Buscar

Como elaborar um relatório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNESC
Engenharia de Produção
Como elaborar um relatório
 O relatório deve ser redigido de forma impessoal, num tempo verbal passado e indicar com clareza todo o desenvolvimento do trabalho, todas as observações, conclusões e críticas. 
 Assim, num relatório deverão constar as seguintes partes: 
01- Título - deve explicitar o assunto. 
02- Identificação - nome do aluno ou dos alunos; identificação da turma. 
03-Data
04- Índice – Identificar os capítulos em que o relatório se encontra organizado, bem como o número das páginas em que esses capítulos se iniciam.
05- Introdução - deve indicar o objetivo do trabalho, qual o método utilizado; enunciar de forma sumária o conjunto das etapas/fases em que o trabalho se dividiu.
06-Identificar a estrutura do relatório. 
07- Registro de observações - indicar o registro de todas as leituras e/ou observações efetuada, podendo estas ser apresentadas sob a forma de tabelas. 
08- Conclusões - referem-se as dificuldades encontradas durante a realização da experiência; se os resultados obtidos coincidem com os resultados esperados (com base nos conhecimentos teóricos registrados na introdução) e, tiram-se as respectivas conclusões); discutem-se os resultados obtidos. 
09-Bibliografia lista das publicações utilizadas, indicando, pela ordem referida, os seguintes elementos: identificação do autor (primeiro o apelido, em maiúsculas, e depois, os nomes); título da obra, editora; ano de edição; 
local de edição. 
10- Anexos – Fotografias, textos, planos de trabalho, etc. 
O relatório deve ter uma capa com a identificação da escola, do (s) autor (es) do trabalho, e respectiva turma; deve colocar-se o ano de realização do relatório. Este deve ter, também uma contracapa e, antes desta uma folha em branco; coloca-se, de igual modo, uma folha em branco a seguir à capa. Como elaborar um relatório de uma atividade experimental O relatório deve ser redigido de forma impessoal, num tempo verbal passado, e deve indicar com clareza todo o desenvolvimento do trabalho, todas as observações, conclusões e críticas. 
 Assim, num relatório deverão constar as seguintes partes: 
01- Título deve explicitar o assunto da experiência realizada. 
02- Identificação do operador- nome do aluno ou dos alunos; identificação 
da turma. 
03- Data 
04- Introdução- deve indicar o objetivo do trabalho, qual o método utilizado; pode conter um resumo teórico do assunto sobre o qual se realizou a experiência. 
05- Material- enumeração dos diversos tipos de material utilizado ( químico, físico e biológico ). 
06- Reagentes/produtos- indicar o nome dos reagentes/ produtos e, no caso de soluções, também a respectiva concentração. 
07- Procedimentos- deve indicar a descrição exata de como foi feita a experiência, numa sequência correta; pode ser incluído um esquema de montagem com a respectiva legenda. 
08-Registro de observações - indicar o registro de todas as leituras e/ou observações efetuada, podendo estas ser apresentadas sob a forma de tabelas. 
09- Equações químicas (se existirem) - todas as reações químicas devem ser traduzidas em simbologia química. 
10- Cálculos - devem ser apresentados todos os cálculos efetuados. 
11- Conclusões - referem-se as dificuldades encontradas durante a realização da experiência; se os resultados obtidos coincidem com os resultados esperados (com base nos conhecimentos teóricos registrados na introdução) e, tiram-se as respectivas conclusões); discutem-se os resultados obtidos. 
12- Bibliografia - lista das publicações utilizadas, indicando, pela ordem referida, os seguintes elementos: identificação do autor (primeiro o apelido, em maiúsculas, e depois, os nomes); título da obra, editora; ano de edição; 
13-local de edição. 
14- Índice. 
15-O relatório deve ter uma capa com a identificação da escola, do(s) autor(es) do trabalho, e respectiva turma; é feita uma ilustração que tenha a ver com o assunto, que fica mais ou menos no centro da capa; no fundo desta, ao centro, deve colocar-se o ano de realização do relatório. Este deve ter, também uma contracapa e, antes desta uma folha em branco; coloca-se, de igual modo, uma folha em branco a seguir à capa.

Outros materiais