Buscar

Educação e Diversidade: Respeito às Diferenças Culturais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
 
 Estrutura e Organização da Educação
 Brasileira e Educação e Diversidade
Alane Silva de Oliveira - RA - 5560125486
Rosinalva Gil Magalhães - RA -1299199700
 
 
 Desafio Profissional entregue como
 requisito para conclusão das disciplinas
 “Educação e Diversidade” e “Estrutura e 
 Organização da Educação Brasileira”, 
 Sob orientação da Tutora EAD Profª 
 
Introdução
Esse desafio consiste em uma pesquisa sobre as questões culturais que perpassam o tratamento didático-metodológico das diferenças e o reconhecimento da diversidade cultural como parte integrante de saberes e práticas docentes no contexto escolar. Assim, objetiva analisar os fundamentos teóricos que sustentam a perspectiva de um currículo multicultural e evidenciar sua implicação na pratica pedagógica. É uma pesquisa ancorada nos estudos teóricos referentes a temática do currículo multicultural e aos saberes docentes. A escola como um território habitado por muitas pessoas de culturas diferentes constitui um ambiente favorável para compreender as diferenças existentes entre os grupos e sujeitos educativos. O desafio foi elaborado com objetivo de mostrar os principais aspectos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo analisando a legislação que ampara o respeito às diversidades culturais e avaliando as implicações práticas do multiculturalismo na construção do projeto Pedagógico Curricular das escolas.
O multiculturalismo é um tema muito atual e pertinente, tanto na sociedade, bem como no contexto escolar. O docente tem um papel muito importante a desempenhar neste âmbito intercultural, pois a sua atitude, prática e formação influencia no processo educativo, podendo favorecer ou mesmo criar obstáculos ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos como também ao desenvolvimento de competências e capacidades de cada um.
	Documento
	Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
	
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)
	Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII - valorização do profissional da educação escolar;
VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX - garantia de padrão de qualidade;
X - valorização da experiência extraescolar;
XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
XII - consideração com a diversidade étnico-racial.  (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)
	
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
	Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de: compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
	
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro -Brasileira e Africana.
	A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira, e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdo, competências, atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas Instituições de ensino e seus professores, com o apoio e supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenações pedagógicas, atendidas as indicações, recomendações e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP 003/2004
Art. 1° A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores. § 1° As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes, nos termos explicitados no Parecer CNE/CP 3/2004. § 2° O cumprimento das referidas Diretrizes Curriculares, por parte das instituições de ensino, será considerado na avaliação das condições de funcionamento do estabelecimento.
	
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.0
	O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil é um conjunto de sugestões e referências para creches, entidades equivalentes e pré-escolas. Faz parte dos documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que foram elaborados pelo Ministério da Educação. Seu objetivo é auxiliar professores de Educação Infantil a realizar seu trabalho educacional com crianças pequenas, atendendo às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), que estabelece, pela primeira vez na história do Brasil, que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica.
Comemoração do dia dos Pais na escola
Título. Comemoração Dia dos Pais 2010 - Escola Villare Ed. Infantil
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=86XVIYo30aU
Acesso em: 26/08/2015
A origem do dia dos pais é semelhante ao Dia das Mães, já que a ideia inicial das duas datas era de instituir datas que proporcionassem respeito pelos pais, bem como fortalecer os laços familiares.
 A parceria entre família e escola é essencial para o crescimento da criança, pois as escolas são responsáveis por preparar o indivíduo para atuar na sociedade. A família exerce o principal papel na modificação da conduta dos filhos no meio social. É nela que a criança adquire conhecimentos para se adaptar em diferentes meios, independentemente da cultura e das regras. 
A comemoração na escola pode fazer com que a criança e até seus colegas fiquem desconfortáveis, sendo assim importante conversar abertamente com os alunos, explicar a importância dessas
datas, pois os filhos passaram a viver mais tempo na escola e em atividades fora do lar, distanciando-se da vida familiar. 
As transformações ocorridas em nossa sociedade levaram a uma divisão de responsabilidades, em nossa sociedade contemporânea, a família não é mais a única responsável pelo desenvolvimento da educação escolar das crianças. O envolvimento das famílias melhora o sentimento de ligação à comunidade. 
Este envolvimento Escola-Família contribuirá significativamente para uma educação de sucesso, com sucesso, para o sucesso… 
Atualmente uma série de estudos mostram que um bom desempenho escolar dos filhos está diretamente relacionado à participação dos pais na vida acadêmica dos filhos. Aquela ajudinha na resolução de um exercício de matemática ou aquele tempinho para ouvir seu filho comentando sobre o livro que está lendo, já fazem diferença expressiva em seu desempenho assim como em sua autoestima. Já se sabe até mesmo como essa participação pode ser feita. E isso pode começar com a participação dos Pais desde o maternal pra que seus filhos cresçam com sua presença sempre na escola.
	Desenho visualizado:
	Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo.
	Um homem de mãos dadas com crianças.
	Ensinar que uma família estruturada também pode formar se apenas por pai e filhos. Acerca das adoções: um homem, homossexual ou não, escolhe adotar uma criança, sozinho ou com seu companheiro. Apesar das diversidades mencionadas, nenhuma delas retira ou altera a capacidade de um homem só, independentemente de sua opção sexual, raça, classe social ou credo. Cuidar, educar e dar uma boa estrutura familiar a uma criança é algo totalmente possível a um homem. Deve se tratar com as crianças sobre divórcios, atualmente muito comum e aceitável, os casos em que o pai assume a responsabilidade total ou parcial dos filhos. Trazer a sala de aula também a questão do falecimento da mãe ou vários outros motivos que resultam a essa condição.
	Uma mulher lendo a Bíblia
	A Bíblia é um conjunto de livros que ensinam sobre o Cristianismo. São várias as religiões e cada uma delas trazem explicações diferentes sobre nossa existência e procura nos ajudar com maneiras de viver melhor. Destacar que cada um pode escolher conforme acredita, e deve respeitar a escolha do outro concordando com ela ou não. Explicar que existem várias religiões como Cristianismo (ex. católicos, evangélicos), o Budismo, Espiritismo, Candomblé, e muitas outras. Cada uma delas trazem explicações diferentes sobre nossa existência e maneiras de viver melhor.
	Criança em cadeira de rodas.
	Por imaginar, ver uma criança na cadeira de rodas carregamos dentro de nós um pensamento negativo que aquela criança não consegue exercer as atividades como um de nós qualquer, mas devemos trabalharmos as questões envolvendo a acessibilidade e mobilidade de crianças com deficiência física, também existem várias crianças que moram com tios ou avós ou até em orfanatos e criança cadeirante tem sim suas limitações, mas isso não a torna incapaz. É possível realizar várias atividades como: frequentar a escola, brincar com seus colegas, dançar, tocar algum instrumento musical acessar a internet, praticar esportes, enfim, são infinidades de coisas que essa criança pode realizar em sua vida. Inclusive muitas destas crianças desenvolvem outras habilidades que a maioria das pessoas ainda acredita ser impossíveis por falta de conhecimento ou preconceito.
	
Idosos
	Mostrar sempre os alunos as questões relacionadas ao respeito e valorização do idoso como um todo, acrescentar que com sua experiência e maturidade têm muito a ensinar e também são capazes de aprender e desenvolver várias atividades, afinal muitos dos alunos são cuidados pela (o) avó (ô) enquanto os pais trabalham. Enfatizar que todos um dia serão idosos e se sentirão muito bem sendo respeitados.
	
Homens de mãos dadas
	Todos podem e devem ter seus espaços na sociedade. Nessa situação deve-se trabalhar a questão da inclusão e do não preconceito. Saber neutralizar, respeitar e aceitar a opção sexual de cada indivíduo. Que são pessoas normais como qualquer outra. Pessoas que amam, cuidam, que tem sentimentos, vivem e principalmente são seres humanos e merecem respeito. Isso inclui ressaltar que brincadeiras e apelidos que incomodam o homossexual é algo que não acrescenta nada, só cria situações de constrangimento e ferem os direitos do outro. 
Considerações Finais
A educação é algo que recebemos a partir do momento que nascemos esse processo se estende ao longo da vida.
 O professor deve ter consciência do ensinar dentro da escola, de ter em mente a necessidade de colocar em uma postura o processo de ensino e aprendizagem, levando em conta que sua pratica pedagogia tem papel importante para o desenvolvimento intelectual do aluno conservando a multidisciplinaridade.
Com este Desafio Profissional, pode-se conhecer, e refletir vários aspectos importantes com relação ao Multiculturalismo e Diversidade e analisar maneiras de colocar em prática na Estrutura e Organização da Educação Brasileira estratégias de inclusão, de determinações, direitos e deveres já presentes em leis que amparam e orientam como proceder no ambiente escolar. As dificuldades e desafios enfrentados no cotidiano são muitos. Contudo, com iniciativa, busca por conhecimento e estímulo a reflexão é possível a transformação da sociedade para um mundo de tolerância e respeito ao outro, sejam quais forem suas condições ou escolhas. Aprendi neste desafio o quanto deve ser trabalhado o respeito à diversidade cultural e de valores de cada aluno na escola.
Para que seja criado o Projeto Pedagógico Curricular deve-se basear numa série de determinações legais. O projeto precisa ser democrático, respeitar as diferenças culturais, religiosas e familiares do aluno.
Referências Biográficas
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em 26 de agosto de 2015.
. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/1996. Brasília: Ministério da Educação Cultura, 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 26 de agosto de 2015.
_____. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana. CNE/CP. Resolução 1/2004. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de junho de 2004. Disponível em http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf . Acesso em 26 de agosto de 2015.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de
Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Volume 1 . Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/ SEF 1998.Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 26 de agosto de 2015
Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Básicas para a Educação Especial na Educação Básica/ Secretaria de Educação Especial-MEC; SEESP,2001. Disponívelem<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf> Acesso em 26 de agosto 2015.
LIMA. Pollyane; RITTO, Cecília. A Nova família Brasileira. Veja. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/a-nova-familia-brasileira-ibge>.Acesso em 26 de agosto 2015.Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental.
http://pedagoga2013.blogspot.com.br/2012/09/referencial-curricular-nacional-para.html
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfyTMAF/rcnei-volume1
 Sertãozinho-SP

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais