Buscar

AV_Novembro 2015 - INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504733464)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Senhora Marise tem uma pequena empresa que está em fase de crescimento, para melhorar sua administração ela está pensando em departamentalizar, para tanto, começou a estudar as vantagens e desvantagens de cada tipo de departamentalização. Após analisar todos os tipos de departamentalização, ela escolheu departamentalizar por produto, por ter mais vantagens para seu tipo de empresa, ou seja, um escritório de contabilidade. Quais seriam estas vantagens?
		
	
Resposta: Seria o controle detalhado de todos os serviços que executados no escritório, podendo assim fazer um mapeamento de comparação informando qual produto é mais ou menos rentável, qual poderá melhorar, qual poderá ser extinto. E com isso ganharia tempo nos relatórios finais uma vez que os mesmos serão efetuados de forma descriminadas.
	
Gabarito: R. Vantagem da departamentalização por Produto é porque possibilita a inovação e a melhoria contínua dos produtos e seus processos de produção, bem como facilita uma aproximação às necessidades dos clientes.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504919395)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A redução do estoque deve ser um dos objetivos da área de administração de operações. Esta redução maximiza a eficiência operacional do sistema de operações. Mas o controle precisa ser feito com toda atenção ao fluxo da operação, uma vez que os estoques são necessários para controlar o ritmo de produção e a flutuação da demanda.
Explique em que consiste "estoques de produtos em processo".
		
	
Resposta: Estoque de produtos em processo é uma "garantia" para atendimento rápido e preciso de uma demanda na qual o ritmo da produção não pode ser interrompida pela falta do mesmo.
	
Gabarito:
Estoques de produtos em processo são aqueles de materiais em movimentação pelos estágios do processo de transformação que ainda não convertidos em produtos finais, como um vestido cortado, costurado, mas ainda sem os acabamentos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504849129)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio do processo administrativo, que envolve as seguintes funções:
		
	
	Planejamento, Organização, Direção e Estratégia.
	 
	Planejamento, Organização, Direção e Controle.
	
	Estratégia, Organização, Direção e Controle.
	
	Planejamento, Estratégia, Direção e Controle.
	 
	Planejamento, Organização, Estratégia e Controle.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505239256)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa Entreprise está implementando um plano de ação focado em processos operacionais. Alberto que ocupa o cargo de gerente administrativo está liderando um projeto, muito bem articulado, visando tornar eficiente a realização das tarefas. Alberto está confeccionando um manual de operações, onde algumas atividades são padronizadas visando a previsibilidade dos resultados. Marque a alternativa que melhor representa o tipo de ambiente que é objeto do projeto que está sendo implementado por Aberto.
		
	
	Ambiente externo
	
	Ambiente geral
	
	Ambiente tarefa
	 
	Ambiente interno
	
	Ambiente de mercado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504914366)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque nas opções a seguir, a única afirmação correta sobre os Planos:
		
	
	Os Estratégicos são aqueles que estão muito voltados para as atividades de rotina.
	
	Os Táticos apresentam o detalhamento das tarefas diárias de cada setor de execução.
	 
	Os Estratégicos orientam os detalhes da execução das diversas atividades setoriais.
	
	Os Operacionais atuam com os horizontes tanto de médio, quanto de longo prazo.
	 
	Os Operacionais procuram orientar as tarefas básicas a serem executadas no setor.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504849185)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Organograma é o conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, integrando os recursos para alcançar os objetivos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um objetivo da elaboração do Organograma:
		
	
	Alinhar os Níveis Hierárquicos.
	 
	Determinar os tipos de Relações informais.
	
	Criar Relações de Comando.
	 
	Determinar os tipos de Relações de autoridade.
	
	Coordenar o Processo de Tomada de Decisão.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505243429)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O princípio da Inteligência Emocional compartilha da ideia de que as pessoas tem potenciais diferenciados. Assim, diante da diversidade do mundo globalizado, podemos compreender que uma boa equipe de trabalho deve:
		
	
	Quanto mais uniformizada em termos de competências e habilidades mais fácil da equipe ser dirigida e portanto, obter bons resultados.
	 
	Apresentar membros com habilidades e competências diferenciadas e complementares o que propicia a equipe dar respostas criativas e produtivas as demandas atuais que recaem sobre as organizações.
	
	No mundo globalizado temos que aproximar as pessoas em termos de tipos e graus de inteligência emocional, pois é a única forma de um profissional conseguir garantir a empregabilidade.
	
	As individualidades são questões a serem trabalhadas fora da organização, pois no ambiente organizacional espera-se que todos tenham o mesmo comportamento dirigido a produtividade.
	
	Num mercado altamente competitivo não se pode despender energia para direcionar equipes heterogenias.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504914013)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual a função da administração que busca ajustar-se a certos requisitos (baseia-se em planos e requer uma estrutura organizacional) para avaliar e monitorar o desempenho global da empresa, por intermédio de resumos e relatórios contábeis e orçamentários, assim como por meio da análise do retorno sobre o investimento, etc.?
		
	
	Coordenação.
	
	Planejamento.
	 
	Controle.
	
	Organização.
	 
	Direção.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505243934)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"É importante ressaltar que o conceito de produto não se refere exclusivamente a objetos físicos, mas também a serviços, informações, organização, ideias, eventos, ou seja, tudo aquilo que possa satisfazer uma necessidade ou um desejo." Dessa forma, o conceito de produto é diretamente ligado ao benefício obtido pelo cliente quando este o adquire. São três as categorias de benefícios do produto: benefícios funcionais , sociais e psicológicos. O funcionamento de uma televisāo e um corte de cabelo, por exemplo, correspondem a que benefícios respectivamente? Assinale a alternativa correta.
		
	
	sociais e psicológicos
	
	psicológico e funcional
	 
	funcionais e psicológicos
	
	psicológicos e sociais
	
	psicológicos e funcionais
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505374313)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem várias metodologias para avaliação de desempenho, dentre as quais encontramos a avaliação de 360 graus. Em que consiste esta metodologia de avaliação?
		
	 
	A participação de todas as pessoas que pertencem ao círculo de atuação do funcionário, como superiores, subordinados, pares e clientes.
	
	Avaliação com retorno aos avaliados, por meio de uma entrevista de avaliação, na qual o chefe e chefiado comentem o resultado da avaliação.
 
	
	Metodologia que prevê avaliação de desempenho feita pelo chefe e também do chefiado sobre seu avaliador. 
 
	
	Avaliação de desempenho que visa, além de aumentos por mérito, indicar funcionários com potencial para ocupar outras funções, em diversas áreas da organização.
	
	Avaliação com retorno aos avaliados, por meio de uma entrevista, na qual o chefe e chefiado comentem o resultado da avaliação e, obrigatoriamente, estabeleçam medidas para suprir deficiências e reforçar o bom desempenho.

Outros materiais