de trabalho, a empresa investindo em informação, estrutura e novos procedimentos demonstrará para os colaboradores a preocupação com a saúde e a segurança.
3.3 A importância do uso de EPI`s e EPC`s.
	Os Equipamentos de proteção individuais e os equipamentos de proteção coletiva.
São instrumentos fundamentais para serem utilizados no canteiro de obras, são eles que garantem a segurança dos funcionários e do ambiente de trabalho, no decorrer das atividades.
	Os EPC`s, são indispensáveis, garantem a segurança da equipe em geral no canteiro de obras, são sinalizadores, faixas de segurança, iluminação de emergência, Sensores em máquinas, corrimão, guarda corpos, Sinalização de segurança.
	Os EPI`s são recursos de proteção utilizados diretamente pelos colaboradores, visam à proteção respiratória, auditiva, facial, cabeça, pernas e pés, proteções contra queda. Utilizam máscaras, filtros, óculos escuros com proteção UV, viseiras, capacetes, luvas, mangotes, sapatos com bico de aço, botas emborrachadas e impermeáveis, roupas de proteção para soldadores, cintos de segurança e cinturões. A empresa deverá treinar os funcionários a utilizar estes equipamentos, no caso de equipamentos de proteção coletiva, deveram saber prepara-los para a utilização em canteiro de obras. Os funcionários precisam estar cientes da importância de utilizarem estes equipamentos para a prevenção, a empresa precisa fazer reuniões periódicas no intuito de focar a importância do uso desses equipamentos, os funcionários, deverão ter encargos a serem cumpridos como observaras normas de segurança e medicina do trabalho, inclusive quanto as precauções a tomar no sentido de evitar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, precisam saber a importância de colaborarem com a empresa, na aplicação dos dispositivos legais envolvendo segurança e medicina do trabalho.
3.4 A importância de um local de trabalho organizado:
	O Ambiente de trabalho garante a saúde dos trabalhadores, um ambiente bem organizado disponibiliza condições favoráveis à saúde do trabalhador, aumenta a produtividade e a qualidade do trabalho, gera satisfação e motivação dos funcionários. A organização precisa oferecer para o colaborador um ambiente adequado e adaptado às seguranças, visando o bem estar de seus funcionários.
	Precisaram estar atentos a necessidade de cada um deles. Para auxiliar as empresas que atuam na construção civil, existem diretrizes como a NR18, que estabelecem condições de meio ambiente do trabalho na indústria da construção. E procedimento do PCMAT, que é um programa de condições e meio ambiente de trabalho especifica para esta categoria, estabelece condições e diretrizes de segurança do trabalho para obras e atividades relativas à construção civil, garante ações preventivas e integridade física a saúde do trabalhador.
	É importante a empresa manter um padrão de organização nos canteiros de obras, evitar sujeiras em meio ao canteiro os trabalhadores deverão ser orientados a manter o ambiente do canteiro limpo, principalmente sem entulhos para evitar acidentes e doenças ocupacionais, um ambiente bem organizado, proporciona qualidade de vida proteção e bem estar. É preciso manter uma organização no almoxarifado e nos estoques de materiais, a empresa precisa disponibilizar para os operários ambientes favoráveis para realizarem suas necessidades fisiológicas, precisam de um local para realizar refeições, troca de roupas e etc. Um local de trabalho organizado estabelece benefícios para a empresa e para os trabalhadores.
Passo IV:
4.1 Proposta de Melhorias x Acordos:
	Dentro do acréscimo de 5% do quadro total da obra, foram abertas 2 vagas para o cargo de mestre de obras (cada turno de trabalho terá o acréscimo de mais um profissional), dessa forma dobrando o número de mestre de obras que passarão a compor o quadro efetivo. Para os mestres que já atuam na obra, os mesmos serão convidados a frequentar um curso de reciclagem oferecido pelo sindicato da categoria que são ministrados pela Escola Profissional da Construção Civil, custeado pela empresa.
	Como os colaboradores estão parados (em greve) há 02 (dois) dias e dessa forma comprometendo o cronograma de entrega da obra, a Lopes & Lopes concederá a todos os seus empregados uma correção salarial de 8% (oito por cento) a título de antecipação salarial (conforme quadro 1), a ser aplicada sobre o valor dos salários-base vigentes em 1º de junho de 2013. Resolve a empresa que mesmo a greve sendo ilícita (não foi dado o aviso prévio de 48 horas conforme a Lei 7.783/89), se os colaboradores retornarem de imediato ao trabalho faz parte da proposta de não terem descontados 50% dos dias parados e compensarem com trabalho em outro turno os outros 50%, em função da greve.
	Para incentivar os colaboradores a permanecerem na empresa, usarem EPI’s, baixar o nível de absenteísmo, além do reajuste de 8% a empresa institui a partir de1/06/2014, o Prêmio assiduidade. É assegurado a titulo de incentivo à assiduidade, o fornecimento mensal de um cartão de vale-alimentação que será disponibilizado ao empregado até o 5º dia útil de cada mês, mediante as seguintes condições: Os trabalhadores terão direito ao referido prêmio, na hipótese de ser constatado 100% (cem por cento) de assiduidade e pontualidade no mês. Fica estabelecido que o prêmio seja instituído sobre o sistema da contrapartida, sendo no mínimo 80% da despesa custeada pelo empregador e até 20% pelos empregados. O custo pela emissão do Cartão vale-alimentação será por conta da empresa, sendo que havendo necessidade de emissão de novo cartão, em virtude de perda, roubo, quebra etc., o empregado arcará com os custos correspondentes.
	Esse prêmio não será concedido na hipótese de atraso e/ou falta ao serviço, ainda que justificada, afastamentos decorrentes de doença e/ou acidente de trabalho, ou licença de qualquer espécie.
	Por ocasião do pagamento das férias, o empregado assíduo durante todo o período aquisitivo, terá direito ao prêmio assiduidade. O benefício previsto não tem natureza salarial, não sendo portando computável na remuneração dos empregados para quaisquer fins. O Cartão vale-alimentação será de R$ 150,00 (cento cinquenta reais). A empresa também propôs junto ao sindicato e empregados a criação da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) para a obra. A PLR tem um teto máximo de 100% do salário base do colaborador nas datas efetivas de pagamento 31/01/2015 e 31/07/2015. Como a obra do viaduto Martelli Videira teve inicio em janeiro/2014 e tem sua conclusão prevista para junho/2015, as metas serão medidas e começam a valer a partir de 01/06/2014 até 31/12/2014 e 01/01/2015 até30/06/2015 e serão pagas respectivamente em 31/01/2015 e 31/07/2015.
	Cada meta tem um peso específico, logo se cumpridas todas as metas estará garantido 100% do salário base de cada colaborador.
	As metas são globais e individuais com o intuito de fazer com que as equipes que trabalham na obra se tornem mais coesas.
As metas são as seguintes:
1 – Conforme planejamento da obra, todas as etapas operacionais serão medidas mensalmente e deverão ter sido cumpridas. (meta global, peso 30%).
– A obra não poderá ter afastamentos por acidente do trabalho, o acidente zera a meta nesse mês para todos os colaboradores. (meta global, peso 30%).
– O colaborador não poderá ter faltas justificadas ou injustificadas,
atestados, afastamentos no mês, a ausência no canteiro de obras no mês tira o 1/12avos da PLR (meta individual, peso 40%).
– Para os colaboradores
admitidos no curso do ano a PLR será proporcional, segue o principio do 13.º salário (meta individual).
	Ou seja, se atingidas às metas, todos os colaboradores ganham, e a obra
será entregue dentro do prazo estipulado.
Passo V:
	Conforme visto acima a empresa Lopes & Lopes está disposta a rever os conceitos de gestão da obra adequando-os a operacionalidade do dia a dia conforme a legislação trabalhista vigente.
	A proposta visa regularizar o mais breve possível a situação de todos os colaboradores, uma vez que a obra de construção do viaduto está empregando dezena de pessoas da região seja direta ou indiretamente e beneficiarão mais de 50 mil habitantes da região quando do término.
Fonte: Chiavenato (2004, pg. 5)
	Verificou-se que, se a organização busca alcançar os seus objetivos da melhor maneira possível, precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que também elas atinjam os seus objetivos individuais e que ambas as artes saiam ganhando.
	Como a obra tem prazos definidos e não poderá mais ter o seu efetivo
reduzido por desligamentos espontâneos ou DSJC por diversos motivos, a ARH
deverá manter um banco de dados de candidatos para os diversos cargos para
buscar quando necessários novos colaboradores.
	As descrições da função, condições gerais de exercício, formação e experiência e competências pessoais foram elencadas para todos os cargos necessários para o recrutamento e seleção desses candidatos.
Fonte: Chiavenato (2004, pg. 135)
	A seleção de pessoal é um sistema de comparação e de escolha (tomada de decisão). Para tanto, ela deve necessariamente apoiar-se em algum padrão ou critério para alcançar certa validade na comparação.
	Para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores em seu local de trabalho e amenizar os riscos para a saúde, serão tomadas algumas ações, tais como: Aumentar e trocar o número de chuveiros, reforma dos banheiros, as limpezas serão diárias no início de cada turno, aumento do número de armários no vestiário, bancos para acomodar mochilas, sacolas, etc. A obra será sinalizada com avisos e cartazes, informando sobre Riscos, Atenção e Avisos, ampliação do refeitório, instalação de balcão térmico tipo “Buffet”, e limpeza após cada refeição.
	As ações a serem desenvolvidas na área de segurança são: Realização de reuniões semanais - DSS (Diálogo Semanal de Segurança), com todos os colaboradores no início de cada turno onde serão abordados tem as referentes à segurança, saúde e higiene do trabalho.
Cartazes, slides sobre segurança do trabalho, visando diminuir atos inseguros.
	Todos os colaboradores receberão treinamento inicial em Saúde e Segurança, a ser administrado pelo Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança e Técnico de Segurança.
	Treinamentos periódicos serão realizados a cada trinta dias pelo pessoal de segurança do trabalho.
Os treinamentos contemplarão os seguintes assuntos:
	A importância da construção civil, responsabilidade, a segurança, Comissão de Prevenção de Acidentes – CIPA, o Serviço de Saúde e Segurança – SESMT, principais riscos de acidentes, Equipamentos de Proteção Individual e Equipamento de proteção coletiva (EPI’s e EPC’s), praticar a prevenção, saúde e higiene, bons hábitos de higiene, saúde do corpo, saúde dos dentes, doenças sexuais, como evitar as doenças no trabalho.
	Nomear uma comissão de colaboradores para mensalmente serem discutidos comportamentos certos e errados e localizar locais com riscos potenciais de acidentes.
Fonte: Chiavenato (2004, pg 438).
	Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas.
	A greve é prejudicial a Lopes & Lopes, visto que os 2 dias parados representam aproximadamente 7500 horas sem atividades produtivas na obra, aqui incluídos os prestadores de serviços, pois os mesmos também estão impossibilitados de trabalhar, comprometendo a entrega da obra na data prevista.
	Há também as máquinas e equipamentos que são locados junto a outras empresas para uso em algumas atividades, dessa forma o valor da locação por dia sem uso esta causando um prejuízo para a empresa.
	A empresa deve aceitar de imediato a reivindicação salarial de 8% como uma antecipação salarial do dissídio coletivo da categoria, em contra partida os colaboradores retornará imediatamente as suas atividades.
	Como visto acima a empresa propõe, apesar da ilegalidade da greve, não descontar 50% dos dias parados e em contra partida os colaboradores compensar com trabalho em outro turno os outros 50%.
	Além da antecipação salarial a empresa implantará o prêmio assiduidade a partir de 1/06/2015, visando melhorar a assiduidade dos colaboradores. A empresa fornecerá sem custo para os colaboradores que eventualmente realizarem horas extras um lanche.
	A empresa delineará junto ao sindicato e empregados a criação da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) para a obra.
Conclusão:
	O diagnóstico para a empresa Lopes & Lopes, após análise dos dados apresentados é que há um descontentamento geral dentro da empresa.
	A insatisfação salarial está presente nos colaboradores, logo depois temos
excesso de trabalho, infra-estrutura, etc.
	Tendo em vista que o tempo para conclusão da obra viaduto Martelli Videira é curto e há multa junto ao contratante se houver atraso na entrega da obra, há necessidade de serem tomadas ações corretivas legais e para a melhoria do ambiente de trabalho, segurança e qualidade de vida dos colaboradores.
	As necessidades de melhorias foram apontadas e justificadas em cada passo para os itens abordados com as respectivas soluções.
	Recomendamos a seguir algumas ações que devem melhorar as relações da empresa com os colaboradores.
1.º Evidenciar que a empresa está preocupada com seus colaboradores, através da efetivação do que foi proposto.
2.º Mostrar para a equipe que as lideranças estão buscando atuar para melhorar o ambiente e propiciar um relacionamento e integração da equipe objetivando resultados vantajosos para os colaboradores e para a empresa.
3.º Através da descrição de cada cargo será possível verificar o que cada colaborador está fazendo, como está fazendo, avaliar as suas habilidades individuais e o que necessita para cumprir as suas tarefas da melhor forma e com segurança.
	Essas oportunidades de melhorias devem ser analisadas, para que no futuro não se transformem em grandes motivos de insatisfação.
Bibliografia:
Mestre de Obras: Acesso em 02 de Maio de 2015, artigo: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissao/mestre-de-obras/
GAP O que são?:Acesso em 03 de Maio de 2015, artigo: <http://www.investmax.com.br/iM/content.asp?contentid=722>
Definições dos termos de negociações sindicais e trabalhistas: Acesso em 30 de Abril de 2015, artigo: http://www.crcsp.org.br/portal_novo/publicacoes/guia_pratico/parte4.htm
Recrutamento e seleção: Acesso em 04 de Maio de 2015, artigo: https://www.youtube.com/watch?v=i-PVtNp6BJw
O que significa N/A?: Acesso em 06 de Maio de 2015, artigo: http://pt.wikipedia.org/wiki/N/a
Recrutamento e Seleção: Acesso em 07 de Maio de 2015, artigo: http://www.spot.com.br/index.php/solucoes-spot/recrutamento-e-selecao
Técnicas de Seleção: Acesso em 07 de Maio de 2015, artigo: http://gestaodepessoas2012.blogspot.com.br/p/tecnicas-de-selecao.html
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): Acesso em 15 de Maio de 2015, artigo: http://www.recursoshumanos.al.ms.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9:qualidade-de-vida-no-trabalho-qvt&catid=5:Not%C3%ADcias&Itemid=2
A importância do uso do EPI – EPC: Acesso em 16 de Maio de 2015, artigo: http://segurancadotrabalhoegestorambiental.blogspot.com.br/2012/04/uso-epi-epc.html
A importância da Segurança do Trabalho nas Empresas: Acesso em 16 de Maio de 2015, artigo: http://inbep.com.br/blog/a-importancia-da-seguranca-do-trabalho-nas-empresas/
Ambiente de trabalho organizado gera produtividade
e aumenta a criatividade: Acesso em 20 de Maio de 2015, artigo: http://revista.penseempregos.com.br/noticia/2013/02/ambiente-de-trabalho-organizado-gera-produtividade-e-aumenta-a-criatividade-4048138.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando