Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL MERCADO HORTEDAN 1º Bimestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FACULDADE ANHANGUERA SÃO BERNARDO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
Bruna Mayara Gomes Mendes - RA: 1250468995
Carolina Movio de Souza - RA: 0196601291
Érika Ribeiro Soares Silva - RA: 0164553019
Joyciane da Conceição Silva Rodrigues - RA: 1246467659
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA
Tutor EAD: Me Pedro Hiane e Me Ademir Cavalheiro Leite
Tutora Presencial: Marta Adriane Alves Mateus
São Bernardo do Campo – São Paulo
22 de Setembro de 2015
Introdução
O ramo varejista é uma das atividades que mais crescem, empregam e lucram. Sua atividade, principalmente nos países em desenvolvimento, como o Brasil, é de capital importância por ser uma importante fonte provedora de empregos e corresponderem ao chamado setor terciário da economia de um país. (SANTIAGO, Emerson. 2011). De acordo com Chiavenato (2011), o sucesso de uma empresa está na forma como ela é administrada. Essa informação se torna fundamental sabendo-se que o mercado varejista está cada vez mais complexo e competitivo, assim se faz importante a estrutura organizacional de uma empresa desse setor. 
O Hipermercado Hoterdan é uma empresa regional varejista de alimentos com atividades no interior de São Paulo. Deu início em suas atividades como um supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Objetivando a médio prazo trona-se uma rede com abrangência estadual, notou-se que os lucros estavam caindo há quatro trimestres consecutivos, apesar das vendas terem sido boas, os custos aparentemente estavam fora de controle. O relatório elaborado por uma empresa de consultoria afirma que aparentemente as falhas em seu gerenciamento operacional é o responsável pela falta de controle financeiro, ainda este documento aponta que o processo de contratação acontecia via aproveitamento interno, via indicação e ligações políticas.
Dessa forma, como novo Diretor Administrativo e de Projetos do Hipermercado Hoterdan, tenho a incumbência de apresentar um plano de reestruturação organizacional dessa empresa, bem como elaborar um planejamento estratégico e tático voltado para liderança e trabalho em equipe que estimule a motivação e a qualificação dos colaboradores, sanando dessa forma os problemas encontrados nesta organização.
Estrutura Organizacional
Atualmente o Hipermercado Hoterdan conta com uma estrutura organizacional que apresenta características funcionais, um método de estrutura clássica e a mais utilizada na organização de empresas. Tem como vantagem o contato direto entre operações e gerencia, no entanto, faz com que a gerencia fique sobrecarregada cuidando de problemas operacionais se perdendo em outros assuntos que é também de sua responsabilidade. O problema financeiro que vem ocorrendo com a empresa Hoterdan se encontra nessa desvantagem da estrutura funcional.
A estrutura do Hipermercado Hoterdan é comporta por 176 colaboradores, divididos entre departamento de compras, financeiro, operacional e diretoria. Vale salientar que a maior parte está na área operacional que tem um total de 165 colaboradores divididos entre as áreas mercearia, hortifrutícola, padaria, linha branca/marrom, secos e molhados, amarinho, têxtil, açougue, peixaria e segurança. Estrutura essa dada da seguinte forma: 
Presidência;
Diretorias: Financeira (1), Compras (2), Operações (1);
Gerências: Mercearia e Secos Molhados (1), Hortifrutícola (1), Padaria (2), Linha Branca/Marrom (1), Armarinho e Têxtil (1), Açougue e Peixaria (1), Segurança (1).
Colaboradores: 176 no total, sendo, Financeira (5); Compras (6) e Operações (165);
Operações: Mercearia (15), Hortifrutícola (15), Padaria (20); Linha Branca/Marrom (30); Secos e Molhados (20), Armarinho (5); Têxtil (5), Açougue (20), Peixaria (15) e Segurança (20).
A empresa tem com o objetivo de médio prazo tornar-se uma rede com abrangência estadual sendo assim é indispensável a profissionalização de seus colaboradores, faz-se necessária uma urgente reestruturação, visando a recuperação do ganho de lucros, que vêm decaindo nos últimos quatro trimestres. Para tal, a organização tem a incumbência de realizar uma ação corretiva e trabalhar o coaching de seus colaboradores que valoriza a competência e se esforça para transformar as pessoas em talentos.
Henry Fayol, engenheiro Francês que revolucionou as Indústrias com sua teoria clássica da administração, dizia que a função administrativa não é primitiva da alta cúpula, ela se reparte proporcionalmente por todos os níveis de hierarquia da empresa. Há uma proporcionalidade, quanto mais se desce na escola hierárquica, mais aumenta as outras funções da empresa e na medida em que se sobre na escala hierárquica, maior é o volume e a extensão administrativa. (CHIAVENATO, Idalberto. Administração – Teoria, Processo e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, 4ª edição).
Ressalto que o desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. Diante disso, o tipo de organização escolhido é seguido pelo raciocínio de Henry Fayol, de que a administração é fundamental, e que o volume é maior na parte de cima da hierarquia, foi elaborado um sistema divisório para que os diretores e gerentes no qual devam exercer suas funções gerenciais, não fiquem mais sobrecarregados cuidando de problemas operacionais, para isso foi implantado um coordenador em cada setor no qual possa ser o intermediador entre os setores operacionais e a gerencia. 
A segurança dentro do Hipermercado é um ponto fundamental e obrigatório, tanto para a segurança de colaborares quanto para fornecedores e clientes, porém, deve-se levar em conta que o foco principal são as vendar, dessa maneira para que a empresa fique menos sobrecarregada com vínculos empregatícios de colaboradores desqualificados da área de segurança, é necessário a contratação de uma empresa especializada, pois com a contratação de um serviço não custa tanto quanto a contratação de um colaborador efetivo, além de diminuir os custos da empresa terá um aumento na qualidade do serviço.
A partir disso, apresento a seguir como ficaria a estrutura hierárquica do Hipermercado Hoterdan:
Presidência;
Diretorias: Financeira (1), Compras (1), Operações (1);
Gerências: Mercearia e Secos Molhados (1), Hortifrutícola (1), Padaria (1), Linha Branca/Marrom (1), Armarinho e Têxtil (1), Açougue e Peixaria (1), Segurança (1).
Coordenadores: Mercearia e Secos Molhados (1), Hortifrutícola (1), Padaria (1), Linha Branca/Marrom (1), Armarinho e Têxtil (1), Açougue e Peixaria (1), Segurança (1);
Departamentos: Compras (1), Finanças (5), Administrativo (12);
Operações: Mercearia (14), Hortifrutícola (14), Padaria (19); Linha Branca/Marrom (29); Secos e Molhados (19), Armarinho (4); Têxtil (4), Açougue (19), Peixaria (14).
Totalizando 172 colaboradores.
Para a execução desse novo modelo organizacional, sugiro treinamento e aprimoramento dos colaboradores, abertura de processo seletivo de admissão e plano de carreira para os colaboradores.
Plano De Capacitação Para Gerentes e Diretores
O plano de capacitação para gerentes e diretores tem como objetivo melhorar a eficácia gerencial, desenvolver líderes, capacitá-los a liderança situacional, construção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho. E visa a melhoria do ambiente de trabalho em um clima de ética, respeito e comprometimento, contribuindo assim para a produtividade da organização. Para que esse desenvolvimento seja possível é preciso uma administração estratégica, na qual os diretores e gerentes devem ser criativos e flexíveis ao operar, já que necessita de constante adaptação devido às circunstancias com que se defrontam.
Para alcançar essas metas o Hipermercado Hoterdan, necessita de equipes de alta performance que tenha perspectiva de crescimento
sustentável. E para que a equipe chegue nesse nível é indispensável a sinergia dentro da organização, no entanto, uma equipe sinérgica não se forma da noite para o dia, exige uma série de fatores que estimulem seu desenvolvimento.
