Buscar

Direito do Consumidor - Caso Concreto 04

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE DIREITO
DIREITO DO CONSUMIDOR
CASO CONCRETO 
(SEMANA 04)
QUESTÃO SUBJETIVA
Foi veiculada nos principais meios de comunicação a decisão de um Laboratório Farmacêutico quanto à retirada de um anti-inflamatório do mercado, em virtude da constatação de que pode causar danos aos consumidores que o utilizarem de forma contínua, dobrando a probabilidade de a pessoa sofrer infarto e outras complicações cardiorrespiratórias. 
A decisão deste laboratório obedece algum dispositivo do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90)? Fundamente sua resposta. 
Resposta: A decisão do laboratório de retirar do mercado o medicamento (anti-inflamatório) tem por fundamento o principio da prevenção, que, por sua vez, está previsto nos artigos 8 a 10 do CDC. Para evitar os danos que produtos perigosos poderão causar aos consumidores, o fornecedor tem o dever de tomar as providencias prevista nos parágrafos 1º a 3º do art.10 do CDC.
Art. 10. O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
        § 1° O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.
             
QUESTÃO OBJETIVA
Os produtos que possuem risco inerente, como inseticidas, uma navalha etc, não se subordinam aos princípios da informação e segurança, pois todos tem conhecimento dos riscos normais desses produtos. 
Caso causem algum dano ao consumidor não haverá o dever de indenizar. 
A) a afirmativa é incorreta, pois os produtos e serviços de risco inerente devem observar com maior rigor o princípio da informação; 
B) está correta por não ser possível fornecer produtos e serviços de riscos inerentes sem tais características; 
C) está incorreta porque o CDC assegura ao consumidor o direito de ser indenizado sempre que sofrer qualquer dano; 
D) está correta porque nem todos os princípios consagrados no CDC devem ser observados conjuntamente.
Resposta: Letra A

Continue navegando