Buscar

Desafio Profissional Industria CArvalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
PROFESSOR
PROF. JOSÉ BATISTA DE CARVALHO FILHO
JACAREI-SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Desafio Profissional á Faculdade Anhanguera Centro de Educação a Distância, como requisito parcial à obtenção do grau de Administração de Empresas sob a orientação do Professor EAD José Batista de Carvalho Filho e da Tutora Vanessa Pereira Mendonça Freires.
ALUNA:
Luciana Dos Santos Nogueira RA: 1299492593
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 5
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 6
SITUAÇÃO ECONÔMICA 7
ADMINISTRAÇÃO DOS ADMINISTRADORES FINANCEIROS 7
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA 9
INTRODUÇÃO.
Este trabalho tem a intenção de mostramos os conceitos de Administração da Produção e Operações e Administração Financeira e Orçamentária, qual sua finalidade e como ser utilizadas no dia dia de uma Empresa.
Foi dado o Caso da Indústria Carvalho S/A que tem como seus principais produtos impresso, como folhas e formulários onde seu faturamento têm uma queda considerada, cabe ao Gestor estratégias para voltar a ser uma referência n mercado competitivo.
Vamos ao Estudo de caso a fim de aprimorarmos nosso conhecimento.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES.
Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço. 
A administração da Produção pode ser considerada como os campos de estudos dos conceitos e técnicas aplicáveis as tomadas de decisões na área da produção voltada ás empresas industriais, ou operações voltadas às empresas de serviços.
 Sendo seu principal objetivo alavancar a eficiência e eficácia na administração de recursos físicos e materiais, possibilitando à empresa a transformação da matéria prima em produto final.
O entendimento de processo é significativo quando se fala em administração da produção. Os processos são realizados por todas as organizações com a finalidade de gerar produtos para os clientes. 
De maneira simples pode-se afirmar que os insumos são transformados “dentro” de um processo, com o propósito de agregar valor. 
Nos dias de hoje todas as empresas precisam investir em tecnologia, ter um sistema integrado de software, embora seja um sistema caro, mas ao mesmo tempo é necessário, para isso a organização precisa investir pesado em termos financeiros e ter visão à médio e longo prazo.
Com o avanço da globalização, o mercado está cada vez mais difícil e mais escasso, onde só vencerão os melhores e para sermos os melhores e possuirmos o nosso diferencial competitivo é necessário que tenhamos muitas informações e a capacitação de nossos colaboradores.
Embora o investimento é de médio prazo, o retorno não é de imediato mas pode ser sentido no nosso dia-a-dia.
 Com base em todas as considerações, propõe-se o seguinte conceito: Administração da Produção são as estratégias e os sistemas de planejamento, organização, direção e controle, utilizados pelo administrador para atingir o objetivo principal da empresa, que é: Produzir produtos ou executar serviços com inovação, tecnologia, qualidade, baixo custo e máxima rentabilidade visando proporcionar competitividade ao empreendedor e que possam garantir a satisfação completa dos clientes.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA.
A administração financeira e orçamentária é uma área que trata dos assuntos relacionados às operações financeiras das organizações, tais como as operações de fluxo de caixa, transações financeiras, operações de crédito, pagamentos, etc.
 A maioria dos casos de falência das organizações ocorre, na maioria da vezes’, devido a falta de informações financeiras precisas sobre o balanço patrimonial da empresa e problemas decorrentes do setor financeiro.Muitas vezes as falhas derivam de um controle inadequado, e acometem em grande parte um gestor de finanças (CFO) pouco qualificado e despreparado.
A administração financeira e orçamentária está totalmete ligada à Economia e Contabilidade, podendo ser vista como uma forma de economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos, como também em dados contábeis para suas análises.
O objetivo primário da administração financeira e orçamentária é a maximização do lucro, ou seja, o valor de mercado do capital investido. Não importa o tipo de empresa, pois em qualquer delas, as boas decisões financeiras tendem a aumentar o valor de mercado da organização em si.
As decisões financeiras precisam levar em consideração a empresa como um todo, uma vez que todas as atividades empresariais possuem participação direta ou indireta nas questões financeiras da organização.
Portanto a administração financeira e orçamentária deve apresentar uma postura questionadora, ampliando sua esfera de atuação e importância dentro do negócio.
O responsável pelas atividades contábeis da empresa é controller que é um funcionário responsável pelas atividades contábeis da empresa, tais como administração tributária, informática, contabilidade de custos e financeira.
O responsável pelas atividades financeiras da empresa é o tesoureiro.
SITUAÇÃO ECONÔMICA.
No mundo atual é necessário que estejamos sempre um passo à frente da concorrência. Não podemos estar acomodados com a situação de mercado, ainda que boa, é preciso estar sempre inovando as metodologias, as máquinas, os processos, e capacitar nossos colaboradores.
Para o sucesso da empresa é preciso que o gestor apresente para os colaboradores plano de carreira, processo de capacitação, e avaliação constante, possibilitando a permanência desse profissional na empresa, reduzindo assim o absenteísmo, e o turnover, aumentando a venda e a qualidade, e estabilizando a empresa.
Um gestor qualificado e eficiente deve ser capaz de inspirar e motivar seus colaboradores, e de tomar decisões rápidas, visto que mediante a uma crise o tempo é fundamental, e por fim deve estar envolvido no processo de planejamento e melhoria.
As providências a serem tomadas são definidas a partir dos seus objetivos, o quanto ela quer crescer, o quanto ela quer ser rentável, o nível de qualidade que quer atingir, e o quanto ela quer ser reconhecida no mercado. 
E a partir daí são definidas quais pessoas, para quais atividades, e elas serão capacitadas, terão seu desempenho acompanhando, serão incentivadas, atendendo a suas necessidades de remuneração e benefícios, capacitá-los e desenvolver neles as competências necessárias, satisfazê-los perante o clima organizacional, criando ambientes propícios, controlar e avaliar seu trabalho. 
A IMPORTÂNCIA DOS ADMINISTRADORES FINANCEIROS.
Para um administrador financeiro é indispensável três habilidades, técnicas, humanas e conceituais, as técnicas se resumem ao conhecimento especializado, no caso citado conhecimento em contabilidade, as humanas estão ligadas ao relacionamento interpessoal, como você se relaciona com as pessoas, e por fim, mas não menos importante, a conceitual que nada mais é que o desenvolvimento do trabalho baseado 
Apenas isso não é suficiente
ainda há três competências necessárias, o conhecimento, a 
perspectiva e a atitude, conhecimento para entender a situação, perspectiva para que a partir da análise sejam tomadas providências, e atitude para que seja feito. 
O administrador financeiro tem um papel de máxima importância em qualquer empresa, desde a micro as macros, visto que é a contabilidade que cuida da saúde financeira da empresa, isto é, controla e planeja futuros ganhos e futuros gastos, determina as decisões a serem tomadas, e as ações a serem cumpridas, além é claro de como e O planejamento financeiro só é eficaz após estabelecido a meta, como cortar gastos, quando não sei o quanto quero atingir? 
Estabelecer metas não só define o que, mas o quando, afinal, se não temos uma meta deixamos de estipular um prazo para tal, pois não há nada que nos incentive, nem onde chegar, entretanto quando a meta é algo grande, que terá um prazo maior para ser atingido é preciso também que seja divido em etapas, para que não cause o efeito contrário e para que não se perca o controle. 
É preciso ter o controle do que entra do que é processado e do que sai, do quanto gastamos com matéria, do quando é produzido, ao quanto é vendido, para que não haja 
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/11863/o-administrador-
http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-importancia-da-
administracao-financeira-e-suas-areas-de-atuacao/30351/
http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/2031511/por-que-estabelecer-metas-
importante-para-planejamento-financeiro
http://www.empreendedoresweb.com.br/atual-situacao-economica-do-brasil/
http://fagv.com.br/noticias/administracao-financeira-e-orcamentaria-afo/
http://www.portal-administracao.com/2013/11/administracao-da-producao-conceitos.html
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/706/noticias/como-gerenciar-a-crise-
https://www.dpc.mar.mil.br/sites/default/files/sepm/portuarios/monografias/papelgestor.
http://telecursotec.cpscetec.com.br/livros/administracao_II.pdf
http://www.empreendedoresweb.com.br/atual-situacao-economica-do-brasil/
http://fagv.com.br/noticias/administracao-financeira-e-orcamentaria-afo/
http://www.portal-administracao.com/2013/11/administracao-da-producao-conceitos.html
.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais