Buscar

PROVAS AV 2014

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

:  CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA Avaliação: AV
 1-Questão 
	
	Como um espaço plural, a escola clama uma ação mais eficaz em relação aos alunos das classes populares. Neste sentido, a postura política do professor, como um dos protagonistas no desenvolvimento das práticas curriculares, deve EVITAR:
		
	
	esforçar-se para aprofundar sua auto-identificação como sujeito pertencente a uma cultura.
	 
	manter o distanciamento entre o discurso teórico sobre a diversidade e as práticas educativas.
	
	acreditar nas potencialidades cognitivas dos estudantes a serem desenvolvidas pela escola.
	 
	potencializar as contribuições e as características manifestas pelos alunos.
	
	fortalecer os vínculos entre as identidades culturais dos alunos.
	
	 2a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia 2001) O contexto sociocultural onde a escola está inserida é um dos fatores determinantes na elaboração do currículo. É indicador da necessidade de revisão e eventual redirecionamento das práticas curriculares:
		
	
	a deficiência na formação dos professores.
	
	o percentual elevado de evasão e de fracasso escolar.
	
	a ausência dos pais nas reuniões da escola.
	
	o número reduzido de pessoal especializado.
	 
	a diversidade de níveis socioeconômicos dos alunos.
	3a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Nas escolas, o saber é transmitido às futuras gerações. Se o nosso conhecimento da transmissão deste saber for defeituoso, estaremos indubitavelmente em perigo: a escolarização é algo tão intimamente relacionado com a ordem social, que se o nosso conhecimento sobre escolarização for inadequado ou sem importância pública, então os principais aspectos da vida social e política ficam obscurecidos" (GOODSON, 2003, p. 70-71). Marque a alternativa que se relaciona com o pensamento do autor.
		
	 
	As teorias críticas do currículo situam a educação como um processo que precisa ser dinâmico e formativo de um sujeito crítico e centrado na sua realidade social.
	
	Como teorias críticas do currículo se entende a forma como o saber é transmitido e se relaciona com a ordem social de modo inadequado.
	
	Para as teorias críticas do currículo a escola não precisa relacionar-se com o mundo do trabalho e somente com a sociedade.
	
	A ordem social e política não tem influência direta e adequada no trabalho educativo da escola.
	
	As escolas precisam transmitir o saber e se preservar da influência da ordem social e política.
	4a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em seu livro intitulado "A construção do currículo na sala de aula: o professor como pesquisador", Silva (1990, p.10) afirma que a perspectiva do currículo como ciência é essencialmente a de um currículo-formação, voltado para consciência crítica, para emancipação e humanização do homem. De acordo com essa perspectiva, os educadores precisam:
		
	
	improvisar as ações do processo educativo.
	
	instituir questões de natureza puramente técnica.
	 
	incluir no cotidiano escolar temas de natureza ética.
	
	padronizar as ações curriculares.
	
	evitar temas polêmicos e existenciais.
	
	 5a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para o sociólogo português Boaventura Santos "as pessoas e os grupos sociais têm direito a ser iguais, quando a diferença os inferioriza e direito a ser diferentes, quando a igualdade os descaracteriza." (1997: p. 122)
Se refletirmos sobre as implicações desse pensamento nas práticas e atos  curriculares, uma das prioridades dos educadores do século XXI é:
		
	
	Trabalhar com livros didáticos com padronização de conhecimentos locais.
	
	Ignorar linguagens e comentários sobre a origem dos alunos.
	 
	Incluir conteúdos na esfera dos saberes potencialmente acessíveis a todos.
	 
	Buscar o consenso através de uma visão monocultural.
	
	Garantir o direito de ser diferente com uma postura monoética.
	 6a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(Fonte: MEC: ENC/ Provão - Pedagogia 2002 - adaptada) Professores de Educação Básica, observando o contexto social da escola na qual lecionam, constatam sectarismos, violência e insegurança, ingredientes características da pós-modernidade. Empenhados na elaboração do projeto pedagógico da escola, os referidos professores procuraram adequá-lo a uma perspectiva pós-moderna a qual, no âmbito do currículo, pode ser traduzida:
		
	
	pela estruturação do conhecimento científico em disciplinas curriculares focadas nos problemas.
	
	pela disseminação das narrativas dos mestres padronizando o conhecimento ser trabalhado no currículo.
	
	pela linearidade do conhecimentos e das matérias escolares para garantir a ordem social.
	 
	pelo questionamento e busca de soluções coletivas e a incorporação da diversidade cultural.
	 
	pela valorização do sujeito racional, centrado e autônomo.
	 7a Questã)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os PCNs e as DCNs fazem parte do que os especialistas em Educação apontam como sendo um exemplo de fator determinante da organização curricular. Nesse caso, especificamente, dos fatores legais. Os PCNs podem ser definidos como um documento:
		
	
	que estabelece quais devem ser os objetos de conhecimentos a serem aprendidos.
	
	que discute as características dos alunos para armazenar informações
	
	que considera os critérios científicos e técnicos considerados úteis e desejados pela sociedade.
	
	que busca refletir sobre as finalidades da educação brasileira
	 
	que estabelece a carga horária mínima, as habilitações e competências básicas e o tratamento de temas transversais necessários para a formação integral dos alunos.
	 
8a Questão 
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Para Perrenoud (2000, p.15), "Em vários países, tende-se a orientar o currículo para construção de competências desde o ensino fundamental. A noção de competência designa "uma capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação". Reflita sobre a concepção de currículo por competência e responda o seguinte questionamento: O Currículo por competências acarreta uma desvalorização dos conteúdos do ensino ou estimula uma nova forma de abordar os conhecimentos" 
Construa um texto trazendo um argumento que explique a sua concepção de currículo por competências.
	
	
Resposta: O curriculo por compêntecia tem com estimular uma nova forma de aborda os conhecimentos por se absover do que o aluno traz com sigo compriende a capacidade do individuo, busca soluções coerentes em uma visão ampla, abrindo um leque de saberes para contribuir na construção do individuo.
	
Gabarito: O aluno pode construir sua resposta a partir das seguintes argumentos: - O currículo ou construção de competências requer ideias, conceitos a serem aplicados e recursos cognitivos que deverão ser mobilizadas para solucionar um problema. - Os conteúdos e conhecimentos sempre se fazem presentes na definição de competências. - O currículo por competências valoriza operações mentais (pensamentos) para serem aplicados em diferentes situações. A metodologia de transmissão de conteúdos não se aplica. O desenvolvimento de competência exige outras formas de mediação didática.
	Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta parcial.
	 9a Questão (
	Pontos: 0,0  / 1,5
	As teorias críticas e pós-críticas contribuíram para ampliar as observações e interpretações das configurações culturais e sociais presentes nas sociedades pós-modernas. Para entender o movimento pós-crítico, autores como Silva e Moreira ((2004) destacam novas formas de interação e de configurações sociais, alertando os educadores para as diversidades presentes no mundo. Como futuro pedagogo/a apresente três evidencias de diversidade que se fazem presentes no cotidiano das escolas e que devem ser consideradas pelos educadores responsáveis nas práticas curriculares.
Resposta: 1- o contexto social onde a escola esta incerida, 2 valorizar o que o aluno traz consigo para melhor construção das aulas sem prejudicar a aprendizagem, 3 buscar soluções em coletivo sempre, atuando de forma consciênte e respossavel.
	
Gabarito: Diferenças de classe social, de gênero, de sexualidade, de naturalidade ou de nacionalidade, de religião, de ritmos de aprendizagem, interesses e habilidades específicas, etc.
	Maria do Céu Roldão.
	Paulo Freire.
	Jean Piaget.
	Anísio Teixeira.
	Avaliação: PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	1a Questão 
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O aluno na atualidade conta com uma multiplicidade de caminhos para promover o seu aprendizado e a Internet apresenta uma gama interminável de alternativas de aquisição do conhecimento. Como o aluno pode trabalhar esse conhecimento disponibilizado nas redes e como ele contribui para sua aprendizagem?
	
	
Resposta: A tecnologia apresenta um leque de oportunidades para o conhecimento uma delas e o ensino a distância, cursos profissionalizantes, etc... Desta forma vale salientar que o acesso a internet facilita nas buscas de pesquisas, a comunicação entre grupos que se formam para estudar, comunicação aberta com os professores, nos deixa conectados com noticias e tudo que acontece no mundo contribuindo de forma significativa o conhecimento geral do individuo.
	
Gabarito: A aprendizagem poderá ocorrer por meio de pesquisa, da construção coletiva do conhecimento, pela colaboração, compartilhamento e troca de experiências. Espera-se que o aluno também destaque a Ética ao não copiar e colar sem citar fonte, muito menos usar textos da internet em trabalhos acadêmicos como se fossem de sua autoria.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Por meio de pesquisas, compartilhamento e troca de experiências. Ética para citar as fontes, nem usar trabalhos da internet com se fossem seus.
	 2a Questão (Ref.: 201002501626)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo o Inep de 2009 até 2011 houve uma estagnação no ensino médio, ou seja, não ocorreu melhoria no índice de educação, refletindo na formação básica do estudante. Tal fato evidencia a falta de empenho do governo em promover uma política de valorização da educação no país. Assinale a alternativa que expressa à importância da educação básica neste contexto.
	
	 
	o ensino básico é base de qualquer estudante, pois é o alicerce de seu desenvolvimento intelectual.
	
	é importante, mas ainda carece de atenção do governo;
	
	a educação básica independente de sua importância contribui para a política pública ser mais efetiva;
	
	o governo necessita investir mais na educação pois valoriza sua imagem institucional;
	 
	a educação básica permite a iniciação da vida estudantil.
	 3a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os trabalhos de conclusão de curso são demandas acadêmicas a serem cumpridas:
	
	 
	Para que o aluno possa se formar;
	
	Para que o aluno gere maior número de leituras;
	
	Para que dispense o aluno de estágio;
	
	Para que tenha sua avaliação somada ao estágio;
	
	Para que o aluno complete o número mínimo de horas de estudo.
	 4a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"É um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC". Esse texto trata do:
	
	 
	FIES
	
	FGEDUC
	
	FNDE
	
	PROUNI
	
	PRONATEC
	
	 5a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Redimensionar o orçamento domestico para custear o investimento em educação, evitando aumento dos custos por atraso e inadimplência, são características da meta:
		
	
	Meta pública.
	
	Meta funcional.
	
	Meta institucional.
	 
	Meta financeira.
	 
	Meta organizacional.
	 6a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com Revista Época 09/ 2011, um curso superior gera um aumento médio de 156% dos rendimentos, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Mesmo assim uma das maiores dificuldades ao ingressar no ensino superior é a capacidade de arcar com o investimento necessário. Nesse sentido, assinale o tipo de controle de finanças pessoais, que o estudante deve adotar:
		
	
	saber administrar as dívidas para pagamentos de gastos com destino definido
	
	saber administrar recursos, buscando a otimização destes através da maximização dos gastos e minimização da receita
	
	saber administrar gastos com cartões de crédito e cheque especial
	 
	saber administrar seus recursos, buscando a otimização destes através da maximização das receitas e minimização dos gastos
	
	saber administrar as dívidas para pagamentos de gastos com destino indefinido
	 7a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A exigência do mercado contemporâneo é cada vez maior e a necessidade no aprimoramento é crucial para o sucesso na carreira profissional. O relacionamento interpessoal no trabalho, a capacidade na resolução de problemas e o domínio das ferramentas tecnológicas são fatores decisivos para a permanência em qualquer emprego. Assinale a alternativa que expresse respectivamente estes três fatores.
	
	Competência associativa, competência racional e competência emocional.
	
	Todas as alternativas apresentam erro.
	 
	Competência relacional, competência intelectual e competência técnica.
	
	Competência comunicativa, competência associativa e competência tecnológica.
	
	competência emocional, competência pragmática e competência técnica.
	 8a Questão 
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A capacidade do profissional estar adequado ao mercado de trabalho e prestar serviços obtendo remuneração, é conceitualmente denominada como:
	
	
	Conhecimento
	 
	Habilidade
	
	Competência
	 
	Empregabilidade
	
	Atitude
	
	 9a Questão
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual a sua resposta quando sendo entrevistado para emprego perguntam o que você faz no seu tempo livre?
		
	
Resposta: No tempo livre fico com a familia, leio livros, vou a igreja, e utilizo o computador para saber o que acontece no mundo,
	
Gabarito: O aluno deve abranger em sua resposta o seguinte: O mais importante é ser sincero, mas sobretudo lembrar-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Certo. É importante lembrar que seus hobbies e ocupações devem demonstrar preocupação com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.
	 10a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As empresas, para ganharem espaço ou sobreviverem no mercado, estão constantemente se reinventando. Com ela uma empresa se torna capaz de gerar riqueza contínua, aumentar a produtividade e ser competitiva.A inovação é essencial: Com base nesta afirmação, assinale a resposta que NÃO IRÁ SE ADEQUAR ao contexto;
	
	 
	A inovação no emprego
	
	A inovação na produção.
	
	A inovação no negócio
	
	A inovação no produto
	
	A inovação na marca

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando