Buscar

Resumo - CG e Lisossomos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo – Complexo de Golgi e Lisossomos
O complexo de golgi possui vesículas semelhantes a sacos membranosos, achatados e empilhados, além de uma organização curva concêntrica, em forma de “cuia”. Possui uma face de entrada que se localiza próxima ao retículo endoplasmático (face CIS), uma face média e uma face de saída (face TRANS). 
As proteínas e os lipídeos são transportados pelo fluxo contínuo do retículo endoplasmático até o complexo de golgi e chegam pela face de entrada (face CIS).
Funções do complexo de golgi: empacotamento de proteínas e lipídeos, gerando variedades de proteínas; glicolisação; sulfatação; fosforilação. 
Rota endocítica: Para os lisossomos, onde formarão a membrana da própria organela ou terão papel na digestão intracelular.
Rota exocítica: Para membrana plasmática, onde as moléculas se incorporarão ou serão secretadas. Do complexo de golgi para vesículas de secreção que se acumulam no citoplasma esperando um sinal para exocitarem seu conteúdo. 
Os lisossomos são formados por grânulos lisossomiais, que por sua vez, são agregados protéicos de enzimas hidrolíticas (digestivas). 
Os três tipos de lisossomos são:
Lisossomo primário – é produzido no retículo endoplasmático rugoso, passa pelo complexo de golgi e é empacotado na forma de vesícula primária. 
Lisossomo secundário – é resultado da fusão de um lisossomo primário com uma partícula englobada.
Lisossomo terciário – contém apenas sobras da digestão celular.
Processo de digestão celular: o lisossomo se une a partícula que foi endocitada pela célula por meio dos processos de pinocitose e fagocitose constituindo o pinossomo e fagossomo, respectivamente. Suas enzimas fazem a degradação dessa molécula e os restos da digestão são liberados por exocitose. 
Autofagia: esse processo consiste na digestão de organelas que não são mais necessárias para a célula. O lisossomo engloba a organela e é chamado de auto-fagossomo, digerindo-a e liberando as sobras no citoplasma para que sejam utilizadas, se necessário. 
Função do lisossomo: a função do lisossomo é a “limpeza da célula”, ou seja, ele faz a degradação de tudo o que é prejudicial ou desnecessário encontrado no citoplasma celular.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais