Buscar

trabalho Homeopatia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

I Instituto Superior de Teologia Aplicada
C Curso : Farmácia – 3º semestre
 D Disciplina : Homeopatia.
 Professora : Ana Maria Falcão
Farmácia Homeopática
Apresentado por :
 Mylena Cavalcante 
Farnebio Cunha 
Linara França
Erislene Santos
Sávio Muniz
Eduardo Costa 
Antonio Filho
 Farmácia Homeopática
 Primeiras Farmácias Homeopáticas no Brasil.
O Papel do Farmacêutico na Homeopatia.
 Medicamentos Homeopáticos.
Legislação para Farmácias Homeopáticas.
Introdução
A homeopatia é um tratamento médico que se aplica a toda e qualquer enfermidade. Antes, no entanto, de introduzir-se em sua linha de tratamento, convém inteirar-se de suas características. 
A homeopatia nasceu das ideias e das práticas de um médico alemão, chamado Samuel Hahnemann, que viveu entre 1755 e 1843.
A característica fundamental dessa medicina, aquilo mesmo que a define, é o emprego de medicamentos segundo o princípio de semelhança, também chamado de Lei de similitude.
História das Primeiras Farmácias homeopáticas no Brasil.
A homeopatia no Brasil foi introduzida por um discípulo francês Hahnemann, Benoitjule Mure, que aqui chegou em 1840.
Em 1840 Benoitjule Mure, conhecido como bento mure chega ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro em 21 de novembro, dia em que se comemora o dia da homeopatia no Brasil.
1851, obteve a separação pratica farmacêutica e médica.
Em 1886 com o decreto nº 9.554- obteve o direito a manipulação exclusivo ao farmacêutico.
Primeiras Farmácias homeopáticas no Brasil.
A primeira Farmácia Homeopática Brasileira
foi fundada em 1970, em Petrópolis, sendo pioneira 
na manipulação fitoterápicos e homeopática em geral.
A segunda Farmácia Homeopática Brasileira 
nasceu nos anos 90 com objetivo de manipular 
fórmulas magistrais e cosméticos em geral. Ao longo dos anos tem se destacado pela conquista da confiança
e satisfação de médicos e clientes.
O Papel do farmacêutico na Homeopatia
O Farmacêutico Homeopata :
 “ É responsável pela supervisão da manipulação de preparações homeopáticas e deve possuir conhecimentos científicos na atividade de acordo com a legislação em vigor “
 ( RDC ANVISA Nº 67/2007)
O Papel do farmacêutico na Homeopatia
O farmacêutico homeopata produz medicamentos homeopáticos, nas diferentes escalas, métodos e formas farmacêuticas, receitados pelo médico, dentista ou veterinário homeopata, além da orientação aos pacientes, quanto ao uso racional, cuidados e importância da prescrição médica.
O preparo do medicamento homeopático pelo farmacêutico é tão importante quanto a escolha do medicamento pelo médico. A presença do farmacêutico homeopata na farmácia é a garantia do paciente de receber exatamente o medicamento prescrito pelo médico.
O Papel do farmacêutico na Homeopatia
Para ter o título de farmacêutico homeopata é necessário ter cursado a disciplina de Homeopatia, com a duração de no mínimo 60 horas, em curso de graduação de farmacêutico, e realizado estágio, de no mínimo 240 horas, em manipulação e dispensação de medicamentos homeopáticos na própria instituição de ensino superior, em farmácias que manipulem medicamentos homeopáticos ou laboratórios industriais de medicamentos homeopáticos conveniados às instituições de ensino. (Resolução CFF 440/2005, art. 1, item a - retificação de 15/05/2006) 
O que é um medicamento homeopático ?
É considerado medicamento homeopático aquele que mostrou-se ser capaz de causar uma doença artificial num indivíduo, doença esta que se manifesta através de sintomas e sensações. Esta sua qualidade pode ter sido descoberta por experimentações no indivíduo sadio, em intoxicações e envenenamentos ou em observações clínicas.
 Medicamentos Homeopáticos.
O preparo farmacotécnico dos medicamentos tem como ponto de partida as drogas de origem vegetal, mineral, animal ou tinturas-mãe, tendo como veículo ou excipiente, substâncias complementares, de natureza definida, desprovidas de propriedades terapêuticas ou farmacológicas, chamados de insumos inertes. 
A relação que se segue descreve os principais remédios homeopáticos e suas características fundamentais. Quando não for possível encontrar um medicamento que apresente exatamente a sintomatologia buscada, pode-se usar aquele que mais se aproxima das características do doente a ser tratada. 
Principais Medicamentos Homeopáticos
As formas mais comuns são gotas ou glóbulos, mas a Farmacopéia Homeopática Brasileira registra também tabletes, comprimidos, pós, pomadas, cremes, óvulos, supositórios, colírios e outras.
Exemplos de Medicamentos Homeopáticos:
Ambra grisea: Para pessoas nervosas e agitadas, que sofrem de vertigens e têm poucas reação orgânica. Insônia em pessoas franzinas e fracas. Idosos que esquecem as coisas mais simples.
Amyl nitrosum: Desejo de estar ao ar livre. Convulsões como as epitéticas. Batimentos do coração e carótidas. Dificuldade de respirar (dispnéia) e tosse sufocante.
Legislação para Farmácia Homeopática
DECRETO Nº 57.477, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1965 Dispõe sobre manipulação, receituário, industrialização e venda de produtos utilizados em homeopatia.
Legislação para Farmácia Homeopática
Art. 1º Considera-se farmácia homeopática aquela que somente manipula produtos e fórmulas oficinas e magistrais que obedeçam à farmacotécnica dos códigos e formulários homeopáticos.
Art. 2º A instalação e o funcionamento de farmácia homeopática obedecerão ao disposto na legislação farmacêutica em vigor, excetuada a relação de drogas, medicamentos e utensílios, que deverá ser estabelecida em listas mínimas pelo órgão federal de saúde encarregado da fiscalização da medicina e farmácia.
Art. 5º Nas farmácias homeopáticas deverá existir, obrigatoriamente, a edição em vigor da Farmacopeia Brasileira com o Código Homeopático Brasileiro.
Legislação para Farmácia Homeopática
Art. 9- São permitidas nas farmácias homeopáticas, desde que a área do estabelecimento as comporte, manter independentes, seções de venda de especialidades farmacêuticas, não homeopáticas, devidamente licenciadas no órgão federal de saúde encarregado da fiscalização da medicina e farmácia, bem como seções de produtos de higiene, cosméticos e perfumaria, também devidamente, licenciados no órgão federal de saúde.
 
Art. 13- Nas farmácias homeopáticas, deverão existir, obrigatoriamente, no mínimo, três especialidades farmacêuticas injetáveis, de ação entorpecente, a fim de atender aos casos de emergência.
Legislação para Farmácia Homeopática
Art. 14- Os medicamentos homeopáticos manipulados nas farmácias, considerados produtos oficinais, deverão ter nos rótulos os seguintes elementos: nome da farmácia e seu endereço, número de licença do estabelecimento fornecido pelo órgão federal de saúde competente ou congêneres da Unidade Federada, nome do produto, Farmacopéia ou Código a que obedece, via de administração e outras exigências que se fizerem necessárias.
 § 4º. - Toda vez que no receituário médico for omitido o símbolo de um medicamento homeopático, dever-se-á considerá-lo como de escala centesimal.
.
Legislação para farmácia Homeopática
Art. 16. Nas prescrições médicas homeopáticas, não poderão ser usados código, sigla ou número, nem figurar recomendação restringindo o aviamento da receita a determinada farmácia homeopática.
Art. 18- Os medicamentos homeopáticos cuja concentração tiver equivalência com as respectivas doses máximas estabelecidas farmacologicamente, somente poderão ser vendidos mediante receita médica, devendo ser observadas as demais exigências em vigor.
Legislação para farmácia Homeopática
Art. 30- Somente nas farmácias homeopáticas permitir-se-á manipular produtos apresentados nos moldes homeopáticos específicos.
Art. 33- A manipulação, fabricação, comércio e propaganda de remédios e produtos homeopáticos ditos - secretos - são proibidas, de acordo com
a legislação farmacêutica em vigor.
Nota:
Legislação específica da Homeopatia; assim, é de extrema importância o conhecimento total dela e não apenas os pontos aqui citados.
Referências
[1] KOSSAK-ROMANACH, A. Homeopatia em 1000 Conceitos. Editora ELCID, 2ª ed. São Paulo - SP, 1993.
[2]Revista Eletrônica de Ciências. Universidade de São Paulo, ago-set 2003.
[3] RUIZ, R. Da alquimia a Homeopatia. Editora Unesp e EDUSC, São Paulo e Bauru SP, 2002.
[4] VITHOULKAS, G. Homeopatia: Ciência e Cura. Editora Cultrix, São Paulo, 1980.
[5] Fontes, O. L. Farmácia Homeopática: Teoria e prática. 2ª ed. Editora Manole, Barueri, São Paulo: 2005.
[6] MARTINEZ, J. A. Farmacia Homeopatica: doctrina y técnica farmaceuticas. Editora Albatros, Buenos Aires, Argentina. 1990
“Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz”
 - Steve Jobs

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais