Buscar

Irmãos Naves (exercícios sobre o filme)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões: 
1)Após assistir ao filme “Irmãos Naves”, faça um relatório manuscrito, contendo, no máximo, 20 linhas.
Benedito Caetano sai na madrugada do dia 19 de novembro de 1937 e desaparece. No dia seguinte, seu primo Joaquim Naves dá por sua ausência e se preocupa, já que ele havia saído com uma grande quantia em dinheiro. Saem, então, a sua procura, Joaquim e Sebastião Naves. Não o encontrando, comunicam ao delegado civil que abre um inquérito. Passado um mês do desaparecimento, o delegado ainda não havia solucionado o caso, por isso, ele pede a Capital que mande um oficial que possa cuidar do caso. Eis que chega a cidade Francisco Vieira. O tenente Francisco Vieira, na sua percepção, os irmãos Naves eram culpados pelo sumiço de Benedito, portanto, ele buscava a confissão de ambos.
Um dia, os irmãos vão a delegacia informar ao tenente que um homem havia visto Benedito. Ele os ouve, mas acaba prendendo Joaquim. Segue, então, uma sessão de tortura em busca de sua confissão. Procura a fonte deles e o tortura até que ele desmente a história de que viu Benedito. Torturou por dias Joaquim Naves, até que prendeu seu irmão Sebastião e sua mãe também. Fez barbáries aos três até que Joaquim confessasse o crime e soltou sua mãe. Dona Ana foi até um advogado e pediu abrigo. Após a confissão dos irmãos, o advogado consegue audiência. Depois de 2 instâncias, foram condenados a 25 anos de prisão, saindo após 8 anos e 8 meses. Um ano depois da soltura, Joaquim faleceu e 15 após sua morte, Benedito foi encontrado vivo.
2)Identifique cinco garantias do Devido Processo Legal que foram desrespeitadas no Caso dos Irmãos Naves, citando o nome da garantia e o respectivo fundamento legal de acordo com a Constituição Federal de 1988.
Segue abaixo, alguns incisos do art. 5 que foram desrespeitados no caso dos Irmãos Naves.
LIV – Os irmãos Naves foram presos e lá permaneceram por meses, sendo torturados cruelmente.
LV – Em nenhum momento os irmãos Naves puderam apresentar o contraditório, sendo assim, não apresentaram sua defesa ao delegado e ao tenente.
LVI – As confissões foram adquiridas através de tortura física e psicológica, portanto, eram ilícitas.
LVII – Desde o começo do inquérito, foram considerados culpados pelo delegado e o tenente.
LXII e LXIII – Sua prisão foi sigilosa e quando o advogado foi até a delegacia para representá-los, o tenente mentiu sobre seu paradeiro dizendo que já havia sido soltos.
A dignidade da pessoa humana foi ferida tanto no caso dos irmãos, quanto no de sua mãe e a testemunha. Foram submetidos a uma série de torturas cruéis que abalaram seu psicológico.

Outros materiais