Buscar

Prova de didática

Prévia do material em texto

Prova de didática
Questão 1/10
Claudino Piletti, no seu livro Didática Geral, diz que o conteúdo é importante pois“a aprendizagem só se dá em cima de um determinado conteúdo. Quem aprende, aprende alguma coisa [...] convém lembrar que o conteúdo não abrange apenas a organização do conhecimento, mas também as experiências educativas no campo desse conhecimento, devidamente selecionadas e organizadas pela escola. Assim, tanto a organização do conhecimento como as experiências educativas são importantes. Um refere-se mais às informações, aos dados, aos fatos, aos conceitos, aos princípios e às generalizações acumuladas pela experiência do homem e que serão transmitidas ao aluno. O outro aspecto refere-se mais às experiências que o próprio aluno poderá vivenciar em torno desses conhecimentos”.
PILETTI, Claudino. Didática Geral.  São Paulo: Ática, 1987. p. 90.
 
Cada abordagem didática, cada tendência pedagógica, possui sua especificidade com relação aos conteúdos aos quais dá ênfase e procura trazer para a sala de aula.De acordo com o abordado nas aulas e no livro-base, relacione corretamente cada abordagem aos conteúdos enfatizados: 
Transmissão-assimilação
Aprender a aprender
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
 
(  )  A seleção de conteúdos se dá a partir da prática social dos alunos.
(  ) O conhecimento nesta abordagem é compartimentado e atomizado.
(  ) É uma ordem psicológica que determina a seleção e a organização dos conteúdos.
(  ) Seus conteúdos são organizados com base na prática social do professor e do aluno, agentes do processo.
(  ) conhecimento é produto – enfatiza conteúdos científicos e dogmáticos.
 
Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	1, 2, 3, 4, 1
	
	B
	 4, 4, 2, 3, 2
	
	C
	3, 3, 1, 4, 1
	
	D
	4, 3, 2, 4, 1
Você acertou!
 (LIVRO-BASE, p.61)
Transmissão-assimilação - conhecimento é produto – enfatiza conteúdos científicos e dogmáticos.
Aprender a aprender - É uma ordem psicológica que determina a seleção e a organização dos conteúdos.
Aprender a fazer – O conhecimento nesta abordagem é compartimentado e atomizado.
Sistematização coletiva do conhecimento - A seleção de conteúdos se dá a partir da prática social dos alunos. Seus conteúdos são organizados com base na prática social do professor e do aluno, agentes do processo.
	
	E
	1, 4, 3, 2, 2
Questão 2/10
A compreensão contemporânea, segundo Houaiss (2001), é de que a Didática é a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente.
Desta forma, a Didática hoje é um campo do conhecimento que contribui para a educação, assim como a Sociologia, a Filosofia a ou a Psicologia. Sua especificidade está na natureza de seu objeto: o ensino.
PIMENTA, Sônia de Almeida. Didática e o ensino de geografia a / Campina Grande: EDUEP, 2008. P.3.
 
A didática atualmente tem seu foco na pratica mais critica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula. O planejamento docente é composto por alguns elementos didáticos essências.
 
Com base nas aulas e no livro, assinale a alternativa que contem apenas os elementos didáticos que compõe o planejamento docente:
	
	A
	Objetivos, materiais, conteúdos
	
	B
	Conteúdos, autores e materiais
	
	C
	Métodos, objetivos e avaliação.
Você acertou!
Os elementos didáticos que compõem o planejamento docente são: Elaboração de objetivos; Seleção dos conteúdos e ordenação; Definição do método; Estabelecimento de critérios de avaliação e dos instrumentos a serem utilizados para tal (LIVRO-BASE, p.56 ).
	
	D
	Escolha de critérios de avaliação e materiais.
	
	E
	Conteúdos, avaliação e recursos materiais.
Questão 3/10
Um dos pontos-chave da nova proposta pedagógica encontra-se na alteração do processo de ensino e não apenas na alteração do discurso a respeito dele. Para se obter uma inversão radical na lógica do processo de ensino, atendendo aos interesses e necessidades práticas dos alunos oriundos das camadas subalternas, não basta transmitir ao futuro professor um conteúdo mais crítico; é preciso vivenciar, refletir e sistematizar, coletivamente, um processo articulado à lógica dessas classes. É preciso romper com a distribuição de um saber sistematizado falando sobre ele. Não se trata de falar sobre, mas de vivenciar e refletir com.
MARTINS, Pura. Didática teórica/didática prática. São Paulo: Loyola, 2002, p. 175.
 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-texto, o texto dado refere-se a abordagem didática do:
	
	A
	Aprender a aprender
	
	B
	Sistematização coletiva do conhecimento
Refere-se a sistematização coletiva do conhecimento que propõem a reorganização das relações sociais dentro da escola, isso a partir da ênfase no outro, no que este sabe, e na pratica social dos envolvidos no processo, para assim chegar a alteração das relações sociais. Busca romper com o eixo transmissão-assimilação dos conteúdos, com vista a uma sistematização coletiva do conhecimento. Considera a teoria expressão da prática assim, a prática é o elemento central na sua proposta. (LIVRO-BASE, p.24)
	
	C
	Aprender a fazer e transmissão assimilação
	
	D
	Aprender a fazer
	
	E
	Transmissão-assimilação
Questão 4/10
Leia as asserções a seguir:
I. O período compreendido entre 1960 e 1968 é marcado pela crise da Pedagogia Nova e pela articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata. 
Por que:
II. Esta tendência tem como núcleo de suas preocupações a racionalização do processo produtivo, pela organização do trabalho, estratégias de ação são elaboradas por profissionais capacitados, a fim de serem executadas em sala. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma explicação correta da I.
Você acertou!
A tendência tecnicista instala-se na educação com o Golpe Militar e implanta na educação uma prática educacional voltada para a formação eficaz do aluno para a indústria e para tal, o professor se torna executor de planos construídos por intelectuais, ou seja, descola-se concepção da execução (LIVRO-BASE, p. 41-42).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é a justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	D
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/10
O professor adentra a sala de aula com um plano já estruturado de ensino. Primeiramente cumprem-se todos os rituais rotineiros, vistos nas agendas, correção da lição de casa. Posteriormente o professor passa a rememorar o que foi aprendido na aula anterior para dar continuidade ao processo. Seu plano de aula foi construído a partir de estudos e debates entre estudiosos da educação, que definiram qual seria o melhor método de ensino a ser utilizado; sua formação se deu a partir do treinamento dado por esta equipe que formulou o plano de ensino, a fim de garantir os resultados desejados.  Com base nas aula e no livro-texto, este caso retrata uma prática de ensino orientada pela:
	
	A
	abordagem do aprender a aprender
	
	B
	abordagem da sistematização coletiva do conhecimento
	
	C
	abordagem da transmissão-assimilação
	
	D
	pelas abordagens do aprender a fazer e transmissão-assimilação
	
	E
	abordagem do aprender a fazer
essa prática está ancorada no aprender a fazer cujo cerne é o planejamento elaborado por uma equipe técnica, com vistas a aumentar e melhorar a produção, sendo que as elaboração e execução são dissociadas (LIVRO-BASE, p. 40-41; Vídeo Aula 3, slide 8).
Questão 6/10
O tema ‘metodologia” e suas implicações é fundamental para a Didática, e constitui uma unidadedo plano de ensino da disciplina nos cursos de formação de professores. Com a análise dos mesmos, pude perceber que, no tema “metodologia”, incluindo métodos, procedimentos ou técnicas de ensino, os aspectos mais enfatizados referiram-se à concepção do método didático, à caracterização dos mesmos nas diferentes tendências pedagógicas, aos procedimentos de ensino, sendo que os mais explorados: aula expositiva, técnicas individualizadas e socializadas. 
VEIGA, Ilma. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus, 1989. p. 127. 
O trecho dado refere-se a constatação feita pela professora Ilma Veiga quando de sua pesquisa de analise das propostas das disciplinas de Didática para a formação de professores.
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-texto analise as afirmativas abaixo:
I. Esta reflexão suscitada por Veiga expõem a neutralidade do professor diante sua prática em sala de aula, e como suas escolhas não tem implicação direta sobre seu processo de ensino.
II. O método determina o tipo de interação que será estabelecida entre o professor e o aluno.
III. Este enfoque dado à metodologia, pensando em compreender à qual concepção tal método está vinculado é de substancial importância, já que o professor deve estar ciente que sua escolha metodológica trará junto com ela sua concepção de homem, mundo e educação.
IV. É a metodologia quem irá sistematizar e unificar o processo de ensino.  
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas. O método determina o tipo de interação que será estabelecida entre o professor e o aluno.         É a metodologia quem irá sistematizar e unificar o processo de ensino.           Este enfoque dado à metodologia, pensando em compreender à qual concepção tal método está vinculado é de substancial importância, já que o professor deve estar ciente que sua escolha metodológica trará junto com ela sua concepção de homem, mundo e educação. A afirmativa I está incorreta pois expõem a necessidade do professor compreender historicamente a metodologia adotada: sendo que Veiga constatou que em grande parte o ensino desta centrava-se na “concepção do método didático” e na “caracterização dos mesmos nas diferentes tendências pedagógicas”, o que só evidencia o pontuado no livro base sobre a estreita relação da escolha metodológica com a realidade sócio histórica do professor.
	
	E
	 Afirmativa I e II, apenas.
Questão 7/10
A pedagogia tradicional serve-se da abordagem do processo didático centrada na transmissão-assimilação dos conhecimentos. Durante muitos anos esta foi, e em algumas escolas continua sendo, a abordagem que direcionou o processo de ensino-aprendizagem. Basta percorrermos algumas de suas características para verificarmos como ainda são muito presentes em algumas instituições.
 
Com base nos conteúdos abordados no livro e nas aulas sobre a abordagem de transmissão-assimilação, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. ( ) Seus objetivos educacionais são elaborados com base no intuito de disciplinar a mente e formar hábitos.
II. ( ) a seleção de conteúdos parte sempre do interesse dos alunos.
III. (   ) Seu método enfatiza a transmissão de conteúdos, tendo como questão central a apreensão do conteúdo.
IV. ( ) Problematiza a prática social dos professores e alunos.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, V, F
	
	B
	V, F, V, V
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
Você acertou!
As afirmativas I e III estão corretas. Seus objetivos educacionais são elaborados com base no intuito de disciplinar a mente e formar hábitos e seu método enfatiza a transmissão de conteúdos, tendo como questão central a apreensão do conteúdo. As afirmativas II e IV estão incorretas pois a seleção de conteúdos não parte do interesse do aluno e nem mesmo da prática social. (LIVRO-BASE, p.61)
	
	E
	V, V, V, F
Questão 8/10
No final do século XX, ocorre na educação uma mudança de paradigmas, isso em decorrência dos movimentos sociais ocorridos, pois como sabe-se a realidade histórica na qual a escola está inserida afeta diretamente sua prática. Neste contexto, passa-se a considerar o processo de fazer, a forma como se faz, como um elemento educativo de importância fundamental. E nesta perspectiva, compreendendo o homem como sujeito histórico e a escola como o espaço propicio para o desenvolvimento de um processo de ação-reflexão-ação, com vistas a fomentar ações transformadoras, a ênfase do processo passa a ser a pratica social. 
Com base no texto dado e nos conteúdos abordados no livro e nas aulas, assinale a alternativa que expõem as características da “sistematização coletiva do conhecimento”, que ganha espaço como método.
	
	A
	Este método entende o professor como detentor do conhecimento, que auxilia o aluno na sistematização deste em sua vida.
	
	B
	O professor é o mediador do saber sistematizado e da prática social (do aluno e do professor).
Nesta abordagem a interação entre professor e aluno se dá pela atuação do professor como mediador entre o saber sistematizado e a prática social de ambos. O aluno é considerado um ser histórico, sujeito do processo portador de uma prática social a ser problematizada e sistematizada coletivamente. Assim o centro do processo não esta nem no professor nem no aluno, mas esta na práxis social de ambos. (LIVRO-BASE, p.45-46)
	
	C
	O aluno é visto como ser ahistorico, devendo estar atento às indicações do professor.
	
	D
	O centro deste processo repousa no planejamento, que está atento as demandas político-econômicas.
	
	E
	A escola é o espaço onde desenvolve-se o processo de transmissão de conhecimentos.
Questão 9/10
Benjamim Bloom foi quem, em 1968, complementou os estudos de aprendizagem para o domínio, para ele, o uso destas “estratégias de aprendizagem para o domínio” estão diretamente relacionados “á sua capacidade de reconhecer como o aluno alcançou esse domínio. Essa aptidão, por outo lado, esta diretamente relacionada à capacidade de especificação dos objetivos de ensino em termos de comportamentos observáveis, sejam eles cognitivos, afetivos ou psicomotores.
 
VEIGA, Ilma. Técnicas de Ensino: Novos Tempos, Novas Configurações. Campinas: Papirus, 2006. p. 88.
 
Bloom traçou uma estratégia de aprendizagem para o domínio, que expõe o método de ensino do “aprender a fazer”, sua proposta percorre um caminho, conforme exposto no livro-base.
De acordo com o apresentado no livro-base, enumere, na sequencia correta, cada etapa deste caminho e suas características:
Caracterização da população e do contexto
Ensino socioindividualizado
Pós-teste
Especificação dos objetivos e das atividades
Validação do programa
 
(  ) Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado.
(  ) Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo.
(  ) Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor.
(  ) Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa.
(  ) Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações.
 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	1, 4, 2 , 3, 5
Caracterização da população e do contexto - Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado.
Ensino socioindividualizado - Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor.
Pós-teste - Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa.
Especificação dos objetivos e das atividades - Instruções programadas, sempre respeitando o alunoe seu ritmo.
Validação do programa - Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações.
 (LIVRO-BASE, p.43 )
	
	B
	2, 4, 1, 5, 3
	
	C
	4, 1, 2, 3, 5
	
	D
	5, 4, 3, 2, 1
	
	E
	1, 4, 3, 2, 5
Questão 10/10
Leia as asserções a seguir: 
I. A avaliação é elemento fundamental do processo educacional. 
Por que:
II. A avaliação deve ser encarada como reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
A avaliação é elemento fundamental do processo educacional, e isso se deve ao fato de ser encarada e dever ser utilizada como uma reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino (LIVRO-BASE, p. 65).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é a justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	D
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a Ii é uma proposição falsa.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.

Continue navegando