Buscar

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO AULA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201501602965)
	
	Uma das ferramentas utilizadas para um bom Planejamento Estratégico é aquela que "reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e de longo prazos, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências, e entre perspectiva interna e externa de desempenho." Tal ferramenta é denominada:
		
	
	Matriz BCG.
	
	Matriz GE/McKinsey.
	
	Classificação A B C.
	 
	Balanced Scorecard.
	
	Análise SWOT.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501265668)
	
	Devido ao ambiente dinâmico e ameaçador, a competitividade acirrada, as altas demandas por parte dos stakeholders, a economia mundial instável, as tendências sociais e o desenvolvimento tecnológico, as empresas precisam planejar muito bem o seu futuro para sobreviverem. Com respeito à abrangência dos planejamentos organizacionais, estes podem ser de longo, médio e curto prazos. Escolha a seguir a afirmação que se relaciona ao planejamento de longo prazo, ou estratégico:
		
	
	Só se aplica às empresas de serviços.
	 
	Identificam os processos e procedimentos que contribuirão para o atingimento das metas estratégicas e táticas.
	
	Traduzem os objetivos gerais em objetivos específicos para os departamentos, tais como: RH, marketing, financeiro e produção.
	 
	Tem forte orientação externa e serve para posicionar a organização perante seu ambiente externo.
	
	É elaborado pelos gerentes de nível operacional.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501267354)
	
	Em relação aos níveis de planejamento de uma organização, é correto afirmar que os planos que definem os objetivos para toda a organização são denominados:
		
	
	funcionais
	
	táticos
	 
	estratégicos
	
	operacionais
	
	departamentais
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501603933)
	
	O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. O planejamento estratégico constitui o conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no horizonte temporal de:
		
	 
	Longo prazo
	
	Curto prazo
	 
	Longo prazo, porém em determinadas situações, no médio ou curto prazo.
	
	Médio prazo
	
	Tempo necessário para o aprimoramento dos funcionários.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501601460)
	
	O Sr. Mendonça está utilizando em sua empresa, um modelo de gestão que emprega uma metodologia de aferição e gestão de desempenho direcionada para a medição de indicadores financeiros, de habilidades e competências das pessoas, processos internos e relações com os clientes. O modelo empregado pelo Sr. Mendonça se refere a:
		
	
	Gestão do conhecimento
	
	Composto de marketing
	 
	Balanced Scorecard
	
	Inteligência de marketing
	
	Análise SWOT
	
	 6a Questão (Ref.: 201501263197)
	
	O planejamento é feito de modo diferente nos vários níveis organizacionais. Em razão disso, existe uma hierarquia de planos. Desse modo, em cada nível é realizado um tipo de trabalho consistente com a sua atividade. Marque a questão que corresponde ao exemplo corretamente aplicado ao nível de planejamento pertinente:
		
	
	Planejamento Tático: É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Por exemplo: fusão e aquisição de outras empresas.
	 
	Planejamento estratégico: É o planejamento mais amplo. Envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Por exemplo: fusão e aquisição de outras empresas..
	
	Planejamento estratégico: É o planejamento que abrange cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade da empresa deve elaborar seu planejamento. Por exemplo: realizar o planejamento e controle da produção
	 
	Planejamento tático: É o planejamento que abrange cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade da empresa deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Por exemplo: fazer o planejamento diário das atividades de produção.
	
	Planejamento operacional: É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Por exemplo: adquirir uma nova fábrica.

Outros materiais