Buscar

CCT0222_EX_A10

Prévia do material em texto

CCT0222_EX_A10_201303071916
	   » de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: 
	Matrícula: 
	Disciplina: CCT0222 - ESF. DES.SOFTWARE 
	Período Acad.: 2015.2 (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Qual o maior problema na modalidade de contratação por preço global?
	
	
	
	
	
	O maior problema da contratação por preço global é o fato de não se poder trocar os recursos, pois isto implica na produtividade do recurso no projeto.
	
	 
	O maior problema da contratação por preço global é o de modificações solicitadas durante o projeto. O contratado deve estabelecer mecanismos de reajuste caso isto aconteça.
	
	
	O maior problema da contratação por preço global é dividir as responsabilidades, portanto em caso de modificações estas devem ser autorizadas pelo contratado.
	
	
	O maior problema da contratação por modalçidade de preço total é que os recursos humanos envolvidos são alocados no contratante e este não tem como controlar a produtividade.
	
	
	O maior problema da contratação por modalidade de preço global é definir a forma de controlar os pontos de pagamento do contrato, pois não há como medir a produtividade dos recuros humanos envolvidos no projeto.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Analise as sentenças abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
I - A falta de tratamento correto na definição de requisitos é um dos maiores riscos do projeto;
II - O risco introduzido pela falta de tratamento correto nos requisitos pode ser eliminada na forma de contratação;
III - Normalmente a contratação por preço fixo conduz ao estabelecimento de um relacionamento harmonioso entre contratante e fornecedor;
IV - O maior problema de trabalhar com PF (Ponto Função) é garantir a mesma forma de contar.
	
	
	
	
	
	Somente as sentenças I e III estão corretas
	
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	 
	Somente as sentenças I e IV estão corretas
	
	
	Somente as sentenças III e IV estão corretas
	
	
	Nenhuma das sentenças está correta
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		¿¿ Considerando os conceitos apresentados no curso assinale a opção falsa, caso haja:
	
	
	
	
	 
	Não existe nenhuma opção falsa
	
	
	Deve-se ainda destacar o alto risco deste tipo de contratação, pois os profissionais são colocados na empresa cumprindo Horário, subordinado a outros gerentes e isto gera problemas trabalhistas, pois podem criar vínculos de emprego do terceirizado com o contratante
	
	
	O modelo é flexível, e permite ao contratante solicitar modificações e novos serviços, pois esta pagando por hora. Os erros também são absorvidos pelo contratante.
	
	
	O estabelecimento do controle por ponto função nos permite medir se as horas registradas estão compatíveis com o número de pontos função trabalhados pelos contratados. Desta forma pode-se acompanhar para cada profissional e o número de PF. Pode-se criar a métrica: Produtividade = PF/hora
	
	
	Neste tipo de contratação a empresa fornecedora estabelece um preço por hora para seus profissionais que são alocados na contratante. O profissional recebe ordens dos gerentes de ti da empresa contratante e comporta-se como funcionário da contratante.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O que é a modalidade de contratação por preço total?
	
	
	
	
	
	Na contratação por preço toal o risco é do contratante e deve-se estabelecer médias de entregas, para isto se usa o conceito de PF (Ponto Função).
	
	
	Na contratação por preço total, deve-se estabelecer um preço e fazer o contrato com um fornecedor. O contratante fornece os recursos que devem ser faturados em Ponto Função.
	
	
	Na contratação de preço total deve-se colocar no preço global os valores relativos às modificações de requisitos, pois isto garante ao contratante e contratado em relação aos riscos do projeto.
	
	
	A contratação por preço global é uma modalidade em que os riscos são divididos entre o contratante e o contratado, e isto é dividido proporcionalmente com os PF entregues.
	
	 
	Na modalidade de preço total o rissco passa a ser todo do contratado e este desve estabelecer mecanismos de reajuste para casos de modificação dos requisistos.
	
	
	
		5.
		A primeira atividade em uma empresa que deseja ter um processo de estimativas para o projeto de software é:
	
	
	
	
	
	Melhorar o método de desenvolvimento de software
	
	
	Estabelecer um processo de software e manter o desenvolvimento sobre o controle de um bom gerente
	
	
	Organizar os projetos por profissionais mais experientes
	
	
	Associar os projetos de desenvolvimento a uma documentação bem escrita
	
	 
	Definir um conjunto de métricas e montar uma grande base de dados voltados para estimativas
	
	
	
		6.
		Considerando a contratação por homem hora analise as sentenças abaixo e em seguida assinale a alternatvia correta: 
I) Neste tipo de contratação a empresa fornecedora estabelece um preço por hora para seus profissionais que são alocados na contratante. O profissional recebe ordens dos gerentes de TI da empresa contratante e comporta-se como funcionário da contratante. 
II) O modelo é flexível pois permite ao contratante solicitar modificações e novos serviços, pois esta pagando por hora. Os erros também são absorvidos pelo contratante. 
III) O estabelecimento do controle por ponto função nos permite medir se as horas registradas estão compatíveis com o número de Pontos Função (PF) trabalhados pelos contratados. Desta forma pode-se acompanhar para cada profissional e o número de PF. Pode-se criar a métrica: Produtividade = PF/hora .
IV) Deve-se ainda destacar o alto risco deste tipo de contratação, pois os profissionais são colocados na empresa cumprindo horário, subordinado a outros gerentes e isto gera problemas trabalhistas pois podem criar vínculos de emprego do terceirizado com o contratante.
	
	
	
	
	
	As sentenças I,III, IV são corretas e a II não é correta.
	
	
	As sentenças I, II, III são corretas e a IV não é correta.
	
	
	As sentenças I, II, IV são corretas e a III não é correta.
	
	
	As sentenças II, III e IV são corretas e a I não é correta.
	
	 
	As sentenças I, II, III e IV são todas corretas.

Continue navegando