Buscar

AV1 Libras 2015.2

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 6,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 1  Data: 03/10/2015 17:59:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201301793894)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa que apresenta a leitura correta da palavra abaixo:
 
		
	
	Rafa
	
	Rata
	 
	Rato
	
	Rifa
	
	Raio
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301855383)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A reflexão sobre o estranhamento e a interação entre pessoas surdas e ouvintes foi ignorada na formação escolar brasileira durante longo tempo. A importância das políticas públicas voltadas para a educação inclusiva a desses dois grupos de alunos e cidadãos permite a seguinte afirmativa:
		
	
	A inclusão como movimento político traz à tona os problemas associados às pessoas com deficiência, que vivem isoladas. Agora, efetivá-las para que todos os tipos de gente possam conviver e se relacionar é um outro problema, porque pessoas com deficiência devem viver com pessoas com deficiência, somente.
	
	A narrativa da inclusão no campo dos estudos culturais ou estudos surdos vai assumir a narrativa dos ouvintes, por meio de relatos dos ouvintes como eles veem os surdos em seus espaços, antes não frequentados pelos surdos.
	
	É certo que as políticas linguísticas e educacionais devem ter como foco a instrumentalização dos seres humanos para a inter-relação com outros seres humanos. Mas somente para os professores que lidam com os alunos surdos, porque os surdos para não se ferirem com as ofensas de quem escuta, devem manter-se entre eles.
	
	É mister ou necessário democratizar o uso e ensino da LIBRAS para os surdos, já que a LIBRAS é a linguagem de gestos dos surdos oralizados e compreende um instrumento de comunicação restrita.
	 
	A inclusão é um movimento político que busca a equiparação de direitos. Durante vários anos as pessoas surdas e ouvintes não conviviam no mesmo espaço, mas agora agem e relacionam-se num espaço comum, uma escola de todos, para todos e construídas por todos, é válida e necessária a construção da cultura inclusiva.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301793887)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Embora de modalidade linguística diferente das línguas orais, há vários níveis gramaticais que podem ser encontrados nas línguas orais e nas línguas viso-espaciais. Assinale o nível de descrição da linguística que não é encontrado nas línguas orais:
		
	 
	Morfológico.
	
	Pragmático.
	
	Sintático.
	
	Semântico.
	 
	Quirológico.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301315883)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São parâmetros das línguas de sinais. (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21)
		
	 
	Ponto de articulação e orientação.
	
	Datilologia e sinal único.
	
	Múltiplas combinações.
	
	Sinal soletrado e composto.
	
	Primeiras combinações.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301793793)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a Lei 10436/2002:
		
	 
	A LIBRAS não substitui a modalidade escrita da língua portuguesa.
	
	A LIBRAS complementa a modalidade escrita da língua portuguesa.
	
	A LIBRAS é um meio de comunicação sem expressão.
	
	A LIBRAS tem sua própria modalidade escrita consolidada e deve ser usada.
	
	A LIBRAS substitui a modalidade escrita da língua portuguesa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301840766)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, considera-se a pessoa surda:
		
	
	Aquela que, por ser surdo e mudo, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura ouvintista principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	 
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências orais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura auditiva principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando seu idioma oral principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301793865)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. A que núcleo de família de surdos se refere o fragmento destacado:
		
	
	Pais ouvintes e filhos ouvintes
	
	Pais surdos e filhos ouvintes
	
	Pais surdos e filhos surdos
	
	Pais cegos e filhos ouvintes
	 
	Pais ouvintes e filhos surdos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301793856)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na escola de Ensino regular, a presença do intérprete é essencial, segundo orienta o MEC/ SEESP ( Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Especial). Dentre as funções do intérprete, assinale aquela que não corresponda ao trabalho deste profissional:
		
	 
	Mediar a troca de informações entre surdos e ouvintes.
	
	Contribuir para que a pessoa surda tenha acesso à informação em diferentes espaços da escola.
	
	Propiciar um espaço de interação entre a língua oral e a língua de Sinais.
	 
	Atuar como repetidor dos professores durante as aulas.
	
	Garantir a acessibilidade das pessoas com surdez.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301814398)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para a Antropologia, "todas as pessoas, à medida que participam de grupos e da sociedade global, possuem cultura."(LAKATO, 1982, 122), que independe do acumulo de conhecimento teórico-acadêmico, mas, sim, de "conjunto complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade." (idem). A respeito da cultura surda é correto afirmar, EXCETO:
		
	
	A cultura surda justifica-se porque eles produzem artefatos culturais, como arte, literatura próprias.
	
	A cultura surda justifica-se pelas mesmas premissas das demais culturas, presentes no enunciado.
	 
	A cultura surda justifica-se pelo uso de aparelho auditivos e leitura labial.
	
	A cultura surda justifica-se pelo uso entrelaçamentos de valores, crenças e princípios vivenciados na comunidade surda.
	
	A cultura surda justifica-se porque tais complexidades são compartilhadas através da língua de sinais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301804367)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cada povo desenvolve uma língua específica, um sistema de interação constituído por infinitas combinações, permitidas por regras desse sistema inato. Isso quer dizer que uma criança que nasce no Japão terá a mesma capacidade linguística de aprender o japonês como uma criança nascida no Brasil tem para aprender o português. Marque a ÚNICA alternativa que indica a língua mais adequada para a aquisição à uma criança surda e mais apropriada para o seu desenvolvimento cognitivo linguístico:
		
	
	Braille.
	
	Linguagem de sinais.
	
	Código Morse.
	
	Esperanto.
	 
	LIBRAS.

Continue navegando