Buscar

APOL 2015 AVA-MEU-materias curriculo escolar e pesquisa pratica profissional-A escola

Prévia do material em texto

(01)“A conformação das políticas educacionais brasileiras ao processo de mundialização da educação envolveu sérios conflitos entre o MEC – associado aos seus parceiros principais, como o CONSED, a UNDIME e CNTE, principalmente nos anos 90- e a sociedade civil organizada em torno do Fórum em Defesa da Escola Pública na LDB e mobilizada nos Congressos Nacionais de Educação. Estes embates expressaram a direção e o ritmo que tomaram as políticas educacionais no Brasil dos anos 90, no conflito entre o projeto neoliberal de sociedade e de educação – desde os anos 90 com uma face socialdemocrata, na defesa do Programa de Educação para Todos – e o projeto democrático de massas, na defesa da educação pública de qualidade para todos, para todos os níveis.
MELO, Adriana Almeida Sales de. A mundialização da educação: consolidação do projeto neoliberal na América. Maceió: EDUFAL, 2004. p. 256 
Com base no texto acima e nos conteúdos abordados no livro sobre as mudanças ocorridas na década de 1990 com as políticas educacionais brasileiras. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
( ) Neste momento histórico instala-se uma postura de afastamento do Estado da educação, principalmente financeiramente, considerando a educação um “bem público”.
( ) Implanta-se um discurso de apoio e voluntariado da comunidade junto à escola com vista a sua melhoria.
( ) O Estado afasta-se da escola, principalmente financeiramente, por compreendê-la como reprodutora da estrutura social, defendendo uma renovação institucional, na qual a comunidade tem papel fundamental.
( ) Passa-se a compreender a educação como aquela capaz de transformar a vida dos indivíduos e de formá-lo enquanto cidadão apto a atender às do novo modelo de mercado. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, F, V  
(02)De acordo com Penin e Vieira (2000, citado por GROCHOSKA, 2012, p. 20), “Com o movimento da Revolução Francesa e da Independência dos EUA, há cerca de 200 anos, passa a se perseguir o ideal de uma escola a qual tivessem acesso não apenas para os filhos das elites, como das massas trabalhadoras. Foi a partir desse momento que se iniciaram as discussões sobre a necessidade da escola para todos”.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 20 
Nesse contexto, um importante evento, mencionado por Grochoska (2012), marcou o início do ensino ministrado pela primeira vez em instituições específicas. Que evento foi esse? 
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	A
	A I Guerra Mundial.
	
	B
	A criação da primeira universidade.
	
	C
	A II Guerra Mundial.
	
	D
	A industrialização.
	
	E
	A Guerra Fria.
(03)Segundo GROCHOSKA (2012) “o diretor é a figura de maior importância no contexto educacional, centralizando o poder, trabalhando num contexto hierarquizado”.
Essa afirmativa refere-se a qual modelo de gestão?
Analise as proposições abaixo e, selecione a alternativa correta.
	
	A
	Autogestionária.
	
	B
	Democrático-participativa.
	
	C
	Técnico-científica.
	
	D
	Interpretativa.
	
	E
	Argumentativa.
__________________________________________________________________________-
(04)[...] surge o cidadão e com este a compreensão da educação como direito e necessidade de todos, cabendo ao Estado o dever de proporcionar a educação para todos. A Educação também aqui é vista como responsável pela promoção do progresso e do desenvolvimento. A crença que pela razão o homem se emanciparia perdurou por muito tempo.
Nesse período, expressões como emancipação, revolução, progresso, desenvolvimento entre outras, destacam-se nesse discurso. A modernidade rejeitava a reprodução do mundo que havia se constituído até ali; fazia-se necessária a constituição de um novo paradigma.
A formação de professores para a educação de jovens e adultos em questão / organizadora: Tania Maria de Melo Moura - Maceió : EDUFAL, 2005. p. 29
De acordo com Grochoska (2012), há cerca de 200 anos, dois eventos marcaram o início das discussões sobre a escola para todos. Que acontecimentos foram esses?
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 20
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	A
	A II Guerra Mundial e a queda do Império Romano.
	
	B
	As Cruzadas e o início da Idade Média.
	
	C
	A Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos.
	
	D
	A Independência do Brasil e a Independência dos Estados Unidos.
	
	E
	A Guerra Fria e o Manifesto dos Pioneiros.
_____________________________________________________________________________
(05)“Sinteticamente, as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) propõem:
1) Um currículo centrado nas competências básicas
Esta proposta baseia-se no que está disposto na LDB, sobretudo nos artigos 32, 35 e 36 que apontam como objetivos da Educação Básica e do Ensino Médio, entre outros, os seguintes: a capacidade de aprender e continuar a aprender, a aquisição de conhecimentos e habilidades, a capacidade de relacionar a teoria com a prática, a preparação básica para o trabalho e a cidadania.
A busca de uma escola que prioritariamente desenvolva competências básicas apoia-se na suposição de que nesse final de século o futuro do jovem é sempre um projeto em aberto e que provavelmente ele viverá períodos de aprendizagem intercalados à experiência profissional”
CASTRO, Amélia D. C.; CARVALHO, Anna M. P. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005. p. 43.
 
Com base no que foi tratado nas aulas e no livro-base sobre o currículo organizado por competências analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
( ) Esta concepção de ensino equipara a escola à empresa, por pensar na formação do cidadão ativo e não apenas um consumidor.
( ) O modelo de competências é defendido pelo mercado, pois ele viria a contribuir para a formação do “tipo” de trabalhador necessário para novo paradigma tecnológico.
( ) O currículo, quando organizado por competências, tem como prioridade a transmissão de conhecimentos para a formação do ser reflexivo e em segunda instância também pensa na possível formação para a inserção no mercado de trabalho.
( ) Ao ser efetivada na organização curricular, a concepção por competências direciona a seleção de conteúdos a serem trabalhados na escola à sua utilidade no mundo.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	F, V, F, V
	
	E
	V, V, V, F
(06)“Agora, nesse início de terceiro milênio desponta a terceira grande transformação do saber de base gráfica, revolucionando a cultura e a comunicação entre os homens: a da informática. A escrita se refuncionaliza, na interação com diferentes signos e imagens. Encontramo-nos no início desta transformação, que não sabemos ainda como irá terminar, mas podemos ler alguns de seus sinais.
Para nós, educadores brasileiros, duas questões fundamentais se apresentam. Uma, a de que ainda temos uma dívida social do século passado a saldar, qual seja, acolher todas as crianças e jovens e oferecer um ensino que garanta sua permanência e aprendizagem continua [...] outra, tornar a escola contemporânea ao novo momento civilizatório que se descortina.” 
CASTRO, Amélia D. C.; CARVALHO, Anna M. P. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005. p. 36.
Com base no texto acima e nos conteúdos abordados no livro-base, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
( ) As mudanças necessárias à educação atual perpassam o campo curricular, que deve estar atentoà realidade sócio-histórica dos indivíduos e adequando-se às suas necessidades reais.
( ) O ensino curricular disciplinar é o mais adequado ao momento atual, pois o conhecimento reduz o complexo ao simples, para que o aluno possa melhor compreender problemas e encontrar suas soluções.
( ) A inclusão de todas as pessoas no processo educacional, uma demanda atual, já está em plena concretização; é importante notar que para tal inclusão não devem mudar estratégias de ensino a fim de viabilizar aprendizagens, pois está ação se caracteriza como preconceituosa.
( ) Para que a educação seja menos excludente faz-se necessário que ela repense seus paradigmas e compreenda a multiplicidade de formas de aprender, os diferentes espaços para a construção do conhecimento e a especificidade de cada indivíduo.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, F, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
(07)“As indagações sobre o currículo presentes nas escolas e na teoria pedagógica mostram um primeiro significado: a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. As indagações revelam que há entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. Cabe a nós, como profissionais da Educação, encontrar respostas.”
(ARROYO, Miguel Gonzáles; BEAUCHAMP, Jeanete (org.). Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 9).
Após a leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro com relação à elaboração curricular. Analise as afirmativas a seguir:
I. O currículo escolar não pode ser pensado distante da práxis pedagógica.
II. O fazer pedagógico está submetido ao currículo, sendo sua aplicação direta, sem passar pela análise e reflexão dos profissionais envolvidos na sua práxis.
III. Os conteúdos curriculares não possuem relação direta com aspectos sociais e culturais, são selecionados pela escola de acordo com seus interesses políticos.
IV. A práxis pedagógica deve ser pautada nos princípios estabelecidos pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição, sendo que o currículo se concretiza no fazer. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa I, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I, II e IV, apenas.
(08)A proposição dos quatro pilares da educação – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser – do próximo milênio assenta-se na defesa de uma concepção da educação como um processo permanente. 
DUARTE, Newton. Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria Vigotskiana. 4ª. Ed. São Paulo: Editora Autores Associados, 2011, p. 51.
 
GROCHOSKA (2012) propõe um referencial de perfil do aluno, que parte dos quatro pilares sugeridos pelos relatórios de Delors: ser, conviver, conhecer e fazer. Com base nesse referencial, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que apresenta características do pilar “Aprender a ser”:
	
	A
	Afetividade, perseverança, pensamento crítico equilíbrio emocional.
	
	B
	Solução de problemas, capacidade de argumentar, espírito de equipe e imperatividade.
	
	C
	Capacidade de dialogar,  criticidade e intolerância.
	
	D
	Liderança, empreendedorismo e incoerência.
	
	E
	Espirito empreendedor, diálogo e competência.
(09)Em um contexto de negligência com a educação, em 1932, surge um dos principais escritos da educação brasileira que dá grande relevância à função social da escola.
 Que documento é esse?
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	A
	Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
	
	B
	A publicação da Lei 8.658/32.
	
	C
	A Carta de Bolonha.
	
	D
	O Ratio Studiorum.
	
	E
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9394/96.
(10)“De fato, as primeiras obras de teoria do currículo buscaram constituir um campo epistemológico no qual a seleção e ordenação do conhecimento escolar tornaram-se objeto de intervenção científica e política. A assepsia de tal modelo desenraizou o campo de sua origem imersa nos embates políticos sobre a democratização da educação e sobre as finalidades da escola em relação à transmissão da cultura encerrando o currículo em práticas discursivas de natureza administrativo-pedagógica. Concebida como uma atividade teórica, a elaboração e planejamento do currículo implicaram maior controle sobre o conhecimento e sobre professores e alunos. Esta abordagem predominou no currículo norte-americano durante boa parte do século XX, a despeito de outras posições contrárias, alcançando sua expressão máxima com o modelo de objetivos de Tyler nos anos 1950.”
XAVIER, Libânia Nacif (org). Escola, culturas e saberes. Rio de Janeiro: FGV, 2005. p. 80.
De acordo com o texto acima e os conteúdos abordados no livro base, assinale a alternativa que caracterizam a concepção de Tyler:
	
	A
	Seu foco estava no aluno, e toma o currículo como um meio para a consecução de objetivos determinados por eles e suas experiências.
	
	B
	Pensa o currículo como experiência necessária para conduzir o processo, sendo guiado pela experiência que determinaram os objetivos, sempre centrado no aluno.
	
	C
	Seu foco está no professor, e encara o currículo como um meio para alcançar os objetivos e fins da educação.
	
	D
	Seu foco está no método, partindo da discussão de quais os fins da educação, propõem objetivos a serem alcançados e quais experiências são adequadas para alcançá-los.
	
	E
	Pensa o currículo como um meio para se alcançar objetivos, pensando quais experiências o professor possui para transmitir ao aluno.
“Embora as reformas educacionais feitas nas primeiras décadas do século XX, no Brasil, sejam associadas somente a John Dewey e ao movimento de educação progressivista, Kliebard (1971, p. 11) lembra que nos Estados Unidos, aquele foi um período de grande efervescência na área educacional, em busca de uma resposta à decadência da teoria da disciplina mental. Os reformadores educacionais do período divergiam consideravelmente, e as ideias educacionais de um Franklin Bobbit eram frontalmente opostas às de um John Dewey.”
 SANTOS, Adriana Regina de Jesus; CASALI, Alípio Marcio Dias. Currículo e educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. In: Revista Olhar de Professor, VOL. 12, nº 2, 2009, p. 217. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1509>. Acesso em: 18/12/ 2014. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, relacione corretamente os autores às suas ideias:
    Franklin Bobbit
    John Dewey
(  ) O valor do conhecimento sistematizado está na possibilidade do professor determinar o meio necessário para que a criança aprenda.
(  ) Foco está na prática do professor. 
(  ) O professor dirige indiretamente a atividade mental do aluno.
(  ) Foco está no aluno.
(  ) Currículo subtende uma série ou conjunto de coisas que os alunos devem fazer e experimentar a fim de desenvolver habilidades que os capacitem para decisões na vida adulta. 
Agora selecione a sequência correta:
A-  2, 1, 2, 1, 1
B-  2, 2, 2,1, 1
C-  1, 1, 2, 1, 1
D-  1, 2, 1, 2, 2
E-   1, 2, 2, 1, 2

Continue navegando