Buscar

Orientação educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Orientação educacional 
	 1a Questão (Ref.: 201303190463)
	
	É cada vez mais presente a necessidade de a escola possuir uma proposta político-pedagógica que contemple e valorize o aspecto cultural, como sendo eixo norteador de um currículo. Qual relação do OE e Projeto Político Pedagógico?
		
	
	Gabarito:
O orientador será o mediador da compreensão e resgate da questão cultural no seio da instituição de ensino a partir do diálogo com os membros da comunidade escolar. Com essa ação, é possível que, também, sejam tratadas outras temáticas que de certa forma estão associadas ao aspecto cultural, pois dependem muito dos valores e padrões de comportamentos construídos por cada indivíduo.
	
	 2a Questão (Ref.: 201303190485)
	
	O ato de planejar é uma ação constante em qualquer atividade no meio escolar, inclusive na Orientação Educacional. Muitas vezes o planejamento está associado a um processo burocrático e sem compromisso com a realidade para qual é destinado, tornando-se apenas um instrumento formal para controle pedagógico. Qual a importância do planejamento em Orientação Educacional?
		
	
	Gabarito:
O planejamento em Orientação Educacional possibilita uma significação de sua prática dentro do contexto escolar. É a partir do mesmo que verificamos o seu sentido e perspectiva frente às necessidades de dada instituição. Logo, percebemos que a sua organização está vinculada a concepção de educação da própria unidade escolar.
	
	 3a Questão (Ref.: 201303171896)
	
	A Orientação Educacional no Brasil teve várias abordagens em sua evolução histórica, sendo uma delas associada ao conceito de uma orientação terapêutica ou psicologizante. Dentre as alternativas abaixo, há somente uma com aspecto associado a essa abordagem. Selecione-a:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	O ajustamento do aluno problema aos padrões preestabelecidos na sociedade e escola.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303654371)
	
	No governo de José Linhares, no fim do Estado Novo, o então Ministro da Educação, Raul Leitão Cunha, institui novas leis Orgânicas que complementam as anteriores instituídas pela Reforma de Gustavo Capanema. São elas, EXCETO:
		
	
	
	 
	Decreto-lei 1.254, de 4 de dezembro de 1950., que dispõe sobre o sistema Federal do Ensino Superior.
	
	 5a Questão (Ref.: 201303612587)
	
	O Projeto Político Pedagógico de uma escola constitui um documento referencial e condutor de princípios de ações e atividades da escola. Mais que um documento, é um comportamento de uma nova cultura organizacional que fazem perte do interior de uma escola. Deve ser traduzido por todos muito bem. A expressão "Projeto Político Pedagógico", o termo "Político" refere-se à (ao):
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Tipo de homem e de sociedade que o grupo escolar deseja como resultado do seu trabalho.
	
	 6a Questão (Ref.: 201303282646)
	
	Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas abaixo.
 
Segundo Grinspun (2006), proporcionar o debate e a reflexão sobre a questão cultural poderá auxiliar o aluno no desvelamento de sua história cultural e social a partir do desenvolvimento de projetos, pesquisas e planos de ação que promovam o conhecimento e a reflexão sobre a cultura da comunidade escolar. Mediante o envolvimento do aluno com a sua própria cultura desencadeará a compreensão dos valores e tradições, como também o desenvolvimento da visão da realidade que está em seu entorno. Assim percebemos a necessidade de a escola possuir uma proposta política pedagógica que contemple e valorize o __________________, sendo eixo norteador de um _________________.
		
	
	
	
	
	 
	(  ) aspecto cultural ¿ currículo 
 
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201303757006)
	
	As três definições abaixo são definições de Teorias que explicam os motivos do fracasso escolar. As mesmas apontam que o Fracasso escolar é: 1) devido às características individuais do aluno, sendo ele incapaz de adaptar-se à escola. 2) decorrente das influências de fatores extraescolares, levando o aluno a uma deficiência cultural. 3) motivado à desigualdade social exercida por condicionantes sociais. Marque a opção que apresenta, na ordem lógica, a Teoria de cada explicação.
		
	
	
	
	
	 
	Teoria psicológica - Teoria da carência cultural - Teoria crítico reprodutivista
	
	 8a Questão (Ref.: 201303241478)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Heloísa Lück defende que o orientador educacional deve estar conscientes das variadas funções que ocorrem na escola, todas elas mais ou menos inter-relacionadas e interinfluenciadas. Para que as ações realizadas no espaço escolar tragam resultados positivos, é, antes de tudo, necessário que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	A) todos os seus profissionais se integrem: professores, serventes, equipe de gestão, secretaria.
	
	 9a Questão (Ref.: 201303279596)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A equipe ensino-aprendizagem, a coordenação e orientação, agindo de forma integrada, auxiliam a escola e o desenvolvimento do aluno, atendendo às necessidades dos mesmos e, também, o fornecimento de assistência ao professor no tocante ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a garantia da eficácia do processo educativo. Para favorecer o trabalho integrado e integrador na escola cabe a equipe superar a tendência à fragmentação do trabalho, estar atenta e reagir às relações autoritárias, saindo, assim, da inércia e do comodismo, visando a uma educação libertadora, através da interação e participação. Assim devemos:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Respeitar a cultura da escola, os fundamentos, ideais e princípios comuns, sonhos, estabelece-se, dessa forma, o fio integrador de ações específicas e garante-se a sua articulação e interligação.
	
	 10a Questão (Ref.: 201303190433)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que não está relacionada com as características da Educação à distancia.
		
	
	
	 
	Não é adaptável ao ritmo do aluno.

Outros materiais