Buscar

Organização Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503108552)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No século XXI, a crescente demanda por modelos mais orgânicos de estruturação das organizações, surgem desenvolvidos por organizações inovadoras, que acabam por utilizar aspectos positivos dos modelos já consolidados para desenvolver seus próprios modelos. Nesse sentido, identifique qual uma das principais contribuições da estrutura organizacional para as organizações.
		
	
	Contribuição indireta para o incremento motivacional e o menor comprometimento para com os resultados.
	
	Estabelecimento de indicadores de desempenho incompatíveis aos objetivos estabelecidos.
	
	Desestruturação do processo decisório ideal, incluindo os relatórios gerenciais.
	
	Contribuição indireta para a otimização das comunicações.
	 
	Organização das responsabilidades e níveis de autoridade.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502967108)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando o desenho organizacional não está adequado às necessidades da empresa e do contexto que está inserida, são constantes as reestruturações no sentido de adequá-lo às mudanças e renovações indispensáveis ao sucesso empresarial. Em suma, o desenho organizacional, define:
		
	
	Estrutura de governança corporativa e sistemas de auditoria de gestão.
	
	Estrutura de gestão; Definição da estratégia; Configuração de ações táticas.
	 
	Estrutura empresarial e suas respectivas áreas funcionais e departamentos; Níveis hierárquicos, Atribuições; Responsabilidades; Recursos e competências.
	
	Estrutura empresarial e suas respectivas unidades estratégicas de negócios; Tarefas e atribuições; Competências, recursos e níveis de experiência dos executantes das tarefas.
	
	Definição da estrutura empresarial e configuração dos objetivos estratégicos, táticos e operacionais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503139215)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tamanho organizacional se refere às dimensões da organização em um determinado momento. Toda empresa pode defrontar-se com quatro tipos de situação quanto ao seu tamanho organizacional, marque a opção correta: I. CRESCIMENTO: caracterizada por um aumento de tamanho, seja em recursos, seja em cobertura de mercado ou outros. II. DESENVOLVIMENTO: caracterizada por uma certa melhoria, seja, por exemplo, em recursos, abrangência de mercado, níveis de qualidade e produtividade, rentabilidade. III. SOBREVIVÊNCIA: caracterizada pela manutenção da situação que a empresa conseguiu alcançar. A empresa pode sobreviver mantendo-se em uma situação inalterada ao longo do tempo, sem crescer e sem declinar. IV. DECLÍNIO: caracterizada por uma redução de suas atividades, perda de recursos ou diminuição de sua abrangência mercadológica.
		
	
	Somente as alternativas I,II e IV estão corretas
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas
	
	NRA
	
	Somente as alternativas II, III e IV estão erradas
	 
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502453636)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com OLIVEIRA, 2002, p. 86 a organização informação é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da intenção social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma. Sobre as vantagens e desvantagens da organização informal, pode-se afirmar que são desvantagens apenas os itens: I. Proporciona maior rapidez no processo; II. Reduz distorções existentes na estrutura formal III. Desconhecimento das chefias; IV. Dificuldade de controle; Possibilidade de atritos entre as pessoas. V. Reduz a carga de comunicação dos chefes
		
	
	As afirmativas I, e IV estão corretas
	
	As afirmativas IV e V estão corretas
	
	As afirmativas II,e V estão corretas
	 
	As afirmativas III e IV estão corretas
	
	As afirmativas III e V estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502636469)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A empresa Oregon é uma grande empresa, portanto precisara se articular para desenvolver estratégias e novas estruturas de organização para atender à demanda de mercado de massa, de mudanças tecnológicas constantes, gerando resultados com uma produção em grande escala. Para isso ela deve:
		
	
	Estabelecer um tipo de direção centralizadora a fim de que as tomadas de decisão se concentrem no topo da hierarquia, sem que haja participação dos demais colaboradores.
	 
	Deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa, é o instrumento básico para concretização do processo organizacional
	 
	Desenvolver um planejamento ligado aos objetivos traçados, mas que esteja voltado para estabilidade e manutenção da situação existente, já que assim as decisões podem levar a resultados efetivos.
	
	Buscar um desenho simples, fácil de ser executado por seus colaboradores a fim de que esses possam estabelecer rotinas e procedimentos básicos.
	
	Criar um tipo de controle que se realize que somente no final do processo e não possa se utilizado sempre, já que a função controle não deve ser feita continuamente.

Outros materiais