Buscar

AV2 GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0115_AV2_201307176194 » GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	EDVALDO ANTUNES DE FARIAS
	Turma: 
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 01/12/2015 
	
	 1a Questão (Ref.: 201307335059)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Considerando o conceito de Estratégia proposto por Thompson; Strickland (2000)em Gestão da Educação Física e Esporte (2007) como sendo um determinado padrão de ações e abordagens de um negócio, independente da sua natureza, com vistas ao alcance dos objetivos da empresa e respectivos resultados, o que é então um planejamento estratégico?
		
	
Resposta: Planejamento estratégico é o planejamento de determinado padrão de ações e abordagens com foco no alcance dos objetivos da empresa e seus respectivos resultados.
	
Gabarito:
A resposta deve apresentar um conceito que descreva o planejamento estratégico como sendo um conjunto de ações ordenadas e com foco definido que, associada à alocação dos recursos necessários a estas ações, colaboram para o alcance dos resultados organizacionais pretendidos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307335088)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Após comprarem um determinado serviço os clientes comparam a qualidade que era esperada com a qualidade que lhes foi efetivamente entregue e, a partir daí, passam a ter uma percepção sobre o desempenho do serviço pelo qual pagaram. Quanto mais alinhados estiverem os desempenhos esperados e a entrega, maiores são as chances dele continuar comprando e, quem sabe recomendar a outros que façam o mesmo. Caso contrário, estaremos diante de LACUNAS NA QUALIDADE. Segundo Lovenlock; Wright (2003) Este conceito subdivide-se em 7 (sete ) categorias distintas que diferenciam-se em função de aspectos inerentes à prestação dos serviços. Quais são estas categorias?
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
Lacunas de conhecimento, lacunas nos padrões, lacunas na entrega, lacunas nas comunicações internas, lacunas nas percepções,  lacunas na interpretação e lacunas no serviço.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307823259)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere a seguinte afirmativa: "Muitos autores conceituam serviços em função do contexto ao qual estão se referindo. Mas se há algo em comum entre todas estas formas de expressar o seu significado, esta interseção pode ser expressa da seguinte forma: serviços têm como produto final um sentimento". Diante deste raciocínio, considere o exemplo hipotético de uma mulher, 52 anos, vivendo a fase pré-menopáusica e que após um exame de densitometria óssea foi diagnosticada como em processo inicial de osteoporose, e que além disso está acima do peso corporal. Num primeiro momento esta mulher recebeu de seu médico a indicação de procurar uma academia indicada pelo próprio médico para desenvolver um programa de treinamento de força específico e orientado, além de complementar com um programa de emagrecimento a partir das atividades aeróbicas. Num segundo momento, chegando lá ela mostrou-se atraída pelas atividades coletivas, com ênfase nas modalidades Jump e Aerobox, mesmo nunca tendo praticado ambas. Tomando como base a classificação estudada por nós dos sentimentos de clientes em relação as expectativas em relação aos serviços e seus resultados (interesses, necessidades e desejos), nos 2 momentos descritos no exemplo acima estamos respectivamente diante de:
		
	 
	Necessidades e interesses
	
	Interesses e necessidades
	
	Desejos e necessidades
	
	Interesses e desejos
	
	Necessidades e desejos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307823268)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considere a seguinte assertiva fundamentada em nosso conteúdo de aulas: Em relação à ideia de que os serviços, independentemente da sua natureza e segmento de negócio, são compostos por dois tipos de percepções distintas e interdependentes, temos que: uma delas é parcial, unilateral e incompleta e não define a continuidade ou não do relacionamento, pois é inerente ao prestador do serviço, enquanto a outra é pessoal, parcial, unilateral e incompleta, mas define a continuidade do relacionamento, ou não, por ser inerente ao cliente do serviço. Estamos nos referindo respectivamente a que percepções relacionadas à prestação de serviços?
		
	 
	Heteropercepção e autopercepção
	
	Objetiva e unilateral
	
	Objetiva e subjetiva
	
	Subjetiva e unilateral
	 
	Autopercepção e heteropercepção
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307371613)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando os estudos e aulas sobre o comportamento do consumidor, temos que um dos modelos teóricos apresentados na literatura é o denominado Teoria da Caixa Preta. Segundo este modelo há um conjunto de FATORES EXTERNOS que interferem na mente e na percepção dos consumidores, gerando REAÇÕES de compra ou não compra de bens e serviços. Diante deste quadro, considere o fato de muitos clientes optarem por realizar seus treinamentos físicos em uma academia que oferece modernos e sofisticados equipamentos e infraestrutura física. Este é um exemplo da influência de que FATOR EXTERNO segundo o modelo teórico estudado por nós?
		
	 
	Fatores tecnológicos
	
	Fatores econômicos
	
	Fatores culturais
	
	Promoção
	
	Produto
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307357541)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo os estudos sobre qualidade em serviços, desenvolvidos no material didático e em nossas aulas, há unanimidade sobre o fato de que um fator decisivo para a venda de serviços é a possibilidade de oferecer elementos que tornem tangíveis os resultados esperados pelos clientes potenciais, de modo que entendam esta compra como uma satisfação de suas demandas. Assim, enquanto não efetiva a compra, mas reúnem apenas todas as condições para fazê-la, este cliente é denominado ______________________________________.
		
	
	FIEL
	
	REGULAR
	
	INSATISFEITO
	 
	POTENCIAL
	
	SATISFEITO
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307422121)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os estudos sobre liderança, mesmo que seguindo diferentes correntes teóricas, são unânimes ao afirmar que há estilos diferenciados de liderar e, portanto, formas distintas de exercer este papel nas organizações, independente do segmento de negócio ao qual pertençam. Assim, e considerando como exemplo o gestor de um centro de atividades esportivas cuja postura no relacionamento com os demais profissionais da empresa é caracterizada pelas atitudes: a) preguiça e pouca responsabilidade dos colaboradores é uma premissa pessoal; b) colaboradores são meros executores e devem fazê-lo com qualidade; c) cabe ao líder determinar tarefas e soluções. Diante desta postura, assinale dentre as opções de resposta aquela que apresenta corretamente o estilo de liderança praticado por este gestor:
		
	 
	autocrático
	
	humanizada
	
	democrático
	
	situacional
	
	laissez-faire
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307823344)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo o posicionamento de Farias (2008), o fato de devermos nos preocupar, em um relacionamento com clientes, com a inexistência de uma "segunda chance de deixar uma primeira boa impressão", representa, no caso dos serviços ligados a Educação Física, que é preciso:
		
	
	Avaliar a qualidade dos serviços antes de entregá-los aos clientes
	 
	Fazer entregas de serviços com a máxima qualidade possível criando percepções positivas
	
	Fazer exatamente o que os clientes querem, evitando assim que eles desistam do serviço
	
	Identificar as necessidades dos clientes mesmo que eles não a reconheçam
	
	Praticar os menores preços desde o início das vendas, evitando que o concorrente o faça
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307422306)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando o fato de que a venda de um projeto de negócio em Educação Física nadamais é do que a venda de uma ideia por alguém com visão empreendedora sobre uma possibilidade de negócio, sabemos que existem alguns requisitos para que esta venda alcance o sucesso pretendido. Assim, a primeira fase ou requisito primordial para que tal operação se concretize é a:
		
	 
	existência de uma oportunidade
	
	escolha da estratégia de venda
	
	análise da demanda potencial
	
	necessidade de venda dos serviços
	
	proposição de soluções concretas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307342570)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando o espectro de competências necessárias a um profissional atuante em cenários de alta competitividade, como o mercado dos negócios em fitness & wellness, o autor Farias ( 2008) em seu artigo Capacitação Profissional e Competências Emergentes em Cenários Competitivos propõe o investimento em diferentes tipos de competências como forma de desenvolver um profissional multidimensional. Segundo este autor é necessário desenvolver nos gestores e nos profissionais que atuam nos negócios ligados a Educação Física a competência que responde pela capacidade de saber resolver situações com diferentes níveis de complexidade sem a alteração do equilíbrio razão x emoção e centrando as ações e decisões no bom senso e no equilíbrio pessoal. Que competência é esta?
		
	 
	Emocional
	
	Técnica
	
	Gestão
	
	Relacional
	
	Social

Outros materiais