Buscar

AVALIANDO PORTUGUÊS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: EUNICE AMARO COELHO
	
	Disciplina: CEL0465 – LÍNGUA PORTUGUESA 
	Período Acad.: 2015.3 EAD (G) / EX
	
	
		1.
		"Existe um ambiente de extrema formalidade em que o autor do texto precisa convencer, persuadir o outro a pensar como ele, pois, assim, ele ganhará a causa.". Esse é o ambiente jurídico e o texto pode ser uma:
		
	
	
RESPOSTA Petição.
	
	
	
	
		2.
		O anúncio é um bom exemplo de:RESPOSTA Gênero textual.
		
	
	
	
		3.
		.. Narração é saber usar de argumentos, é discutir apresentando e contrapondo razões que, através do raciocínio lógico, levem a uma conclusão. Esse conceito acima apresentado refere-se, respectivamente, a: RESPOSTA Narração
		
	
	
	
		4.
		Leia os trechos  e, depois, aponte a opção que explica, corretamente, a aplicação conveniente das mensagens.
"Praia do Flamengo: Vende-se duplex desocupado, vista cinematográfica para a Baía e Pão de Açucar ! Oportunidade única. Salão, três quartos, dois banheiros, dependências e área de serv. Tratar com proprietário."     (Classificados do Rio, Jornal O Globo, p. 01, 26/02/2015)
"O nervoso mercado imobiliário do Rio de Janeiro tem mostrado grande oscilação por causa da aproximação das Olimpíadas. Agora os preços dos imóveis dependem das novas construções. E depois dos eventos na cidade? Como serão os valores praticados?" (Jornal O Dia 19/ 08/ 2014, p. 07 - texto adaptado)                                                                                                                                  Nesses trechos, podemos considerar que:
RESPOSTA Ao acionar a capacidade mental quanto à variação de linguagem, na prática, o usuário elabora o que quer comunicar com palavras e construções adequadas.
		
	
	
	
	
		5.
		"A propaganda tem por objetivo influenciar o receptor da mensagem a adquirir um produto ou um serviço, mas também pode procurar mudar uma atitude.". RESPOSTA -= Propaganda é um gênero textual.
		
	
	
	
	
		6.
		Observe o texto e marque o item que apresenta o gênero e a tipologia textuais a que pertence:
Relacionamentos (Arnaldo Jabor).
Sempre acho que namoro, casamento, romance, tem começo, meio e fim. Como tudo na vida. Detesto quando escuto aquela conversa: - Ah, terminei o namoro... - Nossa, estavam juntos há tanto tempo... - Cinco anos.... que pena... acabou... - é... não deu certo... Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou. E o bom da vida, é que você pode ter vários amores. (http://pensador.uol.com.br/frase/NTIyNTYz/)
		
	
	
RESPOSTA - crônica/ narração.
 AVALIANDO LÍNGUA PORTUGUESA 
	
	
		1.
		O tópico frasal constitui a ideia central de um parágrafo e a partir dele, as outras ideias são desenvolvidas no parágrafo. Leia o fragmento e a seguir identifique o tipo de tópico frasal utilizado no texto.
Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? Os contribuintes já estão cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece não ter fim.
		
	
	
RESPOSTA== Tópico frasal por interrogação
	
	
	
	
		2.
		O resumo indicativo ou fichamento caracteriza-se como sumário narrativo que elimina dados qualitativos e quantitativos, mas não dispensa a leitura do original. Marque a opção que NÃO corresponde a este tipo de resumo.
RESPOSTA ===Normalmente é utilizado em bulas e receitas culinárias
		
	
	
	
		3.
		Há cinco tipos de tópicos frasais mais comuns que auxiliam na hora em que iniciamos um parágrafo.  Veja os exemplos a seguir.
Exemplo 1: "O silogismo divide-se em silogismo simples e silogismo composto (isto é, feito de vários silogismos explícita ou implicitamente formulados). Distinguem-se quatro espécies de silogismos compostos: (...)" (Jacques Maritain, Lógica menor, p. 246)
Exemplo 2: "Vivemos numa época de ímpetos. A Vontade, divinizada, afirma sua preponderância, para desencadear ou encadear; o delírio fascista ou o torpor marxista são expressões pouco diferentes do mesmo império da vontade." (Gustavo Corção, Dez anos, p. 84)
Nos exemplos citados (1 e 2), esses tópicos classificam-se, respectivamente, em RESPOSTA-==== divisão/ declaração Inicial
		
	
	
	
	
	
		4.
		O parágrafo constitui-se de tópico frasal (ideia central) e do desenvolvimento dessa ideia. Em resumo, a ideia central é desenvolvida para formar um parágrafo consistente. Leia o parágrafo abaixo e indique o tipo de desenvolvimento que foi usado.
     A expressão "indústria cultural", segundo consta, foi utilizada pela primeira vez no livro "Dialética do esclarecimento", escrito em colaboração com Horkheimer e publicado em Amsterdã, em 1947. O termo era empregado em substituição a "cultura de massas", conforme Adorno explicaria numa série de conferências radiofônicas proferidas em 1962, porque esta induziria ao erro de julgar que se trata de uma cultura emergindo espontânea e autonomamente, do seio das massas. Essa interpretação enganosa, segundo ele, serviria apenas aos interesses dos donos dos meios de comunicação.
RESPOSTA-==== Explanação da declaração inicial
		
	
	
	
	
		5.
		A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.
O tópico frasal do parágrafo acima está desenvolvido por:
RESPOSTA=== Divisão.
		
	
	
	
	
		6.
		        O tópico frasal constitui a ideia central de um parágrafo e a partir dele, as outras ideias são desenvolvidas no parágrafo. Leia o fragmento e a seguir identifique o tipo de tópico frasal utilizado no texto.
         Dividimos o ensaio em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução estabelece o objetivo e a ideia central do ensaio, além de indicar como esta ideia central será desenvolvida. O desenvolvimento explana a ideia central enunciada na introdução. Fazem parte do desenvolvimento os parágrafos restantes, exceto o último. Este é ocupado pela conclusão, que retoma a ideia central expressa na introdução e resume a explanação feita sobre ela no desenvolvimento.(MORENO, Cláudio; GUEDES, Paulo Coimbra. Curso básico de redação. São Paulo: Ática, 2007).
		
	
	
RESPOSTA == Tópico frasal por divisão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais