Buscar

Comunicação em Enfermagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relacionamento terapêutico
Comunicação
Enfermagem – 1°e 2° Período - 2015
Comunicação
 
 
Comunicação e prática de enfermagem.
 
	A comunicação é um processo aprendido ao longo da vida. As enfermeiras acompanham a íntima jornada dos clientes e seus familiares do milagre do nascimento ao mistério da morte. A enfermeiras se comunica com os clientes e familiares para coleta dados de investigação significativas e fornecer a orientação e interagem diretamente, utilizando a comunicação terapêutica para promover o crescimento pessoal e a consecução dos objetivos relacionados a saúde. Apesar das complexidades da tecnologia e da múltipla demanda de tempo das enfermeiras, é ao momento de intima conexão que faz toda a diferença na qualidade do atendimento e significado para o cliente e a enfermeira.
 
Obs: A comunicação é uma parte essencial do cuidador de enfermagem centrado no cliente.
2
Comunicação e Relação Interpessoais
 
	Os relacionamentos afetivos formados entre a enfermeira e aqueles afetados por sua pratica estão no centro da enfermagem. A comunicação é o meio de estabelecer essas relação de diligências. Todo o comportamento influência o comportamento por essas razoes, a comunicação é essencial para a relação enfermeira e cliente. 
	
	A maioria das enfermeiras abraça a visão profissional da natureza holística das pessoas e experimenta sinergia na interação humana.A capacidade de uma enfermeira se relacionar com os outros é importante para a comunicação interpessoal, isto inclui a capacidade de tomar a iniciativa de estabelecer e manter-se bem como autêntico (ser você mesmo) e responder de forma apropriada a outras pessoas.
Desenvolver Habilidade de Comunicação
 
	As enfermeiras que desenvolver a habilidade de pensamento críticos se tornam melhores comunicadores. Usam o conhecimento teóricos sobre comunicação e integrarem esses conhecimentos aos previamente aprendidos pela experiência pessoal. A perseverança e a criatividade também são atitudes favoráveis á comunicação por que motivam a enfermeira a ser melhor sempre. 	
	Alem disso uma atitude independente incentiva a enfermeira a se comunicar com os colegas e compartilhar ideais sobre os intervenções de enfermagem.
Níveis de Comunicação
	A comunicação publica: È a interação com o público, as enfermeiras tem a oportunidade de conversar com um grupo de pessoas sobre tópicos relacionados á saúde. Aprender a trabalhos acadêmicos para auxiliar colegas em conferencias ou liderar discutições em sala de aula. 
	
	A comunicação em pequeno grupo: é a interação que ocorre quando um pequeno numero de pessoas se encontram. Esse tipo de comunicação normalmente é voltado a um objetivo e requer uma compreensão da dinâmica do grupo.
	
	A comunicação transpessoal: é a interação que ocorre dentro do domínio espiritual do individuo. O estudo da influência da religião e da espiritualidade tem aumentado e se tornado mais freqüentes no meio do grupo de profissionais da saúde.
Formas de comunicação
	As mensagens são transmitidas de forma verbal e não verbal, concreta e simbolicamente. Quando as pessoas se comunicam, se expressam por meio de palavras, movimentos, inflexão de voz, expressões faciais e uso do espaço. 	
	Esses elementos trabalham em harmonia para aprimorar uma mensagem ou conflitam entre si para contradizer e confundi-la.
Comunicação verbal
	A comunicação verbal utiliza palavras faladas ou escritas. A linguagem verbal é um código que transmite um significado específico por uma combinação de palavras. Os aspectos mais importantes da comunicação verbal são: VOCABULÁRIO, SIGNIFICADO DENOTATIVO E CONOTATIVO, RITMO, ENTONAÇÃO, CLAREZA, MOMENTO E RELEVÂNCIA.
Comunicação Não Verbal
	A comunicação não verbal inclui os cinco sentidos e tudo o que não envolver a palavra falada ou escrita. Ela é motivada inconscientemente e indica com mais precisão o significado pretendido por uma pessoa do que as palavras faladas.
 	
	Todos os tipos de comunicação não verbal são importantes, mas interpretá-los é muitas vezes problemático. Como o significado está ligado a um comportamento não verbal, é muito subjetivo, avaliar mensagens não verbais é uma habilidade de enfermagem muito importante.
Elementos da comunicação profissional
	A aparência, a atitude e o comportamento profissional são importantes no estabelecimento de credibilidade e competência. Esses fatores comunicam que o enfermeiro assumiu o papel de profissional de ajuda, que é clinicamente qualificado e que está focado em seus clientes. Nada prejudica mais a imagem profissional da enfermagem do que a aparência ou comportamento inadequado do enfermeiro.
	O profissional deve estar limpo, asseado, bem arrumado, vestido de modo conservador e sem odores. Tatuagens visíveis e piercings não são aceitáveis no ambiente profissional. O comportamento profissional reflete entusiasmo, simpatia, confiança e competência. Os profissionais falam com voz clara, bem modulada, usam uma boa gramática, ouvem os outros, ajudam e apoiam os colegas e se comunicam de forma eficaz. 
Cortesia
	A cortesia comum é parte da comunicação profissional. Para praticá-la diga “olá ” e “adeus” aos clientes e bata à porta antes de entrar. Declare o seu propósito, chame as pessoas pelo nome e diga “por favor” e “obrigado” aos membros da equipe.
Uso dos Nomes
	Sempre se apresente. A falha em informar seu nome e função ou em reconhecer um cliente cria incerteza sobre a interação e transmite uma impessoal falta de compromisso ou afeto. Deve-se estabelecer contato visual e sorri ao saudar os outros. Chamar as pessoas pelo nome transmite respeito pela dignidade e singularidade humana. Evite palavras carinhosa como doçura, querida, vovó ou amada. Evite referir-se aos clientes pelo diagnóstico, número do quarto ou outro atributo, o que é humilhante e passa a mensagem de que a enfermeira não se importa o suficiente para reconhecer a pessoa como indivíduo.
Confiabilidade
	A confiança envolve confiar em alguém, sem duvidar ou questionar. Ser confiável significa ajudar os outros sem hesitação. Parta promover confiança, passe animação e demonstre consistência, confiabilidade, honestidade, competência e respeito. Confiar em outras pessoas envolve riscos e vulnerabilidades, mas também promove uma comunicação aberta e terapêutica e aumenta a expressão dos sentimentos, pensamentos e necessidades.
Assertividade
	A assertividade lhe permite expressa sentimentos e idéias sem julgar ou magoar os outros. O comportamento assertivo inclui o contato visual intermitente; a comunicação não verbal que reflete o interesse, a honestidade a escuta ativa; respostas verbais espontâneas com uma voz confiante; e o uso culturalmente sensível do toque e do espaço. Um enfermeiro assertivo comunica autoconfiança, sentimentos, assume a responsabilidade pelas escolhas e é respeitoso com os sentimentos idéias e escolhas dos outros.
Relacionamentos Profissionais da Enfermagem
	A aplicação do conhecimento ,a compreensão do comportamento humano e a comunicação e o comprometimento com a ética da enfermeira ajudam a criar relacionamentos profissionais .Manter uma filosofia baseada no afeto e no respeito pelos outros ajuda ater mais sucesso no estabelecimento de relações dessa natureza.
	
	A enfermeira estabelece ,dirige e assume a responsabilidade pela interação ;as necessidades do cliente tem prioridades sobre as necessidades da enfermeira.Aceitar o cliente sem julgá-lo é uma característica importante da relação. Aceitação transmite a vontade de ouvir uma mensagem ou de reconhecer um sentimento .Isso não significa que a enfermeira sempre concorde com outra pessoa ou que aprove as suas decisões ou ações; essas relação não se cria repentinamente ,se constrói através de cuidados ,habilidades e confiança.
	
	A progressões natural de quatro fases voltadas ao objetivo caracteriza a relação enfermeira- cliente .A relação muitas vezes começa antes de conhecer e atender o cliente continua até que relacionamento
de cuidado termine.
FASES DA RELAÇÃO DE AJUDA
	Fase Pré –Interação
	Antes de encontrar o cliente.
Analisar os dados disponíveis ,incluindo a historia de saúde e de enfermagem;
Conversar com outros cuidadores ,familiares ou leigos que tenham informações sobre o cliente;
Antecipar preocupações ou problemas de saúde que possam surgir;
Identificar um local e ambiente que promova a interação confortável e privada;
Planejar tempo suficiente para a interação inicial.
Fase de Orientação
	Quando a enfermeira e o cliente e o cliente se encontram e conhecem um ao outro.
Definir o tom de relação ,adotando um modo animado ,e simpático e afetuoso;
Reconhecer que a relação ,inicial muitas vezes é superficial ,incerta e hesitante;
Esperar que o cliente teste sua competência e comprometimento;
Observar atentamente o cliente e esperar ser observado de perto por ele;
Começar a fazer inferência e forma opiniões sobre as mensagens e comportamento do cliente;
Avaliar o estado de saúde do cliente;
 Priorizar os problemas do cliente e identificar seus objetivos;
 Esclarecer o seu papel e o do cliente.
Fase de Trabalho
	Fase em que a enfermeira e o cliente trabalham em conjunto para resolver os problemas e alcançar os objetivos :
Incentivar e ajudar o cliente a expressar seus sentimentos em relação á sua saúde;
Incentivar e ajudar com a auto exploração;
Fornecer informações necessárias para entender e mudar o comportamento ,ajudar definir objetivos;
Tomar medidas para atender aos objetivos estabelecidos com o cliente ;
Usar suas habilidades de comunicações terapêuticas para facilitar interações de sucesso.
Fase de Término
	Durante o fim do relacionamento:
Lembrar ao cliente que o término está próximo;
Avaliar a consecução do objetivo com o cliente;
Relembrar a relação com o cliente;
Separar-se do cliente, entregando a responsabilidades pelo seu cuidado;
Assegurar ao cliente uma transição suave para as outras pessoas que prestarão o cuidado conforme necessário.
Processo de Enfermagem
	Processo de Enfermagem: é um método que direciona e organiza de forma sistematizada o trabalho do enfermeiro. Ele é considerado o instrumento e a metodologia da profissão, ajudando desta forma o enfermeiro a tomar decisões, predizer e avaliar o cuidado, satisfazendo as necessidades das pessoas de forma global e eficaz.
	Para Nóbrega (1995), o processo de enfermagem pode ainda ser definido como uma atividade intelectual pré-meditada, por meio da qual a prática de enfermagem é dirigida dentro de uma ordem e um método sistemático.
Conceitos
	O Processo de Enfermagem para Alfaro-LeFevre
•É um método sistemático de prestação de cuidados humanizados que enfoca a obtenção de resultados desejados de uma maneira rentável .
•É sistemático por consistir de 05 (cinco) passos: Investigação, Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação.
•É humanizado por basear-se na crença de que à medida que planejamos e proporcionamos cuidados, devemos considerar exclusivamente os interesses, idéias, e os desejos do consumidor (cliente, família, comunidade).
PROPÓSITO
	Oferecer uma estrutura na qual as necessidades individualizadas do cliente, família e comunidade possam ser satisfeitas.
Metodologia Científica
1. Promove um método organizado para o cuidado de enfermagem; 
2. Previne omissões e repetições desnecessárias; 
3. Proporciona uma melhor comunicação; 
4. Focaliza sobre as respostas do indivíduo; 
5. Encoraja a participação por parte do cliente/paciente;
6. Auxilia o enfermeiro a definir seu papel ao usuário e a outros profissionais de saúde.
7. Aumenta a satisfação profissional e acentua o desenvolvimento de habilidades cognitivas, técnicas e interpessoais.
PROCESSO DE ENFERMAGEM
Razões para aprender sobre o Processo de Enfermagem
1.Investigação.
• Coleta de dados 
2.Diagnóstico de Enfermagem.
• Análise / síntese dos dados
• Denominação diagnostica 
3.Planejamento 
• Estabelecimento de Prioridades
• Estabelecimento de Resultados
• Determinação de Prescrição
• Registro do Plano 
4.Implementação .
5. Avaliação.
Metodologia da Assistência Etapas
Começa-se a interpretar o que significa a informação e buscar 
Investigação e Diagnóstico: A medida que os dados são colhidos, novos dados que venham a confirmar ou não o possível diagnóstico que passamos a conceber.
Diagnóstico e Planejamento: Os resultados estabelecidos no planejamento derivam dos problemas diagnosticados. As intervenções buscam alcançar os resultados esperados.
Há ocasiões que implementa-se um plano mental de ação antes de identificar todos os problemas.
Relação entre os passos do Diagnóstico
	Intervenções realizadas durante a implementação há situações em que você planeja e implementa simultaneamente.
	Implementação e Avaliação: você não implementa um plano de Planejamento e 
	Implementação: O plano orienta as ações cegamente, sem avaliar as respostas iniciais à sua ação.
	Avaliação e os outros passos do Processo de Enfermagem investigação diagnóstico implementação planejamento avaliação.
Perícia no processo de Enfermagem
	1.Conceito.
	
	2.Coleta de dados.
	
	3.Validação.
	
	4.Organização. 
	
	5.Identificação de Padrões.
	
	6.Comunicação e registro.
1. Conceito - É o primeiro passo para determinação da situação de saúde. As informações coletadas formam um quadro nítido do estado de saúde da pessoa.
As informações devem ser: corretas, completas e organizadas.
2. Coleta de Dados - É um processo permanente, inicia quando você vê o cliente pela primeira vez, continua em cada encontro subseqüente até a alta.
avaliação implementação investigação diagnóstico planejamento.
3. Validação - Consiste em verificar se as informações colhidas são fatuais e completas. Ajuda a evitar:
•Fazer presunções, perder informações pertinentes, 
•Não compreender as situações, orientar o enfoque na direção errada,
•Cometer erros na identificação de problemas
4. Organização/Agrupamento de dados - O agrupamento de dados relacionados ajuda a ver o quadro dos vários aspectos da situação de saúde.
Modelos de enfermagem: Maslow (1970), Gordon (1994), NANDA (1994) 5. 
5. Identificação de padrões/Teste das primeira impressões - Decidir o que é relevante, tomando decisões iniciais sobre o que os dados possam sugerir e direcionando a investigação para aquisição de maiores informações, visando entender completamente as situações apresentadas. Perguntar-se que informação relevante pode estar faltando avaliação implementação investigação diagnóstico planejamento.
6. Comunicação e Registro - É a fase final da investigação.O registro oportuno dos dados ajuda a promover: 
•Continuidade da assistência, exatidão, pensamento crítico decidir o que comunicar:
•Comunique tudo que você suspeite ser anormal.
•Propicia diagnóstico precoce.
•Mantém a equipe informada
•Ajuda-a a aprender decidir o que é anormal 
•Compare as informações com os padrões de normalidade aceitos
•Ter claro que os limites de normalidade variam de pessoas para pessoa de situação para situação.
Planejamento e Etapas do Planejamento:
1. Estabelecimento de prioridades.
2. Estabelecimento de resultados.
3. Determinação de prescrições de enfermagem. 
4. Documentação do plano.
5. Implementação.
6. Investigação diagnóstico planejamento.
1. Estabelecimento de prioridades:
	A teoria de Abraham Maslow:”O cliente evolui, elevando-se na hierarquia, ao tentar satisfazer as necessidades.”
Determinar os resultados da alta para priorizar o quadro geral do plano.
Priorizar problemas que contribuem para outros problemas.
Determinar problemas urgentes.
Avaliação implementação investigação diagnóstico planejamento.
2. Estabelecimento de resultados:
	Equipe estabelece objetivos, para o tratamento e alta:
Objetivo a longo prazo - Em dois meses, verbaliza satisfação com um objetivo a curto prazo -
Em 24 h mucosas úmidas, sinais vitais estáveis movimento intestinal diário.
	Paciente -Os resultados são mais específicos e referem-se ao cliente.
2.1 - Resultados Esperados: 
	São conseqüências das ações empregadas para atingir um objetivo mais amplo; são passos mensuráveis para atingir os objetivos do tratamento os critérios de alta.
	Os resultados devem refletir a primeira metade do enunciado do diagnóstico.
avaliação implementação investigação diagnóstico planejamento
2.2 - Os resultados necessitam dos seguintes componentes 
- Sujeito - quem é a pessoa a alcançar os resultados.
- Verbo - ação a realizar para alcançar os resultados (ser mensuráveis).
- Condições - sob que circunstancia, será realizada a ação.
- Critério de desempenho - como deve ser o desempenho.
Tempo esperado - em quanto tempo será alcançado o resultado.
2.3 - Orientação para escrita dos resultados.
Os resultados devem ter relação com a reação humana.
 
Os resultados devem ser centrados no cliente.
Os Resultados devem ser claros e concisos.
Os Resultados devem descrever um comportamento mensurável e observável.
Os Resultados devem ser realistas.
Os Resultados devem ter um limite de tempo.
Os Resultados devem ser determinados pelo cliente e pela enfermeira avaliação implementação investigação diagnóstico planejamento.
3. Determinação de Prescrições de Enfermagem
3.1 - Conceito: 
	São estratégias especificas, criadas para auxiliar o cliente a atingir os resultados. Elas tem por base o fator relacionado, identificado no enunciado do diagnóstico. As intervenções podem ser elaboradas através de formulação de hipóteses e brainstorming.
	
	As intervenções de enfermagem estão centradas em atividades necessárias à promoção, manutenção, ou restauração da saúde, podem ser categorizadas como dependentes, independentes e interdependentes.
3.2 - Classificam-se:
	Cuidados diretos, cuidados indiretos avaliação implementação investigação diagnóstico planejamento.
3.3 - Cuidados a serem observados.
Abordar o cliente de forma individualizada. 
Especificar, o que, onde, quem, quando, como e qual a freqüência.
Determinar quem implementará a ação.
Precisar a ação através de verbo e seus modificadores
Datar, prescrever para 24 horas.
Numerar cada atividade, na seqüência a ser realizada
 Assinar avaliação implementação investigação diagnóstico planejamento
4. Documentação do Plano.
	
	É o quarto e ultimo estágio da fase de planejamento, é o registro dos diagnóstico, resultados e intervenções de enfermagem de uma maneira organizada.
	
-Exemplo:
5. Implementação
	É a colocação do plano em ação, para o alcance dos resultados esperados.
5.1 - Estágios para a fase de implementação 
- Preparação: investigar antes de agir
- Intervenção: monitorar reações adversas durante o cuidado.
- Documentação: investigar respostas ao tratamento após cuidado e documentar.
avaliação implementação investigação diagnóstico planejamento.
5.2 - Tipos de sistemas de registro
SOAP: subjetivos, objetivos, avaliação, plano- Depende da rotina da instituição.
SOAPIAR: subjetivos, objetivos, avaliação, plano,intervenção, resultado.
IIRA: investigação, intervenção, resultado, avaliação.
DAR: dados ação e reação.
DIA: dados, intervenção, avaliação.
Avaliação
	Consiste de 4 fases: 
Reunião dos dados sobre o estado do cliente.
Comparação dos dados coletados com os resultados.
Elaboração de um juízo a cerca da evolução do cliente, na busca de obtenção dos resultados.
O reexame do plano de cuidados.
A Competência do Enfermeiro é medida de acordo com a qualidade da assistência de enfermagem que exerce. Está é diretamente proporcional à aplicação do método cientifico na resolução dos problemas de enfermagem.
O método é exeqüível no universo da enfermagem. Sua aplicação é uma questão de coerência e segurança na concretização dos objetivos da profissão em relação aos resultados desejados.
É obrigação profissional do enfermeiro respaldar a sua poderosa, influente e política tomada de decisão nas bases concretas do método científico.
!!!OBRIGADO!!!
-TURMA ENFERMAGEM 2015-
BRUNO CUSTÓDIO
CAMILA RIBEIRO
MAYARA RORIGUES
ROZANA LAPORAIS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais