Buscar

desafio profissional INOXEL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS: 
DIREITO EMPRESARIAL.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.
ALUNO: ANDRE LUIS RIBEIRO RA: 8528978952
TUTOR (A): 
Prof. CARLOS EDUARDO DE AZEVEDO 
Prof.ª. RAQUEL DE OLIVEIRA HENRIQUE 
SUMÁRIO
1- Introdução-------------------------------------------------------------------------------------------
2- Desenvolvimento----------------------------------------------------------------------------------
2.1 Modelo de Excelência da Gestão-------------------------------------------------------
2.2 Praticas da Organização Visando adequar o Impacto Ambiental de Sua atividade:-------------------------------------------------------------------------------
2.3 Quais Cuidados Jurídicos Deverão ser Levados em Consideração na Contratação das Empresas Terceiras de acordo com a lei?----------------------
2.4Sugestões Estratégicas e de Melhoria------------------------------------------------
3- Considerações Finais---------------------------------------------------------------------------------
4- Referências Bibliográficas---------------------------------------------------------------------------
1. INTRODUÇÃO
Este desafio aborda assuntos de fundamental importância para o funcionamento de uma indústria de projeto e montagem de estruturas metálicas, bem como meios de produção, projetos, clientes, montagem e dimensionamento e especificação de material, ou seja, todo o processo de trabalho e operação a bordaremos .
A INOXEL uma indústria metalúrgica que se destaca como uma das mais importantes e respeitadas fabricantes de equipamentos e sistemas produção .
Preocupada com a segurança na armazenagem e qualidade dos produtos entregues a seus clientes e para assegurar a qualidade, a empresa implantou o "Sistema de Gestão da Qualidade".
2. DESENVOLVIMENTO
As indústrias, a partir do inicio desse novo pensamento ambiental, necessitaram adaptar seus processos e repensar suas estratégias, devido à preferência do mercado por produtos que gerassem menores impactos ao meio ambiente. Assim, a diminuição dos impactos ambientais virou um diferencial para a competitividade das empresas, o que gerou um novo paradigma de gestão empresarial: o Sistema de Gestão Ambiental. Esse sistema surge para atender a demanda da sociedade por produtos e serviços que causem menores impactos ambientais. 
Nesse contexto se insere o setor de fundição, um setor industrial muito importante para o desenvolvimento, o qual apresenta aspectos e impactos ambientais que devem ser considerados na implantação de um Sistema de Gestão Ambiental. 
O setor de fundição é considerado o mais versátil dentre os de conformação de metal, devido a ampla variedade de formatos, dimensões e propriedades metalúrgicas das peças fundidas. Essas vantagens tornam o setor de Fundição 
comumente mais econômico e viável para obtenção de determinados materiais sólidos. É de extrema importância para o desenvolvimento industrial de um país, pois seus produtos são muito utilizados em processos de fabricação, sendo 
necessários na composição de outros (FAGUNDES, 2010).
A indústria de fundição brasileira se caracteriza como aquela de produção de peças fundidas em ferro, ações ligas não ferrosas, sendo que esse segmento industrial, em 2010, faturou cerca de US$ 10,7 bilhões, em cerca de 1400 empresas, empregando por volta de 60 mil funcionários (CARMÉLIO et al, 2011). As principais matérias-primas utilizadas, nesse setor, são o ferro gusa, sendo o Brasil o segundo maior produtor mundial, as ferro ligas e o alumínio.
2.1 Modelo de Excelência da Gestão
Importante abordar os seguintes itens:
O que pode ser utilizado na INOXEL? As organizações consideradas como referenciais de excelência em nível internacional são aquelas que têm prosperado e alcançado a liderança internacional em suas respectivas áreas de atuação e que são exemplos reconhecidos de atuação em harmonia com o meio ambiente e integração com a sociedade. Para identificar o estágio atual de excelência da sua gestão, é preciso utilizar um modelo de referência, que conduza a organização a um processo de reflexão e melhoria.
O principal modelo de referência hoje no Brasil é o Modelo de Excelência da Gestão®, da Fundação Nacional da Qualidade, que se baseia em um conjunto de fundamentos da excelência que expressam conceitos atuais que se traduzem em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho. Os fundamentos da excelência são:
Pensamento sistêmico
Aprendizado organizacional
Cultura de inovação
Liderança e constância de propósitos
Orientação por processos e informações
Visão de futuro
Geração de valor
Valorização das pessoas
Conhecimento sobre o cliente e o mercado
Desenvolvimento de parcerias
Responsabilidade social
Esses fundamentos da excelência, quando aplicados, trazem melhorias para os processos e produtos, redução de custos e aumento da produtividade para a organização, tornando-a mais competitiva.
No Modelo de Excelência da Gestão®, os fundamentos são expressos em características tangíveis e mensuráveis, organizadas em oito Critérios de forma sistêmica, evidenciando o seu caráter interdependente e complementar, visando à geração de resultados.
O funcionamento do Modelo de Excelência da Gestão® é explicado pelo conceito do PDCL. O Modelo pode ser entendido segundo esta lógica: o direcionamento da organização, dado pela Liderança, ouvindo os Clientes e a Sociedade, é definido por meio das Estratégias e Planos; a sua implementação é realizada por meio das Pessoas, utilizando-se dos Processos existentes na organização; e todo esse ciclo, ao ser executado, deverá conduzir a Resultados, que devem ser analisados e entendidos, gerando Informações e Conhecimento para serem utilizados no processo de tomada de decisão, gerando um novo ciclo de gestão.
 
Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL? A principal forma de utilizar o Modelo de Excelência em Gestão é através da avaliação da gestão da organização. Esta avaliação pode ser interna ou externa, individual (apenas a organização) ou assistida. O MCE disponibiliza para seus associados o Sistema de Auto avaliação da Gestão (SAG) em que auxiliamos nossos parceiros a desenvolverem uma cultura independente de da excelência. Além disso, existem os Cadernos dos Critérios de Excelência, que são poderosas ferramentas para avaliar a aderência de uma organização ao MEG®
Considerando as ferramentas de gestão mais utilizadas pelas organizações líderes de mercado, quais ferramentas a consultoria indicaria à INOXEL?  
A seguir um comparativo dos faturamentos de empresas que adotam a MEG, pesquisa feita pelo Serasa Experian
 o MEG permite que vários elementos de uma organização possam ser implementados e avaliados em conjunto de forma interdependente e complementar.
Algumas características importantes do Modelo de Excelência da Gestão. Proporciona um referencial para a gestão de organizações, na forma de um modelo completo e reconhecido mundialmente;
É atualizado anualmente com base em práticas de gestão de organização de classe mundial. É direcionado aos resultados do negócio. Não indica formas preestabelecidas de implementações;
Promove o aprendizado organizacional, enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico; e permite um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão.
2.2 Práticas da Organização Visando adequar o Impacto Ambiental de Sua atividade:
Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização
Medidas sugeridas para adequar esse impacto
Custo/Beneficio
Alteração da qualidade do ar
Evitar Emissão de Material 
Particulado
89,00 por forno aplicado
Ruído
Abafadores sonares
289,00 cada equipamento
Consumo de Ferro Gusa
Difusão miniótica 
789,00
Contaminação do solo e água
Retirada de vazamento de óleo 
280,00 por maquina
Uso de desencrostante
Fazer em torre
de químico
74,00
Consumo de água
Controle operacional
00,00
2.3Quais Cuidados Jurídicos Deverão ser Levados em Consideração na Contratação das Empresas Terceiras de acordo com a lei.
3. A terceirização é cada vez mais utilizada. Para que essa forma de contratação de serviços tenha êxito, é necessário o cumprimento de alguns procedimentos e regras básicas.
4. Os contratantes de serviços terceirizados são corresponsáveis pela mão-de-obra terceirizada em suas dependências perante reclamações trabalhistas. Isto significa que poderão responder por dívidas trabalhistas e previdenciárias de empregados que trabalhem em suas instalações, embora vinculados a empresas de prestação de serviços.
5. RETENÇÕES
6. Atualmente, outro fator que merece destaque na contratação de terceiros é a retenção tributária, ou seja, retenção de INSS, PIS, COFINS, CSLL, ISS e IRRF. A contratante não efetuando as respectivas retenções, em procedimento de fiscalização tributária, deverá recolher os tributos, mesmo que não os reteve.
7. LEGALIDADE
8. A terceirização pode ser aplicada em todas as áreas da empresa definida como atividade-meio.
9. Para identificar as áreas que podem ser terceirizadas deve-se analisar criteriosamente o contrato social das empresas e definir acertadamente a atividade-fim.
 
10. A CLT, no art. 581, § 2º dispõe que se entende por atividade-fim a que caracterizar a unidade do produto, operação ou objetivo final, para cuja obtenção todas as demais atividades convirjam, exclusivamente em regime de conexão funcional.
11. É ilegal a terceirização ligada diretamente ao produto final, ou seja, a atividade-fim. Isolando a atividade-fim, todas as demais podem ser legalmente terceirizadas.
 
12. A atividade-fim é a constante no contrato social da empresa, pela qual foi organizada. As demais funções que nada têm em comum com a atividade-fim são caracterizadas como acessórias, ou de suporte à atividade principal, as quais podem ser terceirizadas.
13. TERCEIRIZAÇÃO ILÍCITA E ILEGAL – VÍNCULO TRABALHISTA E CORRESPONSABILIDADE TRABALHISTA
14. Conforme decisões do TST - Tribunal Superior do Trabalho, existindo a terceirização ilícita ou ilegal é configurado o vínculo trabalhista, sendo a Tomadora responsável solidária, sendo que é a Justiça do Trabalho que determina o vínculo empregatício.
15. Ocorrendo a determinação do vínculo trabalhista pelo juiz, a Tomadora é responsável imediatamente pelo pagamento de todas as verbas trabalhistas a que o funcionário tem direito. 
16. Também, a Justiça do Trabalho vem decidindo que, se a empresa terceirizada não tiver recursos suficientes para os pagamentos das verbas relativas a reclamatórias trabalhistas, caberá à empresa Contratante o pagamento das verbas trabalhistas reclamadas. 
17. Isso significa, mesmo não sendo considerado o vínculo trabalhista, que a Tomadora pagará os direitos trabalhistas, nos casos em que a terceirizada não honre seus compromissos com os funcionários. 
18. Por isso, a escolha do terceirizado é de fundamental importância para que a tomadora não tenha contratempos trabalhistas, os quais não são totalmente inevitáveis, mas podem ser reduzidos ao contratar uma empresa idônea. 
19. Como verificamos, em qualquer caso, se o funcionário não receber as verbas trabalhistas, a tomadora é responsável, configurando ou não o vínculo. Dessa forma, é muito importante, ao selecionar a terceirizada averiguar sua capacidade financeira, sua idoneidade e exigir garantias.
20. COMOEVITAR RISCOS NA TERCEIRIZAÇÃO 
21. A terceirização legal é aquela que segue os preceitos jurídicos e da legislação, respeitando as normas regulamentares, tais como a Súmula 331 – TST, este abaixo mencionado:
22. Nº 331   CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. LEGALIDADE (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003
23. I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário (Lei nº 6.019, de 03.01.1974).
24. II - A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da administração pública direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988).
25. III - Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância (Lei nº 7.102, de 20.06.1983) e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta.
26. IV - O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços, quanto àquelas obrigações, inclusive quanto aos órgãos da administração direta, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista, desde que hajam participado da relação processual e constem também do título executivo judicial (art. 71 da Lei nº 8.666, de 21.06.1993).
27. Histórico:
28. Súmula alterada (Inciso IV)  - Res. 96/2000, DJ 18, 19 e 20.09.2000
29. Redação original (revisão da Súmula nº 256) - Res. 23/1993, DJ 21,28.12.1993 e 04.01.1994
30. Nº 331 (...)
31. II - A contratação irregular de trabalhador, através de empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da administração pública direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da Constituição da República).
32. IV - O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica na responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços, quanto àquelas obrigações, inclusive quanto aos órgãos da administração direta, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista, desde que hajam participado da relação processual e constem também do título executivo judicial (artigo 71 da Lei nº 8.666/93). 
33. Vale lembrar que é permitido apenas locar mão-de-obra na forma de empresa de Trabalho Temporário, disciplinado pela Lei nº 6.019/74, previamente autorizadas pelo Ministério do Trabalho e nos casos de Trabalho Avulso Sindicalizado amparado pelo artigo 513, § único do CLT.
2.4(passo1) - POR QUE DEVE SER EXECUTADO ESTE PROJETO?
Deve ser executado sob a forma de prevenção e correção de possíveis irregularidades no que diz respeito a segurança e medicina do trabalho. Atuando no campo, efetuando as possíveis melhoras nas condições e ambiente de trabalho evitando assim que a empresa tenha gastos com o afastamento de seus funcionários e a perda momentânea ou temporária da sua mão-de-obra.
-O QUE SERÁ FEITO?
Será feito por meio de analise através de visualização e entrevista com os trabalhadores junto ao campo de trabalho.
-COMO SERÁ REALIZADA A ETAPA?
Será feito por 3 etapas:
1°)será por meio de verificação visual das condições de trabalho e equipamentos no campo de trabalho, verificando se há alguma irregularidade quanto a sua conservação e utilização adequada.
2°)Será feito uma entrevista pessoal com o trabalhador para verificar seu histórico de vida, se teve algum problema de saúde, se ele estar bem qualificado e treinado para aquele tipo de função, se tem sempre suas duvidas tiradas quanto a atualização no que diz respeito a segurança do trabalho, etc.
3°)Por fim com base nos resultados apurados, formularemos um relatório com as possíveis soluções e métodos a serem aplicados para a melhoria da empresa e seus setores.
A partir da metodologia descrita, realizou-se o estudo da empresa em questão durante o período de 2 meses, identificando os aspectos e impactos ambientais presentes, além de suas avaliações quanto aos critérios apresentados. 
Os setores da empresa avaliados foram o de Fornos, o de Moldagem, o Regenerador e Misturador de Areia, o de resfriamento de areia, o de Acabamento, o de Manutenção, o de Macharia, o de Usinagem, o de Modelação, o de Administração, a Cozinha e Refeitório, o Laboratório, os Vestiários, a Armazenagem – Almoxarifado, o SESMT(Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), a Sala de Gerador
e os Transportes. Apresentam-se nesse trabalho os aspectos e impactos ambientais dos setores avaliados de maior importância quanto aos impactos maléficos e benéficos, os quais são discutidos na sequência. A Tabela 3 apresenta os aspectos e impactos identificados no setor de fornos. O setor dos Fornos apresentou seus maiores impactos relacionados ao consumo de recursos naturais, especificados nos usos de água (em torno de 50m3/dia) e energia elétrica (em torno de 1000 kW/ton. de ferro fundido), e na emissão de gases poluidores.
As esquadrias são peças fundamentais em uma unidade habitacional ou edificação, pois são elementos de acesso e interação constante do morador com o meio ambiente e, portanto, devem oferecer segurança, funcionalidade, durabilidade, facilidade na manutenção e conforto.
(passo 2) Notamos um gasto significativo com os convênios oferecido pela empresa os quais nem são utilizados por quem é de direito fizemos um levantamento de quais convênios são utilizados e vimos que o de ótica e farmácias 98% dos entrevistados nunca usarão. Por esse motivo pedimos que reveja a questão dos convênios e reformule, pois, assim teremos uma boa economia.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É o encerramento do trabalho. Deve ser apresentada de forma lógica, clara e resumida, fundamentada nos resultados obtidos e na discussão, ou seja, naquilo que você fez no Desenvolvimento, elaborada com palavras próprias, ou seja, é nesta parte que o autor tem a oportunidade de expressar seu ponto de vista em relação ao resultado obtido, é o fechamento de tudo que foi apresentado. 
Referências Bibliográficas
A referência Bibliográfica é a apresentação do conjunto de publicações (livros, revistas, teses, dissertações e outras fontes) utilizado na elaboração do trabalho. 
Tudo que for utilizado como base de referência deve ser colocada neste tópico, como por exemplo:
Modelos de Referências: 
1.) Livros.
Camargo, Adriana p; Elisa, Maria . Sustentabilidade na pratica: fundamentos, experiência, habilidades. Ed Valinhos; anhanguera publicações ltda, 2011
Henrique, Décio M; Almeida, Edna; Miguel, Moises. Tecnologia e ferramentas de gestão .ed Alínea. Campinas-SP:2013.Ed especial.
Anan jr, Pedro; Carlos, José. Direito empresarial. Campinas-SP: Ed Alínea, 2014. 
2.) Documento disponível em meio eletrônico.
AUTOR. Título. Mês e Ano. Disponível em: . Acesso em: coloque a data que acessou.
http://excelenciasc.org.br/?page_id=41 Acesso em: 11 de nov de 2014
http://www.mbc.org.br/mbc/uploads/biblioteca/1300823597.7285A.pdf Acesso em: 11 de nov de 2014
http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/perigosdeterceirizar.htm Acesso em: 11 de nov de 2014

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais