Buscar

Simulados de Ensino Clinico 4 Adulto e Idoso

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201001781813)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A lei 10.741 de 01 de outubro de 2013 é destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, relacionado ao papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público. A partir disso assinale a alternativa correta referente a essa legislação:
		
	
	Não é obrigatória a implantação de equipamentos urbanos comunitários voltados ao idoso, esses só serão realizados se a empresa assim o desejar, como: eliminação de barreiras arquitetônicas (escadas, pisos derrapantes.) ou qualquer outro equipamento que dificulte a acessibilidade de idosos.
	
	Idosos a partir de 60 anos tem direito ao transporte coletivo gratuito. 
	
	Nos transportes coletivos interestaduais, os idosos com mais de 3 salários mínimos tem direito a 2 vagas gratuitas em cada veículo.
	
	Aos idosos, a partir de 65 anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de 1 (um) salário-mínimo
	
	Não estando o idoso em condições de optar pelo seu tratamento de saúde, esta opção será feita somente pelo médico que o atende.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001297306)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com relação à insuficiência cardíaca congestiva, síndrome que continua causando sérios danos às pessoas em geral, julgue os itens que se seguem. I - A insuficiência cardíaca congestiva resulta na incapacidade do coração de bombear a quantidade necessárias ao organismo. II - Dificuldades respiratórias, dispnéia ao esforço, ortopnéia e edema pulmonar são complicações características que acometem indivíduos que apresentam insuficiência cardíaca do lado direito. III - Pacientes com insuficiência cardíaca do lado esquerdo apresentam edema dos tornozelos, aumento de peso inexplicado, ascite e anorexia. IV - O tratamento da insuficiência cardíaca congestiva é direcionado para eliminar o excesso de água acumulada pelo organismo, com o uso de diuréticos, e para aumentar a força e a eficiência da contração do miocárdio.
		
	
	Somente I e II estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Somente a II e III estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	
	Somente I e IV estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001297360)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	No panorama mundial, a Doença de Alzheimer configura-se como uma importante doença crônico- -degenerativa, levando à demência, perda de memória progressiva, ausência de controle urinário e intestinal, entre outras manifestações que comprometem a qualidade de vida dos idosos. Ela evolui em três estágios hierárquicos que podem sofrer alterações entre si; são eles: inicial, intermediário e avançado. No estágio inicial, o idoso pode apresentar: 
		
	
	depressão severa, dificuldade na liguagem, delírios, retraimento social, dificuldade na escrtita e confusão.
	
	desorientação progressiva em relação ao tempo e ao espaço, dificuldade de linguagem, agressividade, questionamentos repetitivos, confusão mental, dificuldade de escrita e, mais raramente, ideias delirantes. 
	
	comprometimento da memória recente, empobrecimento de vocabulário, distúrbios do sono, agitação e perambulação, perseverações, ecolalia e perda da capacidade de executar movimentos e gestos precisos.
	
	depressão, hiperatividade, irritabilidade, dificuldade de compreensão, julgamento alterado, perda da noção de risco e comprometimento da realização de tarefas do dia a dia. 
	
	perda de concentração, desatenção, perda de iniciativa, retraimento social, abandono dos passatempos, mudanças de humor e alterações de comportamento. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001297320)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e provoca a hiper-responsividade dessas vias, edema de mucosa e produção de muco. Em relação à asma, assinale a alternativa correta. 
		
	
	Os três sintomas mais comuns da asma são tosse, dispnéia e sibilância. 
	
	As células como os mastócitos, neutrófilos, eosinófilos e linfócitos não possuem papel significativo na inflamação da asma. 
	
	A alergia é o mais forte fator predisponente para a asma. Os alérgenos comuns podem ser sazonais (ex: mofo, poeira, baratas ou pelos de animais) ou perenes (ex: gramíneas e pólen).
	
	A asma é uma doença crônica e irreversível. O uso de broncodilatores, como fenoterol e ipratrópio são contra indicados.
	
	A fisiopatologia subjacente na asma é a inflamação difusa e irreversível da via aérea. A inflamação leva a obstrução a partir do seguinte: edema das membranas que revestem as vias aéreas, aumentando o diâmetro da via aérea, contração da musculatura lisa brônquica, produção diminuída de muco, que aumenta o tamanho da via aérea e pode tamponar por completo os brônquios. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001368704)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com a Política Nacional do Idoso deve ser garantido ao idoso, exceto:
		
	
	Assistência à saúde nos diversos níveis do SUS
	
	Não criar serviços alternativos de saúde para o idoso.
	
	Incluir a geriatria como especialidade clínica para concursos públicos.
	
	Desenvolver formas de copperação entre as Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Fedral e dos Municípios.
	
	Prevenir, promover, proteger e reecuperar a saúde do idoso, mediante programas e medidas profiláticas
		
	
		Simulado 2
Dentre as complicações da insuficiência hepática, a que está relacionada com o metabolismo da amônia é a: 
	
	
	
	
	
	síndrome hepatorrenal. 
	
	
	encefalopatia hepática. 
	
	
	hepatite
	
	
	ascite. 
	
	
	
	
	
		2.
		Ascite (também conhecida como "barriga d´água" ou hidroperitônio) é o nome dado ao acúmulo de líquido no interior do abdome. Uma das causas é: 
	
		
	
	hiperalbuminemia - o que torna mais "fácil" o extravasamento do plasma que está sendo "empurrado" pelo aumento na pressão do sistema porta
	
	
	hiperalbuminemia
	
	
	hipoalbuminemia - que é realizada exclusivamente no fígado, que está comprometido.
	
	
	nenhuma das anterioes
	
	
	A obstrução do fluxo sanguíneo através do fígado comprometido resulta em pressão sanguínea diminuída (hipertensão porta) em todo o sistema venoso porta. 
	
	
	
		3.
		Marque verdadeiro (V) ou falso (F):
	
	
	
	
	
	A esclerose múltipla é uma doença de natureza auto-imune, caracterizada por um processo inflamatório crônico da substância branca do SNC. 
	
	
	
	Nos pacientes com tremor incapacitante, rigidez ou discinesia grave induzida por levodopa o tratamento cirúrgico é totalmente contraindicado. 
	
	
	
	A doença de Alzheimer está associada a níveis diminuídos de dopamina devido a destruição das células neuronais pigmentadas na substância negra dos gânglios da base do cérebro.
	
	
	
	Na Síndrome de Gui cerca de 75% dos pacientes se recuperam totalmente e os restantes apresentam sequelas leves e moderadas.
	
	
			
	A doença de Parkinson também é conhecida como tremor essencial.
	
	
		4.
		Sra. Clara, 57 anos, dona de casa, moradora do município de Flores, procurou o serviço de saúde mais próximo de sua casa, onde foi atendida pela Enfermeira Ana. Queixava-se de dor "em queimação" após as refeições e que a dor aliviava quando se alimentava ou quando ingeria algum antiácido. Foi identificado que Dona Clara apresentava úlcera péptica. A enfermeira Ana orientou-a sobre a doença e as complicações que poderão surgir, tais como:
	
	
	
	
	
	anúria e obstrução
	
	
	sangramento e ascite
	
	
	gastrite e hérnia de hiato
	
	
	hemorragia e perfuração
	
	
	pirose e anasarca5.
		As doenças pulmonares têm sintomatologias parecidas, já que a maioria delas causa no indivíduo dispneia e cansaço. O enfermeiro tem como função observar e identificar esses sintomas, a fim de ajudar no diagnóstico e tratamento. Diante do estudo das doenças respiratórias, podemos afirmar: 
	
	
	
	
	
	A pneumonia ocorre sempre por infecções bacterianas, causando febre, desconforto, inapetência, mal estar. O tratamento é a antibioticoterapia.
	
	
	A DPOC é doença progressiva, ocorre sempre por causas ambientais, como o tabagismo e a inalação de fumaça tóxica ( por exemplo quando o paciente trabalha em fábricas de gases )
	
	
	As causas genéticas ocorrem na DPOC, a pneumonia pode ocorres por fungos, vírus e bactérias. A atelectasia pode ser prevenida por mudança precoce de decúbito. 
	
	
	O paciente portador de DPOC terá sempre tosse produtiva, com presença de muco. O tórax clássico é o tórax d em barril .
	
	
	Nenhuma das alternativas
	
Simulado 3
	
	
	
				De aconrdo com as Diretrizes Essenciais contidas na Política Nacional do Idoso, cabe ao enfermeiro desenvolver o seu plano de cuidados baseado em alguns princípios: I -Ser centrado nas necessidades do cliente visando à prevenção de agravos, promoção, proteção e recuperação da saúde do idoso; II- A avaliação dos idosos atendidos pelo enfermeiro deve contemplar apenas os aspectos da saúde física e mental; III - A avaliação de enfermagem contempla a capacidade de autocidado e as demandas assistenciais para sua reintegração social e familiar em caso de alta; IV - O atendimento à saúde do idoso poderá ser em internação hospitalar e no domicílio, adequada às necessidades terapêuticas e de seus cuidadores e/ou familiares, justificando a longa permanência em ambiente hospitalar; V - Os idosos egressos da internação hospitalar, de acordo com suas peculiaridades, devem ser cadastrados em um programa de acompanhamento ambulatorial e, eventualmente de hospital-dia ou assistencia domiciliar. Pode-se afirmar que estão corretas:
		
	
	
	
	
	Somente a I
	
	
	Somente I, II e IV
	
	
	Somente a I e a V
	
	
	Somente I, III e V
	
	
	Somente a I e a IV
	
	
		2.
		Assinale a alternativa que contempla indicações recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para a vacina pneumocóccica, como forma prevenir a pneumonia:
	
	
	
	
	
	Idosos acima de 60 anos de idade que apresentem doenças crônicas
	
	
	Adultos em qualquer faixa etárias que apresentem doenças crônicas
	
	
	Crianças menores de 2 anos de idade com síndrome nefrótica, SIDA, anemia falciforme ou transplantados de medula
	
	
	Idosos com 60 anos ou mais que estejam hospitalizados, institucionalizados ou asilados.
	
	
	Idosos acima de 60 anos
	
	
		3.
		Constitui uma cracterística fisiológica do envelhecimento, exceto:
	
	
	
	
	
	Diminuição da capacidade pulmonar
	
	
	Aparecimento da hipertensão arterial
	
	
	Diminuição do tônus muscular
	
	
	Diminuição do número de néfrons
	
	
	Espessamento e aumento da rigidez da parede arterial
	
	
		4.
		Das alternativas abaixo, assinale aquela que representa uma característica da doença de Alzheimer.
	
	
	
	
	
	É uma mudança rápida notada em um ou mais dias.
	
	
	A memória de curto prazo fica prejudicada mais do a de longo prazo não se modifica.
	
	
	O nível de consciência geralmente está modificado, pode estar altamente agitado ou apático. 
	
	
	É um estado reversível.
	
	
	A evolução da doença pode ser desacelerada,mas a doença não pode ser revertida,costuma piorar. 
	
	
		5.
		O trauma em idoso corresponde à sexta causa de morte nesta faixa etária. As causas mais frequentes de trauma nesta população é:
	
	
	
	
	
	Maus tratos
	
	
	Quedas
	
	
	Acidentes com objetos cortantes
	
	
	Acidentes com armas brancas
	
	
	Acidentes com armas de fogo
	
	
Simulado 4
	
	
		1.
		O Capítulo IV do Esatuto do Idoso trata dos direitos garantidos a população Idosa em território nacional. Constitui um direito grantido:
	
	
	
	
	
	Ao poder público, incumbe fornecer gratuitamente somente os medicamentos de uso contínuo
	
	
	Somente as instituições especializadas em geriatria e gerontologia devem treinar os profissionais de saúde para atender e cuidar de pessoas idosas.
	
	
	Somente os casos confirmados de maus trattos devem ser comunicados pelos profissionais de saúde.
	
	
	O idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais pode optar pelo tratamento de saúde que for reputado mais favorável.
	
	
	Não caberá ao profissional de saúde conceder autorização para o acompanhamento do idoso internado.
	
	
		2.
		A doença de Alzheimer requer do enfermeiro conhecimentos específicos, afim de assegurar a assistencia de qualidade. O profissional deve saber que essa doença neurológica:
	
	
	
	
	
	é degenerativa, revesível e progressiva, com distúrbios comportamentais
	
	
	estimula a capacidade em formular conceitos e de pensar de forma abstrata, porém, com a presença de comportamerntos impulsivos
	
	
	provoca declínio desigual e acentuado na função mental associada a um incidente vascular e também é chamada de demência vascular.
	
	
	é caracterizada por perdas graduais da função congnitiva e por distúrbios comportamentais e afetivos
	
	
	tem início rápido e progressivo, ocasionando perda de memória e, paradoxalmente, facilidade do pensamento abstrato
	
	
		3.
		Após um período de 15 a 30 dias depois do primeiro contato com o vírus da hepatite A, o indivíduo pode sentir sintomas como náuseas, dores no abdome, cansaço, falta de apetite e febre. Perante tais sintomas podem ser apontados como diagnóstico de enfermagem:
	
	
	
	
	
	Hipertermia e intolerância à atividade
	
	
	Fadiga e nutrição alterada
	
	
	Intolerância à atividade e risco de temperatura corporal alterda.
	
	
	Dor e desconforto crônico e inapetência
	
	
	Inapetência e hipertemia
	
	
		4.
		A doença de Alzheimer é um distúrbio progressivo, afetando principalmente
	
	
	
	
	
	a capacidade intelectual e emocional e a coordenação dos movimentos coreiformes involuntários.
	
	
	a transmissão neuromuscular, a coordenação motora e a capacidade intelectual.
	
	
	os centros cerebrais responsáveis pelo controle e regulação dos movimentos e bradicinesia.
	
	
	a memória, a cognição e a capacidade de autocuidado.
	
	
	a bainha de mielina, a capacidade intelectual e a transmissão neuromuscular.
	
	
		5.
		As alterações fisiológicas do envelhecimento constituem um processo natural do ser humano e o enfermeiro que atua na geriatria precisa ter conhecimento destas. Sendo assim, não podemos apontar como uma alteração fisiológica do envelhecimento:
	
	
	
	
	
	Diminuição da flexibilidade dos tendões e ligamentos e, com isso, diminuição da amplitude dos movimentos.
	
	
	Diminuição da atividade das glândulas lacrimais.
	
	
	Diminuição da memória de longo prazo, das funções intelectuais e criatividade
	
	
	Diminuição do número de néfrons
	
	
	Menor suprimento sanguíneo para o fígado.

Continue navegando