Buscar

Banco de questões Endomarketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(Cód.: 66905) Uma das razões pelas quais as empresas investem no endomarketing é: O fato de os colaboradores atuarem como vendedores dos produtos e serviços, na medida em que conhecem e defendem a marca.
(Cód.: 21936) Até alguns anos, parecia que as pessoas não existiam, a sociedade também não. Os funcionários das empresas eram substituíveis, o revendedor era apenas uma razão social e os consumidores supostamente se comportavam como aquelas figuras irreais e patéticas dos comerciais de pasta de dente na televisão. A razão de ser da empresa era vender. Este cenário é resultado de que princípio: Aumente o volume de vendas e a participação de mercado; o resto virá sozinho.
(Cód.: 25222) Saul Bekin criou o conceito de Endomarketing durante sua experiência como Gerente de Produtos da Johnson & Johnson. O que NÃO motivou este fato: Funcionários informados sobre os objetivos da empresa e grande integração entre os setores da empresa.
(Cód.: 56723) Ações de Endomarketing (Bekin, 1991) na Era dos Serviços são voltadas para o público interno. O sucesso da conquista e manutenção dos clientes externos está intimamente relacionado ao grau de valorização que a empresa dá ao seu primeiro mercado interno: - os funcionários. Estas ações estão sendo aplicadas pelas Empresas que já perceberam o valor do Endomarketing. A afirmativa acima e correta.
(Cód.: 66914) Para lançar um projeto, uma empresa colocou em pauta a discussão sobre a importância do endomarketing dentro do ambiente corporativo. Desta reunião, a única afirmativa que não se alinha às propostas sugeridas na reunião é: Devemos investir no endomarketing, pois este segmento traz, a curto prazo, retorno financeiro imediato.
(Cód.: 63466) O endomarketing, tipo de marketing responsável por promover ações que promovam o bem-estar dentro das empresas, não provoca, entre as alternativas: A falta de motivação dos clientes internos.
(Cód.: 21958) O cenário de novos produtos e serviços para os clientes internos é uma oportunidade de angariar o envolvimento e o comprometimento dos funcionários. Mas não se resume apenas a isso PORQUE Acaba proporcionando um clima rico de sugestões de melhoramento do produto, um verdadeiro brainstorming criativo, muito estimulante, com respostas altamente positivas para a avaliação do produto. As duas sentenças são verdadeiras e a segunda reforça a primeira.
Qual é, dentro das definições discutidas em sala de aula, o principal foco do Endomarketing? A valorização do elemento humano das organizações.
Dentro de um processo de endomarketing, como podemos gerenciar os recursos humanos das empresas para alcançar a excelência de serviços para os clientes externos? Envolvendo e comprometendo os colaboradores com os objetivos da organização.
Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde aos objetivos do endomarketing? Aumento da carga horária do trabalhador com ameaça de demissões caso não sejam cumpridas as metas da organização.
Com base na  expressão “a transparência é inimiga do boato”, discorra sobre a importância da comunicação interna: A ampliação dos canais e processos de comunicação interna, com a disseminação da informação em todos os níveis da organização minimiza a possibilidade de “ruídos” trazendo transparência ao processo de comunicação.
O que podemos definir como empatia? Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro, isto é, sentir o que o outro está sentindo, como se estivesse na mesma situação; ou ainda a capacidade de perceber e compreender a necessidade do outro, em um exercício constante de aceitação.
João trabalha em uma empresa que atua no competitivo mercado de telecomunicações. Ele é muito dedicado em seu trabalho e, sempre que possível, ajusta seu conhecimento do mercado às tarefas que executa. Por estas razões João tem alcançado resultados significativos para seu crescimento profissional alinhando seus objetivos pessoais aos objetivos organizacionais. De que fatores dependem atitudes como a de João? Da harmonização entre os objetivos do indivíduo e os da organização.
Os consumidores maximizam o valor. Formam uma expectativa de valor e agem sobre ela. Comprarão da empresa que perceberem estar oferecendo o maior valor, definido como a diferença entre o valor total para o consumidor e o custo total do consumidor.  A afirmativa está correta.
A globalização mudou a realidade do mundo em que vivemos. Empresas consolidadas no mercado como a Mesbla e a Varig desapareceram, dando lugar à novos modelos de negócios e à novas demandas corporativas. De acordo com o texto, marque a alternativa CORRETA: As competências tradicionais se tornaram insuficientes para resolver os problemas resultantes dessa mudança.
De repente, empresas começaram a fechar. Essa epidemia misteriosa fechou a Swissair, levou a United Airlines e a American Airlines à concordata, colocou a Varig em processo de absorção, fez desaparecer a Antartica, o Chase Manhattan e a Chrysler e quase quebrou a Fiat e a Xerox, entre outras. A série é interminável e assustadora. Empresários de todo o mundo procuram entender o que está acontecendo e o nome do vírus que gerou essa epidemia. O nome do vírus é globalização e o seu efeito mais sentido foi mudar a realidade do mundo em que vivemos. De acordo com o texto, marque a alternativa INCORRETA: As competências tradicionais são fundamentais para enfrentar a mudança.
Se o objetivo do Marketing é construir relacionamentos com o público externo da organização, os stakeholders, o Endomarketing visa estabelecer um processo de trocas que construa lealdade no relacionamento com o público interno. De que maneira é possível conquistar lealdade junto aos funcionários? Fazendo o funcionário sentir-se importante e valorizado.
O conceito de Endomarketing trouxe um novo olhar sobre os funcionários nas empresas. Explique o que mudou? O funcionário passou a ser visto como primeiro público das empresas, sendo assim, seria de fundamental importância vender ideias para este público, para que este passe adiante uma percepção positiva da empresa para o cliente final.
A TAM sempre existiu como companhia aérea regional sem nenhuma grande diferenciação, até o momento em que o próprio comandante Rolim passou a oferecer diferenciais. Já que não podia oferecer melhores equipamentos ou uma aeronave diferenciada, Rolim preocupou-se em melhorar seu serviço de bordo. Mantendo um serviço de bordo de alto padrão e estabelecendo o foco em clientes especiais ¿ os executivos. Gradualmente doutrinou seu próprio cliente a ser exigente, comprometeu-se também a: 	Aprimorar-se, elevando seu padrão de atendimento.
Muitas vezes o próprio funcionário resiste a tomar a iniciativa, a desenvolver seu potencial. O poder total corrompe, a falta total de poder deforma. Este fato ocorre PORQUE em algum momento o funcionário foi tolhido por uma prática que o levou a passividade. A primeira sentença é verdadeira e a segunda justifica a primeira.
Assinale a reposta INCORRETA no que se refere a criação de um ambiente onde o funcionário é tratado como cliente preferencial: O processo de comunicação adota o modelo de "mão única", o que permite que os funcionários revelem suas necessidades e expectativas.
Um fabricante de celulares convida o corpo de vendas de grandes redes varejistas como Extra e Carrefour, que comprar e revendem seus produtos para conhecer a sua fábrica. Dessa forma o cliente torna-se tangível, e não um distante apanhado de memorandos, comunicados e rotinas internas. O que esta ação busca promover: O engajamento, a criatividade e o talento dos funcionários.
Com o advento da economia do conhecimento superando a importância do capital, o grande diferencial está nas pessoas. De acordo com o texto, marque a alternativa INCORRETA: As empresas precisam disseminar ideias que incentivem uma visão departamentalista.
 Verificamos que o contato cliente-serviço é bastante significativo neste setor. Usando a expressão de Jan Carlzon (1989), durante o serviço de hospedagem em um hotel existem muitos "momentos da verdade" e por issoconsideramos ser um dos setores que mais necessitam aplicar as ferramentas de Endomarketing e onde o cliente pode ter uma percepção clara quanto à qualidade dos serviços prestados. A afirmativa acima é correta.
Assinale a reposta CORRETA no que se refere a criação de um ambiente onde o funcionário é tratado como cliente preferencial: A alta direção da empresa está empenhada no trabalho orientado para o cliente e para a valorização dos funcionários.
Defina regras e regulamentos? Delimitam formalmente o trabalho das pessoas no âmbito organizacional, em outras palavras, determinam às ações das pessoas, o que pode e o que não pode ser feito.
(94641) O Endomarketing se vale também de ações complementares que visam aumentar a área de influência da organização trazendo envolvimento e participação positiva do público interno. Dentre estas ações, o chamado Marketing de Benefícios pode ser definido como: O uso de instrumentos de Comunicação Interna para divulgar aos seus funcionários os benefícios (salários indiretos) oferecidos pela empresa.
(66829) (ENADE-99) Uma cadeia de lanchonetes descobre que seu negócio está mudando com base em duas constatações: (1) mais pessoas estão comendo fora, em estabelecimentos de fast-food e, (2) devido a variações demográficas, existem menos adolescentes disponíveis para trabalhar por um salário mínimo em empregos entediantes. O primeiro ponto sugere que a organização deveria expandir seu negócio e tirar proveito da oportunidade de crescimento. A resposta tradicional para mais negócios - empregar mais adolescentes - não é uma opção, como deixa claro o segundo ponto. Uma situação como esta exige do administrador uma decisão contingencial. Ele listou como possíveis as decisões abaixo. Entretanto, uma delas é baseada na Abordagem Clássica da Administração. Qual? Separar o trabalho em tarefas básicas e dividi-lo entre os funcionários, de forma que cada um possa especializar-se numa tarefa específica.
(56773) O que acontece com os consumidores perdidos por descaso da Empresa e para onde eles, normalmente, vão? Para um concorrente que lhes oferece menores custos.
(55024) Poder e liderança estão fortemente relacionados. Segundo Vergara (1999) "liderança é poder", entretanto o inverso não é verdade. Por quê? Porque o poder não é sinônimo de liderança, já que não escolhemos ser líderes, somos escolhidos, de modo que esse tipo específico de poder não é imposto, surge informalmente.
(94581) Assinale a alternativa correta: A informação, produto da Comunicação Interna é responsabilidade de quem cria e detêm o produto da comunicação, ou seja: A direção da empresa.
(94584) Recompensas e prêmios dirigidos ao grupo e a criação de um ambiente de interação dentro da empresa são reconhecidos como fatores importantes na criação de um programa motivacional. Para criação de um programa de motivação, outros critérios podem ser adotados, exceto: Aumento da carga horária.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes