Buscar

Neoglicogênese: Produção de Glicose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Neoglicogênese:
O que é e sua função:
A neoglicogênese ou simplesmente glicogênese é uma via biosintética na qual a glicose é sintetizada através de precursores diferentes das hexoses. Sua função obviamente é a produção de glicose a partir de compostos que não sejam hexoses, fornecendo ao organismo uma rota alternativa de obtenção desse monossacarídeo que não seja simplesmente ingerindo carboidratos.
Localização: 
A neoglicogênese é uma via universal que está presente em todos os animais, vegetais, fungos e microrganismos e as reações químicas dessa via são idênticas em todos esses tipos de seres vivos! No caso dos animais superiores (humanos inclusive) a neoglicogenese acontece principalmente no fígado e também, só que de forma mais branda, no córtex renal. 
Precursores: 
Os precursores mais importantes da glicose na neoglicogenese em animais são o lactato, piruvato, glicerol e a maioria dos aminoácidos. 
*A primeira etapa geral da neoglicogenese consiste em transformar o piruvato em fosfoenolpiruvato e essa conversão pode ocorrer de duas maneiras de acordo com o precursor da via, podendo ser o lactato e a alanina. 
Ciclo de Corl (utilização do lactato e enzimas envolvidas destacadas):
No ciclo de Corl o precursor neoglicogênico é o lactato produzido na glicólise pelos eritrócitos e músculos. O lactato será convertido em piruvato, através de desidrogenação promovida pela lactato desidrogenase formando o NADH. Esse piruvato será transferido para o interior da mitocôndria, onde será convertido em oxaloacetato pela enzima piruvato carboxilase, esse oxaloacetato será transformado em fosfoenolpiruvato pela enzima fosfoenolpiruvato carboxiquinase. Esse fosfoenolpiruvato sai da mitocôndria para ser utilizado na via glicogênica.
Ciclo da alanina (utilização do lactato e enzimas envolvidas destacadas)
Nesse caso tem-se a alanina como precursor. No fígado a alanina será desaminada á piruvato pela enzima alanina-aminotranferase. O piruvato formado é então convertido em oxaloacetato pela enzima piruvato carboxilase, esse oxaloacetato será convertido em malato dentro da mitocôndria, só que fora dela é reconvertido em oxaloacetato (fato que gera a produção de NADH), que será convertido em fosfoenolpiruvato pela enzima fosfoenolpiruvato-carboxiquinase.
*Chega-se à conclusão de que tirando a parte que transforma o precursor em piruvato ambos os ciclos são muito semelhantes.
Frutose-2,6-bifosfato:
Controla a ação da fosfofrutoquinase 1 (enzima que atua na reação de transformação da frutose-6-fosfato em frutose-1,6-bifosfato, que está presente na via glicolítica), e portanto regula a velocidade da via glicolítica e da neoglicogenese. É produzida a partir da frutose-6-fosfato através da enzima fosfofrutoquinase 2 e portanto quanto maior for a atividade dessa enzima maior a concentração de frutose-2,6-bifosfato e portanto maior a ativação da via glicolítica e da glicogênese. 
OBS. Além das enzimas destacadas acima estão envolvidas no processo de neoglicogenese a frutose-1,6-bifosfatase, que retira um fosfato da frutose-1,6-bifosfato o transformando em frutose-6-fosfato e a glicose-6-fosfatase que é quem retira o fosfato da glicose-6-fosfato transformando-a em glicose. 
As demais enzimas do processo são comuns da via glicolítica, nesse resumo destaquei as enzimas exclusivas do processo de neoglicogenese.

Outros materiais