A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AV - ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: GST0520_AV_201407217666 » ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ALCEBIADES DANTAS LOBO JUNIOR
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,7    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 12/11/2015 11:22:35
	
	 1a Questão (Ref.: 201407306818)
	Pontos: 1,2  / 1,5
	O gestor de Recursos Humanos, no contexto Organizacional, precisa lidar frequentemente com pesquisas salariais ou de remuneração. Tais instrumentos permitem que a Organização tome decisões internas com base no comportamento dos salários (ou da remuneração) em um determinado mercado. Pesquisas subsidiam, de uma forma geral, a definição do "salário absoluto". No contexto da administração de cargos e salários, "salário absoluto" representa?
		
	
Resposta: SALÁRIO ABSOLUTO É O QUE REPRESENTA O PODER DE COMPRA DO EMPREGADO
	
Gabarito: É esperado que o aluno compreenda a diferença entre "salário relativo" e "salário absoluto". Enquanto o primeiro (salário relativo) trata da equidistância entre os cargos, normalmente dentro da Organização, o "salário absoluto" representa o valor (R$) que será inserido em tabelas salariais ou no contracheque dos empregados. O "salário absoluto" define o poder de compra dos empregados. Se dois cargos estão em um mesmo grupamento salarial (ou classe salarial, conforme terminologia usada pela Organização) podemos afirmar que possuem o mesmo "valor ou salário relativo". Se duas pessoas, nesses mesmos cargos, possuem salários diferentes, podemos afirmar que possuem "salário absoluto" diferentes, possuindo diferentes níveis de renda.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): a diferença entre "salário relativo" e "salário absoluto". Enquanto o primeiro (salário relativo) trata da equidistância entre os cargos, normalmente dentro da Organização, o "salário absoluto" representa o valor (R$) que será inserido em tabelas salariais ou no contracheque dos empregados. O "salário absoluto" define o poder de compra dos empregados. Se dois cargos estão em um mesmo grupamento salarial (ou classe salarial, conforme terminologia usada pela Organização) podemos afirmar que possuem o mesmo "valor ou salário relativo". Se duas pessoas, nesses mesmos cargos, possuem salários diferentes, podemos afirmar que possuem "salário absoluto" diferentes, possuindo diferentes níveis de renda.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407846896)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Para que a pesquisa salarial seja eficaz, é preciso que o profissional de RH, responsável pela elaboração da pesquisa, adote alguns critérios. Explique-os:
		
	
Resposta: escolha dos cargos à serem pesquisados, escolha das empresas que vão ser pesquisadas, manual de elaboração da pesquisa, coleta de dados, tabulação dos dados, comparação dos dados
	
Gabarito: Escolher as empresas que participarão da pesquisa salarial de acordo com segmento, porte e localização geográfica. Incluir na pesquisa salarial somente as informações de real interesse, pois, caso contrário, pode desestimular a participação das empresas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407502265)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O ser humano faz comparações para avaliar suas condutas, não sendo diferente no ambiente empresarial. Nesse contexto surgem expressões como valor relativo do cargo (ou salário relativo) e valor absoluto do cargo (ou salário absoluto). Qual das opções a seguir melhor caracteriza a ideia de valor absoluta?
		
	 
	É o valor (salário) efetivamente é pago para o exercício do cargo.
	 
	É o que pode ou não ser comprado pelo empregado com seus recursos pessoais;
	
	É a distância salarial entre os empregados, considerando-se as áreas de staff e as áreas de linha;
	
	É o valor provisório a ser pago a um determinado empregado;
	
	É o que pode ser poupado (investimento) pelo empregado, relativamente ao que não seria poupado se o aumento salarial não fosse aplicado;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407810436)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em um processo de planejamento para implantação de um Plano de Cargos e Salários, existem aspectos importantes da estrutura de cargos que devemos observar para dimensionar prazos e custos com o projeto. Dentre as alternativas apresentadas, indique qual não está alinhada com esses aspectos:
		
	
	Quantidade de cargos existentes
	
	Quantidade de cargos de gestão
	
	Cargos mais numerosos
	 
	Salário de mercado
	
	Nomenclatura dos cargos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407810296)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Identifique abaixo a única alternativa que não pode ser considerada como vantagem no uso da consultoria externa no processo de implantação de um Plano de Cargos e Salários:
		
	
	Bancos de contatos já estabelecidos.
	 
	Garantia de aumento salarial.
	
	Estrutura técnica especializada em pesquisa.
	
	Garantia da privacidade das informações das empresas participantes.
	
	Utilização de sistemas próprios que facilitam e agilizam a tabulação de dados.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407858912)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Especificação é o relato de requisitos, responsabilidades e dificuldades enfrentadas pelo ocupante no exercício de suas atividades. São relatos objetivos e concisos para facilitar a avaliação do cargos. Dentre os fatores elencados abaixo, assinale aquele que NÃO corresponde adequadamente a um fator de especificação de cargo
		
	 
	Estado psicológico
	 
	esforço visual
	
	Experiência
	
	Conhecimento
	
	Instrução
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407506998)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sabemos que um dos elementos importantes em um processo de avaliação de cargos de uma empresa é a escolha de um comitê que possa dar mais consistência em todo o processo. Sendo assim, quais os principais objetivos do comitê de avaliação? Analise cada uma destas alternativas e escolha a opção correta: I. Garantir a correta hierarquização dos cargos; II. Manter critérios internos e externos nas avaliações; III. Garantir aceitação posterior das avaliações pela participação de indivíduos das diversas áreas da empresa.
		
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	 
	As alternativas I e III estão corretas.
	 
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407478168)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A pesquisa salarial pode ser feita por alguns meios que relacionamos a seguir. Todos estão corretos, com EXCEÇÃO de um deles que NÃO corresponde a um destes meios. Marque a opção que NÃO corresponde:
		
	
	Reuniões com especialistas em salários
	
	Telefonemas ou e-mails entre especialistas em salários
	 
	Informações confidenciais e subjetivas conseguidas com os fornecedores
	
	Visitas e entrevistas a empresas
	
	Questionários a serem preenchidos pelas empresas pesquisadas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407809777)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando organizarmos os salários de forma progressiva para atendermos à crescente valorização dos cargos resultante do processo de avaliação, estamos criando uma:
		
	 
	Avaliação de Cargos
	 
	Estrutura Salarial
	
	Classificação de Cargos
	
	Pesquisa Salarial
	
	Política Salarial
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407968259)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após a implementação de um plano de cargos e salários se faz necessário estabelecermos critérios para realizar o enquadramento dos diversos cargos nas novas faixas que forem estabelecidas pela nova tabela salarial aprovada, analise as afirmações abaixo e escolha uma das opções:
I. Torna-se fundamental estabelecermos um orçamento anual, preferencialmente um percentual sobre a folha de pagamento, para contemplar as diversas evoluções salariais, incluindo a recompensa por desempenho, para que não sejam frustradas