Para se formar uma equipe de alto desempenho, é necessário pessoas melhor preparadas, que saibam lidar com pessoas, lidar com informações e decisões dentro da organização. Vale salientar que competência, conhecimento, habilidade e atitude são indispensáveis para uma melhor administração. Assim como, analisar o cenário econômico e político, seguir o sistema mecanístico da empresa cumprindo ordens e leis e estar sempre atento ao macroambiente empresarial.
A comunicação é a chave do sucesso de uma equipe, para ajudar a construir uma equipe o líder deve delegar funções, responsabilidades e autoridade – desde que haja competência para tanto. Uma equipe sinergética trabalha com mais eficiência, a missão deve estar clara para todos os integrantes. Em uma equipe de alta performance, todos caminham na mesma direção. Quando uma equipe constrói uma identidade, ela é capaz de se auto superar constantemente e de estimular o desenvolvimento de cada um de seus integrantes, a renovação é o que estimula o seu aperfeiçoamento.
O diretor e o gerente devem se esforçar para conseguir os menores custos de produção e distribuição, assim podem oferecer preços mais baixos que seus concorrentes e obter maior participação no mercado. É preciso saber ouvir, entender e manter um bom relacionamento com os clientes e consumidores. Cada gerente tem seu estilo pessoal de administrar as pessoas precisam reconhecer os critérios que definem esse estilo com transparência. 
Para finalizar, uma empresa que busca uma abrangência estadual e deseja maximizar seus lucros, deve ter em seus principais objetivos a qualificação de seus colaboradores. O e-learning é uma modalidade de ensino à distância, e através dele é possível capacitar os colaboradores de vários níveis hierárquicos de uma empresa. É vantajoso por ter flexibilidade de horário, ritmo de aprendizagem definido pelo próprio aluno, facilidade de atualização dos conteúdos entre outras coisas.
Os cursos estarão disponíveis em um portal desenvolvido para a empresa, onde poderão ser escolhidos de acordo com a disponibilidade e necessidade de aprendizagem com o intuito de orientar o colaborador desde o código de ética da empresa até suas atividades operacionais, independente da posição ocupada na empresa. Os cursos sugeridos são:
Controle de Materiais;
Integração: Código de Ética;
Administração de Conflitos e Consultoria;
Segurança do Trabalho;
Liderança;
Empreendedorismo Corporativo;
Desenvolvimento Pessoal;
Administração De Finanças;
Matemática Financeira;
Responsabilidade Social E Desenvolvimento Sustentável;
Reciclagem;
Língua Portuguesa No Dia-a-dia;
Atendimento Ao Cliente;
Técnicas de Vendas e Negociação;
Qualidade No Atendimento Ao Cliente;
Pacote Office – Excel, Word, Outlook, Lync, Power Point e Acess;
Tendências Empresariais;
Relações Interpessoais Na Empresa;
Marketing.
Programa de Capacitação, Desenvolvimento e Motivação Para o Pessoal Operacional
Baseando-se no modelo da hierarquia de necessidade Maslow, esse programa de capacitação foi definido levando em conta que esse modelo compreende cinco necessidades, sendo elas:
Auto realização;
Autoestima;
Necessidades Sociais;
Necessidades de Segurança;
Necessidades Fisiológicas Básicas.
Com isso, o objetivo é inovar as práticas de participação e atitude, promover a integração e o bem-estar, motivar colaboradores quanto à importância da reciclagem de materiais e do conhecimento, estimular e provocar as mudanças de hábitos de consumo através de palestras, debates, entrevistas e campanhas informativas e promover cursos internos de reciclagem e aperfeiçoamento.
De acordo com CHIAVENATO (2006), a busca de Taylor pela maior produtividade e eficiência na produção, fez com que Taylor selecionasse os operários mais aptos, aplicando treinamento do método e oferecendo-lhe condições ambientais de trabalho confortáveis e condições agradáveis para reduzir a fadiga. Para garantir o engajamento do operário no sistema e aumentar sua eficiência, a solução foi implantar planos de incentivo salarial. Retrata também que todas as Teorias da Administração iniciadas desde o século XX, são válidas pois cada uma dela surgiu como uma resposta para os problemas empresariais de sua época, e todas foram bem sucedidas. De certo, todas podem ser aplicadas nos dias de hoje.
Todos colaboradores querem melhores salários e qualidade de vida, a capacitação via e-learning deve ocorrer não só para níveis estratégicos e táticos, mas também para o nível operacional, a criatividade deve ser estimulada, para que o colaborador comandado e mecanístico dê lugar ao raciocínio do líder.
A motivação e a falta dela, são assuntos muito discutidos também nas organizações. A motivação empresarial, ou seja, a capacidade de motivar cada elemento de uma empresa é essencial para o seu sucesso. O setor operacional é o principal setor de um Hipermercado, pois são eles que estão ligados diretamente ao atendimento ao cliente. Recomenda-se para esses o curso especifico de “Atendimento Ao Cliente”, devem passar por um treinamento e conhecer melhor a loja e o que ela pode oferecer aos clientes.
Cada setor merece sua devida atenção. O setor de padaria e açougue necessita constantemente de treinamento e cursos, que desenvolvam os mesmos para um melhor atendimento, limpeza, organização e criação de novos produtor, é preciso inovação e isso é o que difere na concorrência. Por fim, tratando-se de um Hipermercado onde envolve os setores de eletrodomésticos e eletroeletrônicos sugerimos cursos especializados na área de vendas onde os mesmo podem adquirir técnicas de negociação.
Recomendações Finais
Visando o crescimento do Hipermercado Hoterdan, deve-se adotar esse projeto, cujo, procura beneficiar todos, desde a presidência até os clientes do hipermercado. Para que a empresa possa se tornar de abrangência estadual, ela deve primeiramente se reestabelecer, recuperando seus lucros. Para isso, é fundamental a adequação da estrutura organizacional, e inclusão dos planos de capacitação e programas de desenvolvimento e motivação operacional. 
O gráfico abaixo mostra os motivos do decaimento de lucros do Hipermercado Hoterdan, observa-se que as falhas no gerenciamento operacional tem maior porcentagem, ou seja, a má administração foi o que prejudicou em peso a empresa, levando então aos custos fora de controle. 
O Hipermercado também realizava um processo de contratação através de aproveitamento interno via indicações e ligações políticas, o que em muitos casos pode trazer para dentro de sua empresa profissionais mal qualificados. 
Para que não exista uma extensa lista de demissões por falta de qualificação de funcionários, desde gerentes até operários, o ideal é aderir a ideia da modalidade e-learning que pode prepara-los e despertar novos talentos.
Vale ressaltar que além do projeto de motivação aos operários, é fundamental a participação de gerentes e supervisores nesse projeto.
O organograma abaixo mostra como era o organograma corporativo do Mercado Hoterdan: 
Observa-se que os gerentes tinham ligação direta com os diretores e também com os operários, dessa forma eles ficam muito sobrecarregados e atrapalha o andamento geral da empresa, como ocorreu a decaída de lucros pelas falhas administrativas. O próximo gráfico mostra a possível solução desses problemas:
Com a inclusão de novos profissionais, os supervisores de departamentos, os gerentes ficam menos sobrecarregados, pois o supervisores podem intermediar entre operários e gerentes, fazer acordos entres eles, além de motivarem da melhor maneira os operários o que não acontecia com os gerentes. 
A vantagem é o incremento na eficiência e eficácia no contexto organizacional. Em outros termos, para gerar riqueza é necessário racionalizar custos,
melhorar a qualidade dos produtos e serviços, o que beneficia significativamente os consumidores. Se a empresa seguir esse projeto, poderá se estabelecer e continuar crescendo, alcançando a médio prazo sua meta de abrangência estadual.
Bibliografia
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática – 4ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. (Livro Principal)
MUROLO, Afrânio; BONETTO, Giácomo. Matemática Aplicada à Administração, Economia e Contabilidade. – 2ª ed. – São Paulo: Cengage, 2012. (Livro Principal)
SANTIAGO, Emerson. Comércio Varejista, 2011. Disponível em: <http://www.infoescola.com/economia/comercio-varejista/>. Acesso em: 13 de Setembro de 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais